Membros Dexter-X Postado Abril 3, 2014 Membros Postado Abril 3, 2014 Olá, irei à Europa em dezembro e estou com a seguinte dúvida: Chegarei em Paris às 11:05 da manhã, pelo aeroporto de Orly, após uma conexão em Madri. Minha intenção é sair de Orly direto para Gare du Nord e pegar um trem para Bruxelas. Pelos horários atuais, há um que sai às 12:25 e outro às 14:25. Por prudência, estou pensando em pegar este que sai às 14:25. Acredito que em três horas é possível fazer isso, né? Pois mesmo já tendo feito a imigração em Madri, eu acredito que até sair do avião, pegar a mala, pegar o Orlyval, depois o metrô, chegar a Nord e entrar no trem, levará umas duas horas. Alguém que já fez algo parecido ou conhece bem o sistema sabe me dizer se está adequado? Grato! Citar
Membros Dexter-X Postado Abril 3, 2014 Autor Membros Postado Abril 3, 2014 Então, tem esse risco, mas eu estou pensando em otimizar esse tempo, pois 3 dias depois terei que voltar a Paris e, finalmente, começar a aventura pela cidade-luz, por 5 ou 6 dias (ainda não sei se incluo bate-volta de 1 dia a Londres). Logo, acredito que ficaria repetitivo passar 2x pelos mesmos pontos turísticos... hehehe. Depois desse horário das 14:25, eu vi que os horários ficam mais frequentes, tipo 15:25, 16:01, 16:55. É muito comum atrasos de voo na Europa nessa época do ano? Seja por ser inverno ou por ser fim de ano? Citar
Membros de Honra psemple Postado Abril 3, 2014 Membros de Honra Postado Abril 3, 2014 Normalmente o motivo mais comum de atraso significativo é o avião sair atrasado. As vezes podem mudar o horario do voo por um motivo por um motivo da cia aerea. Pode ser por neblina. Não acho raro atrasos de 2h. De qualquer modo eu não estou vendo o porque de vc querer se desgastar. Vc poderia fazer o contrario e visitar primeiro paris e depois bruxelas e voltar pq trem é mais raro atrasar que avião e quando atrasa costuma ser coisa de 1 hora, se extremamente atrasado. Bate-volta para Londres eu acho meio transtorno, vc vai ter que fazer imigração, ainda que a do trem seja mais light que do aeroporto, ela existe. Citar
Membros Dexter-X Postado Abril 3, 2014 Autor Membros Postado Abril 3, 2014 Poxa, então o jeito será pegar um para o fim da tarde mesmo, tipo 18:00. Se comprar a passagem, por ex, para as 18:00 e caso eu chegue às 14:00, é possível pegar um trem mais cedo? Igual como ocorre com as antecipações de voos domésticos no Brasil? Alguém já tentou algo assim? Citar
Membros de Honra psemple Postado Abril 3, 2014 Membros de Honra Postado Abril 3, 2014 Não acho que exista essa possibilidade de ir mais cedo. Para vc poder mudar quando bem entender, vc teria que pegar uma tarifa de primeira classe, que vai ser o olho da cara, provavelmente o triplo ou mais da tarifa normal e pegar a opção totalmente flexível. Se vc quer comprar na hora, daí talvez o melhor negócio seja pegar um onibus, que não tem tanta diferença de preço de comprar em cima da hora. Mas a viagem de 1h30 de trem vai passar para 4 horas de onibus. Citar
Membros criskeune Postado Abril 4, 2014 Membros Postado Abril 4, 2014 Dexter x, Corroboro a opinião dos colegas acima: atrasos na partida dos voos são bem comuns em conexões. Apenas uma vez (na minha viagem mais recente, em fevereiro de 2014), o voo de conexão Lisboa - Londres partiu no horário certo. Lembro de uma vez que fui de Porto Alegre a Paris, com conexão em Lisboa e o voo Lisboa - Paris atrasou duas horas. Era para eu ter chegado às 18h30 em Paris e só consegui chegar na fila do táxi em Orly às 21h30 (além do atraso de 2 horas no voo, fiquei mais uma hora no aeroporto, entre esperar um ônibus buscar os passageiros no meio do pátio de aeronaves por não ter finger disponível e a interminável espera da mala na esteira). Outra coisa, Paris é grande, muito grande, com muitas atrações... E em cinco ou seis dias, mesmo que inteiros, não dá para ver tudo o que a cidade oferece. Minha sugestão? Pegue o horário do trem para Bruxelas mais tarde mesmo, e escolha uma atração em Paris que seja perto da Gare du Nord e já faça um "aproveitamento de tempo ocioso e otimização de roteiro". Visite uma das atrações do seu roteiro original nesse dia e assim, vai "desafogar" e aliviar um pouco teu roteiro nos dias seguintes! Mas também não escolha nada que demande muito tempo de visita, tipo o Museu do Louvre! Se fosse o meu caso, eu escolheria visitar a Opèra Garnier, por exemplo, que é razoavelmente perto da Gare du Nord. Mas acho que nem todo mundo deve curtir visitar teatros de ópera como eu, então, você poderia escolher outra coisa, sei lá... Até a Notre Dame valeria a pena, afinal, para entrar nela, você não paga nada (excluindo a subida às torres, com entrada paga e onde sempre tem fila!!!). Por sinal, eu sou bem atéia, LOL, e mesmo assim, em todas as vezes que eu fui a Paris, eu sempre fui até a Notre Dame e entrei nela nas três vezes que fui para lá...rs. Para mim, é a igreja/catedral mais linda do mundo! Abs, Cris Citar
Membros Dexter-X Postado Abril 5, 2014 Autor Membros Postado Abril 5, 2014 Legal! Boas as dicas de vcs! Então, vou esquematizar os Planos A, B, C, etc, da minha chegada... hehehe. Pensei no seguinte: Comprar a passagem para o início da noite (entre 18h e 19h). Caso eu tenha a sorte de pegar um voo pontual, vou até Gare du Nord e vejo se há aquele esquema de 30 min da Thalys (vou pesquisar antes na internet, ver se encontro alguma informação, senão encontrar pergunto lá na hora). Se tiver, beleza, vou mais cedo. Se não tiver, deixo a mala no locker da estação e vou passear por Paris, aproveitar o dia e o ócio lá, visto que em euros o ócio é mais caro... hehehehehe. Então, pego o metrô para ir ao Trocadéro e conhecer a famosa torre. Caso o voo atrase e eu não tenha um tempo tão longo de espera, então aproveitarei para passear nos arredores, seja na Ópera Garnier, como bem indicado, ou, se tiver tempo, em Notre Dame. Já aproveitando, nos primeiros dias ficarei na casa de um amigo que mora lá e nos demais ficarei em hoteis pela Europa. Como fica a questão da carta de acolhimento, caso peçam na imigração? Basta levar a carta original (visto que o destino final será outro país europeu) ou mesmo assim tem que fazer algum registro antes na Espanha? Sabe como é, marinheiro de primeira viagem à Europa (até então só conheço os EUA), surgem essas preocupações. Obrigado pelas dicas de vocês! Abraços! Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.