Ir para conteúdo

Guias de turismo protestam em Natal


LEO_THC

Posts Recomendados

  • Membros de Honra
Postado

FONTE: Diário de Natal

 

http://diariodenatal.dnonline.com.br/site/materia.php?idsec=5&idmat=182340

 

“O mercado de guia de turismo em Natal trabalha de forma amadora. Qualquer pessoa se diz guia e sai com os turistas apresentando a cidade. Isso é uma absurdo, a sociedade precisa estar atenta’’. O alerta veio da presidente do Sindicato dos Guias de Turismo do Rio Grande do Norte (Singtur),Iacy Vasconcelos, durante caminhada de protesto realizada na manhã de ontem, contra a desvalorização da profissão e o pagamento do Imposto Sobre Serviços (ISS), pago à prefeitura e considerado por eles indevido.

 

A presidente explicou que a categoria não entende o por quê de pagar o ISS, uma vez que são profissionais autônomos e não retiram nota fiscal avulsa na prefeitura. ‘‘Exercemos nossa profissão de forma independente. Nem nota fiscal emitimos, porque que temos de pagar ISS? Em outras prefeituras como a de Foz do Iguaçu, a categoria não paga. Por isso queremos entender como a questão funciona aqui’’, comentou.

 

Outro ponto levantado por ela é com relação ao valor pago. Segundo Iacy, a categoria não sabe como é feito o cálculo, e por isso questiona o valor. ‘‘Têm colegas que pagam menos do que outros, quando o valor cobrado pelo serviço é o mesmo. Então qual é o critério para definir o valor?’’, questionou.

 

A caminhada, que teve início nas proximidades do Memorial Câmara Cascudo, no centro, por volta das 9h, terminou no Teatro Alberto Maranhão, na Ribeira e marcou a comemoração antecipada do dia do Guia de Turismo, 10 de maio.

 

Profissão

 

Atualmente, estão cadastrados no Ministério do Turismo cerca de 700 guias de turismo no RN, mas, segundo a presidente do Singtur, muitas pessoas exercem a profissão de forma irregular, o que enfraquece a categoria. ‘‘Precisamos moralizar nossa profissão. Hoje todo mundo faz as vezes de guia de turismo, seja um padre, um popular, um amigo. Quando chega um turista ele faz as vezes de guia em vez de contratar um. O resultado é que o turista sai com informações erradas sobre Natal ou com uma visão muito ruim dos guias de turismo, quando na verdade temos ótimos profissionais’’, declarou.

 

A profissão de guia de turismo está regulamentada desde 1990. Desde então eles são os responsáveis por apresentar a história da cidade, a gastronomia, os pontos turísticos, dados populacionais, e econômicos, dentre outros.

 

Para ser um guia de turismo é necessário a realização de curso técnico que tem duração de pouco mais de um ano no Senac, Barreira Roxa e Cefet. Após os cursos, realizar o cadastramento no Ministério do Turismo para ter sua profissão reconhecida.

 

Apaixonada por sua profissão, a guia, Gabriela Nogueira, há seis na atividade, garante que ama seu trabalho e está realizada. Segundo ela, para ser um bom guia é necessário capacitação profissional, ser comunicativa, falar línguas, conhecer bem Natal e amar o que faz.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...