Membros Luiz Henrique Campos Postado Março 16, 2014 Membros Postado Março 16, 2014 (editado) Aventura de 30 Dias na América do Sul / Planilha de Gastos Destinos: Colômbia – Peru – Bolívia – Peru Período: 03/02/2014 a 03/03/2014 Olá Pessoal, Vou relatar em resumo como foi viajar 30 dias em três Países da America do Sul, meu destino escolhido foi Cartagena (Colômbia), Huaraz, Lima, Cusco, Arequipa, Ica (Oasis Huacachina) e Paracas (Peru) e Copacabana e La Paz (Bolívia). Bom eu comecei planejando meu roteiro através do site dos mochileiros e blogs e quando achei que estava pronto acabei mudando tudo para ir até a Colômbia Colômbia Eu sai de São Paulo(GRU) as 02:25am no voo da Avianca com destino a cidade de Cartagena com escala em Bogotá as 08:30am e em Cartagena cheguei as 10:00 am. Assim que cheguei peguei um taxi ($10,000 Pesos Colombianos) preço até a cidade Amuralhada caso for para Boca Grande pode ser que seja uns $15,000 ou $ 20,000 pesos. Não se preocupem vou dar dados de conversão monetária no final do relato. Eu fiquei 4 dias em Cartagena, assim que cheguei fui para o Hostel Macaco ChillOut, quarto compartilhado com 10 pessoas. A atendente do hostel Viviana muito simpática, ajudou em tudo que precisava, gostei muito dela. O hostel não é das melhores infraestruturas a primeira impressão foi: O que eu vim fazer aqui? Kkkkk... Mas depois me acostumei, e gostei do ambiente, o hostel fica em uma rua muito bacana, perto do supermercado e dos pontos principais, acho que qualquer hostel fica perto de tudo pois estamos dentro de uma muralha ahahaha.... Mas este era mais perto, acho... As ruas da cidade Amuralhada são Lindas, mas bastante parecidas tbm, às vezes me perdia mesmo com o Mapa No primeiro dia que cheguei fui explorar as ruas da cidade amuralhada, como sempre gosto de fazer, reservo um dia só para caminhar pelas ruas descobrir o que tem para fazer, o que a cultura tem para me mostrar.... Importate: Use muito, mas muito protetor solar, preferência fator 50, Cartagena é muiiiiiiiiiiitoooo Quente, estamos perto da linha do Equador e não tem tempo frio, vc toma um banho gelado e sai suando do banheiro, não é bricandeira, estou falando a verdade.Eu me queimei pra caramba em Cartagena mesmo usando protetor solar. Fator 30. Se tiver um chapéu leve, caso contrário compre de uns vendedores que irão te seguir para te vender tudo que eles tem kkkkkkk. Continuando..... Conheci as ruas de Cartagena, a parte antiga onde estava, adorei tudo que encontrei no caminho, as Casas antigas com sacadas, muita cor, as calles de Cartagena são muito coloridas, no percurso vc descobre as ruas onde ficam os restaurantes, lojas, casas de Cambio, praças, igrejas antigas, artesanatos, tudo está dentro da cidade Amuralhada. Fui continuar a descobrir a cidade e também fui até o Porto para comprar meus passeios pela ilhas do Rosário e Baru, o Caribe . Depois na parte da tarde fui conhecer o Castillo de San Felipe Barajas ($ 17,000 pesos), fui andado até lá não é muito longe mas se vc quiser ir vá de taxi, bus ou mototáxi. No Castillo há guias para contratar e vc faz um tour conhecendo a historia do castelo, senão, conheça e vá embora. A vista do castelo é incrível vc consegue ver Cartagena inteira e o mar vc perde de vista... Depois voltei a pé por outra parte da cidade e fui para o hostel descansar. 2° dia - Ilha do Rosário e Baru O tour começa as 8:00 am mas vc tem que chegar as 07:30 para garantir a reserva. Um dia antes reservei pagando $ 20,000 pesos e na hora de sair pagasse mais $ 25,000 pesos. Total $45,000 pesos. Inclui Transporte de barco ida e volta e almoço em Baru. Não inclui o Oceanário $ 20,000 pesos (caso queira conhecer) na ilha do Rosário. E outros consumos de alimentos. Esse passeio é feito em uma embarcação tipo turística ou temática com musica caribenha, diversão, muito legal, achei que valeu a pena. Há opção de ir de lancha rápida é mais barata ($ 35,000 pesos) não inclui almoço e entradas para o Oceanário, a vantagem que vc tem mais tempo em Baru. Ilha do Rosário é bonita, mas não tem praia é uma ilha no meio do mar verde e azul do Caribe Colombiano, há uma pequena faixa de areia que ainda da para entrar, mas água é tão rasa que da pra mergulhar. A atração da Ilha é um Oceanário ( $20,000 pesos), tem varias espécies de animais marinhos e um show de Golfinhos. Depois do passeio, fui para o hostel tomar um banho e depois sair para comer algo. Boca Grande No Terceiro dia fui conhecer o lado moderno de Cartagena, o bairro de Boca Grande, tem muito prédios altos de cor branca, bairro bem moderno, há supermercados, lojas, vários hotéis,etc. Estão construindo um grande Shopping na entrada de boca grande. Tem varias praias, não é transparente nem cristalina, mas vou usar as frases de um viajante que disse: - Parece a Praia Grande em São Paulo kkkk. Água escura mas limpa, eu acho. Quando cheguei de cara fui abordado por dois vendedores (Nota a abaixo), depois continuei a andar por a costa de Boca grande, dei uma volta na região do bairro e fui mergulhar um pouco no mar tbm , num lugar sem vendedores, isso é possível mas eu andei muiiiiiiitoooo, até que encontrei uma praia com 3 turista e Eu kkkk, perfeito. No Sellers! Nota: Os vendedores são aos muitos em Cartagena estão em todo lugar. Eles vão tentar te vender tudo que tem pela frente, eu tive que dizer: No, Gracias, centenas de vezes, isso tbm no Peru mas isso é mais para frente... Mas em Cartagena se for à praia de Boca Grande, eles até de aplicam um golpe e quando vc percebe já comprou sem saber. Funciona assim, vc esta andando e não demora muito para aparecer alguém vendendo Siri, eles primeiro fazem amizade com vc, pergunta seu nome e falam o deles, esse se Chamava Angelos quando disse que era do Brasil falou que eu nem parecia Brasileiro, parecia com Colombiano, talvez verdade pois os Colombianos são como os Brasileiros não tem raça especifica são todos misturados., vc acha até que está no Brasil mesmo... daí vc diz que não tem dinheiro para comprar, recusa mas eles oferecem um Regalo( presente) para vc, de da um pedaço do Siri e diz que se vc recusa é desrespeito para com ele então eu peguei mas como eu não gostava de siri disse que não queria, mas ai como eu já tinha lido relatos a respeito desse golpe em Cartagena, não queria aceitar mas dei um voto de confiança e provei o Siri ele até foi colocando limão para eu provar, nisso chegou a Maria uma Negra, parecendo como as baianas do Brasil, e me ofereceu massagem mas eu disse que não queria, nisso o Angelos já foi me dando o Síri para Provar e eu rejeitando, mas como não queria ser mal educado disse : Se tiver que pagar não quero, mas ele insistiu para eu provar que era só um presente então eu comi.... Nisso a Maria já foi enfiando a mão por dentro na minha camisa e começou a passar um creme no meu Ombro, nos braços e eu dizendo não, não quero, mas ela disse: é para proteger do Sol, nisso o Angelos disse agora vc pode me ajudar com alguma coisa, mas eu disse não tenho dinheiro, eu disse que se tivesse que pagar não iria aceitar, e nisso eu me afastei e fui embora para o outro lado da rua. Não paguei nada, mas quando vc percebe já esta comprando tudo sem saber, então mochileiros tomem cuidado kkkkk. Eles estão aos montes em Boca Grande, creio que são mais que os banhistas kkkkk. Mas não são ladrões nem nada, são somente Chatos! Ultimo dia em Cartagena Meu voo para Bogotá era as 14:00pm pois era escala para ir a Lima – Peru, então dei mais umas voltas pela manhã, comprei umas lembrancinhas, tirei as ultimas fotos e ao Meio- dia fui para o aeroporto tomar meu voo. Cartagena foi Demaiiiiiiiiiiiissss! Passeios: Ilha do Rosário e Baru: $ 45,000 pesos Oceanário em Rosário: $20,000 pesos Castilho San Felipe Barajas: $ 17,000 pesos Taxi: Aeroporto – Cidade Amuralhada $10,000 pesos Aeroporto – Boca Grande +- $ 20,000 pesos Almoço em Restaurantes: Mínimo: $ 8,000 pesos a $ 10,000 pesos Hostel Makako Chillout 3 Noites - $ 72,000 pesos – Reserva Hostelworld.com Pessoalmente mais barato. R$ 110,00 reais Cartagena é uma cidade cara, infelizmente não é tão barata, tudo é caro! Entre passeios e comidas e hospedagem gastei mais ou menos $ 300, 000,00 pesos. Dica para conversão de moedas Eu criei um sistema simples para saber quanto eu estava gastando. Eu dividia o valor por 2 e achava em Dólar e depois multiplicava pela cotação Real X Dólar, não era o valor exato, mais para ter noção de quanto eu estava gastando. Exemplo: $10,000 pesos dividido por 2 igual a $ 5,000 ou 5 dólares. Ou também eu pegava o valor em pesos e acrescentava 2 ou 3 acima. Exemplo: $ 10,000 pesos eu acrescentava mais 2,000 ou 3,000 acima e tinha $13,000 pesos ou R$ 13,00 reais +-. Câmbio É possível levar reais e trocar por pesos na Colômbia, No aeroporto de Bogotá é possível trocar Real X Pesos Colombianos. Há cajas eletrônicos para saque, Não use O “Cajero” pois ele me cobrou uma taxa de R$ 25,00 por saque, e não mostrou o valor antes do saque somente depois.(Roubo) Como não usei outro, não qual não cobra taxa. Em Cartagena há varias casas de câmbio, mas não sei a cotação pois saquei do cartão. Hoje (02/2014) varia entre $ 850,00 a $ 900,00 pesos X 1 Real ou $ 1900,00 pesos X 1 Dólar. Peru Lima Cheguei na Capital Lima por volta das 21:30 pm, passei pela imigração e logo fui tomar um taxi, tensão neste momento, pois tinha lido que do Aeroporto até Miraflores onde fiquei era +- S/70,00 (soles), quando cheguei o taxista logo me disse que era S/ 80,00, eu disse: É muito caro, faça mais barato ele disse que era o preço, então tive que pagar! Foram 40 minutos +- até Miraflores. Fui para a rede de Hostel Che Lagarto, hostel caro, mas bonito e com um ótimo café da manhã. Paguei por Noites S/22,00 soles. Depois descobri, que se paga entre S/ 45,00 a S/ 55,00 soles então não aceite mais que isso, vc será enganado como eu, acontece! Em Lima fiquei 3 Dias, o primeiro dia fiquei em Miraflores, Shopping Larcomar, conheci a orla da praia, fui ver o oceano pacifico kkkkk, passei o dia por lá. No segundo dia, fui conhecer Huaca Pucllana, um sitio arqueológico em San Isidro, muito legal, paguei S/10 soles para entrar, quando cheguei ia começar um tour guiado, então cheguei na hora... Huaca Puclanna são ruínas de uma pirâmide do povo Lima, um dos povos que habitaram o Peru em 400 D.C, o templo é em forma de pirâmide mas não habitavam dentro e sim fora, vale a pena conhecer fui andando do hostel em Miraflores cerca de 30 minutos até lá. Depois de Huacla Puclana me fui a centro histórico, quando sai tinha um centro de informações turísticas então fui perguntar como chegar lá, a moça me disse é uns 30 minutos daqui. Então pensei, vou andado! Voltei para Av. Arequipa, que ia direto ao centro histórico, caminhei por aquela avenida larga e bonita durante uns 20 minutos, então percebi que no mapa não tinha aquela ruas especificas, daí eu percebi que eu poderia estar muito, mas muitoooooo longe do centro histórico, creio que a moça não especificou que era 30 minutos de carro, ônibus, avião, etc . então fui para o ponto de ônibus para pegar um coletivo.... Foi demais..... Em lima são uns ônibus pequenos e correm como loucos, vida normal do Peru, eles param no ponto e começam a gritar todos os lugares que eles passam, daí se for pra onde vc ta indo vc tem que subir logo, se não vc fica para trás kkkk... eles dizem suba,suba,suba, nisso o bus já ta andando e vc na escada kkkk muito loko..... na hora de descer é a mesma coisa, baja,baja,baja....... e vc salta do ônibus em movimento, brincadeira, mas é mais ou menos isso. Eu morro de rir só de lembrar. No centro Histórico fui para Plaza de Arma, Linda, se vc for entre 11:00 am da manha e 11:30am vc vê até uma troca de guarda, eu cheguei depois, mas foi legal mesmo assim pois tinha uma cerimônia cultural lá e foi muito bonito tbm. Entrei na igreja na Plaza de Arma, muito bonita tbm, conheci outras igrejas, tem um bairro Chinês que é muito legal, pena que eu perdido não encontrei mas era muito perto de lá. No último dia não fiz muita coisa, pois iria para Huaraz às 22h00 então fui tentar conhecer Barranco que dizem ser muito bonita, mas não vi nada de interresante, é uma bairro comum sem nada para fazer, então voltei cansado para hostel para ficar passando o tempo até eu ir para o Terminal da Empresa Línea e tomar meu bus para Huaraz. Nota: Em todas as praças principais de Miraflores, centro histórico, Orla da praia, vc tem WIFI gratuito . Muito bom, e também há vários estabelecimentos com WIFI. Bom acho que minhas historias com mapa não são as melhores, mas fiquei perdido um pouco pelo centro histórico kkkkk.... esses sou Eu... alguém deve se perguntar como a pessoa fica perdida usando mapa, pois é me faço essa pergunta sempre. Passeios Huaca Pucllana : S/10 soles Onibus urbano S/ 1,20 soles Museus: Gratuitos,alguns Taxi Aeroporto – Miraflores S/ 45,00 a 55,00 soles Taxi Aeroporto Terminal de Buses S/20,00 soles a S/22,00 soles Taxi Centro ao Aeroporto S/ 25,00 soles Hostel Che Lagarto S/ 25,00 soles Hostel Espanã Centro Historico S/ 20,00 soles Comida em Miraflores Restaurantes e Fastfoods +- S/ 20,00 a S/ 25,00 soles Centro Histórico S/7,00 soles em diante. Cambio Em Miraflores na Avenida Principal: José Larco, há centenas de bancos e casas de cambio, e cambistas credenciados trocando dinheiro nas ruas. Muito Fácil. Cotação: 1 Dólar = 2,80 soles (02/2014) É Possível trocar Real X Soles Dica: Atms e bancos cobram uma taxa de saque que varia entre S/ 14,00 soles a S/ 14,85 soles + A TAXA DO SEU BANCO ou VTM! Scotia Bank NÃO COBRA TAXA DE SAQUE !!!! EVITE OS ATMS GLOBALNET, BANCO BBVA, E OUTROS!!!!!!!! Huaraz Sai de Lima as 22h00pm e cheguei em Huaraz as 6h00 am do outro dia. São 8 horas de Viagem, viajei pela empresa Linea – muito boa, paguei S/45,00 soles, serviço de bordo, lanche, filme, ônibus 2 andares, semi –leito, leito, etc. Gostei! Como tinha “Reserva” no hostel, fui procura-lo pois era muito perto da empresa Linea, mas chegando lá me perdi, não queria táxi pois era a duas ruas do lugar, então pedi informações de onde ficava a rua, um senhor muito simpático me explicou mas mesmo assim não estava achando pois era uma rua meio escondida, então desisti e peguei um táxi por S/5,00 soles, caro, pois valia só S/ 3 soles. Enfim.... cheguei no Hostel. Depois que conheci a cidade, na hora de ir embora, apenas desci a rua e virei a direita e estava na mesma empresa de ônibus...Acontece!!!! Para minha surpresa não tinha reserva, fiz pelo site mas não tinha nada..... mas como era baixa temporada o hostel estava praticamente vazio kkkk... então cheguei e no próprio hostel tinha pacotes para os tours que queria fazer mas não fiz nada no primeiro dia pois estava mal por causa da altitude, Huaraz fica a 3,100m de altura então estava com dor de cabeça e enjoos e muita falta de ar, parece que o mundo está em cima de você, literalmente, tentei andar pela cidade mas foi difícil andar, pensei que ia morrer!!!! Logo fui em uma farmácia e comprei Soreche Pills ( caríssimas) e balas de Coca a S/ 1,00 sole 4 balas. No segundo dia iria ao Glaciar Pastoruri então tinha que estar bem pois o glaciar está a 5,400 m de altura. Voltei pro hostel e fui descansar, tomei as caríssimas Soroche Pills e no outro dia quando acordei estava melhor. Neste dia conheci a Tina, uma Alemã, que tinha acabado de chegar no hostel e logo foi fazer o Pastoruri ( perigo) nós fomos, e no meio do caminho eles param para nós irmos comprar coisas e ir ao banheiro, comprei umas Hojas de Coca ou folhas de Coca, e mastiguei, pois estavam indo ao Pastoruri e não estava 100% ,eu estava meio enjoado ainda. Na van tinha muitos Peruanos e duas chinesas, eu brasileiro, a Tina Alemã. Fizemos um passeio por vários pontos do caminho e finalmente o Pastoruri, quando chegamos lá teríamos que caminhar mais ou menos 1 a 2 horas. Então chegamos lá, e a paisagem no meio do caminho é impressionante, mas nosso corpo parece o de um idoso, caminhávamos como se tivesse 30 kilos nas costas, muito lento, parávamos a cada minuto, eu comecei a sentir uma forte dor de cabeça no lado esquerdo da cabeça e muitaaaa falta de ar ãã2::'> . A Tina estava muito mal mas conseguiu chegar. Finalmente estávamos no Pastoruri, é muito bonito, mas triste ao mesmo tempo pois o glaciar já não é tão grande assim, e não se pode escalar nele, pois esta derretendo muito rápido, daqui a alguns anos ele talvez desapareça, mas mesmo assim é incrível. Valeu a pena! Ficamos um tempo e logo teríamos que regressar ao bus, a Tina estava mal, e voltou mais devagar. Chegamos ao ponto onde ônibus estava e logo voltamos para Huaraz mais ou menos 3 horas. A tina estava realmente mal e vomitou na Van, mas ficou bem depois. Eu e ela tínhamos fechado para o outro dia um tour para Laguna 69, mas ela acabou desistindo e não foi, preferiu descansar, creio que foi a melhor opção. Com Altitude não se brinca! No terceiro dia eu fui para a famosa Laguna 69, laguna com água Azul Turquesa. Mas para chegar lá é chão rsrsrsrsr. Um táxi veio me buscar no hostel, e havia dois jovens Americanos, fomos até a cidade de Yugay e Carhuaz subimos por mais de 1:30 uma estrada de terra na beira de um penhasco.....Momento de Tensão.... Como tudo no Peru é Penhasco, então....... mas chegamos na entrada do Parque Huascaran, Pagamos a entrada S/10,00 soles e continuamos o trajeto, Passamos por duas lindas lagunas LLanganuco. E depois descemos em um ponto no alto da montanha e entramos na trilha descendo até uma parte plana para iniciar a trilha de 4 horas de ida para os sedentários e para os profissionais 2 horas. O lugar é linnnnnnndoooo, as montanhas a sua volta são gigantescas, é uma espécie de Vale, incrível. Bem andamos por um bom tempo até que chegamos em uma região onde a montanhas se fecham e não tem passagem para nada, então eu e os americanos pegamos uma trilha e adivinha nos perdemos , decidimos voltar e continuar pelo rio e adivinha estamos no caminho certo, avistamos uma pessoa de vermelho, que era o “guia” da trilha, havia um grupo mais a frente então seguimos eles. Subimos montanha acima, quase morremos, mas chegamos ao topo e ai começouumaa descida nos deparamos com um lago lindo no caminho, mais era somente a metade do caminho, chegamos em um lugar plano e avistamos outro grupo que nos passou ( profissionais) kkkk... e avistamos a montanha mais ingrimes de nossas vidas, não saberia se conseguiria pois já estava muito cansado mais eu disse eu vim até aqui então vou até o fim, o americano desistiu então eu e a americana fomos até o fim, começamos escalar e fomos os últimos a chegar, ela acabou indo na minha frente e eu parei um pouco pois o cansaço era intenso mas quando cheguei no topo e avistei a laguna, foi recompensador, eu disse: eu conseguiiiiiii!!!!!! Não foi fácil mas cheguei até lá!!!!! Ficamos uns 30 minutos e logo começamos a descida, alguém pode dizer é mais fácil descer, mas eu digo que é difícil tbm, pois a força nas pernas é maior e vc vai muito rápido, até porque vc tem que chegar logo, no fim todos os grupos chegaram juntos ao mesmo ponto das vans foi muito legal pois agente viu gente passando e chegando rápido lá em cima mas no final todos chegaram no mesmo lugar ! Missão Cumprida! Voltamos para Huaraz e assim terminou o dia! No meu ultimo dia em Huaraz eu queria ter ido a Laguna Paron, tentei falar com a moça responsável pelos tours no hostel mas ela não estava, tentei esperar ela voltar mas demorou muito, acabei indo dormir pois estava cansado, mas no fim não fui ! e no outro dia falei com ela mas não dava mais tempo pois era longe e a trilha, demora muito tbm , então perguntei sobre outra trilha mais próxima e que poderia ir tbm, dai ela falou que a Alemã estava indo em uma e me apresentou a ela e perguntei para alemã se era difícil, ela disse que já tinha ido e era fácil chegar lá, então fomos juntos, pegamos um táxi e fomos até a o inicio da trilha, quando chegamos, eu olhei e disse, Meu Deus!!!!!! A trilha era muito ingrime mas decidi fazer assim mesmo, começamos a subir, ela foi mais a frente pois já era acostumada e eu fui mais devagar, ela disse para mim em uma parte do trajeto, vc se importa se eu for na frente pois quero chegar antes que feche o tempo e eu disse: claro, vá pois não sei se vou conseguir, então ela foi e eu fiquei para trás, infelizmente não consegui chegar pois estava exausto, foi difícil, fiquei esperando ela voltar da trilha e aprecie a paisagem do alto, conseguia ver toda a cidade de Huaraz, a montanha Huascaran pois ainda não tinha visto devido ao mal tempo da região (época de chuvas) então este dia estava ensolarado e se podia ver muita coisa, inclusive vi a chuva passando pela montanhas a minha frente e o nevado Huascaran, lindo mesmo!!!! A alemã voltou e comemos nosso almoço nas montanhas foi muito legal, conversamos bastante sobre o Brasil e Alemanha, politicas, educação, economia, etc.... Não cheguei até a Laguna, mas valeu mesmo assim por tudo! Assim voltamos em um ônibus coletivo e eu fui me arrumar para ir embora, pegar o Ônibus para Lima e meu voo para Cusco! Passeios Lagunas 69 / Glaciar Pastoruri / Laguna Churup / etc S/50,00 soles Chavin de Huantar S/ 50,00 soles Wilcahuin Feito por conta própria- A Van custa S/ 1,50 soles + entrada(?) De Taxi custa S/15,00 soles (ida) e não adianta ir com mais pessoas para dividir o taxi, pois eles vão cobrar por cabeça e não por corrida. Então ida e volta sai por S/30,00 soles. Então vá de Van!!!! Outros Passeios Trilha Santa Cruz ( Não sei informar valores) Mas creio que não seja muito cara, pois tudo em Huaraz é barato. Essa Trilha também não sai todos os dias, pois tem que formar grupos, caso não tenha grupo formado demora dias para sair. Questão de Sorte!!! Há centenas de Lagunas em Huaraz pode ser que lagunas mais distantes seja um pouco mais caras. Mas tudo é negociável!!! Taxi dentro da Cidade S/3,00 a S/4,00 soles Comida Restaurante mais simples S/5,00 soles a S/10,00 soles Fastfoods S/ 11,00 a S/14,00 soles ( Mais Baratos) Hostel Alpes Huaraz S/ 15,00 soles – por noite Café da Manhã e Wifi, informatica, banho +- quente Câmbio Na avenida principal (Av. Mariscal L.), fica as agências, casas de cambio, supermercados, farmácias, restaurantes, etc. O cambio lá estava melhor que em Lima, U$ 1,00 = S/ 2,95. Cusco – Vale Sagrado – Machu Picchu A cidade mais esperada Cheguei em Cusco por volta das 11:40 da manhã, tomei um voo de Lima – Cusco às 10:00 am pela Peruvian Airlines (Cia Regular) Paguei na passagem U$70,00 + U$22,00 de Taxas – Totalizando U$ 92,00 dólares (Barato) mesmo preço sai pela Star Peru ( U$ 92,00 dólares) ambas Cias Peruanas. Fui para meu hostel que já estava reservado, chamado Kokopelli, cerca da Plaza de armas. Cheguei no hostel 12:00 em ponto e logo fui para me hospedar, este hostel era de festa , já que não gosto muito desses tipos de hostel acabei ficando, tocava apenas musicas das 06:00am até as 02:00 da madrugada, mas mesmo assim gostei do ambiente, para quem não gosta de barulho não indico este, mas faze o que não tinha tempo para ficar peregrinando por hostelarias da cidade então decidi ficar por lá, no final consegui dormir os dias que fiquei em Cusco. Assim que me instalei fui logo conhecer a cidade e a Plaza de armas pois queria fazer um Citytour que começava as 13:45 pm, andando e logo um rapaz me abordou para vender passeios a MAchu Picchu e e tudo mais, perguntei o preço e ele me levou até o escritório dele. Não se assuste, pois vc verá milhões de pessoas de oferencedo passeios, coisas para comprar, etc, etc. Então falei com o Ronald, muito gente boa, recomendo a quem for fazer city tour e machu pichu entre outros, me explicou sobre o city tour e Machu Pichu by Car.... como eu já tinha a Entrada para Machu Picchu, então somente queria o transporte e a dormida e refeições, Então eu comprei o pacote Machu Picchu by car 2 dias por U$ 90,00 ( incluindo – Transporte Ida até a Hidrelétrica, Almoço e Cena do 1º dia e Desayuno do 2º dia + Hospedagem da 1º noite + Trem da volta Águas Calientes – Hidrelétrica) e também incluía o City Tour. Não incluso Boleto Turístico de S/ 130,00 soles Inteiro ou S/70,00 soles parcial (Necessário para Fazer o City Tour) O Ingresso Para Machu Picchu custou pelo Site com Entrada em WaynaPicchu S/ 150,00 soles. No segundo dia, fui fazer o tour no Vale Sagrado, Não esqueça de levar seu Boleto Turístico, se não vai ter que comprar outrooooo!!!! ( S/ 130,00 soles)!!!!! Conhecemos uma Joalheria de Prata em Pisac, umas tendas de artesanato – eles dão uns 15 minutos para fazer compras, Construções Incas em Pisac, Ollamtaytambo, Igreja de Chinchero. Este tour não inclui Maras y Moray. Se quiser fazer Maras y Moray vai ter que comprar outro tour de 1 dia só para conhecer a região que tbm fica no Vale Sagrado e deve sair por uns U$ 10 dólares mais entrada em Moray já que Maras está incluso no Boleto Turístico. O tour no Vale Sagrado não inclui o almoço (opcional e custa S/ 25,00 soles) em um restaurante no meio do caminho. Bom como não tem opção na estrada, paguei os S/ 25,00 soles e comi no restaurante, era isso ou ficar com fome...... hehehehe. Neste tour conheci muitas pessoas legais, como duas peruanas muito simpáticas, tiramos fotos o dia todo, conheci também uma Brasileira de Guarulhos e 3 americanos que se tornaram grandes amigos meus :'> . Todos estão no Face hehehe. E também outros peruanos que estavam no city tour também, estavam no mesmo tour que eu, então foi demais pois todos já eram amigos, até o motorista do ônibus era o mesmo kkkkkk... Terminamos o tour pelo Vale sagrado umas 19h00, me despedi dos amigos do bus e fui comer algo em Cusco e depois fui para o Hostel descansar.Assim findou-se mais um dia no Sacred Valley. No terceiro dia (domingo) fui para a agencia, lá pelas 07h00 manhã esperar a van que me levaria até águas calientes, demorou um pouco e logo chegou a tal da van e logo entrei e mais 3 chilenos e 1 Argentino, e a van foi buscar mais um grupo em 1 hostel e adivinha mais 6 chilenos e depois duas coreanas que se tornaram minhas amigas de viagem rsrsr... fomos direto para Santa Teresa mais no caminho em Ollamtaytambo a van pegou mais 2 rapazes e adivinha – isso mesmo, 2 chilenos kkkk, bom no final ficaram 1 Brasileiro (eu), 11 Chilenos, 1 Argentino 2 Coreanas na van. O caminho até Santa Teresa é longo saímos às 08h00 da manhã e chegamos em Santa Tereza por volta das 14h00 da tarde para almoçar e logo continuar até a Hidrelétrica. O caminho de Santa Tereza até a Hidreletrica é feito em uma Estrada de terra na beira de um Penhasco....Isso mesmo.... Prepare-se para aventura..... Não é mentira e nem gostaria de estragar a surpresa, mas passamos em uma estrada de Madeira que só passava um carro, em uma cachoeira e o penhasco , ou seja, não havia mais nada abaixo ...... momento mais tenso do caminho... ... depois do precipício andamos mais um pouco pelo penhasco e logo chegamos na hidrelétrica, daí começa a nossa jornada até Águas Calientes ou Machu Picchu Pueblo . Andei cerca de 2 horas e 10 minutos até águas calientes, na Plaza de Armas fui procurar alguém da agencia e encontrei o representante da minha. Eles me levaram até o hostel e o restaurante, onde teria que voltar as 20h00 pm para Cenar. Fui para o hostel, tomei um banho e quando deu a hora fui para o restaurante comer, lá sentei em uma mesa, e foi chegando o resto do pessoal das outras agencias para jantar tbm. Na minha mesa sentou adivinha outros 2 Chilenos e 1 Coreano hehehe..... Só um parênteses, mas quem já conheceu chilenos sabem que eles são pessoas muito simpáticas e pessoas divertidas, eu adorei conhecer não somente esses chilenos mas muitos outros que eu conheci durante toda a viagem. E os coreanos tbm conheci vários e fiquei amigo de uns 5 coreanos, gostei bastante deles, são pessoas bem legais. Depois da janta fui comprar um lanche para poder levar até Machu Picchu, logo comprei umas galletas e suco para levar, já que não tinha muita opção kkkk. Acordei 5 horas da manhã para ir até o ponto de ônibus para Machu Pichhu, eu fui para Machu Pichhu de Ônibus já que o trem de AC - Hidro não estava funcionando, troquei a passagem de trem pelo ônibus, saiu quase o mesmo preço U$19,00 dólares e fui até Machu Picchu. Chegamos lá teríamos que esperar o representante da Agência para podermos entrar em Machu Picchu e fazermos um tour guiado de 1 hora e depois teríamos o tempo livre para circularmos e irmos a Waynapicchu, é claro que tinha comprado esta opção. Eu comprei o tour para Waynapichu para as 10h00 segundo grupo mas como não tinha tempo e tbm achei muito difícil acabei desistindo e não fui , alguém pode perguntar vc pagou e não foi? Pois é não fui, mas fica para próxima, não tinha tempo pois se subisse teria que descer as preças e voltar até a hidrelétrica, nosso guia deixou o Argentino para atrás hehehe... Encontrei com minhas amigas coreanas e conversei um pouco e tiramos uma foto juntos em Machu Picchu e depois fomos embora, eu fui na frente e já peguei o ônibus e fui andando até a hidrelétrica de volta. Cheguei na hidrelétrica, comi 2 Sanduiches de pollo por 3 soles cada, mais uma coca, estava morrendo de fome. Comi e esperei a van chegar entrei na van mais o pessoal ia chegando, no final fomos embora para Cusco e assim terminou nossa jornada a Machu Picchu. No meu ultimo dia, tinha programado fazer um Rafting em Cusco, mas o tempo estava frio e pensei que fosse feito no rio Urubamba então fiquei com um pouco de receio ( medoooo) e não fiz, acredito que era mais caro e não me animei, passei o ultimo dia conhecendo a cidade um pouco mais e descobri varias coisas interessantes. As 22h00pm peguei o ônibus da Cruz Del Sur para Puno, Paguei S/39,00 soles no boleto que eles chamam de Insuperable!!! Bolivia - Copacabana (Lago Titicaca) Cheguei em Puno por volta da 06h00 da manhã. E as Coreanas estavam comigo no mesmo Ônibus. Elas encontraram um brasileiro que conheceram em Machu Picchu tbm mas eu não o conheci, então me apresentaram para ele e logo ficamos amigo ele estava indo para Copacabana tbm e nó 4 fomos juntos para lá. Pegamos um ônibus da Tour Peru por S/ 20,00 soles. Chegamos na fronteira com a Bolivia por volta das 10h00am e o cara do ônibus que deu o papel da aduana para preencher, disse que teríamos que pagar 1 Boliviano depois que entrássemos na Bolívia, então quando chegamos na fronteira nos mandou cambiar nosso dinheiro e para pagar a tal taxa da Bolívia ficamos 1 hora na fronteira para fazer os tramites de saída e entrada. Depois no ônibus já na Bolívia o cara do ônibus fez a gente pagar 1 Boliviano, então pagamos neh... Depois fiquei sabendo que precisa pagar nada.... Ladrões... Chegamos em Copacabana uns 10 minutos depois. Cheguei em Copacabana por volta das 12:00 pm ( meio –dia) , fui para o hostel que estava em frente ao Paradeiro de ônibus, Hostel Colonial, Bol 40,00, a diária, quarto e banheiro compartilhado. Fui descansar um pouco e depois sai para procurar os preços para Isla Del Sol e os horários. Basicamente os horários para ilha do sol são 08:30 am e 13:30pm. São somente esses horários para quem vai até o lado Norte. A volta do lado Sul para Copacabana acontece às 10:00 am / 13:30pm / 15:30pm e 16:00pm. Do lado Norte o último barco sai às 13:30pm. Para quem vai pernoitar na ilha há Hostel apartir de Bol 15,00. Então é só se programar que da pra fazer a trilha na Isla do Sol. Nesse mesmo dia Fui assistir o Por do Sol mais Lindo do Continente. Eu optei em ir no barco das 08:30 da manhã e fazer a trilha do lado Norte para o Sul e pegar o barco das 15:30pm no lado sul, cheguei na hora que ele estava saindo. O caminho não é totalmente plano há muita subida e baixada, e como o Lago está a 3890 M, o casaco é inevitável, então vc acabada parando um pouco. No caminho da trilha há pedágios pois vc sai do povoado do norte e entra no povoado do lado sul então vai encontrar no primeiro ponto um senhor cobrando Bol 15,00, mas na verdade custa Bol 5,00, eu me informei antes com o guia do lado norte e me disse que são Bol 5,00 que pagamos para passar, eu constestei o senhor e disse que não tinha dinheiro, pois não tinha mesmo, pois assim que chegamos na ilha e saímos do barco um “guia” nos parou e disse que teríamos que ir com ele, então todos do barco acabaram indo com ele, inicialmente o guia disse que teríamos que pagar um entrada de Bol 10,00 para podermos transitar na ilha pois iríamos ter que fazer um tour de 45 minutos e depois seguir para fazer a trilha ou ir embora de barco. Pagamos os tal Bol 10,00 e seguimos com ele até um museu na ilha e depois ao longo do caminho parou e nos explicou algumas coisas sobre os Tiwanakus e depois nos levou a umas ruínas desse povo do lago Titikaka, no final ele disse: Agora vcs terão que pagar Bol 15,00, eu normalmente cobro Bol 20,00 mas hoje vou cobrar Bol 15,00 então fiquei sem saber o que fazer pois so tinha 20,00 bol e teria que pagar as taxas da trilha, acabei dando 10,00 e ficando com Bol 9,00 e 1 Sole Peruano e torcendo para não pagar mais nada na trilha...... Então na hora que cheguei na primeira parte da trilha eu constetei o senhor para não pagar os 15,00 pois o guia falou que era 5,00 e ele me perguntou quem disse isso, e eu respondi foi o guia do barco Amazon, daí ele olhou para mim e disse : - Eu posso te ajudar! E logo sacou um talão de Bol 5,00 kkkk... paguei para ele e ele me deu o recibo de entrada, e me disse para não dizer para ninguém.....kkkkkkk....pena que não guardo segredos kkkkk.... daí eu prossegui a caminhada e no caminho tinha um “controle Fiscal “ para saber se eu tinha pagado a entrada mesmo na ilha, mostrei o recibo e continuei, No caminho a vista é incrível..... no final da trilha estava no lado sul e logo cheguei para ir até o barco das 15:30pm mas adivinha, estava lá a senhora e seu filho de 7 anos cobrado a taxa para entrar no lado Sul, eu tinha Bol 4,00 e 1 sole peruano, olhei para ela e disse só tenho 4, mas me olhou e disse não é para mim e para manutenção da ilha, olhei e disse só tenho Sole e ela logo sorriu e disse: - Eu tenho Câmbio !.. ahahahahahaa... Então dei meus últimos 4 Bol e 1,00 sole e ela aceitou e eu fui embora correndo até o barco pois já estava saindo. Cheguei em Copacabana lá pelas 17:30pm e fui tomar banho e sair para comer algo e voltei para descansar. No outro dia fiz meu CheckOut as 10:00am e esperei para tomar meu Ônibus para La Paz as 13:30pm, junto com as coreanas. Ônibus de Copacabana -La Paz sai a cada 30 minutos e custa Bol 20,00 ou por outras empresas melhores por 25,00 ou 30,00 Bol e saem todos às 09:00 am / 13:30pm. Há Ônibus saindo direto de Copacabana para Arequipa/Puno/ Cusco/ no Peru, no mesmo horário. Passagens Puno – Arequipa S/ 30,00 soles Passagens Puno – Copacabana S/15,00 ou S/ 20,00 soles – Vai depender da sorte. Eles anunciam 15 e depois só tem de 20..kkk La Paz Cheguei em La Paz, por volta das 17h30 pm, fui logo saindo do terminal e procura um hostel que tinha visto no site do Hostelworld.com, um chamado Bash and Crash, inicialmente eu tinha reservas no Loki, mas come era de festa decidi procurar algo mais calmo, sem barulho, então fui procurar o Bash and Crash, sai do terminal de La Paz e desci a rua em frente e logo vc começa a andar e vê vários hosteis no caminho...... não há necessidade de taxi.. só se quiser pagar mesmo....kkk.... então achei o tal do Bash and Crash e logo da porta estava.. Party Hostel... Bol 39,00 a diária mais barata, resolvi entrar e ver se tinha quarto, o rapaz me atendeu super bem, e tinha vagado uma cama em um quarto com 9 pessoas ... decidi ficar, mas o cara falou assim, hoje terá uma festa, então terá um pouco de barulho, eu disse a ele tudo bem, pensei eu, não vai ser muito barulhenta...que ilusão... fui carregar minha câmera na sala de Tv e tentar mexer na internet, já que internet da Bolivia é muiiiiiito lenta, daí sai para conhecer um pouco de La Paz e comer algo, passei em uma agencia para ver os preços da Downhill e outros Tours em La Paz. Voltei para o Hostel e fui “dormir” não demorou muito e começou uma musica alta em cima do meu quarto... o piso inteiro de cima era o salão de festa.... daí eu disse vou tentar dormir e realmente dormir por 2 horas depois disso já estava acordado e não dormir mais..... creio que quando terminou a festa dormir. Quando foi as 07h00 da manhã acordei todos dormindo claro, e outros chegando da noitada... peguei minhas coisas, fix o checkout e disse me vou, paguei a noite e fui embora a procura de outro hostel. Começei a andar e achei 2 hosteis fui em um e disse que estava cheio e o quarto individual custava Bol 80,00 e disse obrigado e sai e fui ao da frente o Hostel Austria, cheguei toquei a campainha e perguntei se tinha habitacion e o senhor disse que sim e perguntei o preço e era bol 35,00 sem café da manhã, era muito calmo sem festas kkkk. Eu entrei e fiquei em uma habitacion de 3 pessoas no momento somente eu e logo uns 15 minutos depois chegaram 2 Suiços muito legais tbm. Fui tomar café em algum lugar e sai para conhecer a cidade de La Paz. No terceiro dia fui fazer um tour em Chacaltaya e Vale de La Luna na van tinha 4 Brasileiros mais alem de mim e 2 canadenses e 1 Alemão ou Francês e sua filha pequena e outro que não sei a nacionalidade.... Fomos em direção ao Chacaltaya primeiro dica cerca de 1 hora ou mais, não me recordo, da cidade de La Paz. Chegando lá começamos uma caminhada até os chalés e ai começa a subida até o topo. A subida é rápida mas nessa época de verão estava cheio de Neve, então é meio perigoso, fui devagar até lá em cima, a dica se estiver assim vá com sapato que de aderência pois se vc escorregar vai direto para o precipício, não tem para onde escapar, então cuidado !!!!!! ... o tempo estava perfeito e muiiiiiito frio !!!! depois começou até a nevar forte, foi demaaaaiiiis !!!! Descemos e fomos até a van novamente para irmos até o Vale de La Luna, que fica do outro lado de La Paz, na zona sul da Cidade, segundo o guia, a parte rica kkkkk..... Chegamos Lá fizemos um tour de 50 minutos, pelo vale. É muito interessante as formações rochosas de terra e água, acho que valeu a pena a visita, gostei bastante..... Chegamos por volta das 16h00pm em La Paz, eles nos abandonam cerca da rua do Mercado de Bruxas, artesanias. E fim de Passeio. Na segunda- feira foi o dia mais esperado, o Dia da Downhill na Death Road. Fui pela agência El Solario, que é um hostel tbm, cheguei lá as 06:40am para o Desayuno, fiquei esperando e logo chegaram outros estrangeiros, nos levaram para um prédio quase em frente ao hostel e primeiro tomamos o café da manhã , depois preenchemos a ficha, que se caso morrermos eles não se responsabilizam kkkk, brincadeira, mais é mais ou menos isso, não lembro que estava escrito. Depois colocamos nossas roupas e capacete. Eles dão uma camiseta de Recordação, para mostrar que sobrevivemos a Death Road. Fomos até a estrada e saímos da cidade de La Paz e entramos em outra cidade, daí quando chegamos descemos desceram as bicicletas, cada um pegou a sua e tiramos uma foto, Recebemos as instruções iniciais e começamos a descer uma parte em asfalto Depois chegamos em um posto de controle na estrada e descemos e pagamos uma espécie de entrada que custa Bol 20,00 eu acho, não me lembro. Tomamos outro lanche e proseguimos de carro, até a entrada da verdadeira estrada da morte. Não podíamos ir na bicicleta devido a acidentes ocorridos, então está proibido fazer o trajeto montado na bike..... assim que chegamos no túnel, descemos e montanos na bike e tiramos fotos e recebemos as instruções para começar a descida. Quando vc começa adescer a bicicleta começa a trepidar pra caramba e começa ir rápido, ai meu filho começa a emoção, o penhasco sempre está a sua esquerda e a instrução é fique sempre do lado do penhasco, pois na hora da curva vc cai para a direita, e a direita serve para ultrapassar que vem mais rápido e na hora da curva se estiver rapido vai para o Precipiciooooo!!!! E Adeus ! kkkkkkk. Descemos e a cada 4 Km parávamos e continuávamos, foi Demais !!!! E muito legal!! Vale a Pena Fazer!!!! Valores: Na bicicleta de freio a disco que escolhi custou Bol 350,00, tudo incluso! + a taxa de Bol 25,00 Terminamos o passeio paramos em uma bar, tomamos algo ( Não incluso) Coca de 500 ml – bol 10,00. Depois fomos até um restaurante no meio da mata, tinha piscina e banheiros para banho. Almoçamos e descansamos um pouco e logo fomos embora de volta para La Paz e adivinha por onde, isso mesmo, A Estrada da Morte, a estrada nova estava com deslizamento então tivemos que voltar pela mesma estrada da Downhill... Nãaaao! O guia disse Não fiquem com medo, não se assustem o motorista tem muita experiência! E eu disse Another Adventure !!!! kkkk.. Então voltamos pela Death Road subido o penhasco!!!! No final chegamos vivos!!!! Chegamos no Hostel El Solario lá pelas 18:00pm levaram agente até o mesmo lugar do desayuno e pegar o nosso Cd com Fotos do Passeio e logo me despedi dos colegas da Downhill e assim findou mais um dia em La Paz. Eu planejei conhecer Tiwanaku, mas achei caro então não fui a fazer o tour estava custando em Média Bol 220,00. Então não fui! Fiquei mais um dia em La Paz, não fiz muita coisa e comprei a minha passagem para Puno Bol 80,00 porque de lá iria para Arequipa – Peru. Passeios Chacataya e Vale de La Luna Bol 65,00 Entradas bol 30,00, sendo Bol 15,00 cada uma Downhill Bol 300,00 a 750,00 (Vai depender da bike que vc querer) Entrada: Bol 20,00 ou 25,00 Tiwanaku Bol 220,00 (Incluso a entrada de Bol 80,00) Taxi Aeroporto El Alto – La Paz (Centro) Bol 70,00 Não usei taxis em La Paz então não sei informar preços!!! Creio não haver necessidade, somente se for para o aeroporto! Hostel Hostel Austria – Bol 35,00 – por noite e sem café da manhã Tem cozinha e chuveiro quente, internet Wifi, Computador e sala de TV e super tranquilo. Você vai encontrar o Japão todo por lá, mas vale a Pena!!! Endereço: Calle Yanacocha Comida Refeições variam de preço, mas vc encontra restaurante a partir de bol 8,00 a 13,00 ( os mais baratos) e mais caros a partir de Bol 15,00 em diante. Vai depender da fome kkkkk!!! Cambio Nas avenidas principais, vc encontra vários caixas eletrônicos com Bandeiras Visa, Mastercard, atms, que vc pode efetuar saques, e encontra cambistas nas ruas, trocando dólares, não é difícil encontrar! Há um Banco do Brasil em La Paz tbm, não achei o tal caixa, mas existe!!! Kkk U$ 1 Dólar = 6,85 Bolivianos (Cotação Fevereiro 2014) Arequipa Minha chegada em Arequipa aconteceu por volta das 22:00 pm, sai de Puno as 16h00pm pela Empresa San Cristivan del Sur S/30,00 soles, paguei para o motorista da Daina Tours que estava saindo de Copacabana – Puno, quando chegamos em Puno o ônibus para Arequipa já tava saindo, só deu tempo de ir no banheiro e voltar correndo, o motorista era muito chato, xingou um pouco mas não tava nem ai precisava ir ao banheiro. San Cristovan Del Su foi a pior empresa de ônibus que peguei no Peru, o ônibus tinha banheiro mas fedia muito, e onde eu tava sentado a cortina tava com cheiro de vômito, deve ter sido de alguma criança .... Eca...kkk... viajei 6 horas +- até Arequipa, cheguei em um terminal, como tava com fome comprei uma Coca e uns doces em cone com doce de leite, era o que tinha para aquela noite. Fui tomas um taxi, me cobraram S/10,00 soles, depois descobri que o mais barato é entre 6 e 7 soles até a Plaza de Armas. Fui para o hostel El Albergue Espanõl, não tinha reserva mas tentei assim mesmo, a diária mais barata custava S/ 17,00 soles sem desayuno, esse é o hostel mais barato de Arequipa #ficaadica....A localização dele é ótima, perto de tudo e da Plaza de armas tbm. Situação Dificil que passei Assim que fiz o Check in percebi que faltava algo, meus documentos, comecei a procurar e nada de encontrar, a ultima vez que Lembrava onde tinha deixado eles foi no bolsa da blusa de frio, mas eu tirei pois estava calor em Puno, então não achei na bolsa inicialmente, então falei para a moça do hostel perdi meus documentos acho que derrubei no ônibus, então voltei correndo para o terminal de ônibus e tentei falar com alguém da empresa mas eles não tinha guichê então falei com outras pessoas do terminal mostrei o ônibus e eles tentaram falar com alguém da empresa mas nada, então me disseram para voltar as 05h00 da manhã pois era ohorario que a empresa saia do terminal da frente e so assim conseguiria falar com alguém, então fuia o terminal da frente mas o guichê estava fechado, ai meu desespero foi maior, pois achava que tinha perdido meus visto e RG, então no terminal tinha um posto policial, fui até lá conversei com o policial expliquei o que aconteceu, então ele foi falar com alguém e voltou e disse: - você pode dar queixa ou esperar até amanhã pois eles podem entregar aqui se acharem algo. Então não dei queixa e voltei para o hostel quase desolado sem saber o que fazer. O jeito era voltar às 05h00 da manhã. Voltei para ohostel expliquei para a senhora do hostel o que me disseram, ela disse para me acalmar e tentar dormir , já que não era possível fazer nada naquela noite. Então fui para a habitacion e fiquei em um quarto sozinho com duas camas. Abri minha bolsa e comecei a procurar tirei tudo, e nesse momento eu tinha achado meus documentos, eu acho que guardei com medo de perder mas como era preta carteira de documentos, não consegui ver pois tbm estava no fundo da bolsa. Nesse momento senti um alivio tão grande, pois sem os documentos não era ninguém. Corri para contar para a senhora do hostel e ficou feliz por mim, e naquela noite dormi aliviado... Pode parecer uma historia boba, ou por falta de atenção, mas sem alguém perder os documentos é muito difícil depois vc viajar, pois muitos lugares pedem seu documento e sem eles vc não é ninguém. Eu conheci uma canadense em Cusco que teve tudo roubado, ela chorou muito, e teve que ir para Lima fazer outro passaporte para poder deixar o país. Então tomem cuidado !!! Passado o susto, no outro dia fui conhecer Arequipa, primeiro fui até um supermercado comprar algo para comer no café da manhã, daí a senhora do hostel me indicou uma espécie de Mercado municipal parecido com os nossos do Brasil, lá tem de tudo, tenta de comida, artesanatos, lanchonetes, lugares para almoçar, é lugar do povão, adorei aquele lugar, comprei uns Pães, um pedaço de queijo, leite. Dei umas voltas, tomei um suco de Laranja e voltei para o hostel para fazer meu café instantâneo com leite e pão com queijo. Nisso estava no terraço tomando café qunado percebi lá estava o Vulcão Chanchani e mais um pouco olho para a direita e vejo El Misti. Muito show esses vulcões, mas pela época do ano só conseguia ver ele de manhã pois era quando o céu estava limpo e sem nuvens depois fechava as montanhas com nuvens e eles desapareciam. Fui conhecer um pouco de Arequipa e a Plaza de Armas, logo uma moça me parou e ofereceu um City tour pela cidade naqueles ônibus abertos em cima, me cobrou S/25,00 soles para conhecer umas 10 atrações e mais as entradas de alguns pontos se quise-se conhecer ( não é obrigatório) Dura 4 horas e vc vai em todos pontos importantes de Arequipa já que é muito longe para ir caminhando. Achei que valeu a Pena. Depois fui em algumas agencias perguntar sobre o Colca, mas como estava no fim da viagem decidir não fazer, estava custando S/ 130,00 soles tour de 1 dia que sai as 03h00am da e voltas 17h00 para Arequipa, já que o Canyon fica em Chivay, outra cidade Peruana. Então percebi que varias agencias estava com o Rafting para fazer naquela época e queria muito fazer em arequipa, então começei a pesquisar os preços e e maioria estava S/ 70,00 soles ou S/ 80,00 soles, então entrei em uma e fizeram para mim por S/65,00 soles foi o preço mais baixo que encotrei isso depois de negociar bastante. Valeu a pena o preço, porque o rafting foi Demais!!!!! Se vc quiser fotos eles cobram S/40,00 por bote, e divide o valor pelas 4 pessoas do bote, ou seja, S/10,00 soles por pessoa. Eu comprei o meu. Depois do Rafting fomos embora! Decidi ficar mais um dia em Arequipa e conhecer mais a cidade, como nessa época o Peru tbm estava em carnaval, no sábado houve desfiles pela plaza de arma e muita gente jogando spray nas pessoas e muita festa. Gostei bastante e ai lá pelas 18h00 fui embora para a Ica meu ônibus iria sair as 18h30 pela empresa Flores, comprei o ticj=ket em uma agencia na Plaza de armas por S / 60,00 soles. Se vc comprar direto n a agencia sai S/50,00 mais se tivesse que ir até lá pagaria S/ 15 ou S/20 pro taxi então.... Compensou! Arequipa para mim foi a cidade mais linda do Peru que passei, há uma mistura de moderno com o Antigo, Arequipa é realmente a cidade que marcou minha passagem pelo Peru. Fotos..... Passeios City Tour S/ 25,00 soles Canion Del Colca S / 130,00 soles – Tour 1 dia (Inclui a entrada) Rafting S/ 70,00 soles Horário melhor para Rafting – 11h00am El Misti – Tour 2 dias – Escalada (Sem preço, Não me informei) Downhill Vulcão Chanchani S/ 150,00 soles Hostel El Albergue Espanõl S/ 17,00 soles – diária ( Sem Desayuno) Comida O preço varia em Arequipa, mais lá tbm há varias Chifas ( Comida Chinesa) e saiu por S/ 5,00 a S/ 6,00 soles. Fast Foods geralmente S/ 11,00 soles até S/ 15,00 soles (Mínimo) Restaurantes com menu do dia tbm por S/ 11,00 soles outros S/12,00 em diante. Câmbio Há vários Atms em Arequipa Globalnet (tem taxa de saque) S/ 14,83 soles BBVA (tem taxa de saque) S/ 14,00 soles Scotia Bank (Não tem taxa de saque) S/ 0,00 soles Não me lembro de ver cambistas ou casas de cambio, mas concerteza deve haver algum. Ica e Paracas – Lima Enfim ultimo trajeto da viagem, a 2 dias de casa, sai de Arequipa e cheguei em Ica por volta das 07h00 da manhã, depois de longas 12 horas, o ônibus me deixou no meio de uma avenida de Ica, ou seja, no meio do nada, mas havia um taxista, como sempre, esperando seu próximo passageiro. Então ele já foi logo perguntando, vai para Huacachina, e eu disse sim, então perguntei o preço e era S/ 7,00 soles. Então ele começou a perguntar de onde eu era, pra onde ia, e eu disse que iria fazer os passeios de buggy and sandboarding e iria embora a tarde para Paracas, daí ele já foi me oferecendo para ficar em Huacachina uma noite e sair de manhã as 6:40am para Paracas para o tour da Isla Ballestas, então me fez a oferta e daí contestei e decidi aceitar pois depois de Paracas iria para Lima pois o meu voo era as 21:55pm e levava 4 horas 30 min. para chegar em Lima e depois pegar um taxi de 40 minutos então achei interessante fazer o que ele me ofereceu. Acabei ficando para o Tour de buggy das 16h00pm pois é o melhor e pode ver o pôr do Sol de Huacachina e as dunas. Cheguei no Hostel Arena, fechei com o taxista o passeio de buggy + Sandboarding + Isla Ballestas + Hostel = Total S/ 130,00 soles. Buggy S/ 40,00 soles, Hostel 15,00 soles, Isla Ballestas 65,00. Ele acabou me enrolando e paguei mais caro. Logo fui tentar comer algo pois estva morrendo de fome, o hostel oferecia café da manhã por 10,00 soles então como não tinha opção, acabei comendo ali mesmo. Depois fui dar uma volta e sacar meus últimos soles, em Huacachina somente há um caixa ATM – o Globalnet (Taxa de S/ 14,83 soles por saque). Tirei varias fotos e me sentei um pouco em frente a laguna do Oasis Huacachina e fiquei apreciando a Paisagem, se vc quiser pode andar de pedalinho na lagoa, pela bagatela de S/30,00 soles kkkkk....absurdo... Depois voltei para o hostel pois teria que espera até as 16h00pm para o passeio, então quando estava entrando no hostel dei de cara um amigo colombiano que conheci no hostel em La Paz, ele me reconheceu e veio falar comigo e agente conversou e descobri que ele ia fazer o mesmo trajeto que eu. Falei para ele da Isla BAllestas ele resolveu ir tbm, fomos juntos até Lima, pois o voo dele era depois do meu só que a 7h00 da manhã, conversamos e depois fomos fazer o buggy no mesmo carro, lá conhecemos 3 suecos 2 chilenas 1 alemã e 1 peruano. Ficamos amigos no sandboarding e no final das dunas acabamos descendo todos juntos rsrss. Bom o passeio de Buggy é muito loucooo......o cara acelera é parece que vc vai sair voando do carro, é incrível, nunca vi nada igual, creio que é melhor que montanha russa. Depois agente para em uma duna e faz o sandboard e continuamos o passeio pelas dunas e chegamos em uma duna maior e depois em uma outra duna muito alta para o sandboard. O deserto de Huacachina é gingansteco, realemnte é um deserto enorme, parece que não tem fim. No fim curtimos um por –do –sol em Huacachina! Chegamos, tomamos um banho e eu e meu amigo Colombiano, fomos comer algo e fomos conversar com os amigos suecos por algumas horas e logo fomos dormir pois iríamos acordar cedo para ir a Paracas. As 06h00 am, acordamos e fomos se arrumar para esperar a van que levaríamos nós para Paracas. A viagem dura um pouco mais de 1 hora. Descemos e logo fomos para a fila do porto. Quando se chega em Paracas pagasse uma taxa de S/ 10,00 soles para Isla e S/ 2,00 soles para o porto. E as agencias não informam isso somente na hora que vai entrar no porto. Depois da extorsão de mais dinheiro, entramos na lancha rapidamente, e logo fomos até a Isla Ballestas, no caminho encontramos golfinhos nadando e ai já viu, fotos para todo lado, como eu já tinha visto golfinhos na Colômbia, so apreciei a vista mesmo, sem fotos, depois paramos na ilha do Candelabro, tiramos fotos e logo fomos para Ballestas, chegando lá , a primeira coisa que se sente é o cheiro, a ilha fedeeeeee.... é coco mesmo, dos pássaros, leões marinho, pinguins, etc. Avistamos uma caverna cheia de Leões Marinho, são muitos mesmos, fomos a outra parte e vimos a maternidade dos leões marinhos, outra parte vemos os pelicanos, pinguins, gaivotas e aves afins. No final passamos pelo Arco dos Desejos e terminamos o tour na ilha e logo regressamos para Paracas. Mais uma coisa a Lancha parace que voa no mar , toda hora vc toma um banho de água, ela muiiiiiito rápida. O tour começa as 08:00 e terminas umas 11h00 am. Eu e o meu amigo colombiano pegamos nossas coisas que ficaram na van, para irmos a Lima, então começou nossa peregrinação para Lima, pegamos um taxi de Paracas até Pisco (Paracas não é cidade, é um distrito de Pisco) então em Pisco pegamos outro taxi até a Panamericana, pois lá tinha empresas de ônibus que ia a cada 30 minutos para Lima. Queriamos ir pela Empresa Flores mais ia demorar, então entramos na Soyus Peru às 12h00pm, pagamos S/20,00 soles até Lima. O ônibus é bom, mas infelizmente parou na estrada para pegar todo mundo do caminho, ele parou em duas cidade, Cañete e Chincha, o ônibus é igual circular, sai pegamos Deus e o mundo. Mas conseguimos chegar em Lima às 15H30pm. Como meu voo era só a noite e o do colombiano no outro dia as 07h00 ele ia dormir no aeroporto mas acabou decidindo ficar no centro, onde tinha passando na outra vez. Nos pegamos um taxi até o centro de Lima, e nós fomos para o hostel mas eu só guardei minhas coisas no hostel, saímos para procurar comida kkkk. Pois não tínhamos comido nada ainda, meu dinheiro tinha acabado e lá fui eu sacar mais dinheiro, saquei S/ 50,00 soles pois já iria embora, então saquei só pro taxi e a comida. Comemos e depois fomoas ao supermercado pois o meu amigo colombiano queria comprar Pisco, para levar para Colômbia e eu acabei comprando uma Inca Kola para tomar no Brasil kkkk... voltamos pro hostel e esperamos dar a hora pra eu me despedir dele e ir até o aeroporto. Quando foi as 19h00 peguei um taxi do próprio hostel S/ 25,00 soles e fui para o aeroporto, me despedir do meu amigo e fui embora. Cheguei no aeroporto em 40 minutos , já que o transito de Lima estava horrível. Cheguei no aeroporto fui fazer o checkin, e fui para o portão de embarque. Resumindo cheguei no Brasil dia 04/03/2014 às 05h00 am esperei dar 07h00 para pegar meu ônibus de Gru – São Jose dos Campos – Pindamonhangaba. Passeios Ica e Paracas Buggy+ Sandboard S/ 40,00 soles + Taxa S/ 3,50 Isla Ballestas S/ 35,00 a S/40,00 soles + Entrada de S/ 10,00 soles + Taxa Portuária S/ 2,00 soles Total S/ 52,00 soles Há o passeio na Reserva de Paracas, mas não sei o valor, pois não fiz. Hostel Huachina Arena : S/ 25,00 soles Hostel Paracas S/ 30,00 soles +- É isso amigos mochileiros, esta é minha história, espero que tenham gostado do relato, qualquer dúvida podem me perguntar que eu terei prazer em ajudar!!!! E boa viagem a todos !!! Planilha de Gastos 2014 Gastos da Viagem 30 dias.pdf Itinerário 2014 Itinerário.pdf - #.pdf Editado Maio 9, 2014 por Visitante Citar
Membros Dani_Elle Postado Março 17, 2014 Membros Postado Março 17, 2014 Olá Luiz, quanto vc gastou no total da viagem incluindo passagens aéreas e rodoviárias? tem em mente mais ou menos? Citar
Colaboradores KekaMC Postado Março 17, 2014 Colaboradores Postado Março 17, 2014 aeee.. parabéens pelo relato Luiz!! foi ótimo poder acompanhar tb sua viagem enquanto ela acontecia! Citar
Membros Luiz Henrique Campos Postado Março 17, 2014 Autor Membros Postado Março 17, 2014 Olá Luiz, quanto vc gastou no total da viagem incluindo passagens aéreas e rodoviárias? tem em mente mais ou menos? Boa noite Dani..olha ainda nao fiz os cálculos exatos do meu gasto total, mais para frente vou postar uma planilha com os gastos da viagem, mas por cima posso te falar da passagem aérea que saiu por R$ 1470,00 + ônibus +- R$ 300,00 + trecho avião Lima - Cusco R$ 240,00. Restante +- 2,700,00. Como eu disse tirando as passagens e o ônibus, os outros valores sao aproximados pois ainda nao fiz os cálculos exatos. Espero que tenha ajudado. E qualquer duvida so perguntar. Citar
Membros Luiz Henrique Campos Postado Março 17, 2014 Autor Membros Postado Março 17, 2014 aeee.. parabéens pelo relato Luiz!!foi ótimo poder acompanhar tb sua viagem enquanto ela acontecia! aeee.. parabéens pelo relato Luiz!!foi ótimo poder acompanhar tb sua viagem enquanto ela acontecia! Obrigado Kelly(KekaMC), vc me ajudou muito tbm com as dicas!!! E obrigado tbm por ter acompanhado minha viagem, pois gosto de compartilhar com os amigos e mostrar um pouco mais do pedacinho do nosso planeta!kkkk Citar
Membros albertojponce Postado Março 18, 2014 Membros Postado Março 18, 2014 Bem bacana o relato, Luiz! Só senti falta dos valores em Huaraz!!! Citar
Membros Rafa Bueno Postado Março 18, 2014 Membros Postado Março 18, 2014 Brother, obrigado pelas dicas! Farei uma viagem por algumas cidades que você mencionou e descobri várias coisas com seu relato. um abraço! Citar
Membros Luiz Henrique Campos Postado Março 18, 2014 Autor Membros Postado Março 18, 2014 Bem bacana o relato, Luiz! Só senti falta dos valores em Huaraz!!! Olá amigo Alberto, desculpe, foi uma falha minha não especificar os gastos em Huaraz, Mas basicamente os tours pela Lagunas saem por volta de S/ 50,00 soles, hostels em torno de S/15,00 a S/ 20,00 soles com direito a café da manhã, Wifi, sala de informática, etc. Não são muito caros.Se fizer por conta própria pode economizar talvez uns S/10,00 soles em alguns passeios. Comida basicamente varia, mas vc pode comer em restaurantes por S/5,00 soles a S/ 10,00 soles, fastfoods por S/12,00 a S/14,00. Estou montando uma planilha dos gastos, vou publicar logo, mas como cheguei recentemente, ainda não tive tempo para montar kkkk... Mas em Breve vou dar gastos detalhados. Mas qualquer dúvida pode me perguntar que vou ajudar em que necessitar. Citar
Membros Luiz Henrique Campos Postado Março 18, 2014 Autor Membros Postado Março 18, 2014 Brother, obrigado pelas dicas! Farei uma viagem por algumas cidades que você mencionou e descobri várias coisas com seu relato. um abraço! Obrigado!!!! Se precisar de dica de algum lugar, valores, etc. Pode perguntar!!! Abraço! Citar
Colaboradores Jackaomello Postado Março 18, 2014 Colaboradores Postado Março 18, 2014 Show cara... parabens pela TRIP Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.