Membros Fernando Backpack Postado Abril 24, 2005 Membros Postado Abril 24, 2005 Obrigado Mihaelo. Assim fica até mais interessante Eu acredito que o Itambezinho tem 7 km de extensão? Você saberia me dizer as distâncias exatas dos canions?
Membros Mihaelo Postado Abril 24, 2005 Membros Postado Abril 24, 2005 Olá Fernando: o Itaimbezinho tem 5,8km de extensao e largura mediana de 600m e maxima de 2km. A profundidade média é de 600m e a maxima de 720m.
Membros Fernando Backpack Postado Abril 24, 2005 Membros Postado Abril 24, 2005 Mihaelo, espero que você não se importe com tantas perguntas.. Eu estava lendo sobre a fauna na região e parece que existe o puma americano na áerea, o bichinho é grande mas existem muitos rodando por lá? Nos caminhos proibidos do Itambezinho, existe alguma parte que é necessário o uso de rapel ou outros metodos de escalada? É verdade a informação acima que a viração pode durar até quatro dias?
Membros Mihaelo Postado Abril 25, 2005 Membros Postado Abril 25, 2005 Fernando: sim, há pumas,lobos-guarás,serelepes e outras animais selvagens,mas é impossivel encontrá-los no parque pois eles evitam a aproximação com o homem,o mais perigoso animal do mundo.Não é preciso rapel para fazer as trilhas,o guia é que é obrigatório.A parte proibida como indica o proprio vocábulo significa que não se pode atravessá-la,aqueles que desafiam o canion correm o risco de fazer a viagem sem volta.O montanhista àtila Portal que dá cursos de travessia de canions já ajudou a resgatar uma das duas pessoas quie morreram ao tentar descer os canions do Parque da Serra Geral(que fica alguns km após o Parque dos Aparados da Serra)sem guiua.As cheias repentinas dos rios causadas pelas chuvas no alto das montanhas,as serpentes(estas são mais fáceis de encontrar)e as avalanches tornam a aventura arriscada. Quanto à cerração, por se tratar de um fenômeno da natureza realmente é impossivel prever o tempo de duração, pode durar poucos minutos ou um dia inteiro ou mais dias,principalmente no inverno quando inclusive pode nevar e a temperatura chegar a 10ºC NEGATIVOS, o que pode tornar a aventura mais arriscada ainda.
Membros Fernando Backpack Postado Abril 25, 2005 Membros Postado Abril 25, 2005 Obrigado Mihaelo pelas respostas. Eu queria deixar claro que a minha vontade de atravessar um dos canions nao anda junta com o desrespeito pela força da natureza do lugar e nem pelas pessoas q o preservam. Respeito sim mas é tudo muito interessante aos meus olhos, nem que os planos fiquem apenas no papel, vale a pena especular. Eu te perguntei sobre o rapel pois eu li q no Itambezinho a travessia tecnica completa durava 3 dias. Verdade? Outra coisa, tem alguma parte do trajeto que a mata é muito espessa ou segue o normal de rio/pedras/arvores nas encostas? Não gostei da notícia das serpentes mas os pumas ainda me assustam mais, mesmo vc dizendo que eles nao aparecem.
Membros de Honra virtu Postado Abril 25, 2005 Membros de Honra Postado Abril 25, 2005 Acho interessante visitar os links abaixo para obter maiores informações. http://www.bemtevibrasil.com.br/aparados_3.htm http://www.pelastrilhasdaamerica.com.br/aparados.html Existem vários serviços de guias que você pode contratar caso queira fazer alguma expedição pelos canions. Lá não é tão perigoso assim, mas, existem casos, sendo um recente, de jovens que ficam presos, chegando, infelizmente ao óbito, dentro dos canions. Por isso a preocupação toda com o pessoal que resolve se aventurar sem guia.
Membros vanlorenzi Postado Abril 26, 2005 Membros Postado Abril 26, 2005 Oi Fernando, Um dos motivos, acredito eu, para que, em alguns canions, só possa ser permitido o acesso de dois quilômetros adentro, é o fato de que fazendo esta quilometragem de aprox. 02 km dá tempo de você ir e voltar durante o dia. Uma das principais preocupações é pegar uma enxurrada la dentro e ter que pernoitar sem condições,principalmente quando se fala em hipotermia. Mesmo no verão, pode ser muito frio lá dentro, pois existem estreitos paredões verticais onde o sol é pouco. Isso não é para assustar pois dá para fazer tranquilo as trilhas, desde que bem orientadas, com guia e penso eu, jamais sozinho. Até mais.
Membros Fernando Backpack Postado Abril 26, 2005 Membros Postado Abril 26, 2005 Valeu virtu e valorenzi. A questão de não contratar um guia é mais algo pessoal do que financeiro. Não vou contratar alguém para me levar com segurança. Qual é a graça de fazer algo assim? Algo que pode me fazer adiar é o frio, sou do norte, qualquer 15 graus me faz ficar com frio. O que eu achei mais interessante foi a informação de um representante da acaserge, ele me atendeu bem mas disse que quase todos os canios precisam utilizar tecnica de rapel para completar a travessia. Para falar a verdade eu acho que ele queria me tirar a coragem, pois ele deve ter pensado que eu ia me perder e depois ele ia ter que me salvar lá dento. Antes eu não sabia que o complexo da Serra Geral nao é fechado, sendo permitido a travesia dos canions. Desaconselhada mas permitida. Vou levar comida suficiente para 5 dias, roupas de frio e impermeaveis, um gps e algumas coisas mais. Que tipo de serpentes existem por lá? Existe um mapa detalhado da área? Não consigo achar. Dizem que o do IBGE/Exercito não é de boa qualidade.
Membros de Honra virtu Postado Abril 26, 2005 Membros de Honra Postado Abril 26, 2005 Ae... Só para constar... Nevou na serra de SC e Gaúcha... Com isso o Itaimbezinho deve ter ido parar abaixo de zero durante a noite com certeza. E se chover, senseção térmica negativa, com certeza. Quem não está acostumado com o frio, previna-se. É meio OFF TOPIC mas achei interessante postar aqui.
Membros de Honra virtu Postado Abril 26, 2005 Membros de Honra Postado Abril 26, 2005 Fernando... É altamente não recomendado fazer o que você pretende. Principalmente no inverno. Eu so aconselho a pensar duas vezes. Você é do norte e não conhece, e sabe o frio que poderá enfrentar a noite. Pensar que fazer uma fogueira poderá lhe aquecer, é o mesmo que acreditar em Papai Noel. Na região do Itaimbezinho, não muito perto de lá, peguei uma sensação térmica durante a noite de -15 graus, num ponto onde o sol foi constante o dia inteiro. Fica dado o alerta.
Posts Recomendados