Membros Márcio/Sp Postado Março 8, 2014 Membros Postado Março 8, 2014 Eu sinceramente nunca imaginei passar o carnaval no Tocantins, não é o destino mais procurado para esse período, mas tudo mudou quando li esse tópico jalapao-carnaval-2014-t86325.html Por curiosidade entrei em contato com a empresa Livre Expedições , a resposta foi rápida e achei o preço convidativo, ainda mais que incluía alimentação, transporte (inclusive translado aeroporto Palmas), guia, passeios e hospedagens, exceto o pernoite em Palmas que fica por livre escolha de cada um, não tive muitas dúvidas e resolvi fechar. Abaixo vai algumas impressões pessoais e o relato P a l m a s Cheguei no vôo das 23:55 vindo de Brasilia e o Fernando (dono da agência) estava a espera das pessoas para o translado para os hoteis. Fiquei hospedado no Hotel e Pousada Palmas , é a hospedagem mais barata da cidade, é um prédio comercial que foi improvida em hotel, como só queria um lugar pra dormir e tomar banho, o hotel me atendeu perfeitamente. [1º dia ] Ponte Alta do Tocantins O Fernando possui uma Nissan Frontier, quando o carro lota ele faz parcerias com outros guias, o meu foi o João Pedro, filho do proprietário da Pousada Veredas das Aguas, da cidade de Ponte Alta, o João é tranquilo é um ótimo motorista, ele também faz expedições de forma independente, recomendo seus serviços. No horario combinado a caminhonete me pegou no hotel e rumamos para a 1º base do Deserto do Jalapão, a cidade de Ponte Alta do Tocantins, visitamos os seguintes atrativos Canyon do Sussuapara: Interessante mas nada de espetacular, foi um atrativo que foi degradado pela ação direta do homem, devido a plantações de soja nas proximidades o volume de água caiu absurdamente, restou uma pequena queda d’água. Cachoeira do Soninho: 10 metros de altura divididos em duas quedas, aqui acho complicado ir por conta própria, não observei nenhuma sinalização, tomamos banho no rio próximo. Pedra Furada: Formação rochosa em arenito esculpida pela ação do vento e das águas com aproximadamente 400 metros de extensão,visitamos no fim do dia para observar o por do sol. Após a Pedra Furada retornamos a cidade de Ponte Alta e fizemos o check in na Pousada e Restaurante Planalto, que pertence a tia de Fernando, jantamos na pousada Vereda das Aguas. [2º dia ] Saída de Ponte Alta rumo a Mateiros Saída no horário combinado com destino a Mateiros que chegamos a noite, no caminho visitamos os seguintes atrativos Cachoeira da Velha: Linda !!!!! É a maior cachoeira do Jalapão e uma das suas principais atrações. Nela, as águas correm em grande quantidade o ano todo, despencando por duas quedas em formato de ferradura, cada uma com mais de 20 metros de largura. Um espetáculo imponente, em que a natureza mostra sua exuberância e toda a sua força. Bem próximo a cachoeira existe uma prainha, tomamos banho por um bom tempo e rolou um pique nique. Quem estiver por conta própria, é possível acampar nessa prainha. D u n a s: Depois de um bom tempo na estrada chegamos nas Dunas para observar o por do sol, tem mas de 30 metros de altura, quem já foi em Genipabu não vai se impressionar. O que achei mais legal é que meu grupo que estava no carro do João foi um dos primeiros a chegar e fomos um dos últimos a sair, em nenhum momento o João se apressa para ir embora, ele fica com você até a hora que quiser. Após as Dunas contínuamos rumo a Mateiros que já estava próxima, no caminho vimos um Lobo Guará, raríssimo por essas bandas, o próprio João só tinha visto 1 vez, muita sorte, pena que não deu pra registrar o momento. Chegamos em Mateiros, check in na pousada Buritis do Jalapão, depois de instalados fomo para o restaurante que fica próximo, achei complicado o caminho até o restaurante, facinho de se perder. [3º dia ] M a t e i r o s Serra do Espírito Santo: Quem quisesse poderia subir a serra para apreciar o nascer do sol, a saída é as 04:30 da manhã, como o tempo estava encoberto não quis ir e preferi ficar dormindo, decisão acertada, caiu um temporal, mas quem foi não se arrependeu apesar de não terem visto sol nenhum. Cachoeira do Formiga: Lotada e linda !!!! Provavelmente essa será a atração com mais visitantes, quando cheguei tinha um grupo de 70 ciclistas, a principio desanimei e queria ir embora, porém relaxei e entrei em suas águas, e olha, que água, uma coloração dificílima de encontrar, um verde esmeralda impressionante. O proprietário poderia investir na estrutura do local, mas mesmo assim é uma visita obrigatória, depois de um tempo começou a chover, ficaram poucas pessoas, aproveitamos bastante. Saímos e fomos almoçar no “Martins” que é o ex-prefeito de Mateiros, próximo tem um pequeno fervedouro, muito legal os fervedouros, é poço de águas cuja nascente subterrânea nos faz flutuar no poço. Saímos para outro fervedouro maior, esqueci o nome desse mas foi bem melhor que o anterior. Comunidade Mumbuca: É uma comunidade quilombola que foi a precursora do artesanato de capim dourado, provavelmente aqui é local com maior variedade desse artesanato. Após a visita, voltamos a cidade de Mateiros. [4º dia ] Saída de Mateiros rumo a Palmas Os tours normalmente são de três dias, quando tem feriado inclue esse 4º dia e passa por São Felix e Novo Acordo ao invés de voltar por Ponte Alta, foi bem cansativo, ficamos a maior parte do tempo na estrada, esse dia poderia ser melhor aproveitado. Fervedouro do Alecrim: Foi o maior fervedouro que fomos, como esse era o 3º que visitamos fiquei com a sensação de “mais do mesmo”, mas conversando com os amigos do grupo eles não tiveram essa minha impressão, questão de gosto. Serra da Catedral: Formação rochosa interessante, parada bem rápida só pra tirar fotos. Morro Vermelho: Ótimo pra tirar fotos, tem uma excelente vista Chegamos em Palmas as 21:00 e cada um foi levado para seu hotel. Impressões pessoais sobre a expedição Empresa Livre Expedições: Excelente !! O Fernando é pontual e cumpriu com todo o combinado, todas as hospedagens foram boas, as refeições eram do tipo “coma a vontade” , no fim de alguns passeios tinha barras de cereal, paçoca, água, não observei isso em outras empresas. Vale salientar que normalmente éramos os primeiros a chegar nas atrações, aliás, ficamos o tempo necessário em cada atração, não tive a impressão de estarmos correndo contra o tempo. Minha única ressalva é referente ao último dia que poderia ser melhor aproveitado. Por conta própria ou por agência ??: Observei muitas pessoas fazendo por conta própria, é possível desde que se tenha tempo, disposição e paciência, em vários momentos vai precisar da ajuda dos moradores, alugue um 4x4 em Palmas e se mande. Aqui um relato de quem fez por conta própria Um abraço a todos e espero que tenham gostado do relato. 1 Citar
Membros EvanGarc Postado Março 13, 2014 Membros Postado Março 13, 2014 Sensacional seu relato Marcio! pretendo visitar o Jalapão em algum dos próximos feriados e vou levar em consideração seu relato Só pra efeito de planejamento mesmo, quanto vc gastou na viagem? abs! Citar
Membros Márcio/Sp Postado Março 13, 2014 Autor Membros Postado Março 13, 2014 Olá Evan A expedição custou R$1200 + R$90 das duas pernoites em Palmas + R$30 reais do moto-taxi até o aeroporto. Até água mineral era disponibilizado pela empresa, então não gastei com mais nada. Citar
Membros Bruna M.Correard Postado Março 14, 2014 Membros Postado Março 14, 2014 Márcio, muito bom seu relato! Salvei as dicas para quando for ao Jalapão! Citar
Membros Márcio/Sp Postado Março 26, 2014 Autor Membros Postado Março 26, 2014 Márcio, muito bom seu relato! Salvei as dicas para quando for ao Jalapão! Fico feliz que tenha gostado, obrigado. Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.