Colaboradores assumf Postado Agosto 13, 2013 Colaboradores Postado Agosto 13, 2013 A mais ou menos um ano atrás estava num dilema semelhante. Procurava uma câmera que não precisa-se me preocupar em molhar e que se saísse bem em baixas temperaturas. Acabei optando pela NIKON Coolpix AW100, mas vejamos o pouco que aprendi na pesquisa: As candidatas: Sony Cyber-shot DSC-TX20 GPS - Não Macrofotografia: 1cm Video: 1920 x 1080 (AVCHD) Lente: 4x (25-100 mm equiv.) Prova d'água (5 m), pó, frio, choque (1,5 m) Panasonic TS20 GPS - Não Macrofotografia: 5cm Video: 1280 x 720 (25 fps) Lente: 4x (25-100 mm) Prova d´água (5 m), poeira, frio (-10°C), choque (1,5 m) Nikon AW100 GPS - Sim Macrofotografia: 1cm Video: 1920 x 1080 (30 fps) Lente: 5x (28-140 mm) Prova d'água (10 m), poeira, frio (-10°C), choque (1,5 m) Fujifilm XP30 GPS - Sim Macrofotografia: 9cm Video: 1280 x 720 (30 fps) Lente: 5x (28-140 mm) Prova d´água (5 m), poeira, frio (-10°C), choque (1,5 m) A questão do aprova d'água: é uma questão bem delicada, para fazer fotografia na água o melhor será o uso de caixa estanque, no máximo que arriscaria com tais máquinas seria mergulho com snorkel. Vim um sem número de relatos de máquinas que entraram água mesmo em baixa profundidade. O problema é a vedação em silicone, qualquer grãozinho de areia ou um pouco mais de poeira pode prejudicar a vedação, além do que haverá um ressecamento desta com o tempo que pode prejudicar o desempenho. Pense no aprova d'água em não vou me preocupar com uma chuva forte ou vou bater foto na piscina (não submersa) sem me preocupar... foto submersa é com caixa estanque. Resistência a queda todas prometem a mesma coisa, não joguei a minha no chão ainda. Questão do frio, dada a vedação destas câmeras todas apresentam um problema comum, condensação na lente, quando você as submeter a uma variação de temperatura o ar mais quente dentro da câmera embaçara a lente por dentro... é fodgo... as opções, manter dentro do casaco e só tirar para bater a foto ou fazer a aclimatização da mesma, deixando exposta ao ar frio por um longo tempo (deixei com a porta da bateria aberta). Não a testei em condições extremas, apenas -2 ou -3, porém uma outra câmera Olympus, se comportou normalmente, contudo o tempo de exposição ao frio não foi prolongado. Outro aspecto importante é que para exposição prolongada sera importante ter uma bateria extra, a baixa temperatura impede a reação química que gera eletricidade, será necessário de tempos e tempos substituir e guardar a bateria num bolso perto do corpo para aquece-la. Filmagem A Sony e a Nikon filmam em fullhd, as outra em hd. Macrofotografia fotografia tirada de bem próximo, flores ou pequenos insetos por exemplo a Sony e a Nikon apresentam o melhor desempenho, cerca de 1 cm. Sensor Todas utilizam sensores 1/2,3, sendo sony e a nikon utilizam sensores CMOS retro iluminados, e as demais CDD. Lentes são bastante semelhantes, não encontrei o ângulo para compara-las, com uma pequena variação nas aberturas. No geral o desempenho entre a Sony e a Nikon parecem muito parelhos, acabei escolhendo a Nikon justamente pelo GPS. E como pretendia usar no frio os botões da Nikon foram projetados para uso com luvas, enquanto que a Sony apresentava monitor sensível ao toque. Falemos da NIKON AW100 eias algumas coisas que não sabia na época e agora sei... a câmera vem com um adaptador que permite usar com ela filtros (UV, Polarizantes e outros), o que em algumas condições pode ser muito útil. Ela trabalha muito bem no automático, com um pouco de discernimento você aprende a induzi-la a focar num determinado ponto de forma a ajustar a luminosidade, sem precisar ter que ficar mexendo nos menus. Ela tem algumas funções que podem ser ativadas chacoalhando a maquina. Com o GPS é possível visualizar no google earth o local onde a foto foi tirada e a direção (norte, sul, leste ou oeste) é possível utilizar outros programas do gênero, gerando ainda mapa de rastreio de onde for passada. Se alguém tiver interesse posto uns videos e fotos tiradas com ela Citar
Membros de Honra MarcosPereira Postado Agosto 14, 2013 Membros de Honra Postado Agosto 14, 2013 Assumf, Bem-vindo ao fórum e ótima análise ! Citar
Colaboradores assumf Postado Agosto 15, 2013 Colaboradores Postado Agosto 15, 2013 (editado) VIDEOS (estão salvos no Youtube, verifique se o video esta na resolução máxima antes de executar) A noite cidade (apenas iluminação da rua) Homenagem a estudante morto em manifestação no Chile - Punta Arenas - 28/08/2012 (música: "Todos Juntos" do grupo "Los Jaivas") Durante o dia indoor Mercado Municipal de Ancud - Chiloé - Chile Durante o dia outdoor (manhã) Manifestação em Punta Arenas - 28/08/2012 Entardecer Manifestação em Puerto Montt - 07/06/2012 kkkkkk Agora que descobri que só tenho uns videos de manifestações no youtube, os demais videos estão no facebook. Editado Agosto 17, 2013 por Visitante Citar
Colaboradores assumf Postado Agosto 17, 2013 Colaboradores Postado Agosto 17, 2013 Foi mal galera, quem diria que estou apanhando do phpBB Fórum... e pensar que sabia instalar em servidor (não que tenha muito segredo) e programava em PHP e SQL... vamos lá galera, 2ª tentativa das fotos: FOTOS (todas as fotos a seguir foram tiradas no modo automático) 4 Fotos na sequência onde é possível ver a questão da condensação que falei Foto de Prato em Restaurante sem flash Foto na neve com tempo bem fechado e nublado 4 Fotos com pontos de foco diferentes - observe o contraste entre o escuro (primeiro plano) e o claro (plano de fundo)* *A principal dificuldade que encontrei de usar a camera é quando o fundo estava claro e o primeiro plano com sombra, ou desaparecia na claridade o fundo, ou o primeiro plano ficava na sombra. O que me obrigava usar uma outra maquina fotografica, talvez com um pouco mais de experiência consigo domar a máquina, quem sabe em alguma função não automática. Fotos em veículo em movimento Outras fotos diversas Estas são alguma imagens, mas do que demonstrar o formidável fotografo que sou kkkkkkkk espero ter dado uma boa amostra do que um fotografo de MODO AUTOMÁTICO é capaz de fazer com a referida camera. Este post teve o apoio cultural de:Silnei e seu mágico tutorial sobre anexar fotos. Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.