Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Postado (editado)

Este último final de semana (20 a 24 de fevereiro), estivemos em Balneário Camboriú. O motivo principal da viagem foi conhecer o parque Beto Carrero. Adoramos a cidade e os passeios que fizemos, que agradou pessoas de idades variadas (dos 9 aos 70 anos).

Balneário é muito agradável. A cidade é limpa, as pessoas simpáticas e motoristas educados (acho que este foi o nosso maior choque, ainda mais para quem vem do Rio). Não há mendigos, pedintes e praticamente sem vendedores ambulantes (só para não dizer que não vi nenhum na praia, vi um na segunda-feira na praia Central).

Nosso estilo de viagem

Com uma família com uma criança, uma adolescente, dois adultos e dois idosos, onde um deles é cadeirante, nosso ritmo de viagem foi bem mais lento. Não saímos à noite. Só passeamos durante o dia. Chegávamos cansados e dava tempo de jantar e depois dormir.

Sendo assim, na hora de você planejar sua viagem, considere que você tendo mais pique, consegue fazer tudo o que fizemos em menor tempo. O que fizemos em 4 dias, ainda mais se os horários do voo forem tão favoráveis como estes que pegamos, vocês conseguem fazer tranquilamente em um final de semana (GIG-NVT às 07:00 e NVT-GIG às 19:47).

Hospedagem

Hotel Melo [www.hotelmelo.com.br/]com 3 meses de antecedência. Fechei diretamente com o hotel, depositando com antecedência o valor de uma diária para cada quarto. Ficamos em dois quartos triplos, onde um é adaptado para cadeirantes. Só tenho elogios ao hotel e ao staff. Achei a localização ótima, perto da praia e de padaria e mercado. Bom café da manhã e bons preços de frigobar. Como único ponto negativo, o elevador que é muito pequeno, o que faz os hóspedes esperarem por um tempo mais do que necessário para pegar o elevador.

Os deslocamentos

Por indicação de um amigo, fechei os transfers para o Beto Carrero com a San Rafael Turismo. O que foi acordado: transfer aeroporto - hotel (ida-e-volta) e transfer para o Beto Carrero por dois dias. Recomendo o transfer e o profissionalismo da agência. Pontualíssimo e nos ajudou muito com o meu pai, para colocá-lo na van, já que ele não tem mobilidade.

Do aeroporto até Balneário Camboriú

A viagem dura de 30 a 40 minutos. O transfer cobra cerca de R$ 90 a viagem (carro comum).

Conhecendo Balneário Camboriú

Mapa de Balneário: http://www.camboriubalneario.com/balneario_camboriu/mapas_balneario_camboriu/mapafacil.htm

A cidade tem duas avenidas principais: a Avenida Atlântica, que é a que beira a orla, tal qual a de Copacabana; e a Avenida Brasil, que é onde está a maioria dos hotéis e muitos estabelecimentos comerciais. Nesta rua tem muitas lojinhas de roupas e acessórios que nós mulheres adoramos. Estas ruas são paralelas, logo após a Avenida Brasil, temos a Terceira Avenida e a Quarta Avenida.

Estas avenidas são bem grandes e para nos localizarmos, sempre ficávamos de olho nas ruas perpendiculares, que são ruas numeradas. Exemplo: estávamos hospedadas na Av. Brasil esquina com a rua 2100. Então, para se localizar, bastava olhar a placa com o nome da rua numerada.

Importante dizer que poucas ruas da cidade tem sinal de trânsito (eles chamam de semáforo). Daí que ficamos espantadas com a educação dos motoristas. Estando você na faixa de pedestres, os motoristas param para você passar. Repare, que os pedestres não ficam esperando por muito tempo. A avenida Atlântica por um longo trecho não tem sinal de trânsito (não conheci a Ponta Norte por isso não posso afirmar que toda a avenida não está com sinal).

Circulando por Balneário Camboriú

Os pontos turísticos são acessíveis por transporte público. Para conhecer a orla, você pode pegar o bondidinho, que é um ônibus adaptado em carroceria de caminhão(!). O ônibus circula pela Avenida Brasil e pela Avenida Atlântica. Ele não é circular. A passagem custa R$ 3,75. Quando você pega o ônibus na Avenida Brasil, o ônibus está indo para a Barra Sul. O ponto final é justamente onde você pega ou o teleférico ou o barco pirata, que falarei mais adiante. Quando você pega o ônibus na Av. Atlântica, o ônibus está indo para Pontal Norte. Na Atlântica, há marcações na ciclofaixa dos pontos de parada do bondidinho. Na prática, vimos que ele para em qualquer lugar, basta você sinalizar.

Bondidinho.png.0b1ba60414434180a6dc382e27db46c1.png

Para o Cristo Luz, há pontos de ônibus com placas indicativas na av. Brasil. No ponto a informação que o intervalo entre os ônibus é de 40 minutos.

Para as praias de Laranjeiras e a dos Amores, eu vi ônibus com placas informativas mas não anotei o número. ::toma::

Atualização:

Rodovia Interpraias, Af. Brasil, praias Central, Laranjeiras, Taquaras até Estaleirinho: linha 114

Praia dos Amores: linha 102

Bairro Barra Sul: linha 106 ou 100

Táxi: Achei a corrida de táxi cara. Pegamos um táxi do hotel (Av. Brasil esquina com a rua 2100) até a Barra Sul (não dá nem 8 minutos) e a corrida custou R$ 18.

Acessibilidade

Ao menos na parte turística, as calçadas terminam com rampas (embora às vezes, um pouco íngremes) que ajudaram demais a deslocar a cadeira de rodas. Na orla, para atravessar a Atlântica, basta cruzar a faixa de pedestres que está nivelada. Enfim, a cidade é bastante acessível para cadeirantes.

As praias

A maior praia da cidade é chamada de Praia Central que segundo eu li tem 6Km de extensão. O início da praia é chamado de Ponta Norte. O final é chamado de Barra Sul. A Praia Central tem areia escura e o mar por ali não é tão calminho (é mais calmo à medida que vá chegando a Barra Sul). A orla da Praia Central é muito arrumadinha com seu calçadão de pedras portuguesas, espaço para o pessoal que gosta de jogar bocha, uma faixa exclusiva chamada de ciclofaixa para aqueles que andam de biciclet, corredores e skatistas. Esta faixa é avermelhada tal qual é a faixa do BRT aqui no Rio. As barracas são pequenas e todas numeradas (aí, outra forma de se localizar). Vendem bebidas, churros e milho (uma constante!). Também alugam cadeira de praia e guarda-sol.

O número de pessoas que caminham ou praticam esportes é muito grande tanto de manhã como à noite. Tem uma parte grande de areia mais dura que dá para caminhar de tênis ou fazer uma corridinha na areia. Eu vi até gente andando de bicicleta!

Ah, vale comentar que antes de molhar seus pés na praia Central, veja se está liberada para banho. No dia que chegamos, vimos uma placa vermelha dizendo que não estava liberada em um trecho. A água estava escura demais (observação nada técnica). Outra coisa, o lugar que você escolher para tomar sol pela manhã, talvez à tarde faça uma grande sombra. Tudo isso se deve a falta de planejamento da Prefeitura em liberar aqueles arranha-céus a pouca distância do mar que ao passar do dia fazem sombra na areia.

Há outras praias em Balneário como a praia das Laranjeiras (que só olhei de relance e já achei melhor do que a Central) e há vários modos de chegar até lá sem usar o carro (barco, teleférico e ônibus).

O que ver e fazer em Balneário Camboriú

1.Pegar o bondidinho e conhecer a orla da praia Central;

2.Pegar o teleférico e conhecer o parque Unipraias;

3.Passear no barco pirata;

4.Passar o dia na praia;

5.Ter uma visão da cidade indo ao Cristo Luz;

6.Conhecer os arredores (Beto Carrero, Blumenau, Bombinhas, etc.)

(Quase um) relato de viagem

O nosso roteiro foi:

1° dia (qui)- Chegada em Balneário Camboriú. Orla da praia Central.

2° dia (sex) - Beto Carrero

3° dia (sáb) - Beto Carrero

4° dia (dom) - Parque Unipraias. Passeio do barco pirata.

5° dia (seg) - Praia Central (Barra Sul). Volta para casa.

Beto Carrero

2° e 3° dias

O parque é grande com atrações que agradam crianças, adolescentes e adultos. Eu fiquei muito surpresa (positivamente) com o grau de organização, arrumação e nível dos brinquedos. Reservei dois dias para o Beto Carrero seguindo o conselho dos amigos. Saíamos do hotel por volta das 08:30 e chegávamos um pouco depois da abertura do parque. Fomos na sexta e no sábado. Sábado, o parque estava bem mais cheio. Segundo o rapaz com quem fechamos o transfer, é nos finais de semanas que há excursões dos moradores das cidades vizinhas. A minha ideia foi aproveitar os brinquedos na sexta. No sábado, os shows e os brinquedos restantes. Então, se puder, evite os finais de semana.

Quando você chega, o próprio pessoal do parque se oferece para tirar uma foto da família em frente a entrada. Ao entrar, pegue o mapa e vá riscando as atrações que já visitaram. Se uma das pessoas do grupo for aniversariante, não pagará o ingresso. Há guichês separados só para atender os aniversariantes.

1 - Preços dos ingressos e horário de funcionamento

Quem compra ingressos antecipadamente pela internet tem desconto. Veja em: http://www.betocarrero.com.br/loja/

Neste mesmo link, você pode saber os dias que o parque está funcionando.

2 - Mapa com as atrações

O mapa está disponível neste link: http://www.betocarrero.com.br/arquivos/mapa.jpg

3 - As atrações

Antes de falar das atrações, para quem nunca foi em parques a não ser os de bairros, acho interessante falar de algumas restrições:

A - Emoções fortes: há brinquedos que são proibidos para grávidas, cardíacos e pessoas com problemas relacionados à emoções fortes. Isto está identificado nos brinquedos e também no mapa do parque.

B - Restrição de altura: Mesmo que seu filho faça o tipo destemido, nem todas as atrações são para ele. Há restrições de altura. Na entrada do brinquedo, há uma régua colorida, a parte verde indica que a criança está liberada para brincar.

C - Sozinho nunca: ainda há atrações que a criança só entra se estiver acompanhada de um responsável como o "Tchibum!".

Para crianças menores

Há uma parte lúdica do parque chamada "Triplikland" (letra B do mapa) com Roda gigante, a Xícara Maluca (xícaras que giram), o elefante voador, passeio de pedalinho, carrossel, autopista etc. A minha sobrinha adorou esta parte. Outro brinquedo legal é o Raskapuska que é onde a família entra num barquinho e o barquinho passa por um rio e tem várias coisas para ver dentro da montanha. No final, tem uma descidinha pequena e rápida. Neste momento, eles tiram uma foto sua e tentam te vender no final. Acho que a foto impressa custa R$ 20.

*** Montanha russa light para crianças: a minha sobrinha chamou de minhocão mas o nome oficial é Montanha russa Dum Dum, perto do teatro Acqua.

*** Tchibum: brinquedo que molha muito! Ótimo para dias de calor mas leve roupa adicional.

*** Zoológico: muito grande esta área. Tem animais exóticos como o suricato, aquele que era o Timão no desenho do rei Leão.

Para adolescentes e adultos que gostam de brinquedos radicais

Para estes, a melhor parte é a "Aventura Radical", letra G do mapa. Há duas montanhas russas. A pior é a Fire Whip, que é a montanha russa invertida. Eu gosto de montanha russa mas não tive coragem de ir ::putz:: Para os medrosos, tem um mirante para observar o percurso do trem na montanha russa. Os outros brinquedos que dão arrepios só de olhar é a Big Tower e a Torre do Terror, que resumidos a grosso modo, são torres onde despencamos lá do alto.

Shows

Assistimos a todos. Excalibur, Madagascar, Blum, Velozes e Furiosos e o Sonho do Caubói. Procure chegar sempre meia hora antes do horário previsto para o espetáculo até para pegar um bom lugar.

A - Excalibur: um show que simula uma batalha medieval. O passeio é pago à parte (R$ 45 adulto sem bebidas). Você compra na entrada do parque. O ingresso dá direito ao show e ao almoço. As bebidas você compra já na atração.

B - Madagascar: parte nova que foi inaugurada no sábado. Tivemos sorte pois assistimos o show de estréia. Teatro lotado! Aqui tem o leão, a hipopótamo, o rei Julien e os pinguins. Show com dança, historinha dos personagens mas o melhor memso são os ciclistas que fazem manobras mirabolantes ao fundo do show.

C - Blum: show de circo nos moldes do Cirque du Soleil.

D - Velozes e Furiosos: tenho certeza que você vai adorar este show. Incrível o que esses caras fazem! Nota dez!

E - Sonho do Caubói: show que encerra as atividades do parque. Dura uma hora. É um musical que conta uma aventura do Beto Carrero no Velho Oeste, tentando ajudar uma cidade a se livrar de um bandido malvado. Muito legal, foi o show que mais gostamos. O show é no Memorial Beto Carrero.

Cuidado com crianças pequenas

Show da Monga: a minha sobrinha de 9 anos insistiu para ver o show da Monga. Eu contei o que era mas ela insistiu muito. Quando um grupo entra, a luz é apagada, fica um breu total. A criançada começa a chorar. É muito engraçado porque até os marmanjos ficam com medo. Eu me diverti à beça com a choradeira mas minha sobrinha teve uma crise de choro com o barulho, o escuro e a gritaria das outras crianças. Não recomendo que os pais levem crianças pequenas para assistir a monga, não tem como sair!

Fotos com os personagens

Em horários marcados você pode tirar foto com os personagens. Shrek, O Kung Fu Panda e os personagens do Madagascar (menos a Zebra e a Girafa). Os horários estão no guia.

4 - Preços de bebidas no parque

Água 500mL = R$ 4. Não há bebedouros espalhados pelo parque.

Refri 300mL = R$ 5

Suco 400mL = R$ 6

5 - Alimentação

Preço de alimentação em shoppings do Rio. A praça de alimentação fica no Chapéu Gigante. Para distrair as crianças, há um carrossel de dois andares no meio da praça. Nós não almoçamos nos restaurantes da praça pois no primeiro dia fomos no Excalibur que já inclui o almoço e no segundo dia, pegamos uma fila imensa no Madagascar para ir no Crazy River e aí resolvemos ficar no lanchinho.

6 - Acessibilidade: o parque é bastante acessível para cadeirantes. A única atração que toda a família quis ir e não havia rampas foi Excalibur. Então, tivemos que pedir ajuda. Em todos os shows, o cadeirante é prioridade na fila e lugar específico para ficar, junto com o acompanhante se for o caso. ::cool:::'> Para aqueles que tem mobilidade reduzida mas conseguem "pilotar", o parque oferece aluguel de scooters.

7 - Informações adicionais

Há caixa eletrônico do Banco do Brasil e da Caixa, banco Bradesco, guarda-volumes e fraldário.

8 - Impressões finais sobre o Beto Carrero

O maior parque da América Latina me surpreendeu: achei o parque ótimo! Realmente um passeio família.

O que mais gostamos (não necessariamente nesta ordem):

(a) O passeio de trem: Emocionante! Faça este passeio e sente no lado esquerdo. Tem bastante coisa do lado direito mas a casa do Beto Carrero e a surpresa acontece para quem está do lado esquerdo.

(b) Show Sonho do Caubói (todos)

© Passeio de teleférico.

(d) Show Madagascar (sobrinhas).

O que eu menos gostei:

Excalibur. Principalmente pela relação custo/benefício. Não gostei da comida.

O parque poderia adotar boas medidas que são utilizadas na Disney principalmente em alta temporada como as filas "Child Swap", que é o revezamento que os pais fazem para poderem brincar e a "Single Rider", que é uma fila só para quem não faz questão de ir sozinho nos brinquedos. Principalmente, a single rider é uma medida que ajudaria e muito a fila andar rápido. Assim como tem o bottom para o aniversariante, poderia ter o bottom para quem vem pela primeira vez. As crianças iriam adorar.

598dafb046f37_BetoCarrero.jpg.2f21cee45fa3456bd9be28b6add320f0.jpg

Balneário Camboriú

1° dia

Para quem sai do Rio e vem em voo direto pela Gol, como é o nosso caso, dá para fazer bastante coisa no primeiro dia. O voo sai às 07:00 e chega 08:45 em Navegantes. Saímos muito cedo de casa com medo de engarrafamentos na ida ao aeroporto (saímos às 04:00!). Então, quando logo após o check-in, a família quis descansar. Eu fui caminhar na orla. Tem coisa mais agradável do que caminhar à beira-mar com vento no rosto? Almoçamos e depois fomos todos passear no calçadão. Caminhando pelo calçadão, tivemos o choque que falei no primeiro parágrafo: a limpeza da cidade, a educação dos motoristas e a beleza da orla.

4° dia

Domingo, a previsão era de chuva. O tempo estava nublado. Uma parte da família ficou em hotel, a outra foi ao parque Unipraias pegar o teleférico. Minha sobrinha queria ir ao barco pirata e como chegamos às 14:00, conseguimos fazer o passeio. O barco passa próximo a praia Central e ilha das Cabras. Dá uma parada na praia de Laranjeiras para embarque/desembarque e volta à Barra Sul. A viagem dura uma hora. Minha família gostou mas eu que já havia feito o passeio em Florianópolis, achei o de Floripa bem mais animado. De qualquer forma, passeio de barco é prazeroso.

Depois, fomos ao teleférico. Aqui apesar de dizerem que é acessível, não conseguimos visualizar uma cadeira de rodas entrando no bondinho. Cada bondinho cabe 6 pessoas. Dá para tirar fotos sem a interferência do acrílico. Conseguimos ver o Cristo Luz. Mesmo com o tempo nublado, a paisagem é muito bonita. Passeio aprovadíssimo! De quebra, na estação final descemos e fomos conhecer a praia das Laranjeiras.

Ficamos um pouco na Barra Sul (brinquedos para crianças no molhe) e voltamos para o hotel. Assim terminou o nosso dia.

5° dia

Dia de ir embora, o sol resolver aparecer. Sorte da minha irmã que foi ao Unipraias. Enquanto isso, o restante da família ficou no molhe Barra Sul (brinquedos para crianças, uma sombra e bancos para descansar, uma vista excelente e uma barraca de artesanato, ou seja, atendeu a todos!).

598dafb05fb42_Betocolagem03-redimensionada.jpg.6ead32cc180cc92e548cb08805150a68.jpg

Almoçamos no Crododilos (Av. Brasil esquina com rua 3100, ao lado da Havan). Comida barata, farta e gostosa.

À tarde, voltamos para o aeroporto. Pegamos um senhor engarrafamento e levamos uma hora para chegar em Navegantes mas mesmo assim com folga para pegar o voo para o Rio de Janeiro.

Sugestão de roteiro

Adoramos Balneário, ficou um gostinho de quero ficar mais. Como eu disse, com o mesmo tempo que ficamos em Balneário dá para vocês conhecerem mais coisas.

Minha sugestão de roteiro:

1° dia - Chegada em Balneário Camboriú. Parque Unipraias

2° dia - Beto Carrero

3° dia - Beto Carrero.

4° dia - Um dia na praia (Central ou Laranjeiras ou ainda em Bombinhas, cidade a cerca de 41Km de Balneário). Cristo Luz final de tarde e ficar até à noitinha.

5° dia - Blumenau e de lá ir para o aeroporto.

Para quem tem um tempinho a mais:

Eu já estive de passagem por Balneário Camboriú uma vez (reservei um dia de uma viagem a Floripa para conhecer). Lembro bem que eu e minha amiga paramos o carro na praia Central, vimos aquela areia escura e resolvemos meter o pé para Bombinhas. Se vocês estiverem com mais tempo e gostarem de praias, reserve uns 2 dias para Bombinhas. Na minha opinião, as melhores praias estão lá. Vale a pena comentar que eu não gosto de praia com onda (eu sou uma fã do Nordeste e seus arrecifes). Por isso, achei as praias de Bombinhas mais a ver com meu estilo.

Preços:

Bondidinho: R$ 3,75

Teleférico Unipraias: R$ 36 (adultos) e R$ 18 (maiores de 60 e menores de 9 anos)

Barco pirata: R$ 35 (adultos) e R$ 17 (maiores de 60 e menores de 12 anos). Horários: 10:00/14:00 / 16:00

Obs.: Não se esqueça de levar seus documentos para comprovação da idade.

Traslados

San Rafael Turismo [http://www.sanrafaelturismo.com.br/]

Impressão final da viagem

Como o foco principal da viagem era o Beto Carrero, no início procurei por hospedagem em Penha. Os preços não estavam convidativos e acabei fechando hospedagem em Balneário Camboriú, o que eu considero que foi uma decisão mais do que acertada, devido às atrações da cidade em si. O melhor de tudo é que todo mundo adorou o lugar e o parque. A minha sobrinha, que é a criança do grupo estava radiante por estar ali. Aí, é que a gente vê que todo o dinheiro investido em uma viagem vale muito a pena! :D

Viajar na média temporada também contribuiu para não ter aborrecimentos com filas nem com trânsito.

Assim termina mais um relato de viagem :wink:

Editado por Visitante
  • Membros
Postado

Ótimo relato, apenas incluiria uma parada na Praia do Estaleiro/Estaleirinho (http://www.meusroteirosdeviagem.com/2012/03/estaleirinho-balneario-camboriu.html), que ficam após a Praia das Laranjeiras, é só continuar seguindo pelo morro. Dá para ir pela BR também, aliás, dá para passar uma manhã em Bombinhas e no almoço passar pelo "http://restauranteestaleirinho.com/", que é uma coisa sensacional!

• Colaboradores
Postado

Muito bacana o relato. ::otemo:: Fiquei muito satisfeito em ver a opinião de alguém que possui necessidades adicionais.

É importantíssimo pra que a gente saiba onde as coisas estão facilitando a vida de todos, auxiliando na mobilidade e onde deve ser pego no pé pra melhorar.

Balneário realmente foi a melhor escolha de hospedagem, Penha tem praias bonitas, mas carece muito de estrutura, isso sem nem mencionar a parte de mobilidade urbana que é bem deficitária.

• Membros
Postado

Meu pai é cadeirante e a mobilidade dele é muito reduzida. Balneário é uma cidade bem acessível. Quando era difícil subir com a cadeira nas rampas das calçadas, volta e meia vinha alguém ajudar. É muito bom saber que existem pessoas prestativas e solidárias! ::otemo::

Também achei legal fazer o relato para as pessoas saberem que tem como o cadeirante viajar sim. Alguns amigos me perguntaram como ia fazer para colocá-lo no avião e tal. No Rio, com o finger fica mais fácil. Em Navegantes, a Infraero tem um dispositivo que ajuda a subir o cadeirante nas escadas. Demora um pouco, não é tão simples mas deu tudo certo. Graças a Deus!

• Membros
Postado

Muito bacana seu relato de viagem. Pela primeira vez estou indo ao Sul do país, conhecer um pouco de Santa Catarina. Queria ter noção do lugar. Valeu!

• 4 meses depois...
  • Membros
Postado

Parabéns pelo relato...Moro em Balneário Camboriú desde 95, e nos últimos anos realmente a cidade ficou bem mais humana, além de que continua linda e com atrativos durante todos os dias do ano... Saibam mais sobre a cidade em www.secturbc.com.br e não deixem de visitar: Parque Unipraias; Cristo Luz; Molhe da Barra Sul, Passarelas do Pontal Norte; Zoo Cyro Gevaerd; as seis praias da costa brava da cidade (Interpraias); Passeios de barco (pela Barra Sul); Speedway Music Park (Kart, Paintball e Passeio por trilhas ingrimes no morro do Boi em quadriciclos).... Outras informações também no (47) 3367-8122 Sectur BC, no setor de Imprensa.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...