Colaboradores João Rosenthal Postado Fevereiro 28, 2014 Autor Colaboradores Postado Fevereiro 28, 2014 Davi, Essa divisão eu já estou (mais ou menos) fazendo, meu cálculo no momento é de 50 euros nas cidades caras (isso como uma média, pois terei hospedagem em Berlim, Colônia e, provavelmente, Paris) e 35 a 45 euros nas cidades baratas. Estou pensando em deixar a Suíça de fora e fazê-la posteriormente em uma viagem junto com a Itália, pois o custo de vida lá é absurdo, não se encontra hostel por menos de 100 reais a diária. Assim, ficando hospedado na casa de amigos em Paris, Colônia e Berlim em um total de 12 noites aproximadamente, creio que consiga viver nesses lugares com 40 euros. Somando essas às outras cidades caras, como Viena, Amsterdan e Bruxelas, acho que 50 euros é uma boa média. Nas demais cidades, todas do leste, encontrei hostels muito bem localizados por 15 euros (em Varsóvia, por exemplo, há opções de 9 euros em frente à Praça Central), fechando com passeios e alimentação, creio que 40 euros seja uma boa estimativa. Como minha viagem está praticamente dividida igualmente entre leste e oeste, acho possível viver entre 40 e 50 euros. Logicamente que esse valor subiria se não tivesse aquelas hospedagens nas três cidades. Ainda mais em Paris (e o apartamento fica a 15 minutos a pé da Torre Eiffel, muito bem localizado), por ser tão cara. Nisso tudo economizarei por baixo uns 1500 reais. Também espero realmente encontrar uma passagem de avião com um ótimo preço. Final de setembro (planejo ir lá pelo dia 25) já não é alta temporada e é possível que alguma companhia faça uma promoção. Na minha estimativa consta 2500 reais para passagem, mas esse é o valor HOJE, duvido muito que não diminua nem um centavo, pois estamos muito longe de setembro ainda. Enfim, estarei preparado psicologicamente para gastar mais do que os 11.000 reais que planejei, e sei que isso é extremamente possível. Tenho reserva para isso e não será problema, mas os 11 mil são a minha meta. Quando fiz um mochilão de 40 dias pela América do Sul, fazendo todos os passeios mais caros possíveis (Vulcão Villarica, Salar de Uyuni, Machu Picchu, etc.) saí determinado a gastar 4000 reais com as passagens aéreas de ida e volta. Acabei gastando 4500, mas para 40 dias e incluindo absolutamente TUDO, saiu muito barato. Sempre saio para viajar com duas metas: uma "utópica" e outra realista. Nessa viagem os meus 11 mil provavelmente são a utópica . De qualquer forma, brigadão pela ajuda . Abraço. Citar
Membros fabriciobez Postado Março 1, 2014 Membros Postado Março 1, 2014 João, Cara, me ensine a fazer esses cálculos mágicos, pois estou com um roteiro de 35 dias, um pouco mais modesto que o seu, e o meu orçamento está alcançando cerca de EUR 3.700,00 (aproximadamente R$ 13.200,00 levando em consideração EUR 1 = R$ 3,55) Citar
Membros fabriciobez Postado Março 1, 2014 Membros Postado Março 1, 2014 Vale ressaltar que eu estou fazendo uma média de 60 euros dias para gastar com refeição, passeios e deslocamento dentro das cidades... Hospedagem e deslocamento entre cidades, está sendo calculado à parte. Citar
Colaboradores João Rosenthal Postado Março 6, 2014 Autor Colaboradores Postado Março 6, 2014 João, Cara, me ensine a fazer esses cálculos mágicos, pois estou com um roteiro de 35 dias, um pouco mais modesto que o seu, e o meu orçamento está alcançando cerca de EUR 3.700,00 (aproximadamente R$ 13.200,00 levando em consideração EUR 1 = R$ 3,55) Fala Fabrício, A primeira coisa é que eu sou um viajante bem econômico em geral, já fiz dois mochilões grandes e em ambos gastei muito pouco. Sei que não dá pra ser muito econômico na Europa, mas no limite do possível vou gastar o menos que der sem me privar de fazer as coisas que quero. Não sou de ficar entrando em museus e atrações pagas, prefiro caminhar pelas cidades e conhecê-las a pé. A partir disso, separei meu roteiro em Europa ocidental e oriental, aproximadamente metade do tempo em cada. Na Europa do leste encontra-se hostels bem localizados e bem avaliados por 10 euros/dia, enquanto que na Europa ocidental o mais barato com um mínimo de decência custa uns 20 euros. O custo com alimentação também é bem diferente nas duas partes, o que daria uma média arredondada de 55/65 euros por dia na Europa Ocidental e 35/45 euros por dia na Europa oriental. Lembre-se que viajo fora da alta temporada. Portanto, até aqui minha viagem daria uma média de uns 50 euros por dia (60 na ocidental e 40 na oriental). Mas agora tem a questão da hospedagem, que terei em 3 destinos (todos na parte cara), totalizando 12 dias sem precisar pagar por hospedagem e, possivelmente, por algumas refeições. As cidades no caso seriam Paris (talvez a mais cara do mochilão), Colônia e Berlim (ambas bem caras também). Isso me fará economizar uma bela grana, reduzindo a média da Europa ocidental para 50 euros/dia, e a média total para 45 euros/dia, segundo meus cálculos. 40 dias x 45 euros = 2000 euros aproximadamente. Arredondando dá 7000 reais. O Eurail custa 500 euros e arredondando com as passagens pela Polônia (único país da viagem que não se pode usar o eurail) dá 2000 reais. Passagens aéreas + seguros = 3000 reais aproximadamente, mas depende muito do valor que eu conseguir. Hoje custam 2500, mas posso conseguir por bem menos se vier uma promoção, ou posso esperar muito e me dar mal. Mantenho 2500 nesse caso. Então temos que o valor arredondado da minha viagem até agora está em 7000+2000+3000. Como nosso amigo falou em sua resposta, não se deve pensar uma viagem sem uma margem de erro e um dinheiro extra para necessidades, apesar de que em ambas que eu fiz nunca o utilizei. Assim, minha viagem pode sim chegar aos 13, 14 mil, mas creio que com 12 seja perfeitamente possível fazê-la, até menos se encontrar uma boa promoção para voar pra lá. O que pode estar em desconformidade nos nossos cálculos? Talvez sua viagem seja em uma época turística (julho/agosto ou dezembro/janeiro), seus destinos concentrem-se na Europa ocidental ou outros destinos caros (Escandinávia, Rússia, etc.), suas hospedagens tenham que ser pagas todos os dias. Qualquer coisa trocamos uma ideia. Grande abraço! Citar
Membros TM13 Postado Março 6, 2014 Membros Postado Março 6, 2014 bom, eu mesma planejei muito ir para bratislava e só não vou por falta de tempo no meu roteiro. mas penso se no seu caso vale pernoitar lá - você chegará de noite e tem que ver se tem algo aberto, por exemplo. é uma parada a mais e talvez compensasse fazê-la como bate e volta de viena - menos stress com mala, por exemplo. quanto a Auschwitz, tem outros campos próximos a berlim ou praga, por exemplo. vacilei em viena, são três dias! Júlia, Talvez fazer um bate e volta a partir de Viena seja uma boa ideia mesmo, já havia pensado nisso. Ainda preciso decidir esses detalhes. Sobre Auschwitz, quero muito conhecer, aí aproveitaria para dar uma volta em Varsóvia e Cracóvia. Talvez aumente um dia em Cracóvia, também é outra questão que tá pendente. Esse roteiro aí é um esboço, pretendo comprar as passagens (com um tempo de viagem que feche com os preços mais baratos disponíveis) e aí sim fechar um roteiro definitivo a partir da quantidade de dias que terei. Já pensou em trocar Varsóvia por Wrocław? Conheço bem a Polonia, posso dizer que Varsóvia não é lá grandes coisas, e Wroclaw é uma das cidades mais bonitas da Polonia. Também gosto muito de Poznan. Citar
Membros TM13 Postado Março 6, 2014 Membros Postado Março 6, 2014 Só uma observação, quando fiz a viagem Hungria-Eslovaquia-Austria-Republica Tcheca - Ucrania meu budget era de €25 por dia, e consegui fazer com que sobrasse dinheiro. Para quem não liga muito, é extremamente seguro e fácil pegar carona na estrada em algum desses destinos. Outra observação é o uso de trem, usando onibus sai 1/4 do preço. Algumas agencias de onibus oferecem preços excelentes, como study agency. E se vai de trem mesmo, fique esperto. Por exemplo: O trem de Praga para Cracovia custa €70 e poucos euros, vc pode ir para Cieszyn por €12 e depois pegar outro trem para Cracovia por €5. Citar
Colaboradores João Rosenthal Postado Março 6, 2014 Autor Colaboradores Postado Março 6, 2014 Opa, muito obrigado pelas dicas. Saber que alguém fez o leste europeu por 25 euros/dia é muito bom. No meu cálculo coloquei 35 a 45 para o leste, se der para reduzir isso vai ser ótimo. Citar
Colaboradores João Rosenthal Postado Março 24, 2014 Autor Colaboradores Postado Março 24, 2014 Ida e volta por Paris para a época que estou planejando viajar está custando 900 dólares pela Swiss (mais barato que achei até agora). Acredito que esse valor possa diminuir um pouco mais pra frente, já que final de setembro já é início da baixa temporada. Preciso ver até que ponto vale a pena chegar e voltar por Paris, mas a volta por Praga está descartada, muito caro voar para lá. Alguns voos low-cost de Praga para Paris saem por menos de 50 euros, o que já torna a opção de voltar a Paris mais válida. Mas há muitas opções de voo, ainda tenho muito para pesquisar. E ainda estou buscando hospedagem em outras cidades para ver se consigo fechar meu orçamento em 12.000 sem que haja o risco de um aumento muito considerável. Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.