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Como prometido, aqui está o Relato de Viagem, homônimo do blog, passando para os interessados as experiências e dicas colhidas por 4 amigos que tiveram excelentes 11 dias no Peru.

Importantíssimo: os preços e demais detalhes que passarei aqui são todos relativos a baixa temporada. Durante a alta temporada o nosso Real não consegue competir com todos os Dólares e Euros que desembarcam, aumentando os preços e diminuindo o nosso poder de negociação.

O câmbio colocava o Real de 20 a 24% mais barato que o Sol. Portanto, multiplique os valores que passo em Soles por 0,8 para ter os valores aproximados em real.

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(clique na imagem para ampliar)

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Usuários Mais Ativos no Tópico

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Tudo começou quando os primeiros seres pré-históricos ficaram com uma irrefreável vontade de viajar e deixaram definitivamente a vida aquática.

Bom, para ser mais correta eu poderia dizer que tudo começou mesmo com o Big Bang e um monte de matéria que faz estrelas muito a fim de mudar de lugar.

Mas isso daria pano para muita manga, perna de calça e até gola de paletó e eu respeito os amigos que discordam de Darwin e acreditam na origem no barro.

Enfim, o que interessa mesmo é que esta viagem começou muito depois da extinção dos dinossauros e perto da eleição do Obama, quando estávamos com milhagens a vencer, coceira de tanto ficarmos parados (menos o Carlos que tinha recém-chegado da India onde comeu gafanhoto e andou de tuctuc) e um objetivo em comum: Machu Picchu.

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detalhes explicadíssimos no blog http://retratodoperu11x4.blogspot.com/

 

Cada passagem CWB/GRU/LIMA custou 20 mil pontos no cartão fidelidade TAM e para quem já tinha torrado a milhagem aproximadamente USD 750,00,00 (com taxas de embarque) ida e volta comprada no início de janeiro.

Comprar apenas ida ou apenas volta torna sua viagem assustadoramente mais cara.

Mas fique atento: As companhias aéreas sempre colocam trechos em oferta na baixa estação.

Graças a dica do Guto (três reverências em gratidão a ele) que estava passeando pelo site da Tam trocamos uma passagem comprada em Janeiro por aproximadamente USD 750,00 por outra em oferta que acabou custando aproximadamente USD 350,00.

O processo de troca foi rápido e fácil. Liguamos para a central (4002-5700), adquirimos a passagem em oferta e então cancelamos a já comprada( porque seguro morreu de velho e nós garantimos a passagem baratinha).

O reembolso demora no máximo 30 dias no caso de compra com cartão de crédito.

Mesmo com as taxas de cancelamento a economia foi considerável.

Somando os dias livres e tirando a prova dos nove sobraram exatamente 11 dias para conhecer Machu Picchu, Lima, Cusco, Titicaca (em respeito ao LeoRJ não citarei Puno...)e a grande surpresa: Tiwanaku.

Como filha de mãe zen precursora da new age, cresci lendo os livros do Von Daniken, intrigada com as linhas de Nazca, com a Porta do Sol em Tiwanaku, as cabeças com feições negróides no Templo da Serpente e a cabeça mumificada com feições asiáticas (bigodinho de chinês e tudo) do túmulo do Lorde Sipán. Daumar, nem se fala, também cresceu lendo sobre os mistérios incas e sonhando com o dia em que veria tudo isso ao vivo e em cores. E tendo feito nossa lição de casa e contaminado nossos dois companheiros de viagem com este espírito arqueológico/visionário dispensamos guias e empresa de turismo e embarcamos para o Peru no dia 27 de março de 2009 (final da temporada de chuvas mas o tempo anda doido mesmo e só tivemos uma noite chuvosa em Cusco).

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Saimos de Curitiba às 5 da manhã, com 1 hora de janela entre a chegada de nosso vôo e a partida para Lima, ambos em Guarulhos. CLARO que o avião vindo de Curitiba ficou retido e quando colocamos os pés no aeroporto o vôo para Lima estava saindo. Por sorte nossa fizemos o check-in em Curitiba, e foi um tal de atravessar correndo aquele aeroporto atrás do funcionário com a bandeirinha gritando "Lima!". Confesso, não resistimos e corremos atrás dele, no melhor "esqueceram de mim" gritando entusismadamente "Li-i-ima-a-a!". Coisas que se faz na certeza do anonimato.

Desembarcamos ao meio-dia e tratamos de envher o buchinho no aeroporto mesmo, porque saco vazio não pára em pé e cabeça ocupada com a fome não toma boas decisões. O aeroporto de Lima é surpreendentemente pequeno para uma cidade de 8 milhões de habitantes (pelo que conversamos com os locais, o peruano não é muito de viajar) mas conta com uma simpática praça de alimentação. Se você teme um desabamento intestinal causado pelo choque cultural das comidas escolha a pizza de mussarela. Poucos ingredientes e altas temperaturas fazem dela uma comida bastante segura em terras estrangeiras. A nossa, claro, veio acompanhada de Inca Kola, a bebida nacional do Peru. cor de limpol e gostinho de chiclé tutti-frutti. Eu gostei e bebi inca kola sempre que pude (afinal, coca-cola eu encontro em qualquer lugar...).O "prato nacional" no Peru é o Pollo con Papas (frango com batata frita/sauté/assada), também uma boa pedida.

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Saciados, deixamos as mochilas cargueiras no porta-bagagens do aeroporto e tomamos um táxi para a Plaza de Armas.

Táxis merecem um capítulo extra, pois não existem taxímetros e se você perguntar quanto é a corrida o preço sobe automaticamente. O jeito é perguntar quanto é a corrida até tal lugar no restaurante, hotel, loja... e já dono desta informação parar o táxi dizendo "até tal lugar, 10 soles!"

Seja enfático, demonstre conhecimento da questão e você economizará muitos doles.

No caso dos táxis do aeroporto o preço de saida é S55 até a Plaza de Armas. Negociando, chega-se a S45/40. O táxi de rua fará a corrida por S35. Porém, é sabido que muitos bandidos usam o táxi para colher viajantes incautos e assalta-los. Não foi nosso caso, mas não sei se os S10 valem o risco, fica aqui o aviso.

 

Desembarcamos na Plaza de Armas durante uma cerimônia no Palácio do Governo.

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Isto significou muito policiamento, poucos vendedores e assaltantes e calma para olhar as lojas coloridas..

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Na verdade, tenha no Peru o mesmo cuidado que teria no Rio ou em São Paulo (jóias ou câmeras carregadas com displiscência são um convite ao roubo em qualquer lugar) e vista-se com discrição (tênis caro brilhando de novo é aviso de que você é turistão e não mochileiro).

A Plaza de Armas em Lima é tão bonita quanto a de Cusco, vale a visita.

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Saindo da Plaza, fomos a pé até o Museu das Catacumbas, ali pertinho.

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os pontinhos pretos na fachada são milhares de pombos e dois urubus. Ficar muito tempo posando para foto pode ser arriscado. Como também é arriscado para os fracos de estômago visitar as catacumbas, pois há um cheiro de mofo com podridão antiga onipresente. Mas a sala do coro e a biblioteca estilo Harry Potter são lindíssimos!

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Dali, fomos também a pé até o Museu da Inquisição de do Congresso (grátis!).

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Na sala de julgamento o teto é revestido por plaquinhas me madeira entalhadas e presas por pressão. Lindíssimo trabalho! Parte do assoalho do edifício foi removido, dando visão para as celas onde os acusados eram encarcerados. Pode-se descer e caminhar por um trecho das masmorras e tem até uma salinha com os bonecos pendurados demonstrando as torturas (não muito realístico). Mas o teto e as masmorras valem a visita.

 

Museus fechados e obrigados a fazer hora, pois o check-in para Cusco era ás 3 e meia da madrugada (e não valia a pena gastar com hotel), pedimos para a guia do Museu da Inquisição uma sugestão. A simpática senhora indicou o novo Parque Mágico das Águas. Saimos do museu e pedimos a um policial que nos indicasse qual ônibus tomar para o parque. Ele não só indicou como parou o ônibus para nós e recomendou ao motorista que nos deixasse lá (Paseo de la República y la Avenida Arequipa, perto do Estadio Nacional).

Agradecimentos a ele pela cortesia!

Por S6 você passeia por este parque cheio de chafarizes de vários tipos: iliminados, dançantes, para ver, andar dentro e até tomar banho! Um delicioso microclima dentro da secura de Lima, e que tem show de luzes e águas a partir das 8 da noite.

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Lá pelas 10 e meia da noite jantamos o famoso pollo con papas, S35 para quatro, e pegamos um táxi, S30, de volta ao aeroporto procurar um banco macio e jeitosinho para esconstar os ossos até a hora do check-in do vôo TACA para Cusco.

Você pode embarcar pela Lan às cinco da tarde do mesmo dia, mas isso também significa mais de USD100 a mais de custo na viagem.

Pela TACA ida e volta na classe econômica mais taxas custa hoje aproximadamente USD 160,00 comprados aqui no Brasil, na Aerocondor (5x no Visa).

http://www.aerocondor.com.br/

No tópico sobre Cusco falaremos mais sobre a velha questão shakespereana "ir ou não de avião, eis a questão..."

 

Aqui o link de um 360° que fiz na Plaza de Armas para dar água na boca...

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Depois de Cusco, Machu Picchu, Tiwanaku... voltamos a Lima por mais três dias, que relato aqui para manter as informações reunidas em um só lugar.

Bom, já craques em negociar tarifas com os taxistas acabamos acertando a ida a Miraflores por S35. Optamos por ficar em Miraflores simplesmente porque tínhamos esgotado nosso nível de tolerância a casarios, igrejas, museus e múmias. precisávamos manter distância das múmias... Queríamos o bom e velho conforto moderno.

Também especialistas em trançar a língua colhemos informações preciosíssimas do taxista que nos atendeu. Por recomendação dele (e depois de olharmos outros hotéis...) ficamos no

HOSTAL TURISTICO EIFFEL (http://www.hostaleiffel.com fone 242-9498) a impressionantes 2 quadras do shopping Lacomar e da praia. O quarto no terceiro andar ficou em USD12 por pessoa (mais baixo, mais caro).O proprietário é secão, mas depois relaxa e fornece ótimos mapas mostrando o caminho para onde quer que você vá, sistema bem inteligente. O quarto é simples, mas bem limpo e TEM AGUA QUENTE O TEMPO TODO...

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Também recomendação do taxista foi o restaurante PUNTO AZUL ( Avenida Benavides 2711 fone 260-8943) também a poucas quadras do Lacomar,em Miraflores. Lá você come pratos deliciosos preparados com frutos do mar, o típico ceviche, risotos... com o detalhe de que não é restaurante para turista. O que significa porções generosas e preços muito razoáveis (ceviche para dois, S19). Chegue cedo porque lota na hora do almoço.

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E já que eu falei tanto do Lacomar...

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É um shopping a céu aberto com uma boa praça de alimentação, onde você pode tomar seu desayuno, almoçar ou jantar, tomar uma cusqueña, trocar seu dinheiro, passear e olhar vitrines. Saindo do Lacomar e seguindo para a direita há o calçadão com pista para caminhada, pista de parapente e o belíssimo Parque do Amor com poesias escritas em mosaico.

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Se pretende comprar roupas baratas, esqueça o Polvos Azules e vá direto ao GAMARRA, uma espécie de 25 de Março barra pesada (vá em grupo e atenção na carteira), vale o gasto com táxi até lá para comprar camisetas "lacoste". pergunte no hotel como chegar lá, todo o mundo conhece.

Em Miraflores você também encotrará várias lojas Bata, com calçados de couro a preços muito interessantes, basta caminhar um pouco pelas redondezas na direção da catedral de do parque.

Ah, sem esquecer do INDIAN MARKET, logo depois da catedral e do óvalo (rotatória). Vários armazéns voltados para os turistas, com lojinhas vendendo artesanato, prata, lã, camisetas. Não se iluda, nada extremamente barato e lembre sempre da regra: FAÇA CARA DE DESINTERESSADO E PECHINCHE.

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Uma dica importantíssima: antes de sair gastando um monte de dinheiro com ingressos para todos os museus que te aparecerem pela frente vá ao MUSEU DO OURO E DAS ARMAS em Lima!

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Na parte superior há uma impressionante coleção de armas e objetos bélicos de todas as eras, de todas as partes do mundo. A coleção é tao vasta que se pode sair, tomar um suco na lanchonete do museu e voltar para ver mais.

As armaduras samurai são lindíssimas.

Depois disso, descemos uma escada e entramos no Museu do Ouro, que é considerado mais rico que o Museu do Cairo. Este museu fica fora do circuito comercial, é preciso gastar com táxi e o ingresso é S30 mas vale cada centavo.

Depois de ver as múmias, as cerâmicas, as peças em ouro e prata... esqueça os museus comuns e gaste seu dinheiro com outra coisa.

 

Museu de Ouro do Peru e Armas do Mundo

Av. Alonso de Molina 1100, Monterrico Surco

Telefone : 3451271

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Muito bom.

Parabéns pela trip e pelo ótimo relato.

Estou no aguardo do restante... Vou passar pelo Peru em Outubro, vindo do Chile e Bolivia e suas Informações são muito importantes.

 

Duas duvidas:

 

1 - Por qual empresa aerea vcs foram e qual o valor pago?

2- Vc mensionou "US100 a mais pela Lan pra ir as 17h pra Cuzco", porém não ficou claro pra mim por qual empresa vcs foram e qt custou?

 

Abraços

 

Léo

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bem lembrado!

Eu postei tantas respostaS sobre este assunto em outros tópicos que acabei esquecendo de postar aqui.

Dãã...

Já corrigi a lacuna no item 2.

Detalhes sobre o trecho Lima/Cusco/Puno serão postados nos proximos dias.

E boa viagem!

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Além da sinfonia de buzinhas em Lima outra coisa deixa o turista perplexo: os ônibus no Peru.

Não há padronização de empresa, cor, modelo, roteiro...

É um grande e colorido ôba-ôba com os veículos enfeitados e batizados.

Eu andei no "El terrible", no "Amor de Mi Vida" e até em um xará meu.

Com direito a música, pregação evangélica, recital de poesia...

Acredite, os ônibus no Peru são eventos culturais.

 

Passagens a S1, S1,20, S1,50 depende do trajeto

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E você descobre exatamente quanto depois que embarcou...

  • Colaboradores
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No sábado 28 às 5 da manhã embarcamos para Cusco. E de cara recebemos uma ótima surpresa: upgrade para a primeira classe, u-hu!

Quando você compra as passagens antecipadamente e há enorme procura para a classe econômica e nenhuma para a primeira classe/executiva os primeiros da classe econômica podem ganhar um upgrade e liberar espaço na econômica.

Assim, tomamos desayuno no avião com guardanapos de linho e comissária exclusiva. Grandes auspícios...

 

Desembarcando, VÁ AO BALCÃO DA IPERU E PEGUE UM MAPA DE CUSCO (na Av El Sol também tem uma Iperu, um pouco antes do Museu Korikancha). No aeroporto um enxame de guias te espera e de novo a recomendação: RESPIRE FUNDO E FAÇA CARA DE DESINTERESSADO. Tentarão te vender pacotes e hospedagem, demonstrando por A+B que é impossível fazer mais barato. depois, hotel e tour.. relaxe, faça orçamento com vários, pegue os cartões dos hotéis com o preço que você deseja pagar (ajuda na hora de negociar). Então, os guias te oferecerão transporte para ver o hotel "sem custo". E se você não ficar com o pacote pedirão que pague o transporte...saiba que isso te espera e não estresse, o táxi ou van aeroporto/centro não pode sair mais do que S10.

Na baixa estação é perfeitamente possível pagar USD10 por um quarto limpo, desayuno continental, e banheiro e agua quente. E de novo a recomendação: na hora de negociar, todo o mundo tem agua quente. mas é fundamental edir para ver o quarto (construções antigas e úmidas acabam com a vida de quem tem rinite) e abrir a torneira do chuveiro para deixar a agua quente chegar. Se em 5 minutos não tiver agua quente correndo, peça para ver outro quarto ou vá para outro lugar, nada pior do que chegar cansado e não ter agua quente para lavar o corpo. Passamos por isso em nosso primeiro dia em Cusco no Hostal Killa Wasi, Av. El Sol 781, e desde então ninguém me engana: eu faço cara de salame e abro a torneira do chuveiro! mas isso aconteceu apenas em nosso quarto. Nos quartos de Cid e Carlos havia àgua quente e cheiro de cigarro.. O desayuno deles era bem gostosinho e havia internet a carvão na recepção e o hotel fica a poucas quadras do Museu Korikancha, IPeru e Plaza de Armas. USD10 em baixa temporada.

http://www.cuscoperuhotels.com/english/hotel_killawasi/

 

Ah... e pergunte sempre se tem agua 24 horas por dia...

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Também passamos pela falta dágua neste aqui, o Killa House,a poucas quadras da Plaza de Armas, um hotel otimo, mas depois das sete, nada de banho (deve ser alguma maldição inca envolvendo a palavra Killa).

Mas o quarto era tão limpinho e sem cheiro de mofo quem a gente se programava para tomar banho cedo e pronto. USD10 por pessoa, desayuno continental à parte por S6. A Cid gostou do desayuno deles. Daumar, eu e o Carlos preferimos as medialunas e panquecas com café coado do Mc em Cusco (bem mais barato que em Lima!).

De qualquer forma os dois são bem centrais e dá para fazer de tudo a pé. Até ir a estação de trem comprar passagem para Aguas Calientes, a estação fica depois da igreja de São Francisco, se você gostar de andar, e de quebra passa por um dos portões da cidade (ou S5 de táxi).

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  • 2 semanas depois...

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