Membros alexgageiro Postado Outubro 15, 2014 Membros Postado Outubro 15, 2014 Eu não rodei de carro não. Fiz só Istambul desta vez (6 dias - mas eu já conhecia a cidade e faltavam poucos locais a ver) e da outra Istambul e Capadócia. E eu gosto de ter dias livres nas cidades para decidir o que vou fazer. Citar
Membros emargotto Postado Outubro 15, 2014 Membros Postado Outubro 15, 2014 Estou um pouco preocupado com o clima de instabilidade política e social do sul do país: fronteira com a Síria, tomada da cidade de Kobane dos curdos pelo Estado Islâmico. Acompanho novidades diariamente, até fiz um post mais longo sobre isso no perguntas e respostas de Istambul. Queria saber se quem foi lá recentemente (para a Turquia, não pra região de conflito, obviamente) -- nos últimos 15 dias --, se achou algo estranho, algum toque de recolher, alerta de possível atentado etc. Citar
Colaboradores ricfs Postado Outubro 15, 2014 Colaboradores Postado Outubro 15, 2014 Estou um pouco preocupado com o clima de instabilidade política e social do sul do país: fronteira com a Síria, tomada da cidade de Kobane dos curdos pelo Estado Islâmico. Acompanho novidades diariamente, até fiz um post mais longo sobre isso no perguntas e respostas de Istambul. Queria saber se quem foi lá recentemente (para a Turquia, não pra região de conflito, obviamente) -- nos últimos 15 dias --, se achou algo estranho, algum toque de recolher, alerta de possível atentado etc. Olá emargotto Também estou com a mesma preocupação, mas tenho um amigo Turco que mora em Istambul, fiz essa pegunta para ele, segue a resposta abaixo, em Inglês: "Hello mate, yes there is something going on, related to Syria and ISID issue. Protests are mainly located in south-east Turkey though. I heard some protests in Istanbul too but I haven't saw any. Istanbul and Ankara seems totally fine to me and I don't expect anything bad. However, it is hard to foreseen November." Eu vou assim mesmo, acho que nestas situações, é só tomar cuidado com aglomerações de pessoas e protestos, caso se depare com algo do gênero siga no sentido contrário e evite. Quando fui para o Peru, estavam ocorrendo vários protestos, exército na rua, mas no fim deu tudo certo, mas aparentemente não vamos encontrar nada parecido pelo nosso itinerário pela Turquia. Fechei o meu Itinerário, já vou postá-los aqui. Citar
Colaboradores ricfs Postado Outubro 15, 2014 Colaboradores Postado Outubro 15, 2014 Olá Ricfs, Cortei um pedaço do seu post para não ficar grande demais. Também estou indo -- eu e esposa -- para a Turquia dia 01/11, vou passar 17 dias e meu roteiro é parecido: Istambul (3 noites) - Ancara (1 noite) - Capadócia (Goreme - 4 noites) - Pamukkale (2 noites) - Selçuk/Bergama (1 noite) - Çanakkale (1 noite) - retornar a Istambul via Darnanelos (mais 3 noites). Estudei bastante o roteiro. Fiquei na dúvida se não eram dias demais em Istambul. Mas preferi um pouco mais de slow travel tentando não ficar apenas 1 noite numa cidade. No final, vou acabar ficando 1 noite em Bergama e 1 noite em Çanakkale. É ruim esse packing toda manhã, mas é aquela linha tênue entre avidez por conhecer mais lugares vs. conforto. Vou fazer esse roteiro de carro (casal sozinho, portanto). Çanakkale não tem grandes atrações. Eu vou dormir lá pra ver se visito ou não Tróia a depender do cansaço. Mas dizem que é uma cidade universitária bem animada. E o ponto parar atravessar a balsa no estreito de Dardanelos e retornar para Istambul "por cima". Também não quis ficar em praia (Izmir, Brodrum etc.) porque estou achando que, nessa data (novembro), a temperatura deve cair um pouco. Tudo bem que o mar Egeu é demais (cor maravilhosa), mas moro a poucos km de Barra Grande, Itacaré e Morro de São Paulo. Preferi priorizar história e ruínas mesmo! Queria saber como será seu deslocamento? Olá emargotto, desde aquele post, acabei mexendo bastante no meu roteiro, e acredito que agora, encontrei um roteiro bacana, não vou conseguir conhecer tudo, mas vou cobrir os lugares mais importantes mesmo para essa minha primeira viagem a Turquia, eu resolvi diminuir meu dias na Turquia e aproveitar para conhecer outros países próximos também, como Grécia e Itália e talvez dar um pulo em Paris e Londres. Como você disse, realmente de avião e de ônibus se perde praticamente 1 dia com deslocamento e com isso 7 dias subiram para 10, 11 dias estou vendo se consigo arrumar isso fazendo algumas simulações de vôos no site da Turkish. Também estou colocando 3 noites em Istambul, acho que é um tempo razoável, mas claro, não o ideal, também prefiro um slow travel, mas como estou definindo tudo meio que de última hora, algumas coisas serão meio corridas mesmo, na próxima me planejo com antecedência para evitar isso. Também descartei as praias, apesar de curtir bastante, meu lado história e ruínas fala mais alto quando vou para países assim, Thursday 06/11/2014 Departure São Paulo: Friday 07/11/2014 Day 1: Istambul Saturday 08/11/2014 Day 2: Istambul Sunday 09/11/2014 Day 3: Istambul Monday 10/11/2014 Day 4: Istambul - Flight to Goreme Tuesday 11/11/2014 Day 5: Goreme Wednesday 12/11/2014 Day 6: Goreme Thursday 13/11/2014 Day 7: Goreme - Flight to Selçuk Friday 14/11/2014 Day 8: Pamukkale Pools and Hierápolis Ruins Saturday 15/11/2014 Day 9: Ephesus Tour Sunday 16/11/2014 Day 10: Flight to Athens E depois disso o plano é fazer Atenas, Roma, Paris, Londres e talvez Praga ficando uma média de 3 dias em cada cidade, mas essa parte estou fechando, talvez eu reduza um pouco este roteiro, pois também não quero ficar correndo igual um doido de cidade em cidade. Se os nossos roteiros se cruzarem em algum ponto, me fala, que tentamos nos encontrar lá. Citar
Membros alexgageiro Postado Outubro 16, 2014 Membros Postado Outubro 16, 2014 Estive em Istambul em setembro e estava tudo normal .... Citar
Colaboradores ricfs Postado Outubro 18, 2014 Colaboradores Postado Outubro 18, 2014 Olá Pessoal, Quanto a grana, como vocês fazem na Turquia/Europa, levam euros aqui do Brasil? Compram lá? Usam cartão de crédito? Valeu !!! Citar
Membros alexgageiro Postado Outubro 20, 2014 Membros Postado Outubro 20, 2014 Leva Euros .. Em setembro estava 1 EUR = 2,85 LT Eu levo sempre tudo em $$, pois evita pagar os 6,38% do cartão de crédito e agora tb no Cartão travel money, além de pagar no saque. Os hotéis na Turquia e os Tours ( caso faça algum ) são pagos em Euros, mas na rua (entrada nos pontos turísticos, comida , etc .) paga-se em Liras Turcas. Citar
Colaboradores ricfs Postado Outubro 20, 2014 Colaboradores Postado Outubro 20, 2014 Olá alexgageiro e AdrianoLB Obrigado pela resposta, Realmente esse é um complicado, quando fui para a ásia usei bastante o VTM e sacava na moeda local, acaba perdendo um pouco nos 3%. No Peru usei um pouco de tudo, levei um pouco de dólares (400,00 USD) e troquei, saquei com cartão de débito e paguei com crédito. Só não gosto muito de andar com uma quantia grande em dinheiro, tem questão de roubo ou perda, mas nunca tive nenhum deste problemas nas minhas viagens. Mas acho que não tem muito jeito, sempre vamos perder alguma grana nessas conversões, o jeito é tentar diminuir estas perdas, mas com é minha primeira incursão pela Europa, vou variar um pouco de tudo. Já comprei minhas passagens, e defini o meu roteiro em Turquia 10 dias, Grécia (Atenas) 3 dias e Roma e arredores 5 dias. Obrigado pela ajuda. Citar
Membros alexgageiro Postado Outubro 21, 2014 Membros Postado Outubro 21, 2014 Esse é o problema de vocês ... andar com dinheiro em carteira, bolso, etc ....Existem várias formas de esconder o dinheiro e ninguém vai fazer você ficar pelado para roubar, caso escondam na cueca ... Hoje em dia vendem vários esconderijos para guardar o $$ no corpo, desde as antigas bolsinhas para colocar na cintura por dentro da roupa, até meias específicas que se colocam o $$ no pé ..., já vi para perna, coxa, panturrilha, cintura, costas, cuecas adaptadas para isso , etc ... e pelo que percebi é super prático e simples e aí você anda no bolso somente o que vai gastar no dia, e se precisar de algo mais, vai num banheiro reservado e pega... Eu nunca viajo com carteira ... Enfim vai de cada um ... boa sorte Citar
Membros alexgageiro Postado Outubro 22, 2014 Membros Postado Outubro 22, 2014 Verdade Adriano, a diferença é bem pouca, neste caso, mas depende do orçamento que cada um vai. Vai de cada um mesmo. Eu nunca tive experiência em hostel, então não sei como é. De qualquer forma, o importante é cada um estar viajando tranquilo e feliz. Uns se incomodam com isso outros com aquilo. Se viaja sozinho ou com amigos ( neste caso mais difícil a abordagem de ladrões ). Tudo deve ser levado em conta. Abraços Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.