Membros de Honra gvogetta Postado Julho 27, 2011 Membros de Honra Postado Julho 27, 2011 Olá George! Uma dica interessante para não ficar escorregando do isolante, especialmente aqueles aluminizados, é colocá-los por baixo do piso da barraca, assim evita-se em boa parte que seu saco de dormir deslize como ocorre quando apoiado diretamente sobre ele e o efeito de isolamento é o mesmo. O único detalhe é que numa eventual chuva poderá molhá-lo/sujá-lo, mas como geralmente se transporte ele fora da mochila, não vejo muito problema. Abraço, Citar
Membros de Honra edver carraro Postado Julho 27, 2011 Membros de Honra Postado Julho 27, 2011 [align=justify]Gustavo, Exatamente isso. O R-Value é uma medida de resistência térmica utilizada na indústria da construção civil. Em condições uniformes é a razão entre a diferença de temperatura de um material isolante qualquer e o fluxo de calor que passa por esse material. Esse valor pode ser expresso como a espessura do material dividida pela condutividade térmica desse material. Essa medida é adotada pela Therm-a-Rest e várias outras fabricantes como Big Agnes, Pacific Outdoor, Exped, Gossamer Gear, em seus isolantes. Quanto maior o R-Value, maior o isolamento oferecido. Em temperatura de 0ºC, o seu corpo necessita de um R-Value mínimo igual a 5 para você não perder calor. O material e a construção empregados, influenciam diretamente no desempenho do equipamento. A exemplo, o NeoAir (Regular - 410g) tem o R-Value de 2.5 com 6.3cm de espessura e, se fosse utilizado em condições de temperatura baixa, você precisaria de outro material em conjunto, para compensar a diferença do valor R. O modelo Ether Thermo 6 da Pacific Outdoor (Regular - 600g) tem o R-Value de 6.8 com a mesma espessura do NeoAir, porém 190g a mais de peso. Quanto ao tamanho do seu inflável, optaria pelo small que tem 120cm e pesa apenas 260g. Eu tenho 1,88m e utilizo o small juntamente com a mochila vazia para completar o restante do isolamento para as pernas (macete de montanhismo para economizar com espaço e peso). Independente de tamanho, se for adquirir Therm-a-Rest, não esqueça do kit para reparo. À primeira vista, o isolante pode parecer frágil, mas é um excelente produto. Porém, vale o cuidado e a prevenção! Abraço Edver[/align] Citar
Membros GustavoVP Postado Agosto 1, 2011 Membros Postado Agosto 1, 2011 Obrigado Edver. Muito boa a explicação. Outra dúvida: no site eles dizem que o neoair pode ser guardado dobrado e os auto infláveis não. Quer dizer então que o neoair não é auto inflavel? Eu achava que era. NeoAir™: Your NeoAir mattress can be deflated and rolled tight for storage. We recommend leaving the valve open and storing your mattress in a stuff sack to protect it from dirt and sharp objects. All Self-Inflating Mattresses: Store all self-inflating mattresses dry, unrolled and with valves open. Beware of extreme heat in places like attics and parked cars that can damage your mattress permanently. Under a bed or behind a couch that’s against a wall are good, space-saving options. Citar
Membros de Honra edver carraro Postado Agosto 1, 2011 Membros de Honra Postado Agosto 1, 2011 [align=justify]Gustavo, Exatamente isso. O NeoAir não é auto-inflável. Pequenos triângulos em duas camadas constituem seu núcleo interno. Os isolantes auto-infláveis, são construídos em geral, por um núcleo de espuma de células abertas e uma camada de tecido hermético. Quando você abre a válvula, o núcleo de células abertas expande inflando o colchão lentamente, puxando o ar para dentro. A maioria dos fabricantes recomenda o armazenamento – em longos períodos – do isolante auto-inflável desenrolado e com a válvula aberta. Isso faz com que qualquer vestígio de umidade seja dissipada, além de preservar a integridade da construção e dos materiais utilizados. Se você dobrar e deixar por um certo tempo, aquele local vai sofrer um pequeno estress e vai "viciar" a posição naquela dobra, podendo afetar o desempenho e funcionamento do equipamento. Falando em armazenamento / transporte, o meu NeoAir vai sempre enrolado dentro do cantil Nalgene (quando não está em uso) para ocupar o mínimo possível de espaço. Já um isolante auto-inflável ocupa um espaço maior (a depender do modelo, chega a igualar em volume com o saco de dormir). Veja a comparação entre o NeoAir e o ProLite (auto-inflável) enrolados, ambos da Therm-a-Rest. Abraço Edver[/align] Citar
Membros GustavoVP Postado Agosto 2, 2011 Membros Postado Agosto 2, 2011 Valeu Edver! Acabei optando pelo tamanho regular mesmo. E um kit de reparo. Abraço Citar
Membros de Honra gvogetta Postado Agosto 18, 2011 Membros de Honra Postado Agosto 18, 2011 Fala Edver! Cara, verdadeira aula sobre o assunto isolantes e especificações! Como estou vendo que conhece bem estes equipos terias algum modelo com boa relação custo benefício para indicar a compra no exterior? Já vi alguns modelos aqui no Brasil (importados) e inclusive simpatizei com o NeoAir (que no entanto acho exce$$ivamente caro). Sei que nos EUA e Europa devem existir vários fabricantes e modelos (já vi alguns na internet) mas sempre fica a dúvida sobre a relação qualidade do material, leveza e capacidade de isolamento. Atualmente estou usando um isolante inflável da Quechua A200 Light. Não tenho do que reclamar dele no quesito volume e conforto térmico, mas acho ele meio pesado (cerca de 700g) e como tenho um amigo indo para os EUA em setembro penso em pedir algum equipo de lá, por isso gostaria da indicação para poder avaliar. Abraço e obrigado! Citar
Membros de Honra edver carraro Postado Agosto 19, 2011 Membros de Honra Postado Agosto 19, 2011 [align=justify]Getulio, O assunto é muito mais complexo do que nossa vã filosofia pode compreender, mas com uma base técnica mínima, conseguimos melhores decisões na escolha de um equipamento. Você mesmo já notou a dificuldade que os fabricantes tem em aliar leveza ao conforto e capacidade de isolamento, com baixo custo-benefício. Aos poucos, essa mentalidade vai se transformando e a tecnologia que temos hoje disponível no mercado, somada ao seu avanço diário, está trazendo modificações significativas na gama de itens do mundo outdoor. Um ponto importante que você deve analisar é o tipo de isolante que procura: auto-inflável ou inflável (o seu da Quechua é auto-inflável). Particularmente, não gosto dos isolantes auto-infláveis pois além de volumosos, são pesados. Em contrapartida, eles são muito mais confiáveis se comparados aos infláveis, pois a probabilidade de furar numa trilha é muito menor, devido ao tipo de material e processo de fabricação empregados. Para o Brasil, um isolante com R-Value abaixo de 3.0 atende muito bem. Deixando o NeoAir fora da lista, eu seguiria a ordem abaixo, dando preferência ao Peak Elite AC da Pacific Outdoor por ser o mais leve de todos. O preço dos modelos varia de USD40 a USD150 e, com excessão do último (4 estações), todos são 3 estações. Pacific Outdoor Peak Elite AC Pacific Outdoor Adventurer AC Big Agnes - AirCore Big Agnes - Insulated AirCore Big Agnes - DualCore Quanto ao tamanho, pegaria 2/3 ou Small (120cm) pois além de ser leve, tem menor área de contato com o solo, minimizando a ocorrência de furos. Para as pernas, use a mochila e não esqueça de adquirir o kit de reparo (alguns fabricantes enviam no conjunto). Quando utilizo meu NeoAir, coloco por baixo um isolante em EVA de 6mm com face aluminizada que deixei no mesmo tamanho do inflável (ocupa pouquíssimo espaço na mochila). Talvez seja excesso de zelo, mas assim evito algum imprevisto com o NeoAir e aumento / compenso a capacidade de isolamento do conjunto, com um peso mínimo. Abraço Edy[/align] Citar
Membros de Honra gvogetta Postado Agosto 19, 2011 Membros de Honra Postado Agosto 19, 2011 Bacana Edver! Agradeço muito as dicas. Realmente existem muitos modelos e uma profusão de informações bastante grande em relação aos isolantes dos tipos inflável e auto-inflável. Os preços também oscilam muito, aí na hora de escolher é complicado, especialmente à distância, sem ver o material "ao vivo"... A idéia é mesmo aliar leveza, resistência e boa capacidade de isolamento. Num primeiro momento havia me decidido pelo NeoAir, mas depois, vendo alguns outros modelos com preços bem inferiores e também de bons fabricantes comecei a me questionar e a prestar mais atenção ao assunto. Como você falou, os auto-infláveis são mais pesados mas a maioria dos modelos que vi têm um R-Value maior do que os infláveis. Creio que isso se deva ao material interno. É isso? Quanto ao isolante em EVA por baixo, também já havia tido essa idéia, só que no meu caso uso um isolante tipo manta de polietileno (isolamento de telhado) com dupla face de alumínio mas espessura 3mm, que se dobra facilmente e vai enrolado junto com o Quechua A200 Light na mochila, só para proteger um pouco mais o "colchonete" mesmo. Aliás em termos de isolamento o A200 Light é muito bom (apesar da Decathlon não divulgar o R-Value dele na sua ficha técnica), dobrado no meio e enrolado fica bem compacto (uso fitas de compressão nele), só o peso de mais de 700 g dele que me incomoda um pouco. Se contar o preço (paguei nele R$ 99,00 em oferta aqui em Curitiba, em dez/2010), acho que é uma boa opção. Já a sua idéia de usar a mochila nas pernas para "isolá-las" do frio é válida, só que para mim atualmente não daria muito certo, ao menos usando a minha barraca Minipack, pois com o espaço interno reduzido as tralhas têm que ficar dentro da mochila e a mochila do lado de fora da barraca (protegida - claro). Não gosto de dormir espremido, até porque me mexo muito à noite. Vou dar uma olhada nos modelos recomendados e ver o que faço. Abraço, Citar
Membros de Honra Otávio Luiz Postado Agosto 19, 2011 Membros de Honra Postado Agosto 19, 2011 ................................................Já a sua idéia de usar a mochila nas pernas para "isolá-las" do frio é válida, só que para mim atualmente não daria muito certo, ao menos usando a minha barraca Minipack, pois com o espaço interno reduzido as tralhas têm que ficar dentro da mochila e a mochila do lado de fora da barraca (protegida - claro). Não gosto de dormir espremido, até porque me mexo muito à noite............................ Também tenho uma barraca solo (Hubba) e já dormi com as pernas dentro da mochila, pra esquentar numa noite fria do Araçatuba. Sempre ponho a mochila embaixo das pernas, vazia, ou apenas com roupa dentro, e o isolante (inflável, um Nexxt) por cima. Dou uma "amassada" na mochila pra ficar certinho, e lá no Quiriri me ajudou a não escorregar pro pé, devido ao local inclinado aonde armei a tenda. O rango, lanterna e traquitanas deixo espalhado pelos quatro cantos da barraca, e o fogareiro, botas, roupa molhada; no avancê. Acho tranquilo, e a mochila me salvou no Araça... Arrumação dentro da tenda, na hora do rango. Citar
Membros de Honra gvogetta Postado Agosto 24, 2011 Membros de Honra Postado Agosto 24, 2011 Olá Otávio! Então, a tua Hubba ainda tem um avancê relativamente bom para uma solo, já a Minipack fica devendo um pouco neste quesito, o que torna mais complicada ainda a utilização do espaço interno... De qualquer forma a dica é sempre válida pois nunca sabemos quando iremos precisar. Abraço, Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.