Colaboradores Vgn Vagner Postado Janeiro 29, 2014 Colaboradores Postado Janeiro 29, 2014 (editado) Intro Essa foi a terceira vez que fui ao Rio de Janeiro, as duas vezes anteriores fiquei em casa de parentes que moram na Lapa, pois era somente eu e minha esposa. Na primeira vez foram 7 dias pra conhecer os principais pontos turísticos da cidade. Na segunda vez o passeio foi mais direcionado às praias. Cheguei a cogitar uma subida à Pedra da Gávea, mas devido a insônia, ansiedade e o medo da tão famosa e temida "CARRASQUEIRA", eu acabei por abortar essa missão e partir pra trilha do Morro da Urca, que oferece um passeio agradável numa trilha bastante íngreme, porém curta. E assim ficou pendente a trilha da Gávea, eu parti, mas com aquele gostinho de desafio a ser vencido. A programação A programação já havia sendo feita com uns três meses de antecedência, pra conseguir vagas em Hostel/Albergue, horários das passagens, ingressos, e encima disso planejar o roteiro. Sabado - Pedra da Gávea - Cristo Redentor Domingo (praias) - Barra da Tijuca - Copacabana - Pedra do Arpoador (pôr do sol) Saímos de São Paulo na sexta feira, 24 às 22:30h, pouco depois de um temporal que alagou bairros e linhas de trens a ponto de não trafegar por horas. Daí já vem aquele pensamento: putz, o pessoal vai chegar atrasado, vamos perder o busão, coisa e tal. Mas tudo fluiu com deveria e chegamos no Rio na manhã seuinte, às 05:20h. Partimos para o Hostel Tupiniquim, localizado no bairro de Botafogo (boa localização), à 5 min. do metrô. No alvoroço e naquela pressa de ir logo pra fazer o dia render, acabei esquecendo de perguntar na recepção qual ônibus nos levaria ao destino desejao. Só tomamos um banho e partimos de táxi pra Gávea (nunca faça I$$O rsrsrs). A trilha Com o topo todo em granito, o ponto mais alto do cume sobe 842 metros acima do nível do mar, e é o maior bloco de pedra a beira mar do planeta. Tendo um dos mirantes mais incríveis da cidade. extensão da trilha: 1.670 metros navegação: AUTOGUIADA tempo de caminhada: 2 a 4 HORAS grau de dificuldade: DIFÍCIL escalada: 30 METROS DE PENHASCO Sim, eu tinha idéia da dificuldade dela, e fui até aconselhado por pessoas que já foram lá... > Vagner, muda esse roteiro por que o" negócio é punk", ainda mais que você está indo só com pessoas inexperientes. A CARRASQUEIRA então? Aff, vocês vão amarelar. E como sou do tipo, teimoso feito mula, decidi encarar o desafio por mais que me causasse medo. Durante todo o percurso eu ia pensando na CARRASQUEIRA, eram vários grupos subindo e várias pessoas descendo e comentando da maldita. Isso fazia com que a tensão aumentasse. Não há 10 metros de terreno plano pra aliviar, é subida do início ao fim com alguns pontos de escalaminhada e dois pontos d'água. Logo que avistamos a Cabeça do Imperador, na sequência enfrentariamos o GIGANTESCO E ABOMINÁVEL BICHO DE SETE CABEÇAS. Não é tudo isso que falam não, basta pensar bem onde vai encaixar as mãos e os pés, se concentrar e seguir com calma. Vale reforçar que se trata de um cuidado vital, pois se cair dali, meu amigo, é só por um milagre continuar vivo. . Com o maior obstáculo vencido, mais 15 minutos de caminhada já chegamos ao topo/mirante da Pedra. A vista que se tem é realmente incrível. Ao extremo da esquerda, desenhando o horizonte se vê a Serra das Araras, mais próximo a floresta da Tijuca seguindo na direção oposta > Pedra Bonita (onde saltam de Asa delta), o Cristo, a Lagoa Rodrigo de Freitas, o Pão de Açúcar e bem mais perto de nós o Morro Dois Irmãos, Rocinha e toda a extensão da Praia de São Conrado. Já pro lado direito se vê o Elevado do Joá a beira mar, toda a Praia e bairro da Barra da Tijuca no sentido do Recreio dos Bandeirantes. Todo esse conjunto em vista faz valer o esforço na subida. . Foram gastas 2hrs pra descer, contando com os 40 minutos que perdemos esperando o trânsito de pessoas que queriam subir de rapel e descer na escalada, todos numa única via. Pense na confusão e perigo que isso gerou para algumas pessoas (até discussão rolou). Até então essa viagem já teria valido a pena, pois eu estava indo praticamente só por causa dessa trilha. Pegamos um táxi até o Hostel (nunca façam I$$O), depois foi banho, almoço e partimos para o Corcovado, 15 min. de ônibus. Estava quase vazia a estação de embarque. Subimos às 17:40h e ficamos até o sol se pôr, retornando após às 21h, destruídos trocentas vezes pelo cansaço do dia. Teve gente que nem banho tomou antes de dormir, Éca kkkkk. No dia seguinte, depois de uma noite muito bem dormida, tomamos um bom banho, café da manhã oferecido pelo Hostel e partimos de ônibus pra Barra da Tijuca, limpa, linda e maravilhosa essa praia, lembra as praias de Cancun e Caribe com seus tons de azul e verde. Da Barra fomos ao Leblon, curtimos um pouco a praia de Copacabana e fomos ao Hostel tomar outro banho e recolher nossas mochilas, pois já era quase hora e finalizar a viagem. Pegamos o Metrô na estação Botafogo e descemos no final > Estação General Osorio- Ipanema. Andamos até a avenida da praia e o sol já estava quase na linha horizontal, não deu pra subirmos na pedra do Arpoador antes de ver ele se pôr, mas valeu a pena. Ainda assim, subimos pra tirar algumas fotos do crepúsculo. Anoiteceu, e às 20:30h na Av. NossaSenhora de Copacabana pegamos o ônibus 126-Rodoviária pra seguir no sentido de Sampa. Graças a Deus, correu tudo como o planejado. Abaixo segue algumas dicas e opiniões sobre os passeios no Rio (ao meu ver). IMPORTANTE: nunca deixe de usar protetor solar, pois no verão de lá pra pegar uma insolação não é nada difícil. NÃO ESTRAGUE SUA VIAGEM. Site do Hostel: http://www.tupiniquimhostel.com.br Compra de ingressos (Cristo): http://www.ingressocomdesconto.com.br passagem rodoviária SP/RJ : Aviação 1001- saindo do Term. Rodoviário Tiete Dicas: - pra quem quer badalação, procure o bairro da Lapa, rua Men de Sá no centro. De ponta a ponta tem barzinhos que fecham a rua por causa de tanto movimento. Lá também estão Os Arcos da Lapa; - as praias mais bonitas: Barra da Tijuca, Ipanema/ Leblon. Copacabana só tem fama, não é uma praia bonita e vive lotada. O aterro do Flamengo também não é tão atrativo, a não ser pelo visual que se tem do Pão de Açúcar. A praia Vermelha (Urca), é linda para fotos, dá pra se banhar, porém tomar cuidado é primordial > Areia fofa, afunda fácil; - trajetos longos podem ser feitos de metrô ou ônibus (tem pra todos os pontos da cidade), sai mais barato; - ao pegar um táxi, pergunte ao taxista se ele vai seguir o taxímetro ou a tabela. Bandeira 2 > das 21h às 06h. A partir desse horário é Bandeira 1; - pra quem estiver próximo ao centro, no terminal de ônibus ao lado da Central do Brasil tem transporte para todos os pontos: Cristo, Gávea, Pão de Açúcar e todas as praias; - Pedra Bonita (vôo de asa delta) tem acesso pela Estrada das Canoas; - Pedra da Gávea tem acesso pela Estrada do Sorimã ; - no Réveillon as ruas e avenidas nas proximidades de Copacabana são interditadas para tráfego de carro e ônibus. A melhor maneira de se chegar lá é de metrô, e com a compra do bilhete antecipada; *espero que essas infos sejam de bom proveito. Abraços. Editado Maio 3, 2014 por Visitante Citar
Colaboradores klebaum Postado Março 11, 2014 Colaboradores Postado Março 11, 2014 Relato bacana, obrigado pelas dicas!! Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.