Membros de Honra Jorge Soto Postado Junho 4, 2009 Membros de Honra Compartilhar Postado Junho 4, 2009 Valeu Marcos! O paso é o trecho mais difícil. Sem visualizar a trilha e sozinho, então... Abs, peter Relaxa, Peter..isso é pura lenda.. O Paso Gardner nao é nada mais q um selado de ligacao (dos Cerros Blanco e Amistad) q leva ao Glaciar Grey tal qual como qq regiao serrana daqui. A diferença é q pelo fato de ser a regiao + alta do circuito, nao raramente la vive nevando (qdo fui tava tempestade mesmo!).. Mas mesmo assim nao tem erro e o sentido é óbvio, afinal qdo vc chega ao pé desse selado com trilha cascalhada nao tem outra direcao a nao ser subi-lo, pq de ambos lados tem penhascos ou paredoes! Com neve ou nao basta subir ao pto + alto e pronto, nao tem segredo! Dali vc ja tem uma visao do Glaciar Grey e basta ir em seu encontro, derivando um pouco pro bosque de lengas ao lado, onde vc reencontra a picada (enorme e cheia de marcacoes) descendo aos refugios sgtes. Em tempo, sou chileno, conheco de cabo a rabo td a patagonia (chilena e argentina) e te garanto q o Circuitao do Paine é tao baba qto a Trav. do Vale do Pati, na Chap Diamantina. É td bem sinalizado e sempre tem gente circulando por la. As picadas sao obvias e visiveis. Só se perde lá quem usa bengala e cão guia. Qdo estive la (faz muuito tempo, num verao) fiz essa bagaça em 9 dias sussas, com ataques as Torres e Vale Frances numa boa. O q pega realmente é o peso da mochila pq vc deve se abastecer pra tds os dias necessarios da pernada, pq os precos dos mantimentos nos refugios sao proibitivos! Mas se vc for esperto, nos acampamentos cole junto das enormes barracas de agencias gringas pq geralmente sempre sobra rango deles, e eles ou jogam fora ou dao pros guarda-parques. Faca como eu e na cara dura pegue essas sobras, assim mantem seu estoque de rango duradouro na sua mochila..hehehe..e nao passa fome.. Qto a roupa e saco de dormir, nao ha necessidade de nada de ponta ou abaixo de zero graus. Vá com o basico, ate pq na Serra Fina passei bem mais frio do q lá. Se puder, fique mais tempo dando rolês em El Chalten, regiao q acho muito mais bacana q TDP e mto mais barata. Longe de ser turistada é mto mais selvagem q o parque chileno e nao raramente vc cruza com pumas lá. faca o Circuitao q engloba o Cerro Torre e o Fitzroy, o do Lago Eletrico e das Laguna Mde e Hija. E se quiser algo mais casca grossa, faca a Travessia dos Gelos Continentais.. q é algo realemtne surreal digno de pernadas no Artico. Isso pq nao mencionei os roteiros (turisticos ou nao) no Pq Nacional Los Glaciares e os menos conhecidos la de Ushuaia.. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra marcosplf Postado Junho 4, 2009 Autor Membros de Honra Compartilhar Postado Junho 4, 2009 Caraca Marcão, vou ter que focar mais nesse trip ai!!! Já estava afim de fazer TdP, agora "correr o risco" de conhecer Chalten.... Danilão no segundo semestre a gente começa a desenhar essa empreitada.! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra marcosplf Postado Junho 4, 2009 Autor Membros de Honra Compartilhar Postado Junho 4, 2009 Concordo com vc Jorge, torres del paine é mto simples, um trekking fácil, hj as trilhas parecem avenidas. O que me intimidou foi o fato de nunca ter visto neve caindo e a minha pouca experiencia em trekking. Como estava na baixa temporada não tinha ninguem que se arriscou a fazer a travessia do Los Perros pelo J. Gardner, então achei melhor dar a meia volta, pois nevava ainda e os meus amigos que fiz na trilha não quiseram arriscar. O peso realmente atrapalha, e eu não tive essa ajuda dos gringos e comidas de sobra, pois teve dias que era eu e meus 4 amigos (gringos que conheci lá) nos acampamentos. Chalten hj ja esta quase como torres del paine, ano passado no mes de outubro já estava cheio e achei caro tbm, mas eu não fui preparado pra trekking, apenas atacava as trilhas durante o dia direto do rancho grande. e lá tbm é cara a comida. Tbm não é nenhuma trilha casca grossa. O Pico paraná por exemplo é mto mais dificil que qualquer um desses. Aliás Jorge, vc estava na pé na trilha nesse sabado (30.05)? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra Jorge Soto Postado Junho 4, 2009 Membros de Honra Compartilhar Postado Junho 4, 2009 Aliás Jorge, vc estava na pé na trilha nesse sabado (30.05)? pô, tava sim! por volta das 15hrs acho... passei rapidinho apenas pra dar uma zoiada nos precos abusivos de alguns equipos.. ce tava la?? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra marcosplf Postado Junho 4, 2009 Autor Membros de Honra Compartilhar Postado Junho 4, 2009 é eu tava lá nesse horário, fui ajudar uma amiga a escolher uma mochila, vc entrou e pensei "conheço esse cara" ai fiquei pensando quem era. Qdo "descobri" vc ja tinha ido...rs Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Colaboradores Ploc-afta Postado Junho 5, 2009 Colaboradores Compartilhar Postado Junho 5, 2009 Pessoal se me permitem gostaria de tirar uma duvida relaciondas aos ultimos posts de voces. estou pretendendo visitar a Patagonia para fazer trekking talvez agora em novembro ou entao la por fevereiro. Minha intencao era ficar uns 18 dias, usando uns 9 para o circuito completo en TDP e so uns 4 em EL Chalten, porque ainda tem os dias en transporte e voos etc... Mas o principal seria o desafio de fazer o circuito completo. Mas pelo que entendi o desafio nao é tao desafiador assim? Tipo, se TDP for melzinho na chupeta, entao Chalten seria uma opcao melhor? Nunca fiz muitas trilhas longas mas depois da Salkantay no Peru, quero outros desafios. Ainda mais que infelizmente nao terei $ pra voltar tao cedo na Patagonia, entao quero mandar ver nessa viagem fazendo o que tiver de melhor.. Agradeco a opiniao de voces que ja foram.. valeu Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra marcosplf Postado Junho 10, 2009 Autor Membros de Honra Compartilhar Postado Junho 10, 2009 Ploca, Seguinte tdp e chalten são trekkings de dificuldade média, com alguns trechos fáceis. o que deixa TDP "dificil" é o clima, ainda mais para nós que não estamos acostumados ao frio e vento, e o longo trajeto, são 130 km em 8 a 10 dias, com toda a sua comida, roupas, barraca etc.. Para vc ter ideia acho a trilha do Pico Paraná, por exemplo, muito mais dificil que torres del paine e chaltén. Não conheço a Salkantay, mas acredito que deva ser mais dificil por conta da altitude, mas TDP e Chalten são dois lugares fantásticos que vale a pena, são visuais unicos. Dsefinitivamente não é um melzinho na chupeta, exceto para o paulo que fez em 6 dias os 130km kkkkkk abraços Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Colaboradores Ploc-afta Postado Junho 12, 2009 Colaboradores Compartilhar Postado Junho 12, 2009 Entao blz... Quero mesmo um desafio so ainda estou em duvida se faco o circuito completo e deixo poucos dias para Chalten ou faco Chalten e o W somente.. o duvida cruel.... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra marcosplf Postado Junho 12, 2009 Autor Membros de Honra Compartilhar Postado Junho 12, 2009 o W é mais "fácil" em relação ao Completo, pois é dobro de tempo e no completo vc carrega mais de 20 kg nas costas. Chalten creio que em 5 dias vc consiga fazer, sai um onibus da hosteria las torres direto pra el calafate, nesse trajeto vc pode ganhar um bom tempo. Em tempo ano que vem volto pra fazer isso de novo e dessa vez terminar. Abraços Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Colaboradores Iberê Matos Postado Setembro 2, 2009 Colaboradores Compartilhar Postado Setembro 2, 2009 Marcos, parabéns pelo relato com certeza foi muito esclarecedor Tirou grande parte das minhas dúvidas e ainda vai ajudar muitos mochileiros Depois de ler ontem o do trota e hj o seu a vontade só cresce de conhecer as torres a única dúvida que restou, é se tem como conhecer apenas as torres sem o trecking, tipo, chegar ao parque fazer uma trilha e visitar apenas as torres isso porque o principal destino da minha viagem é Machu Picchu, e se sobrar um tempinho ainda pretendo ir ao equador conhecer o Cotopaxi, ou seja, não vou ter tempo de disponibilizar 10 dias para o circuito mas apesar de ser um crime ir ate o parque e não ver tudo, acho q meu roteiro n vai ter esse tempo td a mais então fica ae a pergunta que pode até ser boba e meus parabéns pela incrível história Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.