Ir para conteúdo

[Arquivo: 2006 - 2012] Barracas: Qual comprar?

Posts Recomendados

• Membros de Honra
Postado
1) É melhor ter a barraca, o isolante termico e o saco de dormir sempre que for acampar ou nem sempre irei precisar do isolante ou saco dormir?

O isolante e saco de dormir é pra te esquentar durante o sono. Se o lugar pra que você vai é quente talvez não seja necessário. Isolante e saco de dormir não é colchão, apesar de servir pra aumentar o conforto também. Se quiser aumentar o conforto procure um isolante inflável.

2) Da pra ter uma barraca em termos de Brasil e, possivelmente America do Sul, que sirva para todos os ambientes?

Sim, mas vai custar mais do que R$250,00. Isso pra uma barraca um pouco mais técnica, que aguente ventos mais fortes. Sobre o frio, o que vai te esquentar é o saco de dormir e suas roupas, apesar de que uma barraca 4 estações é mais quente do que uma 3 estações.

3) FAlando em custo x beneficio, em um valor até R$ 250,00, alguem pode indicar alguma marca contendo essas minhas duvidas acima?

Quechua, Trilhas e Rumos, Guepardo, Náutika... não espere muito de uma barraca de até R$250,00... :?

• Respostas 937
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

• Colaboradores
Postado

Otavio, muito obrigado pelas respostas. ajudou muijto.

Agora, uma ultima duvida, uma barraca q vc indicaria. Acha q com uns 500 reais da pra comprar uma das q vc indicou?

• Membros
Postado (editado)

Emmanuel, sobre o isolante e o saco de dormir eu penso que são indispensáveis. O isolante servirá não apenas para o frio, mas também para nivelar as irregularidades do solo (claro que na medida do possível) e o saco de dormir será caso esfrie durante a noite. Estará dormindo numa barraca, em alguns casos, no meio do mato sem a estrutura de um camping, portanto seria bom ter um mínimo para que sua viagem não se estrague pelo básico (claro que tem casos excepcionais em que o sujeito pretende encarar estas situações, mas seria por este propósito :wink: ). Esfriou, use-o, se não, não será isto que transformará a sua bagagem num tormento. Sem contar que poderá usar em qualquer lugar, numa viagem de ônibus, no sofá assistindo tv, de larva numa festa a fantasia, etc., não será uma compra a toa. ::cool:::'>

Sobre os modelos de barracas, acho que outros com mais experiências serão muito mais úteis, mas posso te ajudar a pensar enquanto isso. Se for carregar sozinho nas costas, troque o conforto de barracas espaçosas por menores, mais leves e práticas; se for dividir com alguém em trilhas com ela nas costas, já poderá abusar um pouco mais no modelo, mas não tanto, pense no peso e volume dividido pelo número de pessoas que a usarão; agora se for de carro, seu bolso e o porta-malas são o limite! ::ahhhh::::lol3:: Se preocupe com a resistência dela para a chuva e o vento e na qualidade e garantia do fabricante (como eu já disse em outra postagem, não adianta poder trocar indefinidamente um produto que sempre apresentará problema). O Otávio citou algumas marcas, dentre elas escolherá um modelo para a sua pretensão; e 500 reais serão suficientes para uma boa escolha. ::cool:::'> ::cool:::'> ::cool:::'>

Me avise se eu puder te ajudar com mais alguma coisa.

Abraço!

Editado por Visitante
  • Membros de Honra
Postado

Olá Emmanuel!

Estas marcas que o Otávio lhe indicou são as que têm modelos nesta faixa dos R$ 250,00 - R$ 300,00. Até R$ 500,00 já dá para incluir algumas mais técnicas, como as Azteq e modelos mais técnicos da Trilhas e Rumos e Quechua. Você não indicou se a barraca seria para uso solo ou 2 pessoas, etc... Com mais detalhes poderemos lhe dar indicações mais precisas de modelos.

Abraço!

• Membros
Postado

Saudações amigos.

Me mudei para o Vale do Capão e estou iniciando a compra dos equipamentos para trilha. Estava convicto em comprar a Azteq Nepal 2, quando ouvi o relato de um amigo que faz trilhas pela Chapada a 12 anos que viu um companheiro de grupo muito arrependido com essa barraca aqui pela chapada por causa do calor nela e por não ser autoportante, pois aqui nas pedras da Chapada a maioria dos lugares não tem lugar para fincar, portanto tinha que usar pedras para segurar a barraca. Quanto ao calor, disse que era um casal e que o cara sempre ia dormir bem tarde esperando ela esfriar um pouco e pela manhã levantava logo cedo, mesmo deixando as duas entradas dela abertas.

Qual barraca aconselhariam para esse caso:

- Boa impermeabilização, pois aqui costuma chover bastante.

- Boa ventilação (pensando ser mais adequada ao calor que ao frio. O frio resolvo com saco e roupas)

- Duas pessoas (casal)

- peso até 2,5kg

- custo até 600 reais

- e que tenha como substituir peças quebradas.

Grato pela força.

• Membros
Postado (editado)

Editado:

Fala Galera!!!

Então gente vou para o Peru em Junho/Julho, e gostaria da ajuda de quem já passou por la.

minhas duvidas são:

vou precisar de uma barraca 4 estações ou uma 3 já serve?

gostaria de adquirir se possivel uma marca nacional, porem andei dando uma olhada nas Trilhas e Rumos e guepardo, mas me parece

que as destas marcas são mais para uso em climas quentes. Ou estou enganado?

Galera vou começar agora a mochilar e não tenho conhecimento nenhum, por tanto toda ajuda sera muito bem vinda.

obrigado!!!

Editado por Visitante
  • Membros de Honra
Postado

Legionário:

1) O que é valor acessível pra voce?

2) Junho / Julho é o "verão andino" no Peru - não chove, mas o frio é de lascar em alguns lugares. Isso significa que dependendo de onde for acampar, pode encarar uma nevasca, logo tem que pensar na barraca não pelo "valor acessivel", mas se ela vai atender o que voce pretende fazer com ela lá....

• Membros de Honra
Postado (editado)

...

Qual barraca aconselhariam para esse caso:

- Boa impermeabilização, pois aqui costuma chover bastante.

- Boa ventilação (pensando ser mais adequada ao calor que ao frio. O frio resolvo com saco e roupas)

- Duas pessoas (casal)

- peso até 2,5kg

- custo até 600 reais

- e que tenha como substituir peças quebradas.

Grato pela força.

Olá Daniel,

Olha, barraca que não esquente, quando montada sob o sol, não existe. TODAS esquentam muito. O lance é armá-la em local protegido por alguma sombra ou então usar um toldo armado sobre ela, que pode ser preso em árvores, pedras, varetas de barraca mesmo, enfim, muitas vezes terá que usar a imaginação para isso. Outra saída é desarmá-la e guardá-la durante o dia ou até mesmo deixá-la armada sem o sobreteto, até porque a incidência direta de raios solares deteriora rapidamente o tratamento de impermeabilização do sobreteto, diminuindo assim a vida útil da barraca. Só que isso nem sempre é possível, dependendo das condições do local de acampamento.

Nas especificações que você passou, vai encontrar várias barracas, umas melhores outras piores dependendo do quesito mais valorizado. Na minha opinião invariavelmente teria que ser uma barraca com duas portas, pois a possibilidade de deixá-las abertas cria uma corrente de ar que favorece muito a ventilação. Vamos esbarrar em apenas um detalhe: não encontrará nada no mercado nacional com estas características ou similares, além da própria Azteq Nepal (que não é autoportante), já "crucificada" em seu post...

Um modelo "nacional" que poderia te atender, se você encontrar, é a Cota 2, da Trilhas e Rumos, modelo com 2 portas. Se encaixa nas especificações de impermeabilidade, disponibilidade de assistência, fica bem abaixo do seu limite de valor mas é um pouco mais pesada do que os 2,5 Kg (cerca de 3,3 Kg).

No exterior a coisa já muda de figura. Existe uma infinidade de modelos e aí o bol$o é o limite. Vou deixar algumas indicações que considero interessantes dentro das premissas que você citou, meramente para orientação. Pesquise um pouco e encontrará muita coisa.

:: INDICAÇÕES

(clique nos links)

Big Agnes - Copper Spur UL2

Mountain Hardwear - Drifter 2

Sierra Designs Lightning HT 2

MSR Hubba Hubba

Marmot Aura 2P

Marmot Twilight 2P

Eureka Apex 2 XT

Espero que ajude em algo.

Abraço!

Editado por Visitante
  • Membros
Postado
Fala Galera!!!

Então gente vou para o Peru em Junho/Julho, e gostaria que me indicassem uma barraca com um valor acessível.

Obrigado!

Que tal uma Mor, Leggionario? Bem acessível! ::lol4::::lol4::::lol3:: Brincadeira!

Um modelo "nacional" que poderia te atender, se você encontrar, é a Cota 2, da Trilhas e Rumos, modelo com 2 portas. Se encaixa nas especificações de impermeabilidade, disponibilidade de assistência, fica bem abaixo do seu limite de valor mas é um pouco mais pesada do que os 2,5 Kg (cerca de 3,3 Kg).

Gvogetta, fui informado pela própria Trilhas e Rumos que o modelo Cota 2 com 2 portas não é mais fabricado. Na resposta deles:

"O modelo atual da Cota 2 só tem uma porta e vem sempre com armações em fibra, não tendo a opção em alumínio, como nos solicita.

Atenciosamente,

Trilhas & Rumos"

Bom, Leggionario, Daniel138 e outro com dúvidas semelhantes, é bem difícil escolher uma barraca boa sem ter familiaridade com o assunto. Todos passam por isso. Então, quem sabe algumas dicas ajudariam para que entendam o que estão procurando. Afinal, se precisam de uma barraca para uma situação específica, pois enfrentarão situações especiais, será sensato apreenderem sobre o próprio equipamento ao invés de receberem no escuro uma indicação e ficarem na mão quando mais necessitarem dele.

Como partida, não adianta irem direto ao ponto, quero dizer, não conseguirão encontrar o que necessitam numa só tacada se não entenderem as diferenças entre os modelos. Leiam um pouco sobre barracas em geral, em artigos, fóruns, 'reviews', procurem saber sobre o material que são feitas, os formatos, sobre como transportá-las, as montagens, resistências, etc. Assim que começarem a identificar as categorias, os relatos sobre os modelos e as marcas começarão a fazer algum sentido para onde devam olhar.

No momento seguinte, já terão um bom conhecimento para o que cada uma serve. Poderão listar alguns modelos e iniciarem a busca sobre eles e sobre as empresas que os produzem. Agora sim, saberão o que perguntar para os amigos, fóruns, lojas, etc., não apenas dizerem o valor que estão dispostos a gastar e pedirem por uma barraca que te atenda todas as condições (da mesma maneira que terão dúvidas sobre o tipo de barraca também terão sobre onde irão usá-la); estas são dúvidas de pessoas que não demonstram vontade e interesse pelo assunto.

Mudarão de opinião a cada passo sempre que necessário. Mesmo que afirmem: é esta que eu quero por tal motivo. Não se preocupem, faz parte quando se começa a entender mais.

Aqui mesmo no fórum, encontrarão tópicos para cada marca, e em cada, as opiniões e testes sobre os modelos. Ficará muito mais fácil e prazeroso com o tempo. Com isto, suas perguntas demonstrarão verdadeiro envolvimento e também responderão questões dos outros que estão passando pelo que passaram. Outros com mais experiências irão ajudá-los pela troca, pela discussão, antes de tudo.

Para concluir, todo novo aprendizado parece impossível por não termos a menor pista de onde começar; faça desta informação a sua primeira pista, procurem todos os caminhos que conseguirem para decidirem por onde seguir.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.

• Criar Novo...