Membros Vini Herbacz Postado Fevereiro 28, 2010 Membros Postado Fevereiro 28, 2010 Olá pessoal, Sou totalmente leigo no assunto e gostaria de algumas dicas. GOstaria de dicas de qual barraca comprar para 2 pessoas + espaço para mochilas. Creio q seria interessante a barraca ser bem resistente ao vento e a chuva, tão comuns aqui no sul do Brasil. O uso dela seria para viagens de final de semana, aproximadamente 2 a 3 dias, sendo usadas em camping ou em locais abertos, tipo meio do mato. Óbviamente a relação custo beneficio é de extrema importância, mas també prezo mto pela qualidade e por não passar perrengues desnecessários, por isso, gostaria de todas as dicas possíveis, inclusive aquelas onde a qualidade é o maior quesito, tendo tbm um preço elevado. Ou seja, todos os tipos de dicas são altamente bem-vindos. Desde já agradeço a todos. Abs, Vini
Membros de Honra Cris*Negrabela Postado Fevereiro 28, 2010 Membros de Honra Postado Fevereiro 28, 2010 Vini, observe uma coisa: se voce quer espaço para duas pessoas mais mochilas, o ideial é procurar por barracas 2/3 lugares ou maior (em camping eu gosto de espaço e ventilação, dai que tenho duas barracas de 4 pessoas e algumas vezes, uso ela sozinha!). Se voce nao pretende algo tão espaçoso assim, procure barracas com avanço, pelo menos, voce ganha o espaço para as mochilas/calçados, etc. De olhos fechados, Super esquilo da Trilhas e Rumos. Em Sampa, as barracas da Quechua me supreenderam tambem.
Membros Vini Herbacz Postado Março 1, 2010 Membros Postado Março 1, 2010 Olá Negra Bela, Primeiro, muito obrigado por sua resposta... Como eu ja estava lendo algumas coisas no forum, e percebi que para uma primeira barraca, a super esquilo da trilhas e rumos, é mto boa, e creio que atende a todas as minhas exigências maiores como, relação C/B, resistência ao vento e chuva...estou certo? Mais uma vez, grato por sua ajuda. Abs, VIni.
Membros julilr Postado Março 1, 2010 Membros Postado Março 1, 2010 Olá! Eu estou quase comprando uma SE4 da Trilhas... mas eu vi a Cobra4, tb da Trilhas, e fiquei em dúvida! Ouço muitas recomendações da SE, mas quase ninguém comenta da Cobra... Entre essas duas, vcs poderiam me dizer os prós e contras de cada? Obrigada
Membros Chrystian Postado Março 11, 2010 Membros Postado Março 11, 2010 Gente, eu gostaria de saber qual é a barraca mais preparada para manter a temperatura interna mais amena em dias ensolarados? Pelo o que andei vendo o teto aluminizado é imprescindível. Certo? Por favor, me ajudem, pois preciso comprar uma barraca para acampar na Ilha Grande - RJ... e lá é bem quente!!!
Membros de Honra Raffa Postado Março 11, 2010 Membros de Honra Postado Março 11, 2010 Cara unica coisa que adianta é acampar na sombra e tirar o teto. (Se for ficar por perto) Tenho uma cota 2 duas entradas, se bater um dedo de sol nela, mesmo com as duas portas abertas, já esquenta bastante
Membros de Honra Cacius Postado Março 11, 2010 Membros de Honra Postado Março 11, 2010 Chrystian, bem vindo. Como o Raffa já sintetizou, não há barraca que fique fresca sob o sol. O lugar onde vc vai montá-la ainda é "o" esquema. A BARRACA - Procure modelos com bastante tela interior. Quanto mais distancia entre a tela e o sobreteto, mais ventilada. Quanto mais janelas, mais chance de "cruzar" o vento. Portas duplas facilitam, em muito, a ventilação. Cores escuras tendem a reter mais calor, valorize as claras. A MONTAGEM - Monte certo. Barraca amarrotada não permite circulação de ar. Espiche, prenda os espeques, abra janelas. Em trekking, vc vai montar mesmo só no fim do dia, dificilmente vai abandonar ao sol. Deixe o sobreteto de lado e só coloque quando necessário, para dormir, ou para evitar chuva/orvalho. Se estiver realmente quente e a noite livre de chuva, sobreteto para que mesmo? Observe o vento, procure acampar em um lugar onde ele flua. Evite lugares baixos, muretas. Claro que isto não vale se o "vento" for algo acima de 30 km/h. Daí o negócio é se proteger dele, para evitar que a barraca fique "panejando", gerando no mínimo desconforto, com possibilidades de danos e até de voo da barraca!
Membros Chrystian Postado Março 11, 2010 Membros Postado Março 11, 2010 Raffa e Cacius, muito obrigado pela dica de vcs!!! Vou procurar uma barraca com duas aberturas e sobreteto mais distante! Só mais uma pergunta: as barracas da Náutika são boas? Valem a pena?
Membros de Honra Cacius Postado Março 11, 2010 Membros de Honra Postado Março 11, 2010 a fama da Nautika não é das melhores, mas já vi umas se safando (em mãos experientes, claro) de situações onde barracas de mais fama já passaram veneno. Não são um primor, mas acho que os modelos baratos são "honestos". Tem coisa melhor no mercado? Obviamente! Ah, mais duas dicas sobre ventialação: barraca mais alta, em regra, ventila melhor. Mas não vá pras montanhas com uma barraca de 1,5 metro de altura! Outra, evite barracas que tenham aba de neve. O sobreteto deve chegar próximo ao solo, mas não tocá-lo. Uns 10 cm já tá bom. Com esta medida, ainda que vc for acampar em lugar nevado, dá pra tapar com pedras, neve, arbustos.... Mas também evite as barracas que tem apenas uma pequena parte telada coberta com um "chapéu": normalmente elas condensam valendo (eu tenho uma!)
Membros Raulz!to Postado Março 11, 2010 Membros Postado Março 11, 2010 Recentemente adquiri a Nautika Jumbo 3/4 e postei um relato no tópico específico. Um dos grandes motivos por tê-la escolhido, além do custo-benefício, foi o fato de ser bem fresca. Em síntese, tem dois avances de 80cm em 2,10 x 2,10 m, 3,4 kg, sobreteto e 2 arcos em fibra. Pesquisei demais em tudo quanto é lugar, mas o mais barato que achei foi 280 mangos num saldão da Sugoi Big Fish. Estava em perfeito estado e é o modelo fabricado em 2008. Não sei se mudou alguma coisa hoje em dia. Até hoje ela está comigo, em perfeitas condições. Impressões? Vou colar o relato. Dentro ela é enorme, adorei os 2,10 por 2,10. Dá pra acampar com muito conforto ali, é possível instalar fácil o colchão inflável que eu queria, que entra e sai com facilidade da barraca e sobra espaço bom pra ficar longe da condensação das paredes (que vocês sabem, umidece o que encostar nelas) e colocar as mochilas ao lado. A barraca é muito ventilada, perfeita para o calor. PRÓS: Gostei do sobreteto, de poliéster 190 t (assim como o interior). Adorei os avancês duplos, que apesar de pequenos são práticos, ideal pra por equipos em um e calçados em outro. O mosquiteiro é excelente, apesar de ser apenas meia porta. Zíper de boa qualidade. Excelente ventilação, com trechos de tela mosquiteiro nas partes superiores, possibilidade de deixar os avanços abertos e aí mesmo com as portas duplas fechadas na parte interna a ventilação é garantida. Melhor ainda: tem duas portas - exigência minha na hora da escolha - e na porta de trás tem uma cortina de poliéster com velcro que fica bem molenga, então dá pra deixar um avancê aberto e só com a tela e mesmo assim você mantém a privacidade. Excelente para campings cheios!! CONTRAS: Podia vir com mais espeques. E tem apenas um bolso interno. Na tela dupla, a interna com mosquiteiro só tem tela até metade, o resto é de poliester. Gostaria que fosse inteiro, mas isto está rareando nas barracas baratas. As varetas novas da nautika são flexmax, o que alguns dizem ser bom para a durabilidade, mas em ventos bem fortes talvez você tenha problemas. De qualquer forma, bem montada e com alguma paciência pra deixar tudo muito bem esticado ela melhora bastante. E se você não for pra alta montanha com ela, tira de letra. Perfeita pra Ilha Grande, na minha opinião. PÓS-ESTRÉIA: A barraca passou no primeiro teste da Ilha do Cardoso. Achei que passaria em branco na trip do carná daquele ano, mas na última noite choveu forte das 19h às 20h e depois, das 23h às 06:30h da manhã, com alguns períodos mais pesados. Ventou razoavelmente também. Não entrou uma gota sequer: o poliéster fez sua parte, os avanços duplos também, possibilitando que ficassem abertos durante a chuva fraca e meio fechados durante a chuva forte sem que tivéssemos qualquer problema. A ventilação foi dez, o interior fica muito fresco e agradável, praticamente não houve condensação, apenas uma quantidade muito pequena de umidade embaixo de um dos colchões. De dia, se os avanços ficarem abertos, a barraca quase não esquenta, mesmo sob sol forte. Se fechados, em cinco minutos o calor sai. Rápida e fácil montagem, espeques de boa qualidade e as varetas flexíveis ficam em ordem se a barraca for firmemente montada, com todos os espeques e duas cordas laterais bem justas. Senti que os problemas relatados aqui no Mochileiros provavelmente se deram em condições extremas ou com barraca mal ou parcialmente montada. Ou os modelos anteriores eram muito ruins mesmo. Único senão: Gostei da porta em formato ferradura, bem mais fácil de abrir e fechar, porém, como os avancês são curtos, ao entrar sob chuva esse formato permite que entre alguma água junto com você (fazer com paciência e do jeito certo minimiza o problema, mas se a abertura frontal abrisse para cima o problema desapareceria... porém em detrimento da ventilação, mas prefiro esta). Colocaria mais alguns centímetros de avancê, para baixo e para os lados (apesar de desconfiar que aí a aerodinâmica da barraca ficaria prejudicada). Resultado: Superou todas as expectativas. Como barraca de camping, aprovada. Desaconselho para ataques a montanhas e similares, pelo peso, material e dimensões. Para quem não viu o relato anterior, o objetivo era acampar com a namorada em campings por aí com algum conforto e sem pagar caro. Normalmente os locais são bem mais abrigados e as interpéries são pouco agressivas. Caso grana não seja problema, opção no mercado não falta. Mas fiquei convencido que Nautika - especialmente essa barraca - é ótimo custo-benefício, sempre lembrando que deve ser bem montada! Esperto ter ajudado.
Posts Recomendados