Ir para conteúdo

Botas são extremamente necessárias?

Posts Recomendados

• Membros de Honra
Postado

Peter

Não são botas plásticas, mas o novo estilo de botas pra mountaineer. Elas são couro e/ou cordura por fora, camada de fibra e aislante por dentro. Umas duplas outras não.

Se o cano for baixo, quando mais rígido o cabedal for, mais fácil será torcer o tornozelo.

Como esse modelo é cano bem alto, vc cai de lado, mas não torce o tornozelo. Acho mais fácil quebrar os joelhos. rsrsrsrs

Todas essas botas estão vindo com cano bem alto.

boreal-g1-lite.jpg

Já essa media montanha que tenho, É rígida também e torce quase igual uma bota soft de trekking.

asolo_granite_gv.jpg

• Membros de Honra
Postado

Peter

O post do Leo tá certo:

"Esse modelo, é muito, mais muito difícil de conseguir torcer o tornozelo." = "não torce o tornozelo." ::dãã2::ãã2::'>

Abraços

• Membros de Honra
Postado

Prezados:

Da leitura entendi que a bota é difícil de conseguir (achar no Brasil) e torce o tornozelo (faltou o r no final do torce).

São bem sofisticadas, especialmente a 1ª. Parece a bota do Robocop. Deve ter um foguete embutido! A Boreal é alta montanha e pesada para trekking. A Asolo dá e sobra para o trekking.

Abraços, peter

• Membros de Honra
Postado

O problema de digitação confundiu tudo !! Uso uma porcaria de um iPhone que fica corrigindo sozinho as palavras.

Já editei lá. O que quis dizer, foi que com a bota rígida com cano alto, fica difícil torcer o tornozelo. Mas com uma rígida de cano mais baixo, é bem mais fácil de isso acontecer.

Bem... Vamos lá !!

Vou te explicar sobre meu uso de botas rígidas para trekking.

Eu acostumei à botas rígidas e depois disso, não curto mais as flexíveis, já que tive mais afinidade com a Granite para qualquer trekking.

A Boreal é demais para trekking, mas se consegue sair da base da montanha já a usando e tendo agilidade. Bem diferente de uma plástica.

A Asolo é pra trekking pesado mesmo. Anda bem pra caramba até no Brasil. Ela possui encaixe para crampons automáticos, mas não é muito boa para iceclimber ou alta montanha. Acho que pra grande maioria das montanhas da Europa sim, mas não para as realmente altas da América do Sul.

Um exemplo que posso dar, é o modelo Titã da Nômade (produzida toda em cordura e com solado altamente flexível). Quando a utilizei em um trekking de um dia inteiro, ela parecia que abraçava as pedras do solo como se fosse uma luva de borracha. Não gostei nem um pouco !! Era incômodo para os pés e me deixou bem dolorido.

Acabei elegendo a Salomon Apl 6 como minha bota preferida (bem mais rígida que qualquer nacional que testei ou peguei na mão), mas o dia que utilizei uma rígida de verdade, ví que ela era exatamente o que eu precisava e que rendia mais com ela. Então, passei a usar a Granite pra trekking.

Bem... Pra correr não, mas montanhismo é ritmo constante, não corrida.

Acho que cada um vai acabar elegendo um tipo de bota para utilizar em trekking. O fato de muitos não utilizarem e não terem um contato com uma bota rígida, é a falta de acesso e preços elevados dos equipamentos no Brasil.

A Granite é amplamente utilizada pra trekking pesado, assim como:

Boreal Tacul Trek:

taculTrek_1_1.jpg

La Sportiva Makalu:

PMMPIHLHKKCNMANJx1014040_zm?$product475$

Vai depender de com qual tipo de botas o usuário se sente melhor e de que tipo de terreno teria mais incidência de uso.

Quando me mudei pro Chile, só trouxe a Granite, que é a mais dinâmica. O resto vou trazer assim que visitar o Brasil.

Abraço,

Leo

• Membros de Honra
Postado

Leo:

Excelente seleção de botas.

Realmente para quem vai ou sai de alta montanha é bom ter algo que sirva para ambos. Se não terá de carregar dois pares de bota.

Aproveite bem que está em Santiago! Acho que é menos de uma hora para os Andes. Todo final de semana dá para fazer algo.

No início do ano minha velha Salomon soltou o solado uma terceira vez (acho que era um lote defeituoso) e resolvi aposentá-la após um trekking em Ushuaia. Aproveitei os preços melhores para comprar uma nova lá.

Fiquei entre uma Asolo Fugitive e uma Salomon Faspacker 3D. Acabei optando pela Salomon (de novo!) pelo preço, design e leveza da bota. Embora a Fugitive tenha excelente reputação fiquei com a Salomon. Numa trilha fácil (4 horas na Costanera do Canal de Beagle) fiquei muito impressionado com a leveza e o perfeito ajuste ao pé (sistema Sensifit). No quesito durabilidade só o tempo vai dizer. No grip também não posso falar nada pois o terreno estava seco.

Possivelmente a Asolo é mais durável. Entretanto meu perfil é de uma pessoa que faz de 6 a 10 trekkings por ano, um deles nos Andes com duração máxima de 6 a 8 dias. Assim acho que a fastpacker vai durar bastante. A Asolo creio que seria melhor num uso mais intensivo.

Em junho irei para o Paty para usá-la um pouco mais.

Atenciosamente,

Peter Tofte

• Membros de Honra
Postado

Eu gosto mais do solado da Salomon que a grande maioria dos Vibram que a Asolo utiliza. A liga que a Asolo e muitos fabricantes estão encomendando a Vibram, é um composto de borracha que se gasta muitíssimo rápido.

Essa é a nova técnica da industria para vender cada vez mais. Em geral, as novas botas só estão durando duas temporadas de bom uso.

O que não falta é gente reclamando muito, principalmente da Asolo e La Sportiva.

Por felicidade, ainda existem fabricantes que não aderiram a sacanagem, como a Scarpa, Garmont e muitos outros.

É claro que a Asolo fabrica melhores botas que a Salomon, mas está sendo desonestos com a qualidade dos solados.

Abraço,

Leo

• Membros de Honra
Postado

Leo:

Sabia que fabricantes de eletrônicos, eletrodomésticos e automóveis gostavam de usar o princípio da obsolecência em seus produtos. Fabricam eles com alguns componentes/materiais que vão limitar a vida do produto para diminuir a vida útil e ter sempre consumidores.

É lamentável ver que fabricantes de botas começam a pensar assim.

Abs, peter

• Membros de Honra
Postado

É...

Aquela época que se usava uma bota por 5 anos e ainda ressolava quando acabava o solado, já acabou.

Muita sacanagem isso !!!

Infelizmente o mercado tende a isso mesmo ::bad::

Abraço,

Leo

• Membros
Postado

É claro que sempre vai existir aquele produto em cada segmento, no caso as botas, que dure bastante. Entretanto, eles vão ficando mais caros à medida que os outros vão durando menos.

É assim com tudo, câmeras fotográficas, carros, mobília...

• 2 anos depois...
  • Membros
Postado

Nunca fiz trekking, estou começando agora e por enquanto estou fazendo só caminhadas de um dia, com mochila leve e em terrenos não muito complicados.

Fiquei 7 dias na ilha grande (andando entre 15 e 30km por dia, sempre com mochila muito leve) e meu tenis bull terrier me deu mtas bolhas, mas depois de uma dica que achei em outro fórum não tive mais esse problema. Mesmo assim acho que ele está velho e não tem amortecimento bom.

Gosto mto da mobilidade dos tênis e queria uma coisa de qualidade, pra durar. Como tenho um preparo físico ok e não carrego qse nenhum peso nas trilhas (só lanchinhos, cantil, lanterna e protetor) acho que usar tênis próprio para trilha não é muito perigoso. Dei uma olhada nos tênis da Salomon e tô achando bem carinhos (tá o mesmo o preço das botas de lá), nesse caso, vcs acham que compensa comprar a bota ao invés do tênis?

Considerando que eu gastaria o mesmo valor e o tipo de caminhada que faço.

Dei uma olhada nesses modelos:

http://www.netshoes.com.br/produto/258-8783-038#power-reviews-module

Achei esse caro mas gostei bastante.

http://www.orientista.com.br/produto/2814-bota-salomon-xtempo-mid-feminina-gtx

Parece ser uma bota leve e não mto calorenta, pra trilhas aqui de MG acho que é necessário.

http://www.orientista.com.br/produto/503-bota-salomon-3d-fastpacker-mid-goretex-feminina

Escolhi salomon pq tenho uma mochila que gosto muito dessa marca e vi aqui no fórum que os calçados dela tb são ótimos mas se tiverem dicas de outras marcas não tenho problemas =)

Vlw :mrgreen:

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...