Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Postado

Em outubro de 2013, enquanto em Viena, fiz um bate e volta a pequena capital da Eslováquia e aqui segue meu relato.

Mais detalhes, com muitas fotos no meu blog http://parttimelady.blogspot.com.br/2014/01/where-fuck-is-bratislava.html

Onde fica Bratislava?

Essa é a frase do bottom que comprei na cidade e, realmente, poucas pessoas serão capazes de responder a essa pergunta.

Bom, Bratislava é a capital da Eslováquia, uma cidade a 1 hora de trem de Viena. Não chega a ser uma cidadezinha, mas é uma cidade pequena pros padrões brasileiros.

Apesar de pequena Bratislava parece ávida para receber turistas já que com 15 euros é possível ir e voltar de Viena, com transporte público incluído em Bratislava.

E de tudo, o mais importante, a cerveja é barata, bem barata quando comparada a outras capitais europeias, o que já é ao menos um motivo pra pensar em visitar a cidade.

A principal e ouso a dizer que a única atração de Bratislava é o sua Old Town ou Cidade Velha, e o centro histórico é bem pequeno e pode ser percorrido facilmente a pé, e não foi necessário mais do que 1 dia pra isso. Não aconselharia se hospedar em Bratislava, uma bate e volta de Viena pareceu mais do que suficiente.

Da estação de trem de Bratislava ( que é é bem assustadora, velha, suja e cheia de bêbados, mas não desista ao chegar nela, as coisas melhoram na Old Town) peguei o ônibus 93 que em menos de 5 minutos me deixou na porta da Old Town, quer dizer, teria deixado se eu não tivesse passado do ponto certo. Acabei tendo que pegar outro ônibus pra voltar. Em Bratislava, tenha certeza de saber onde vai descer, eles não falam muito inglês por lá, e a não ser que se fale a língua local, não adianta muito pedir informações ( ainda mais se for fora do centro histórico) porque eles não vão conseguir te ajudar.

Mas enfim, consegui voltar e lá estava eu na Hlavne Namestie, principal praça do centro histórico, onde ocorre uma pequena feirinha.

A praça é simpática, não mais que isso, com destaque pra Torre do Relógio e pro chafariz central.

Dela se pode escolher uma das pequenas ruas pra percorrer, recomendo todas, mas as principais são:

1- Panska, em cujo final se encontra a importante, bela e principal igreja da cidade, a igreja de São Martinho

2- Michalka, que é cheia de barzinhos e onde no final se encontra o Michal Gate, um dos antigos portões de entrada da cidade

3- Venturska e a Primalciane namestie, uma praça atrás na Hlavne.

Segui ainda até a Hviezdoslavovo Namestie, onde fica o principal teatro da cidade e a partir da praça, peguei uma ruazinha arborizada simpática .De lá foi só atravessar a rua e subir o caminho em direção ao Castelo de Bratislava.

Atualmente, o castelo abriga um museu mas sua principal atração é mesmo a vista que se tem do rio Danúbio, da ponte e da cidade velha, sendo um ótimo local pra fotos. Não se paga pra subir o castelo a não ser que se queira entrar no museu. Depois perambulei sem rumo pelas ruas, vendo os prédios e as pessoas.

Uma coisa que logo se observa na cidade são várias estatuas de trabalhadores onde os turistas se divertem fazendo poses.

Bratislava é simpática, pra quem quer algo mais tranquilo que Viena, vale a pena ir pra um passeio de um dia pela cidade velha, um almoço e algumas cervejas, mas a cidade é isso... simpática

No final do dia voltei pra Viena, com o Sigmund, meu mascote eslovaco.

Mais detalhes e fotos no http://parttimelady.blogspot.com.br/2014/01/where-fuck-is-bratislava.html

598dad3307f0f_DSC_1320_stitch(FILEminimizer).jpg.f4211deb74b16fd20a643d1f3755e248.jpg

598dad3311829_DSC_1416_stitch(FILEminimizer).jpg.cb70cb0e1eb96089506d9ff2ff865155.jpg

598dad331a736_DSC_1497(FILEminimizer).JPG.04d878278ce0bc48809cb3220a9a5e33.JPG

• 4 meses depois...
  • Membros
Postado

Vou para o leste europeu em final de setembro, início de outubro. Não vale à pena dormir uma noite em Bratislava? É muito simples perto de Praga, Budapeste, Viena e Cesky Krumlov?

Aline

• 2 semanas depois...
  • Membros
Postado

Aline

Já estive na Bratislava e sinceramente.. não há muito para ver na cidade, agora tudo depende do tempo que você tem e quais outras cidades vai conhecer! Eu perderia mais tempo em Viena, Praga, Budapest..

Viena é minha cidade preferida, mas como morei em Budapest.. sou apaixonada por ela também!

• Membros
Postado

Gisela Valeu!

Pensando melhor então vou fazer um bate e volta. Saio de Viena pela manhã, pego um trem, conheço a cidade durante o dia e retorno à Viena no final da tarde ou início da noite. Se a cidade não tem tantos atrativos, então evito de ficar carregando malas e fazendo checkin e checkout... blza colega! Brigaduuuu....

• 7 meses depois...
  • Membros
Postado

A descrição da estação "bem assustadora, velha, suja e cheia de bêbado" realmente é desanimadora. Pegar o ônibus para economizar uns 10 minutos no máximo é uma opção para ganhar segurança?

Outra dúvida é relacionada com a ida. Quero fazer um bate e volta saindo de Viena e já vi que a opção de trem mais barata é com o ticket EURegio Slovakia da OBB que custa 16 euros ida e volta (e ainda dá direito ao transporte público em Bratislava, caso seja necessário).

O ticket não vende pela internet, apenas nos balcões e nas máquinas, mas nem no site da OBB e nem nos fóruns eu consegui descobri se basta comprar o ticket e entrar em qualquer trem saindo de Viena em trem OBB para Bratislava e na direção oposta na volta. Alguém já usou este ticket e sabe dizer?

• 6 meses depois...
  • Colaboradores
Postado

Fernando, estou com esse mesmo problema. Não consigo comprar de Viena pra Bratislava e nem de Bratislava para Budapeste. Minha Trip é agora em Agosto.

• 3 semanas depois...
  • Membros
Postado

dani, eu comprei o bilhete numa máquina numa estação em Viena no dia da viagem. É tranquilo.

O único detalhe é que o bilhete não podia ser comprado nas máquinas das estações de Viena por onde eu passei. Tive qeu comprar na estação própria estação onde eu pegaria o trem pra Bratislava, meia hora antes do horário que eu queria. Foi muito tranquilo.

E fomos a pé da estação de trem de Bratislava para o centro histórico. Realmente a estação (e principalmente o entorno) dela assusta a gente chegando de Viena, mas não tive nenhum problema.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...