Membros Fernandaarosa25 Postado Julho 15, 2009 Membros Compartilhar Postado Julho 15, 2009 Adriano, Obrigada pelas dicas, sem ajuda de vocês e do fórum a viagem não seria a mesma, Mas aquela rota (segunda opção) acho que não passa por Cambará... Entra ali em Sto Amaro, passa por Rancho Queimado, Alfredo Wagner e Bom retiro, depois Urubici e São Joaquim vai até Bom Jesus pela RS-285 e RS-439, passando por Jaquirana e chegando então ao trecho de estrada de chão, cerca de 30 km pela RS-110 e RS-476, finaliza por São Francisco de Paula até Canela. Acho que nessa vou me perder rsrs Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra Adriano Klein Postado Julho 15, 2009 Membros de Honra Compartilhar Postado Julho 15, 2009 Esta opção por Bom Jesus eu não conheço, mas deve ser legal, sempre pelo alto da serra...vou experimentar da próxima vez. heheheh! Ainda acho que a opção mais rápida é pela 101 e depois estrada do sol, tudo pelo asfalto. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Fernandaarosa25 Postado Julho 15, 2009 Membros Compartilhar Postado Julho 15, 2009 Segundo o Guia Rodoviário é a rota mais curta (não necessariamente a mais rápida): 400 km desde Floripa. E talvez seja a mais bela. Mesmo viajando de dia, não sei se arrisco, seria bom que alguém conhecesse... Pode ser uma tremenda encrenca, tadinho do Uno rs Quando retornar conto para vocês. Se você quiser ir antes e contar pra gente, sem problemas rs Um abraço, Att. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Fernandaarosa25 Postado Agosto 6, 2009 Membros Compartilhar Postado Agosto 6, 2009 (editado) Oi pessoal. Fui de Fpolis pela BR-101 para o sul. É preciso ter bastante paciência por conta das obras da duplicação. Alguns trechos se fazem a 100km/h e outros a 20 km/h! Principalmente, ali perto de Sombrio, onde tem muitos desvios. Peguei a estrada Rota do Sol por Terra de Areia. Muito legal o percurso ali com túneis e pontilhões. Na subida da serra, tem uma vista bacana. Depois dali, entrei na RS-020 em direção a Tainhas, São Francisco de Paula e Canela. Tem muita extração de madeira ali na região e em alguns pontos, acredito que devido ao trânsito de caminhões carregadas de madeira, o asfalto está bastante ruim, com muitos buracos. No guia quatro rodas não constava, mas mesmo por essa via tem pedágio... E custa seis reais! Conheci uma parte da rota alternativa, pois estava interessada em conhecer o Parque da Cachoeira. Pra quem gosta de aventura e não está preocupado com o carro, vale a pena! Pela RS-476 não tem pedágio e você ainda visita dois lindos Parques. Fiz 10 km em 20 min nessa estrada até o Parque da Cachoeira. Claro que o motorista é bom de braço rs Tem um pessoal melhorando a estrada... Mas pra melhorar falta muito rs Em alguns poucos trechos o chão está batido e lisinho e em outros é puro cascalho... Tive que parar pra bater umas fotos, pois a vista é muito bonita. A cachoeira é linda e o lugar sossegado. Por essa estrada se passa por uma ponte de ferro bem antiga chamada Passo do Inferno . No local foi gravada uma novela. O ingresso para o parque custa cinco reais por pessoa. Tem cabanas também e equipamentos para a prática de esportes radicais. Como já estava tarde, não fiz os outros 30 km de chão até o outro Parque no Lajeado Grande que pertence a São Francisco de Paula. Esse Parque tem Cascatas e no verão é acessível para banho. Tem uma boa infra-estrutura, com cabanas e churrasqueiras. Parece que cobram oito reais por pessoa. Voltei pela RS-020 e passei em Cambará do Sul. A estrada pra ir até o Canyon Itaimbézinho também é muito ruim. São cerca de 18km de chão. Pra voltar de lá para a BR-101 duas opções: voltar os 18km mais uma hora de asfalto de Cambará até a Rota do Sol ou descer 20km pela Serra do Faxinal, sentido praia Grande, saindo antes de Torres. Escolhi cortar caminho por essa estrada, economizando combustível e tempo. Claro que se leva mais de uma hora pra descer a Serra nessa estrada feita de cascalhos e penhascos, mas a aventura vale a pena rs A vista é linda! E para quem não sabe, estão asfaltando essa estrada da Praia Grande para o Itaimbézinho. Já tem um trecho pronto. É isso aí pessoal, espero que meu depoimento ajude os próximos navegantes... Quanto a Gramado e Canela, preparem o bolso! Não acho que vale ir em Julho. Ah não ser para quem está querendo ver geada e neve. Só vi a geada e pra mim já está de bom tamanho, caramba é muito frio! Aqui no litoral faz frio, mas é um frio diferente. Lá parece que você entrou na geladeira rs Quem mora lá já está acostumado. Além disso, nessa época está tudo muito caro. E você nem tem o privilégio de ver as hortências. Em Canela estudante ainda tem desconto. Já em Gramado... A média dos museus estava 12 reais por pessoa! Como são muitos... Acho que só o museu do perfume é gratuito... Não fui em todos e mesmo assim voltei falida rs Ambas as cidades são lindas, com diversas opções de restaurantes, lojas, parques, atrativos... Povo caprichoso... A arquitetura segue o padrão colonial alemão e italiano, não tem espigões e nem shoppings. Só fiquei decepcionada com um determinado Café Colonial de Lá... Pro preço que pedem, 35 reais por pessoa, deveriam servir um chocolate quente de verdade e não achocolatado! Uma das melhores partes da viagem sem dúvida foi à visita a vinícola Salton. Tudo muito lindo. Degustação delícia... Mas pra quem quer conhecer outras, o legal é se hospedar por lá. Tinha um pessoal consumista no grupo, perdemos muito tempo nas paradas de compras como lá na loja da Tramontina. Não tem nada de barato. Ah não ser as peças com defeitos. Com exceção de uma loja de queijos que fica em frente, não pelo preço, mas pela degustação e pela qualidade dos produtos coloniais, não vale a pena esse tipo de Tour... Por conta disso, nem conseguimos conhecer Nova Petrópolis. Mas no geral, a viagem foi muito boa. Pretendo retornar e fazer a rota alternativa, só que não no inverno e na alta temporada. Quem desejar mais alguma informação é só entrar em contato! Editado Agosto 7, 2009 por Visitante Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra Adriano Klein Postado Agosto 6, 2009 Membros de Honra Compartilhar Postado Agosto 6, 2009 Fernanda Que bom que deu tudo certo! E que bom que retornou com dicas frescas sobre os lugares por onde passou! O ideal é não disponibilizar teu e-mail e msn ...tem risco de receber uma chuva de spans... Abs! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Fernandaarosa25 Postado Agosto 16, 2009 Membros Compartilhar Postado Agosto 16, 2009 Olá pessoal, acabo de assistir uma reportagem sobre aquele caminho alternativo partindo de Florianópolis seguindo pelo interior de Santa Catarina para Gramado e Canela. O trecho de São Joaquim via Jaquirana e São José dos Ausentes é realmente de estrada chão e, segundo a reportagem, não está em bom estado. Mas a novidade... Existe um projeto para ligar as Serras de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. As obras já estão em andamento com previsão de conclusão para 2010. O projeto idealizado por um jornalista há algumas décadas atrás inspirou a rodovia que vai ser chamada de "Caminhos da Neve", ligando Urubici, São Joaquim, São José dos Ausentes, Gramado e Canela. Abço! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Criscamilo Postado Outubro 17, 2010 Membros Compartilhar Postado Outubro 17, 2010 Olá pessoal! Já faz algum tempo que leio as mensagens dos fóruns do site, mas é a primeira vez que estou postando! Estou organizando uma viajem para o final do ano ou início de janeiro/2011 com meu noivo para a Serra Gaúcha e a minha dúvida está em qual a melhor estrada a seguir de Curitiba para a Serra Gaúcha! Pela BR-101 é mais longe, porém é duplicada até Floripa, poderia ir por ela até lá e depois pegar outra estrada para o interior do estado e pegar a BR116 em Lages, para fugir das obras de duplicação da 101-sul. A outra opção seria pegar a BR116 de Curitiba a Caxias, que seria mais curta, mas pelo que li por aqui a estrada é toda simples, com pedágios caros e muito movimentada. Tem alguém que já fez os dois caminhos pra poder me passar quais as impressões que teve? Qual caminho vocês acham melhor? Agradeço quem puder me ajudar! Abraços, Cristina. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros de Honra Adriano Klein Postado Outubro 18, 2010 Membros de Honra Compartilhar Postado Outubro 18, 2010 Mesmo com as obras de duplicação, se for viajar de dia, acredito que o melhor seja seguir direto pela 101 até o RS e depois subir pela estrada do sol até teu destino. É mais rápido e barato Abs! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros kamila&rafael Postado Outubro 18, 2010 Membros Compartilhar Postado Outubro 18, 2010 Pessoal!!! não esqueçam de dar uma passada aqui por Foz do Iguaçu!!!! uma das 7 maravilhas da natureza! www.votecataratas.com.br Um Abraço a todos e bons caminhos! paz e bem! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros camilatllara Postado Novembro 23, 2010 Membros Compartilhar Postado Novembro 23, 2010 Vou com meu marido e 2 filhos (11 meses / 4 anos) tentar chegar em Porto Alegre. Li por aqui que para aproveitar bem a viagem melhor seria Serra Gaúcha + costa de Sta Catarina. Mas achamos muito puxado p/ 1a viagem longa das cças (sairemos de SP). Tem como fugir da BR116? É tão ruim assim? Alguém tem um roteiro em arquivo? Pensamos em sair dia 26/12 e chegar em casa até 06/11, será que dá para aproveitar as Serras até Porto Alegre, contando com o ritmo mais lento das 2 cças? Nunca fomos p o sul de carro, nem sei que estradas pegar, mas vamos! Alguém pode tipo dar um passo-a-passo da rota??? Obrigada! Camila. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.