Ir para conteúdo

Serra Gaúcha (Gramado, Canela, Cambará do Sul, Bento Gonçalves e Nova Petrópolis) - 16 à 23/10/13 - Com Fotos e Gastos

Posts Recomendados

• Membros

Pois é Júlio, muito bacana o seu relato.

Quanto ao "dinheiro sobrando" para dar uma volta nos carros, é questão de opção, tem condução a partir de R$ 300; eu trocava esse monte de visitas a museus e parquinhos por uma volta dessas! ::otemo:: Mas falando sério, às vezes o pessoal se hospeda no Serra Azul e aí acha caro 300 pela volta de carro, mas 30 contos para ver aquele Parque da Ferradura, ninguém reclama. Não acho que 300 a mais ou a menos muda o valor de uma viagem como essa...

É um lugar muito bacana para turistas, mas para quem é da região não tem mais muita graça (moro em Caxias do Sul).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Respostas 23
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

• Membros

E ai Júlio César, tudo bem?

Cara, muito bom seu relato!! Parabéns.

Vou fazer uma viagem pra lá em agosto, mas serão apenas 4 dias, então meu roteiro vai ficar bem mais enxuto.

Deixa eu lhe fazer uma pergunta... eu também vou locar um carro no aeroporto de POA, quanto tempo demorou no trecho Gramado / POA? Como meu voo de volta é às 15 horas, gostaria de saber um tempo aproximado para me planejar.

Muito obrigado!

Abraço.

Marcus.

Link para o comentário

• Membros

Como estava muito ocupado nas duas semanas que se passaram, não pude responder às perguntas do tópico, mas retornando:

Respondendo ao que o Marcos perguntou, você pode sim fazer todo esse roteiro e acrescentar pelo menos uma tarde para conhecer Nova Petrópolis e dar uma passada pela Aldeia dos Imigrantes, conhecer o Parque das Flores e o Labirinto Verde, que, creio eu, sejam os pontos mais interessantes para se conhecer na cidade que fica a cerca de 40 km de Gramado, quando você já tiver passado por Cambará do Sul, Canela e Gramado, seguindo em direção para Bento Gonçalves.

A ideia de permanecer nas cidades onde irá conhecer é interessante. No caso de minha viagem, eu poderia ter modificado o roteiro de passar um final de semana em Cambará do Sul para conhecer melhor os cânions, do que ter feito um bate e volta, já que fica bastante cansativo e você tem a oportunidade de conhecer melhor e com mais calma, cada um dos cânions que existe lá.

Respondendo ao nosso colega CSSSOLIVEIRA.

É como eu havia falado: questão de gosto, é algo pessoal. Assim como você daria a quantia de R$ 300,00 para fazer um passeio no carro, no meu caso não seria a mesma coisa e, assim como eu paguei para ver vários parques que foram visitados durante a minha viagem, você ou uma outra pessoa não o faria, já que, somando todos os gastos com parques e colocando no papel, você gasta um dinheiro alto com isso, já que a cidade de Gramado vive do turismo e tudo que se coloca de museu as pessoas querem conhecer, você acaba por ter uma infinidade de locais para visitar e fica pensando que não foi o suficiente.

Para quem é da região como você, acaba tornando-se mais sem graça ainda. Assim como aqui em meu Estado (Piauí), onde vê-se muitos piauienses que conhecem os mais variados Estados do nosso país, mas não conhecem sequer um dos três Parques Nacionais existentes em nosso Estado. É questão de gosto e, às vezes de status. Dizer que conhece Gramado aqui no PI é diferente para quem já é do RS.

De qualquer forma, é salutar o seu ponto de vista. Com certeza, se algum dia eu retornar para conhecer Gramado, dificilmente repetirei os museus e parques que conheci, aproveitarei bem mais a culinária da região que me encantou muito e conhecer cada vez mais a cultura gaúcha.

Gosto da natureza e não abro mão de um belo passeio ao ar livre, de fazer as coisas por conta própria, de servir às pessoas, sem se preocupar com o tempo, assim como há pessoas que não abrem mão de um belo passeio, mas no conforto de poltronas reclináveis, serviço de bordo e ar-condicionado à disposição, bem como pessoas para lhe servirem, lhe darem a mão e abrirem a porta do carro para sentirem-se mais valorizadas.

A valorização do ser humano estar em valorizar cada vez mais as pessoas do que as coisas.

Um abraço a todos e que Deus os abençoem,

Júlio César.

Link para o comentário

• Membros

Pois então Júlio, eu fico contente que os turistas gostem aqui da região. Principalmente no inverno, é gratificante ver o pessoal do Rio, norte do nordeste... tremendo de frio, sorrindo para a geada!

Eu só quis dizer, que as atrações naturais são excessivamente exploradas, talvez não só aqui na região, que tudo é pretexto para cobrar valores exorbitantes para simplesmente apreciar uma paisagem natural.

E as pessoas acabam pagando, mesmo que injustamente, seja por falta de opção, seja por esterem em férias mesmo e quererem aproveitar cada momento.

Eu ainda acho que o que temos de melhor aqui na região, é a culinária, come-se muito bem a preços relativamente módicos se comparado com outras regiões do Brasil (São Paulo, por exemplo).

Link para o comentário

• Membros

O interessante é que Gramado é uma cidade para se conhecer em várias estações. Nos meses de julho e agosto tem o inverno, nos meses de fevereiro e março, tem a produção de uva, no mês de dezembro o Natal Luz, e por isso, muitas pessoas retornam para Gramado, com o intuito de conhecer a cidade em diferentes estações.

Entendo a sua explanação com relação às paisagens naturais do local. Um exemplo é o Parque do Caracol que só tem uma cachoeira com as suas corredeiras como atração natural, mas o complexo torna-se mais atrativo devido às opções existentes no local. É um parque para se conhecer em uma manhã ou uma tarde. É diferente daqui do Piauí. O Parque Nacional da Serra da Capivara, você pode visitar e conhecer as mais famosas formações rochosas e pinturas rupestres, mas para conhecê-lo totalmente você precisaria de pelo menos uns 10 dias, incluindo alguns locais que só são visitáveis por carros de tração 4x4. Outro é o Parque Nacional da Serra das Confusões, são mais uns 8 dias para conhecer ele todo, mas que, em 1 dia inteiro você consegue conhecer os principais pontos do local. O único que você conhece em um dia todo é o Parque Nacional de Sete Cidades, mas já estão falando de uma oitava cidade. Seja como for, é uma infinidade de locais para se conhecer, em contrapartida, a infraestrutura carece muito, e é o contrário do que acontece em Gramado-RS.

Com relação à culinária, acredito que, para se conhecer melhor uma região é imprescindível você experimentar os sabores que ela oferece. Sou evangélico, não bebo, mas aprecio uma boa comida e em boa quantidade. Hehe. Os preços não são tão baratos, mas consegui economizar bastante com as promoções de compra coletiva do Laçador de Ofertas e do Tchê Ofertas. Fez uma grande diferença nos gastos da viagem!

Que Deus o abençoe.

Júlio César.

Link para o comentário

• Colaboradores

Fala meu amigo, tudo bom??? Parabéns pelo seu relato, as suas dicas está sendo importantissima para o meu roteiro. Obrigado.

Agora gostaria de saber se você poderia me ajudar, na seguinte forma.

Ja comprei as passagens para POA, saio de vitória as 06:00 no feriado do dia 18/04 (semana santa e tiradentes 21/04), chego em POA por volta das 10:30, vou alugar o carro no aeroporto mesmo, pela rentcars.com.br e depois entrego por la mesmo, pois pelo que vi o onibus até gramado custa 30,00 por pessoa = R$120,00 ida e volta o casal. O aluguel do carro esta saindo por R$347,00 (é praticamente 200,00 mais caro, mas vou ter a liberdade e economizar em passeios por lá). Sem contar que o meu vôo de volta esta marcado para as 05:00 então, ou seja, não teria onibus disponivel nesse horario, o unico problema vai ser sair de la de madrugada para chegar em POA, mas quanto a isso está de boa.

Agora, sobre o passeio da maria fumaça, tem a possibilidade de fazer somente ele, certo?? Pois o Tour completo, pelo que percebi você disse que é melhor ser feito por conta própria, estou certo??? ou vale mais a pena fazer ele completo? Pois como chego na sexta feira, quero tirar esse dia para aproveitar a cidade e tentar ir direto para fazer o parque do caracol e já matar logo essas coisas, pois no sabado pretendo fazer esse da maria fumaça, e pelo que eu vi é o dia inteiro, no domingo fazer snowland, e na segunda feira deixar p fazer mini mundo, e todos aqueles outros pequenos parques que tem, harley, essas coisas.. pois estarei mais tranquilo..

O que você me diz?

Aguardo a sua ajuda.

Link para o comentário

• Membros

Satisfação em poder responder à sua pergunta.

A vantagem de você aluar um carro é pela comodidade de você chegar e sair no horário que quer e pela agilidade que tem no trânsito para os outros locais, já que o trânsito em Gramado é tranquilo. É uma questão pessoal, mas como vejo que tem pouco tempo para aproveitar, acredito que seria mais viável você realmente alugar um veículo.

Com relação ao passeio da Maria Fumaça, não sei se está confundindo, mas eu e minha esposa não realizamos este passeio. Fomos até Bento Gonçalves e realizamos os passeios pelo Vale dos Vinhedos e o Caminho de Pedras. Esses dois você consegue realizar em um dia inteiro, mas tem que ser de carro, e dependendo do grau de importância que você dará para as vinícolas, pois para mim, conhecer algumas e fazer a visitação em uma das que são maiores, como a Miolo, Casa Valduga e Salton, seria o suficiente. A Maria Fumaça é um passeio que sai de Bento Gonçalves e segue por cerca de 21 km até a cidade de Garibaldi. Pelo que percebi, os turistas que fazem esse passeio, são deixados pelas agências de turismo em Bento e pegos em Garibaldi, para seguirem os seus roteiros. Acredito que seja um passeio dispensável, já que haverá somente um monte de pessoas dançando, cantando e interagindo com você durante a viagem, pois a paisagem não é essas coisas, segundo alguns relatos que já vi.

Se for de carro, dá para conhecer também o Parque da Ferradura que fica no mesmo caminho do Parque do Caracol, mas como você vai chegar por volta das 13:00h e ainda vai procurar alguma coisa para comer, talvez não seria interessante realizar os dois parques, mas dá para esticar até o Parque da Ferradura e conhecer pelo menos os mirantes do local e aproveitar para tirar algumas fotos e na volta, passar no Parque do Caracol e conhecê-lo com mais calma.

O restante você consegue fazer tranquilo, os pequenos parques são de visitação rápida e dá para conhecer vários deles durante o dia todo. Caso seja cadastrado no programa Km de Vantagens, aproveite e imprima alguns cupons de desconto para o Super Carros, Harley Davidson e Museu de Cera, são 60% de desconto por cada cupom. Vale a pena, pois em vez de sair a R$ 30,00 p/ pessoa, sai a R$ 12,00 por pessoa.

Qualquer coisa estamos à disposição.

Piauí

Link para o comentário

• Colaboradores

Então Man,

valeu novamente pela ajuda. É acabei confundindo o seu relato com o da dhébora, acabei que mandei a pergunta igual p/ ambos. Pensei em fazer o parque do caracol e o da ferradura provavelmente no domingo ou na segunda feira pela manhã, pois como vou estar de carro, quero sair bem cedo, p/ pegar os parques assim que abrir, pois dai eu não perco tempo com nada, fica mais fácil p/ mim e economizo tempo, que vai ser precioso no meu caso.

Esse da maria fumaça, falaram p/ minha noiva que é imperdível, por mim eu não faria, pois pelo que eu vi relatos de gente falando que não é tão bom assim, e eu poderia conhecer as vinícolas por minha conta, mas eu já sei que ela vai querer, pelo fato de já terem indicado a ela, então não tem p/ onde correr. Mas o restante, eu queria dar um pulo em nova petrópolis, só para conhecer mesmo e vê se as coisas são baratas mesmo pois sei que minha noiva vai querer comprar algo, eu não ligo muito, até por que sou do Espirito Santo, e pelo que eu vi, são roupas mais p/ inverno, e aqui praticamente é sol o ano todo, quase não usamos roupas de frio, mas quem sabe.

Estou vendo nem de me hospedar em pousada, pois no albergue de gramado, esta saindo a R$160,00 a diária com café da manhã (quem tem a carteirinha de alberguista), eu estou procurando apartamentos ou studios em gramado, que esta saindo em média por R$120,00 o mais barato até R$200,00 (a diária), só que são equipados com tudo dentro, cozinha completa e tudo mais, o unico porém é que não tem café da manhã, mas nós mesmo podemos fazer o que quisermos, então vai ser mais em conta, por que em outras pousadas está dando no minimo R$800,00 o período, por ser um feriado de páscoa, e pelo que eu vi, é bastante procurado também, pois rola o chocofest, então as diárias aumentam e muito..

Vou utilizar e muito os vales dos sites de compra coletivas, já andei olhando alguns, agora me diz uma coisa, alguns pedem marcação, você chegou a ligar antes (na semana) para efetuar a reserva, ou ligou bem antes??

Agora quanto aos descontos do km de vantagens, eu uso bastante, só que não tem mais desconto p/ os parques, é uma pena..

Obrigado mais uma vez pela ajuda.

Abraços

Link para o comentário

• Membros

Agora entendi.

Se vai para Bento Gonçalves, recomendo fazer o Vale dos Vinhedos e o Caminho de Pedras. Não posso te dizer nada sobre a Maria Fumaça porque não fui, mas pelo que você já viu e pelo que já vi também acerca dos relatos, é um programa indispensável, mas como devemos fazer o gosto das nossas mulheres, é melhor que vá. Hehe. Acho que o preço do passeio sai a R$ 90,00 p/ pessoa. Acho salgado!

Os Parques, quer dizer, a cidade funciona a partir das 09:00h. Não precisa ter tanta pressa, a não ser que fosse para um local mais longe como Bento Gonçalves ou Cambará do Sul.

Em Nova Petrópolis, uma tarde é suficiente. Se sua noiva quer comprar algumas roupas de frio, ela pode ir no Shopping dos Imigrantes e passar também no Outlet da Dakota que fica na entrada de Nova Petrópolis de quem vem de Gramado do lado esquerdo. O Shopping fica quase em frente ao Parque das Flores. Dá para turistar e comprar logo em seguida. Os preços são bons, comparados ao daqui do Piauí e acredito que aos do Espírito Santo também!

Não adianta, tudo em Gramado é caro, até os albergues. É uma cidade iminentemente turística e os preços são salgados mesmo e é para tudo.

Com relação aos cupons de compra coletiva, eu liguei para todos os estabelecimentos reservando. É bom que ligue para reservar. Vou te dar um exemplo. Quando eu cheguei em Gramado, já tinha reservado um jantar no Le Petit Clos (sequencia de fondue), mas quando cheguei no local pensando que estaria lotado, não tinha ninguém. Parece que eu tinha reservado era o restaurante. Dia de quarta feira pela noite. Minha esposa adorou, fomos muito bem atendidos e recepcionados. Já no La Famille de Gazon, estava lotado e pegamos fila para esperar uma mesa desocupar, pegar a fila para as massas e depois para o buffet. Em nenhuma dessas duas houve a cobrança deles de alguma reserva que havia feita. Agora, no Restaurante Tucano, que estava lotado, se eu não tivesse realizado a reserva, com certeza não teria entrado, pois o garçom conferiu o meu nome e nos levou até à mesa que estava reservado. No restante foi tranquilo, mas tudo vai depender da época. Como fui em uma época mais tranquila, não tive muitos problemas, mas como você irá num feriado, é bom que reserve para não passar por constrangimentos. As minhas reservas foram com quase um mês de antecedência, com medo de não ter vaga, já que aqui em Teresina, quando faço compra coletiva, tem vezes que só consigo reserva para o mês seguinte. Mas tudo depende do estabelecimento e do período.

Qualquer coisa estamos à disposição.

Que Deus o abençoe.

Piauí.

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...