Membros BetaRJ Postado Abril 17, 2009 Autor Membros Postado Abril 17, 2009 04/04/09 Saímos do hotel correndo, como de costume, eram 8:10 e nosso ônibus saía as 8:30, mas os demais passageiros do ônibus estavam mais atrasados que nós, e ainda fomos os primeiros a chegar. Na rodoviária é necessário pagar 1 boliviano por pessoa de taxa de uso da rodoviária. Assim que o ônibus partiu foi servido o café da manhã (1 empanada de queijo e chá de coca). Perto da fronteira o busmoço (versão de aeromoça) explicou para todos no ônibus que a polícia peruana não é confiável e que há um golpe, já citado no mochileiros, em que eles abordam o turista, levam para uma sala reservada e enquanto um toca o terror o outro rouba o que conseguir sem que a pessoa perceba. Fomos alertados para não dar atenção aos policiais peruanos, pois eles não podem levar ninguém para locais reservados, e, caso algo acontecesse, ir até o ônibus chamá-lo para que nos acompanhasse. Tanto o busmoço quanto o motorista ficaram todo o tempo próximo ao grupo do ônibus, auxiliando com os trâmites de fronteira. Bom esse serviço da Nuevo Continente. Até o início da tarde foram 4 paradas para entrada de policiais e revista do ônibus, eles escolhiam aleatóriamente a quem pedir documentos e de quem revistar bagagem. O almoço foi um sanduiche, igual aos servidos pela Tam e pela Varig, e um suco industrializado. Comi as duas refeições oferecidas no ônibus e não tive problemas. Por volta das 15h o motorista, sem motivo aparente, parou no acostamento e ficou enrolando ao lado do ônibus. Ele subiu novamente no ônibus e pegou uma chave de fenda pequena, que mal consertaria um patins, quanto mais um ônibus, e ficou fingindo consertar algo. Ficamos acompanhando tudo pela janela e o Dani e o Eduardo resolveram descer para ver o que estava acontecendo, pois até então metade do ônibus já estava na estrada, mas ninguém tinha ido falar com o motorista. O Dani chegou perto e pode ouvir a conversa do motorista no celular, que pedia um novo transporte pois o nosso estava quebrado. Quando o Dani abordou o motorista várias pessoas foram junto, e acredito eu, o motorista ficou com medo e se sentiu pressionado, pediu que todos entrassem no ônibus e seguiu viagem normalmente. Conversando com algumas pessoas descobrimos que essa prática é normal nessa rota, em determinado ponto da estrada eles alegam defeito e colocam as pessoas apertadas em uma van ou em um ônibus velho até Cuzco. O nosso ônibus não estava com defeito algum, apesar de ter perdido tanto tempo na estrada, em torno de 30 min, chegamos em Cuzco no horário previsto e o motorista até aumentou a velocidade depois dessa parada. O Dani já tinha combinado uma pressão no motorista caso ele insistisse em manter o ônibus parado na estrada, mas os homens do ônibus eram tão grandes que nem foi preciso, bastou ficar um tempinho observando a encenação dele consertando um ônibus de turismo com uma chave de fenda pequena.. Cuzco é uma cidade mágica, a mais bonita de todas as que conhecemos até agora. Morri de frio mais uma vez, mesmo bem agasalhada. Pegamos um táxi da rodoviária até a Plaza de Armas, 10 soles. É necessário negociar muito o táxi na rodoviária, começaram nos cobrando 40 soles até a Plaza de Armas. Quando chegamos à praça fomos perguntar pelo hostal Pirwa, mas ninguém conhecia, e o endereço na internet dizia apenas “a 10m da Plaza de Armas”. Nesse procura e pergunta, uma senhora nos ofereceu o hostal Samanapata por 20 soles a diária por pessoa em quarto triplo e banheiro privativo, com café da manhã. Fomos com ela ver o hostal, já que o Pirwa sairia a 22 dólares duas pessoas em quarto matrimonial com banheiro privativo. Recomendo fortemente o Samanapata. Ficamos no quarto 6, um quarto grande, com 3 camas grandes, banheiro e quarto limpissimos e uma decoração rústica e linda, além de tv a cabo com muitos canais, até Globo tinha. O hostal tem um clima delicioso, é muito charmoso e oferece internet grátis em dois bons computadores, além de wireless na área de convivência do hotel. Conseguimos usar a wireless do nosso quarto, bastante rápida. Assim que chegamos contratamos o passeio para o Valle Sagrado no dia seguinte, a 20 soles por pessoa, e já avisamos que ficaríamos em Ollantaytambo para pegar o trem para Aguas Calientes, e que o trem sairia as 15:05. Fomos comprar pela internet o trem para AC, e como já tínhamos visto em La Paz só havia o vistadome disponível, e saindo de Ollanta as 15:05, perdemos nessa 22 dólares por pessoa, já que achei arriscado reservar do Brasil e não conseguir cumprir as datas à risca, além de termos comprometido o passeio no Valle Sagrado. Compramos ida no vistadome (53 dólares por pessoa) e volta no backpacker (31 dólares por pessoa) Usamos o resto da noite para tirar fotos e conhecer o entorno da Plaza de Armas. Jantamos no MacDonalds (excelente) e fomos comprar lanche pra levar para Machu Picchu (como referência da diferença de preços de Cuzco para Aguas Calientes, a garrafa de água de 2,5l custa 3 soles em Cuzco e 10 soles em AC, portanto, vale a pena comprar em Cuzco e levar na mochila). Há várias vendinhas em Cuzco, e os preços variam muito de uma para outra, portanto é bom dar uma pesquisada, ir em umas 3 e desempatar os preços, achei o mesmo ítem em 3 locais diferentes por 3,50; 4 e 6 soles. Citar
Membros AnaGuida Postado Abril 19, 2009 Membros Postado Abril 19, 2009 Olá Beta, Estou indo em Julho... Será que você pode me dar seu e-mail ou msn para trocar idéias? Seus posts estão sendo super válidos! Abraços Ana Citar
Membros BetaRJ Postado Abril 22, 2009 Autor Membros Postado Abril 22, 2009 Pessoal, eu estou sem tempo para escrever o restante do relato, tentarei terminar tudo até o fim de semana. Desculpem a demora. AnaGuida, no perfil tem o meu email, ou vc pode me mandar o seu por MP que eu respondo. Citar
Membros BetaRJ Postado Setembro 4, 2009 Autor Membros Postado Setembro 4, 2009 Bom dia! Eu estive fora do mochileiros durante esses meses por conta do meu trabalho, fui lotada em uma cidade distante da capital do Rio e ter que organizar mudança e afins bagunçou minha vida. Respondendo à pergunta que mais me foi feita nas MPs: EU VOU TERMINAR O RELATO. Espero fazê-lo até o fim do mês de setembro, no máximo. Agora que minha vida está mais organizada poderei me dedicar à finalização do relato e à organização da minha próxima viagem, que já tem destino. Abraços! Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.