Ir para conteúdo

Patagônia de carro - Perguntas e Respostas

brapoa

Posts Recomendados

• Membros de Honra

Daniel

Com esta diminuição de dias, creio que teu roteiro vai ficar beeeeeeem corrido!

Se teu destino principal e final é chegar em Ushuaia, considere a possibilidade de ir direto para lá pelo litoral e na volta dar um pulo em el calafate e el chalten.

Assim fica mais rápido e prático.

Deixe a "passada" pela região dos lagos (Pucón,Bariloche, El Bolson. etc) e a ruta 40 para outra ocasião.

Esta viagem que vc está querendo fazer, eu fiz em 3 vezes....rsrsrs!

Abs!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• Membros de Honra

Mario como não gosto de deixar assuntos pela metade e para não poluir este tópico deixe minha explicação em debate-politico-sul-america-t72039.html#p787157 . Abri esse tópico a tempo e nunca encontrava oportunidade para ser usado. Acho que pode ser um bom começo, e convido ao resto a debater.

Abraços.

Link para o comentário

• Membros

Meu roteiro ficou mesmo comprometido.

Tirei Rosario do roteiro por ser a cidade mais avulsa do roteiro.

Tirei Torres del Paine, pra ir em outra oportunidade, com dedicação exclusiva e fazer o trekking W.

Tirei 1 dia de Ushuaia, ficarei apenas 2 dias ao inves de 3.

O Roteiro ficou o seguinte

27/dez Chapecó Villaguay

28/dez Villaguay Coronel Pringles

29/dez Coronel Pringles Puerto Madryn

30/dez Puerto Madryn

31/dez Puerto Madryn Comodoro Rivadavia

01/jan Comodoro Rivadavia Rio Gallegos

02/jan Rio Gallegos Ushuaia

03/jan Ushuaia

04/jan Ushuaia

05/jan Ushuaia Punta Arenas

06/jan Punta Arenas El Calafate

07/jan El Calafate

08/jan El Calafate El Chalten

09/jan El Chalten

10/jan El Chalten Rio Mayo

11/jan Rio Mayo Villa la Angostura

12/jan Villa la Angostura Pucon

13/jan Pucon

14/jan Pucon

15/jan Pucon Victorica

16/jan Victorica Paraná

17/jan Paraná Chapecó

Apertou um pouco, o trecho entre El Chalten e Rio Mayo tende a ser puxado, mas acho que da pra levar.

Link para o comentário

• 2 semanas depois...
  • Membros

Oi pessoal,

esse é meu primeiro post no mochileiros.com então se eu estiver postando/perguntando no lugar errado por favor me desculpem.

Sai do Rio de Janeiro em 03/11/12 com meu namorado no nosso Ford Ka 1.0, e viemos descendo o sul do Brasil e o Uruguai durante um mês até chegarmos em Buenos Aires, aonde estamos agora tendo aulas de espanhol (estaremos mais do que felizes em relatar a nossa viagem e dar dicas para alguém que precise em outro post). Nossa viagem está planejada para durar mais uns dois meses e meio e vamos dar uma volta grande passando pelo Chile, Peru, Bolivia e Paraguai antes de voltarmos pra casa. Nossa questão nesse tópico é que saímos de Buenos Aires no dia 02 de Janeiro com destino a Valdes (parando no meio do caminho em algumas cidades que ainda não decidimos bem) e depois para Bariloche e o resto da Região dos Lagos. Entretanto começamos a nos animar com a ideia e conhecer a parte sul da Patagônia (principalmente os clássicos El Calafate e Ushuaia), só que como as passagens aéreas estão muito caras pro nosso orçamento de mochileiros universitários, estamos considerando a possibilidade de fazer esse percurso de carro (se isso for possível com o nosso carrinho hahaha).

Desculpem se já responderam essas perguntas antes, mas como esse tópico é muito grande eu fiquei um pouco perdida, então ai vai:

1. Da pra fazer esse trecho no Ford Ka 1.0? Ele é um carrinho pequeno mas está super bem conservado, fizemos uma boa revisão antes de sair do Rio e estamos com tudo novo em folha. O tanque tem 40L e estamos fazendo 12km/L na estrada, não tivemos nenhum problema com ele até agora.

2. Se for viável isso tudo, qual é o melhor percurso? Ir de Valdes para Calafate, viajar no sul e depois ir pra Bariloche, ou ir de Valdes para Bariloche e de lá descer?

3. Quantos dias vocês acham necessários para fazer a viagem com calma? Não tempos pressa nenhuma só não sabemos bem quanto tempo ficar em cada lugar.

4. Em que cidades vale a pena parar? Tanto para curtir um turismo mesmo, quanto para dar uma descansada quando a pernada de estrada for muito longa.

É isso ai gente, desde já obrigada pra quem puder dar uma força.

Link para o comentário

• Membros de Honra

Olá Julia, vou tentar ajudá-la:

1) - Vi pessoas fazendo de kombi, fiat 147, fusca 1970 e assim por diante....se seu carro estiver em boas condições, não vejo motivo prá preocupar...

2) - Sem dúvida de valdez até calafate, pois de bariloche x calafate é complicado ir de carro leve e baixo devido estrada em rípio.....e no trecho tem poucas cidades com estrutura;

3) - Os melhores lugares da patagônia são: Valdez(2 ou 3 dias), Ushuaia(3 dias), Torres del paine(no mínimo 3 dias, se for fazer trekking), el calafate(1 dia), el chaltén(3 dias)....

4) - De valdez prá baixo vc terá várias opções de cidades para descansar, mas para turismo propriamente dito, as melhores são as citados acima....

As melhores cidades para parar e descansar são: Puerto madryn, Comodoro rivadavia, Rio gallegos......tem outras(puerto trelew, caleta olivia,puerto san julian, piedra buena.) e outras pequenas cidades.

alguns sites argentinos para vc pesquisar:

WWW.ruta0.com

www.aca.org.ar

www.welcome.com

Link para o comentário

• Membros

Olá pessoal,

Em março/2013 minha esposa e eu faremos uma viagem pelo Chile dividido em três roteiros principais: Santiago; TDP e El Calafate; e região Lagos e Vulcões. A informação que busco neste tópico é, obviamente, sobre Torres del Paine e El Calafate.

Já estou com as passagens aéreas compradas e chegarei em Punta Arenas no dia 06/03, onde alugarei um carro, de preferência 4X4. Portanto, aqui estão minhas perguntas:

1- Pretendo ficar dois dias (07 e 08/03) rodando de carro pelo Parque e gostaria de saber se há postos de combustível nas próximidades;

2- Como desejo ficar hospedado na Hosteria Lago Tyndall, que fica próximo ao Parque, o melhor caminho para El Calafate é por Cerro Castillo atravessando a fronteira pelo Paso Rio Don Guillermo. Confere esta informação?

3- Na volta de El Calafate para Punta Arenas, o vôo está marcado para as 18:10 saindo do aeroporto de Punta Arenas. Se eu sair de El Calafate bem cedo, 06:00, consigo chegar com tempo de folga em Punta Arenas?

4- Neste trajeto, Punta Arenas-TDP-El Calafate-Punta Arenas, pegarei muitos trechos de rípio?

5- Por fim, alguém sabe de alguma locadora de automóveis em Punta Arenas? A única que consegui contato por e mail foi a Recasur, mas gostaria de ver outras, para efeito de comparação de preços e serviços oferecidos.

Agradeço desde já qualquer informação dos ítens acima.

Um abraço a todos e um feliz 2013

Luiz Ângelo

Link para o comentário

• Membros de Honra

Luiz,

1) - Dentro do parque, na hosteria las torres tem combustível prá vender, mas é muito caro....tive que comprar gasolina, agora não sei se tem diesel! Segundo o site da copec(http://www.copec.cl/extranet/wps/wcm/connect/Copec%20Publico%20Web%20Content/copec+publico/productos+y+servicios/estaciones+de+servicio/buscador+estaciones+de+sevicio), tem posto, em torres del paine(deve ser na municipalidad del torres del paine(próximo ao paso dom guilhermo): http://www.torresdelpaine.com/secciones/municipio/paine1.asp, mas confirme....... segundo um site, tem gasolina perto da administração, junto ao refúgio lago toro, vendem gasolina em galões(eu não conheço)....... segundo esse mesmo site, tem gasolina em cerro castillo(eu não vi);

http://www.manualdoturista.com.br/detalhes11.ASP?pesquisa=1134&detalhes=11

2) - Sim, senão terá que voltar até puerto natales;

3) - Deve dar uns 700 kms, então considera umas 9 horas de el calafate x punta arenas......considere que vai fazer aduana....

4) - Sim, pegará rípio entre o paso don guilhermo x ruta 40 na argentina(pouco)...... e se vc escolher passar pelo rípio antes de esperanza....não aconselho, pois passei lá e a estrada não é tão boa...... então saia por don guilhermo, vá até esperanza e de lá el calafate(só pegará um pequeno trecho em rípio, o do paso d.guilhermo até ruta 40);

Obs.: na volta de el calafate prá punta arenas, saia pela fronteira de rio turbio, pegará somente asfalto......

abs

5) -

Link para o comentário

• Membros

Olá Mário,

Muito obrigado pelas suas respostas. Vou seguir os trajetos que você indicou, tanto na ida para El Calafate, quanto na volta até Punta arenas.

Na sua viagem pela região, você utilizou galão para transporte de combustível? Você sabe se é permitido entrar na Argentina e/ou no Chile com o galão contendo gasolina?

Abraços

Luiz Ângelo

Link para o comentário

• Membros de Honra

Lago,

Nesse trecho não precisa alugar um 4 x 4, vc somente enfrentará rípio naquela parte e dentro do parque, nada que um carro de passeio não faça(o meu é de passeio e baixo), creio que 4 x 4 é bem mais caro.....

Eu nunca levei galão para armazenar gasolina dentro do carro, eu não sei se tem lei nesses paises que proibem levar dentro do carro, mas acho que tem sim.

Mas pensando na segurança, eu não recomendo....

entre TDP x el calafate tem posto em esperanza, cidadizinha entre as duas cidades......

Quando for prá TDP, procure saber se na municipalid de torres del paine ou cerro castillo, se não tiver, procure abastacer dentro do parque, pagará mais caro, mas senão terá que voltar em puerto natales........mas segundo o site da copec tem posto no cerro....

O melhor,e mais rápido caminho entre el calafate x punta arenas é esse mesmo, pode confiar..... cuidado que tem outra aduana acima, tenha em mente que deverá passar em rio turbio...... no outro vc passa numa cidade de nome(acho) 28 de octubre......esse paso, na época ,uma grande parte era em rípio ruim...

Neste trecho (el calafate x punta arenas) vc pode abastecer em: el calafate, esperanza, rio turbio, puerto natalaes...), não se preocupe nesse trecho.

OK

Obs.: fique tranquilo, quando for alugar o carro, peça informação sobre abastecimentos nos trechos, condições das estradas no momento, procedimento nas aduanas com veículo alugado, se pode levar galão prá carregar combustível(4 x 4, tem galão que vc leva por fora).........

vai tranquilo mesmo....que tudo correrá bem!

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...