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PN da Serra da Canastra e região


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  • Membros

Pessoal, tô fechando o roteiro mas preciso de mais algumas informações. Como eu chego na cachoeira dos Rolinhos, por São Roque ou Glória? É passeio de um dia inteiro ou dá pra conjugar com outra coisa? E precisa de guia ou é tranquilo o caminho? Carro pequeno chega?

 

Outra coisa, dá pra chegar na lagoa azul de carro ou só com o passeio de barco mesmo?

 

Por enquanto meus dias estão assim, não necessariamente nessa ordem (e ainda tem 2 dias e meio sobrando):

 

1 - Capao forro (no dia de chegada a São roque)

 

2 - Fazenda de queijo + fundão

 

3 - Cerradão + Antonio Ricardo + vento (dá tempo?)

 

4 - Casca d’anta (alto e baixo, pela trilha) + nascente e curral

 

Ainda quero encaixar Rolinhos, Maria Augusta, lagoa azul, usina, morro VHF e cachoeira do Filo se der tempo. Só que a Maria Augusta tá parecendo contramão... Acho que se eu for lá tenho que dormir no Glória, né?

 

Obrigada mais uma vez!

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  • Membros de Honra

Si vas a Maria Augusta, la cachoeira està dentro del predio de la Pousada Mata do Engenio,

super buena excelente pao queijo, cafè +++++!!!!

Verifica si està funcionando, las pousadas rurales solo funcionan fines de semana o feriados (en ese viaje intentamos muchísimas pousadas desde Furnas a Babilonia (todas fechadas, salvo Babilonia, la ùltima del rutero!!!! )

1) Pousadas pròximas: Recanto do Cristo,(la màs barata)

2)Boa Vista,

3) hay un camping en Facao (que funciona siempre, pero debes llevar tu barraca), la cachoeira es bonita tambièn.

4) Babilonia (casi al final del valle), adoramos!!!

 

Cuando fuimos no conseguimos visitar Antonio Ricardo por causa de la lluvia,

y optamos por Fundao en lugar de Rolhino, Fundao es realmente maravillosa!!!

 

Ten presente que cada paseo lleva casi todo el dìa, los caminos son complicados y no estàn pròximos, no creo puedas visitar màs de un punto por dìa.

Nosotros preferimos las pousadas rurales, porque estàn en lugares super acogedores,

en Sao Roque ficamos en Fazendinha (ok, pero encontramos sao roque bastante triste) en el otro viaje ficamos en el camping Picareta, super amables.

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  • Membros

Olá amigos,

 

Depois de ler tantos relatos de várias pessoas aqui, principalmente dos colaboradores do Mochileiros.com confesso que fiquei apaixonado pela região da Serra...

 

Minha cidade escolhida foi São João Batista do Glória pq só la consegui vaga pra hospedagem pro feriadão em cima da hora

 

Chego na sexta por volta de 12h e queria aproveitar esse dia também

 

Mas vou ficar o sábado e domingo o dia inteiro...

 

Gostaria impreterivelmente de conhecer a região de Furnas, mas confesso que depois de tantos relatos queria encaixar Casca D'anta e Rio São Francisco.

 

Alguma idéia de roteiro?

 

Pelo que vi não é o ideal ir para lugares tão distantes da cidade escolhida como base, por isso a minha dúvida

 

Desde já agradeço pelo esclarecimento de todos

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  • Membros de Honra

Próximo tienes uno de los lugares màs bonitos de la Canastra: cachoeira María Augusta, y la entrada del valle de Babilonia, y el valle do Ceu, ese camino es una maravilla en sì.

al final de ese camino tienes serra branca (pero ahì sòlo si tienes un vehìculo apto), Babilonia ofrece un almuerzo delicia de arroz barranco y aqua cabalo, tambièn està la cachoeira do facao y otra próxima a la pousada recanto do cristo.

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  • 3 semanas depois...
  • Membros

Oi, pessoal! Voltei pra deixar um mini relato da nossa experiência na Canastra!

Na 5ª chegamos, decidimos ficar no Picareta e aí depois de arrumar tudo já tava meio tarde, então ficamos só no riozinho que circunda o camping mesmo. Sobre o camping, seu Chico e seu filho, José, são muito gente boa e o queijinho que eles sempre oferecem é uma delícia! Mas o camping em si deixa um pouco a desejar. A área das barracas na verdade é um pasto (com bosta pra todo lado, rs) e a grama estava muito alta. Os banheiros não dão vazão em um feriado, são 2 femininos e 2 masculinos (com privada, chuveiro quente e pia) e mais 2 chuveiros frios e 1 lavabo. Como as privadas são dentro da cabine com chuveiro (com exceção do lavabo), a logística é bem complicada... Se você estiver apertado quando todo mundo estiver tomando banho (o que era uma constante no feriadão), lascou... rs A pia de louça virou pia de escovar os dentes, porque entrar na fila do banho só pra escovar os dentes é dose... Enfim, acho que merecia pelo menos a construção de mais uns lavabos. No mais, a galera era bem tranqüila, nada de som alto até tarde ou farofada deixando sujeira pra todo lado... É bem fácil chegar lá, mas anda um pedaço de estrada de terra, depois que acaba a cidade, o que pode incomodar quem pretenda ir pra cidade à noite. (pra gente foi tranqüilo)

Na 6ª, fomos de carro pra parte alta e levamos TRÊS HORAS pra chegar na Casca D’anta!!!! A estrada está PÉSSIMA, intransitável para carros baixos! Meu March sofreu muito pra chegar lá, descíamos do carro várias vezes pra analisar o caminho, e uma hora ele ficou preso e só saiu porque o pessoal de uma caminhonete parou pra ajudar! Não recomendo que vão de carro pequeno até arrumarem a estrada de novo, no máximo se for alugado e um pouco mais alto, como o Uno! Fizemos a trilha pra parte baixa, 40 min. pra descer, num ritmo forte, e 1h45 pra subir, num ritmo bem mais lento do que o meu de costume (estava passando mal, mistura de 2 noites sem dormir e sol forte na cabeça). Na volta passamos no mirante da parte alta, tiramos umas fotos e só, foi o que deu tempo de fazer, pq ainda tínhamos q encarar a estrada na volta. (2h10, na fé e na coragem, enfiando o carro nos buracos e metendo o pé nas partes melhores, pra não pegar um trecho muito longo no escuro! rs) A parte baixa é linda, mas é complicado tirar foto, a nuvem de água é muito forte! Mais abaixo tem um trecho bem gostoso do rio pra se banhar! Recomendo ir de manhã, pra pegar com a luz do sol!

No sábado, fomos pro Cerradão, dá uma meia hora do camping até lá. É só perguntar no posto que indicam direitinho, e tem placa no asfalto indicando a entrada. São dois caminhos, um com chuva (beeem mais longo) e outro sem chuva (pegamos esse), porque a estrada fica escorregadia. Muito legal também, 3 quedas que em conjunto formam uma cachoeira enorme! As duas primeiras formam poços muito bons pra banho! Não deixem de subir até a última, tem uma plaquinha indicando a trilha, é só prestar atenção! Aliás, lá está muito bem cuidado, com várias pontes e placas de sinalização, vale os R$10 que cobram. De tarde estava ameaçando chuva na Antonio Ricardo, então fomos pro Capão Forro, que é pertinho do camping.

São 5 cachoeiras (uma delas bem pequena, mas com um poço legal). A mais legal é a de cima, anda 800m até chegar lá, bem tranqüilo. Tem um poção bem grande pra banho, vale a pena ir de manhã, quando o sol está batendo, deve ficar lindíssima! As outras quatro são em sequência, a Capão Forro é a mais bonita. Na última nem fomos, tem que atravessar o rio e descer por um caminho que pareceu meio ruinzinho, achamos que não valia a pena, até pela hora. (quem vem do Picareta faz o caminho inverso, tem que subir a partir dessa última cachoeira e atravessar o rio pra acessar as outras, a vantagem é que não paga os R$10 de entrada).

No domingo, pegamos o passeio do Zé Maria pra Casca D’anta parte alta, nascente e Fundão, pra não meter o March naquela estrada de novo. Na nascente não tem nada, é só pra tirar foto na plaquinha e pronto, mas é o tipo de programa que não se pode deixar de fazer... Fica na beira da estrada, então não gasta mais do que 5 minutos. Aproveitamos um pouco a parte alta, mas achei que podia ter ficado mais tempo, pena que um pessoal atrasou pra sair de manhã. Não deixem de descer até a queda, muito melhor do que ficar só na piscininha que se vê logo de cara! De lá fomos para o Fundão, a estrada estava ainda pior e vimos ao longe a chuva que desabava na região da cachoeira. O último trecho, que é um descidão, estava um sabão, muito bizarro!! E mais lá embaixo tinha uns pedaços de lama pura, impossível passar sem 4x4! Tinha um uno de uma pessoa louca lá embaixo, deslizou até bater na parede de pedra e barro e dali não saiu mais, só guinchado... Pra subir na volta foi mais bizarro ainda, até o carro do Zé Maria teve dificuldade! Tirando isso, pra chegar na cachoeira pega uma trilha rápida, primeira parte aberta, pelo pasto, atravessa um riozinho pelas pedras, depois dá de cara com umas pedras, tem que subir nelas pra acessar a trilha que agora fica estreitinha, mas é tranqüila. A cachu é linda, linda, linda, mas o tempo fechado não ajudou e eu não consegui aproveitar... Mas o pessoal nadou no poção e foi até a gruta que fica atrás da cachoeira, meu marido amou!! Só não é muito bom de ficar do lado de fora, as pedras não são grandes e meio ruins de sentar... Pra entrar tb é ruim, tem muito mato na borda, só em uns 2 pedaços estreitos dá pra pular da pedra pra água. (podem me chamar de fresquinha! rs)

Na 2ª, partimos cedo pra Antonio Ricardo, 1 hora até o povoado dos Leite, depois anda mais um tanto até a casa do seu Dorico, de onde parte a trilha. O caminho é o mesmo do Cerradão, mas em vez de entrar na placa pro Cerradão segue em frente até ver um lixão à esquerda, entra na rua à esquerda na esquina do lixão (depois dele). Vai embora até um mini povoado num cruzamento, segue em frente, aí a estrada vai dar nos Leite. Lá tem que entrar na rua entre duas igrejas (uma católica e outra evangélica), tem placa indicando a casa do seu Dorico, vai passar por uns 3 portões. O seu Dorico é um velhinho gente boa que te indica o início da trilha e cobra R$ 5, tem um espaço pra estacionar. Me senti na Ásia, com o banheiro fora da casa e... um buraco no chão! rsrs

A subida pra Antonio Ricardo não é mole não, um ladeirão debaixo de sol, seu Dorico disse que os mais lentos, criança e tal demoram 2 horas pra chegar. Depois tem que descer um pedaço que a trilha é bem ruinzinha, achei meio perigosa pra criança. Levamos 1 hora até lá e valeu muuuuito o esforço, pra mim foi a mais bonita! Talvez porque ela era só nossa! rs A cachu é bem alta e o poço é ótimo pra banho! Só cuidado com as aranhas, tem várias pelas pedras, das grandes! De lá seguimos pra Cachoeira dos Escravos (tem placa na trilha), tem uma gruta por trás da queda que quase não dá pra ver, dizem que os escravos fugidos se escondiam ali, mas parece que não sobrou nada pra contar história, saquearam tudo... A cachoeira é bem bonita, alta também, mas é uma droga pra ficar. Pra se molhar é bem complicado, porque a trilha acaba em umas pedras enormes, e não tem um poço, só uns pedaços com água meio parada, cheia daqueles bichinhos... Não curti não!

Partimos então pra Capitólio, nossa segunda parada. Dá pouco mais de 1h até lá (no meu 1.0). Ficamos na Pousada do Rio Turvo, tá sem placa indicando a entrada, mas é a 1ª entrada à direita depois da ponte do Rio Turvo (pra quem vem de Piumnhi). Obs: não tem nada a ver com o restaurante do Turvo, que fica antes da ponte!! O hotel é bem legal, o quarto é simples mas a área comum é caprichada. Pena que o lago tá muuuuuito baixo, aí a vista não fica tão legal... Parece que o lago invade a piscina quando tá normal!

Na 3ª fizemos o passeio de lancha do próprio hotel, R$ 50 por pessoa, mas tem um mínimo pra sair. Achei muito curto, 2h só, e passa por 4 pontos, incluindo a Lagoa Azul e os cânions. É lindo, não tem como deixar de fazer!! Só que queria ter passado mais tempo em cada ponto...

De tarde o tempo fechou e caiu um temporal pra lavar o carro, rs, aí fomos no Queijos Califórnia comer um pão de queijo recheado com requeijão, provolone e lingüiça (que nos deixou sem fome até a hora de dormir) e no Chalé dos Queijos (depois da entrada para Capitólio, tem um posto BR e logo depois a loja, à esquerda, sentido Piumnhi). Lá eles produzem os queijos, recomendo muito!!!! Compramos provolone, queijo canastra (que vem da Serra, não é feito lá), um biscoitinho de queijo maravilhoso, tipo Ruffles, e goiabada. E ainda tem um cafezinho de graça pra acompanhar as provas! Esses mineirinhos sabem tudo! rsrs

Na 4ª passamos na Usina, mas nem entramos, vimos só dos mirantes. Subimos o morro VHF, é a primeira entrada à esquerda depois de atravessar a barragem (pra quem vem de Capitólio), uma estradinha de terra. Não pare só na primeira antena, siga pela estrada à direita pra chegar no ponto mais alto! A vista é bem legal, mas infelizmente não teve por do sol...

Ainda passamos na cachoeira do Filó, mas duas pessoas falaram pra gente que estão roubando os carros estacionados na beira da estrada (fica um pouco depois da entrada pra Furnas, sentido Passos – tem um espaço grandinho pra estacionar, mas não tem placa). Como só tinha nosso carro e nem tinha sol, descemos rapidinho pra tirar uma foto e voltamos. O poço é grande, mas não tem pedras em volta pra ficar sentado e a cachoeira nem se compara com as da Canastra... Ainda apareceu um cara estranho no alto da trilha, vimos lá de baixo, aí voltamos correndo com medo de que estivesse observando pra roubar o carro!

Sobre comida. Em São Roque as coisas fecham cedo e não tem muita opção, é meio complicado. Comemos na churrascaria Malibu, demorou uma vida e achamos bem fraquinho. A pizza do Zagaia é mais ou menos, o recheio é até bonzinho, mas a massa é pronta e horrível, parece um biscoito! A boa lá é comer na dona Beija, fica bem pertinho do Malibu, mas não tem placa, é só perguntar. R$ 12 um bife bem grande (boi, porco ou frango) com ovo frito, além de arroz, feijão, legume e farofa à vontade! A comida é simples mas bem gostosa! E a dona Beija é uma velhinha bem velhinha, uma gracinha!!

Na Pousada do Rio Turvo, o jantar está incluído, mas o restaurante é terceirizado. A lasanha estava gostosinha, mas o filé de peixe foi um fiasco. Era na verdade isca de peixe, e a gente tava querendo uma coisa levinha... O feijão estava sem gosto e a farofa totalmente gelada. Enfim, tem que melhorar muito! O café da manhã é até bonzinho, mas no primeiro dia tinha suco de caixinha, uma vergonha! E só no segundo dia apareceu um queijo fresco, outra vergonha em um lugar onde logo ali se compra vários queijos maravilhosos por preço de banana!

Ah, pra quem fica em Capitólio, os hotéis com melhor localização são a Pousada do Rio Turvo, o Obba Coema e o Fecho da Serra. São os mais próximos das cachoeiras, trilhas, usina etc. A não ser pra quem quer ir pras festas na cidade, lógico...

Bom, é isso, o mini relato de mini não teve nada! rs Espero que ajude! ::otemo::

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  • Membros de Honra

El tiempo en Canastra hace la diferencia,

de todas formas y luego de haber paneado la zona: Sao Roque , Delfinopolis, Sacramento

 

es exacta la descripciòn, en la zona de Sao Roque todo es un enigma,

y cada paseo lleva mucho, mucho tiempo,

 

sao roque es mucho màs triste que Delfinopolis.

Realmente es mucho màs fàcil acceder a los lugares de interès desde Delfinopolis, o en el Valle do Ceu, Babilonia.

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  • 3 semanas depois...
  • Membros de Honra

Pessoal, alguém sabe como está a situação na região, com tanta seca?

Porque leio em todo lugar que furnas está praticamente 'inavegável' e nada bonita. Mas penso: "Ok, deixo furnas, mas posso aproveitar as cachoeiras e a vista"

 

Ai leio uma notícia que a represa de Delfinópolis também está muito baixa, a ponto de ter que ir via estrada de terra, não dando mais para chegar de balsa...

Leio que em Capitólio tem hotel quase fechando por falta de gente.

 

Pior: vou em Setembro e imagino que até lá fique tudo mais complicado - alguém sabe dizer como está realmente a situação? As noticias estão corretas ou é muito exagero? Porque por agora já estou deixando para outro ano...

 

Valeu,

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