Ir para conteúdo

PN da Serra da Canastra e região

samuel_adv

Posts Recomendados

• Colaboradores

Ola Camila!!!

Todas as perguntas que você fez já foram respondidas aqui no fórum e este é o objetivo do fórum. Compartilhar as experiências para que as PESQUISAS dos próximos usuários sejam facilitadas ou postar dúvidas INÉDITAS.

Uma boa pesquisa já iria ajudar muito na elaboração do seu roteiro.

De bate pronto, para não perder a viagem, eu adianto algumas respostas:

1) Vários roteiros dá para ir de carro, Uno consegue mas pode sofrer um pouco mas nada diferente de um carro de passeio.

2) Vá para São Roque de Minas, para você que vai com criança será mais fácil fazer uns passeios.

3) Por esse preço talvez só camping mesmo. Tente alugar casas na região de São Roque, são bem baratas. Lembro de ter pagado menos de R$150,00 por pessoa pelo período de carnaval.

4) É tranquilo ir com bebê. Alguns destinos tem pequenas caminhadas, sem muita trilha. Só leve muito repelente e cuide dele direitinho! ::otemo::

Link para o comentário
  • 4 semanas depois...
  • Membros

Olá Camila!

Bom eu já fiz visita a parque nacional três vezes, duas foi com meu antigo Gol Quadrado 1.0 94, passei pela parte alta em época de chuva tenho até 1 video com 1 trecho onde você pode ter uma ideia do que você vai enfrentar com seu uno 99, da segunda vez que passei pela parte baixa e consegui subir a serra branca, mas não recomendo pois acabei tendo uns gastos para arrumar o carro depois. OBS: pela parte baixa só em época de seca para conseguir ir tranquilo pois as estradas não são boas como as da parte alta.

Ao meu ponto de vista o melhor roteiro para ir de carro é entrar pela portaria de sacramento e sair em são roque pois a estrada é melhor e são roque tem ótimas acomodações. Provavelmente você vai gastar em torno de 80 a 100 reias o casal pela diária, acredito que não cobrarão pelo bebe. Quando fiquei em são roque paguei 80 reias mas só tinha café da manhã pousada.

Se você for pela parte alta não terá que fazer nenhuma trilha longa ou difícil para ver as cachoeiras e a nascente, alias único lugar que terá que andar 1 pouco é para ver a Casca d'Anta mas pouca coisa.

Bom fica ai minha dicas e bom passeio.

A leve dinheiro tem alguns lugares que as maquinas de cartão débito e crédito não funcionam ^^

Link para o comentário
  • 3 semanas depois...
  • Colaboradores

Nathália, qual a portaria do parque você vai ficar?

Existem pelo menos 3 delas e isso faz diferença.

Se for optar por São Roque, as pousadas são dentro da cidade e para chegar na Portaria do parque, a distância é de cerca de 8km. ::dãã2::ãã2::'>

Os atrativos dentro do parque da Canastra são muito distantes, todos acima de 20km somente a ida. Exemplo: Parte alta da Casca D'Anta são 40km só a ida.

Se você vai sem carro, já procure uma forma de contratar agências ou tentar se deslocar por lá senão, pode desistir. ::tchann::

Lembrando que dependendo da época do ano, contratar agências pode sair caro ou os destinos podem ser limitados.

Boa sorte.

Link para o comentário
  • 1 mês depois...
  • Membros de Honra

Hola,

Pensamos retornar a Canastra en Mayo, en nuestro viaje anterior las dicas de Marcelo fueron de muchìsima ayuda,

Necesitamos ayuda:

Queremos hacer la travesìa desde Sao Joao Batista da Serra a Portal da Canastra (prox. a Desemboque) que relatò Jorge Soto.

Cuàl es la mejor forma de acceder a S.J.B desde Franca?

Marcelo, hay algùn tipo de transporte en esa zona, xra el resgate al final de la caminata?

Conocen algùn guìa, prefirimos personas locales?

Saludos desde Uruguay,

Perla

PD: Cuàl es la mejor forma de llegar a Vale do Ceu, desde S.J.B. da Canastra.

Imagino que serra branca es sòlo xra vehìculos 4x4 todavìa.

Link para o comentário
  • Membros

Olá!

Uma amiga decidiu conhecer a região da Serra da Canastra neste feriado (29, 30 e 31 de março) e me incluiu rs. Não conhecíamos absolutamente nada, mas entramos no site 'serradacanastra' e através da Tamanduá Ecoturismo reservamos vaga no camping Dona Crioula, que fica perto da cidade de Vargem Bonita.

Foi tudo no susto, por isso, só depois da reserva feita é que eu comecei a pesquisar sobre o lugar. Para a minha alegria achei este fórum e, desde ontem, estou procurando informações nele. Porém, ainda existem muitas dúvidas. Espero que possam me ajudar.

1) Sairemos de São José do Rio Preto/SP e vi que o LiCo é da mesma cidade e o Marcelo já veio para cá. Gostaria que me explicassem qual é o melhor caminho. Pretendemos sair na madrugada para chegar bem cedo. A estrada é perigosa? Podemos viajar de madrugada sem medo? Ainda não procuramos nada referente à rodovias, trechos, pedágios e coisa e tal.

2) Embora tenha lido quase todas as postagens, não vi nenhuma referência ao camping "Dona Crioula". Ele é conhecido por outro nome, é novo ou não é recomendado? Assim como aconteceu com o camping, vi poucas pessoas citando a cidade de Vargem Bonita.

3) É a primeira vez que faremos uma viagem como esta, portanto, surgem dúvidas do que levar. Além de barraca, colchão, lanterna, repelente, protetor e roupas e calçados confortáveis, o que é imprescindível?

4) Já enviei 3 e-mail para o camping, até agora sem sucesso. Podemos levar comida? Quando vocês falam "lanche", estão falando exatamente sobre o que? Que tipo de alimentos devemos ou podemos levar tanto para o camping, quanto para os passeios? Sei que dentro do parque é proibido, mas nos camping é permitido que levemos bebida alcoólica?

5) Já explorei o site e este fórum e me interessei por algumas "atrações". Gostaria de ajuda para saber se é possível temporalmente, se compensa e qual o roteiro logístico podemos montar. Espero que algum de vocês possa nos ajudar:

Estaremos com uma Ecosport e não pretendemos conhecer tudo, afinal, temos pouco tempo e não disponibilizamos de muita grana. Mas gostaríamos de lugares para entrar na água, algumas trilhas e belas paisagens.

Fiquei interessada nos seguintes lugares: Casca D'anta (parte alta e parte baixa), Nascente, Rolinhos, Cachoeira do Fundão, Curral de Pedras (é lá que encontramos piscinas naturais?), Cachoeira das Orquídeas, Capão Forro, Cerradão, Cachoeira do Quilombo e Pôr-do-sol na Igrejinha.

Ainda estou bem perdida com as localizações de todos estes lugares, portanto, estou certa de que alguns sejam inviáveis nesta primeira vez.

Espero que alguém (ou alguéns, porquê não rsrs) possa me ajudar com as perguntas e com o planejamento do roteiro.

6) Vi que há alguns anos a trilha que liga a parte alta à parte baixa da Casca D'anta só era permitida com guia cadastrado. Mas ano passado escreveram dizendo que estava novamente liberada, alguém sabe dizer com certeza?

Obrigada desde já e semana que vem trago o meu relato de iniciante!

Link para o comentário
  • Membros

Olá Beatriz

Seguinte não sei exatamente onde fica Vargem Bonita.. o que eu posso te ajudar é em relação a Trilha da Casca D´anta.. fizemos ela em junho de 2012 e era permitido ir sem guia sim (não sei se em 9 meses alguma coisa mudou, mas acredito que não). A trilha é tranquila porém nós nos perdemos (mas acho que foi mais por falta de atenção mesmo e pq começou a chover) mas logo em seguida retornamos e fizemos a trilha sem problemas!Nós fizemos saindo da parte baixa e alcançando a parte alta! Eu recomendo mto fazer essa trilha. Só uma dica : Leve lanche de trilha + H20 pq lá não existe lanchonete ou algo parecido para comprar comida..então levem nas mochilas..

Bom é isso espero ter ajudado!!

Boa viagem, curtam a Canastra!!!

Link para o comentário
  • Membros de Honra

hola Beatriz,

Las distancias a pesar de no ser tan grandes SE VUELVEN INTERMINABLES, los caminos no pavimentados hacen que los paseos lleven mucho tiempo.

Por ejemplo si haces FUNDAO, que yo encontrè maravilloso, con agua cristalina, nadè mucho allì: piensa que es un paseo para todo el dìa,( como debes entrar al parque ya puedes visitar toda la parte de cima, incluida las Nacientes, corral de pedra y garagem).

Desde San Roque, visitamos sin problema Capao Forro y Nego.

Ya parar Quilombo tienes que entrar por el Valle do Ceu, esa zona es realmente bonita, y en àreas cercanas encuentras una cachoeira muy bonita MARIA AUGUSTA.( linda de màs)

PARA ATRAVESAR DESDE BABILONIA Y valle do Ceu a la parte de cima del Parque, el camino es terrible: SERRA BRANCA, cruzamos en el vehìculo de Marcelo y fue realmente toda una aventura, no daba en el Ford. Aunque parezca increìble, a mi lo que menos me impactò es Casca D'Anta. La igrejinha tiene una visual lindìsima!!!!!!!

Para disfrutar del paseo recomiendo elijas un àrea y visites sòlo esa zona, de lo contrario en tan pocos dìas pasas màs tiempo en el carro que curtiendo las cachoeiras.

En cuanto a la comida, en todas las posadas la comida es 10 puntos, y siempre te invitan con cafè y pan de queijo.

Picareta, deja queso y licor para los huèspedes.

Lanche: se sugiere frutas secas, barras de cereales, sandwiche de queso, atùn ,chocolates.

Saludos desde Uruguay,

Perla

PD. Pensamos volver a Canastra en Mayo, pero sòlo haremos Sao Joao Batista da Serra, y Babilonia (en 10 dìas)

en nuestro viaje anterior por consejo de Marcelo visitamos la zona de Delfinòpolis que es bellìsima y las cachoeiras son super lindas, nos alojamos en Oro, Ezio (donde tiene unos pozos super lindos), desde allì hicimos muchas trilhas),

Esa es la zona donde los atractivos estàn màs pròximos. De allì viajamos a Babilonia y luego a San Roque desde donde visitamos Fundao.

Link para o comentário
  • Colaboradores

Bom dia Beatriz...

Obrigado por seu contato e vou tentar ajudá-la, com prazer, com todas as informações que disponho.

1)Acredito que o melhor caminho seja passando por Passos e chegando até a cidade de Piumhi. No trevo de acesso a esta cidade, ir em direção a São Roque de Minas. Vargem Bonita fica um pouco antes de São Roque. A estrada, MG-050, está em bom estado de conservação pois grande parte dela é privatizada. O preço do pedágio deve ser na faixa de R$4,10. Podem viajar sem medo, mas sempre muito cuidado na direção heim! ;-D

2) Eu também desconheço este camping. Na verdade o único que conheço seria em São Roque. Vargem Bonita é pouco citada pois é uma cidade de passagem, não tem muitos atrativos referente à Canastra. O ponto principal da Canastra é São Roque de Minas mesmo. Dica: Vá até o camping, faça a avaliação de estrutura, conforto, tranquilidade, segurança, etc. Se achar bom, fique. Se achar ruim procure outro rumo. Lembre-se que suas coisas, de menor valor, vão ficar no camping quando você estiver passeando. rs.rs.rs.

3) Bom, isso é relativo. Eu levo muita tralhas quando vou fazer passeios na natureza, acampar, etc. Mas como na Canastra você praticamente chega perto dos atrativos de carro, o que eu acho ruim, muitas coisas são dispensáveis. Os itens são basicamente esses que você falou mesmo. Acrescentaria uma pequena mochila, se possível de hidratação para levar água e pequenos lanches para fazer no caminho. Se tiver, leve uma capa de chuva ou anorak para proteger-se caso chova também uma pequena toalha para se secar. O restante são itens pessoais mesmo.

4) Vocês podem levar comida mas depende da estrutura do camping se poderão ou não cozinhar. Vocês tem algum tipo de fogareiro para preparar a comida? Se for preparar a comida ao redor da barraca, e estiver chovendo aí lascou. rs.rs.rs. Quando falamos "lanche", é lanche mesmo. Coisas que você gosta de comer no dia a dia, frutas, biscoitos, etc. Um camping e um passeio fica mais agradável quando comemos coisas que gostamos. Nada de inventar moda pois isso pode dar um revertério intestinal e acabar com o passeio. A proibição de bebidas alcoólicas no camping vc só vai saber quando chegar lá. rs.rs.rs.

5) Como você vai passar por lá somente 3 dias, fica impossível visitar todos esses destinos. As distâncias dos atrativos é muito longa o que praticamente inviabiliza mais de um passeio ao dia. Eu sugeriria fazer no dia 29 Capão Forro (são 3 cachoeiras) e Cerradão. São um pouco próximas então como você já vai ter viajado um tempo, pode estar cansada e fazer algo mais perto da cidade seria recomendável. Dia 30, Casca D'Anta parte alta, um lugar lindo e com ótimos pontos de banho, mirantes, etc. Durante o caminho você visita a Nascente e também o Curral de Pedras (não tem lugar pra nadar, é só um curral de pedras). Poderá ver também muitos animais selvagens. A distância de São Roque até a parte alta é de 40km. Então nesse dia, só de terra você vai rodar uns 80km. No dia 31, eu faria a Cachoeira do Fundão. Uma das mais bonitas que já vi. Imponente, bom volume de água, excelente poço para banho mas o seu carro vai sofrer para chegar lá. Eu vi carros menores na entrada da fazenda mas recomendo avaliar as condições da estrada com pessoas da região ou da portaria do Parque. Lembrando que a distância também é de cerca de 40km só a ida.

Eu tenho tracklogs da região e posso disponibilizá-los caso tenha aparelho de GPS.

A parte baixa vale a visita. É bom ver a grandiosidade da cachoeira. Mas o poço é meio sinistro e perigoso para banho. Eu com colete salva vidas não tive coragem de entrar, mas é pq fui sozinho. rs.rs.rs. O legal é nadar em alguns poços que têm no rio após a cachoeira. Lá nesta parte do parque tem uma boa estrutura com quiosques, banheiros, etc, para fazer pequinique.

6) Quando eu fui estava liberada, mas essa é uma decisão que o pessoal do parque toma praticamente na hora, dados os riscos como por exemplo escorrer caso o chão esteja molhado pelas chuvas, etc. Mas é uma longa caminhada. Eu fui correndo, e gastei 45 minutos para descer, e 1:12 para subir. É uma pirambeira só. Eu não recomendaria esta empreitada para quem não tem um ótimo condicionamento físico. Pode perder muito tempo e curtir pouco. Melhor ficar na parte alta e curtir as cachoeiras e uma parte no rio que é ótima para nadar, parece uma lagoa. rs.rs.rs.

Bom aproveito no feriado e lembre-se, traga de volta o seu lixo e preserve a natureza. ::otemo::

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...