Ir para conteúdo

PN da Serra da Canastra e região

samuel_adv

Posts Recomendados

• Colaboradores
Marcelo:

Muito boas as suas dicas! E vc escreve bem e de forma clara o objetiva! Gracias!

Eu costumava acampar na região de Furnas na minha adolescência (há séculos...! D. Pedro II ainda devia estar em Petrópolis!). Passei inesquecíveis carnavais em Capitólio, Alpinópolis (Ventania!) e Carmo do Rio Claro. Belas lembranças! Mas acredite: não fui até a Serra da Canastra!

Agora, do dia 07 a 10/janeiro/2010 estarei finalmente na Canastra, curtindo os belos cenários e cachoeiras!

Quem estiver a fim, é só dar um toque pra se juntar à nossa turminha! Somos um grupinho de 8 a 10 pessoas de alto astral!

Abraços!Luis

ola Luis, obrigado pela força nos elogios! bom, desculpe por nao ter feito contato antes. Eu estava de Férias e nao vi seu convite a tempo.

Como foi la na Canastra? espero que tenha gostado!

Cara eu adoro muito as cidades de Capitólio, Carmo do Rio Claro e da lendária Ventania!! Lugares muito agradáveis, pessoas simpátissimas e boa comida!!

Link para o comentário
  • Membros

Valeu Paulo!!

É realmente uma pena essa ´reserva de mercado´. Espero que ao menos os guias da região sejam bem preparados, passando informações corretas e úteis sobre a região para o pessoal que faz a trilha. Eu realmente prefiro andar só, para sentir o ambiente ou aproveitar a compania dos amigos, mas já que não é possível que pelo menos credenciem pessoas idôneas e conhecedoras da região. Quero voltar lá ainda esse ano para conhecer a Parte Alta e aí veremos como anda esse papo dos guias.

Grande abraço a todos e parabéns aos locais, por preservar e divulgar locais de rara beleza e por serem tão acolhedores!

Link para o comentário
  • Membros

Olá,

Vou pra Canastra pedalar no mês de abril e tenho uma dúvida. Se alguém puder me ajudar agradeço muito ::Ksimno::

Vou sair de bike de São Roque de Minas e quero pernoitar no vilarejo de São João Batista da Serra da Canastra (Portaria 2 do Parque), e no outro dia voltarei de São João Batista até São Roque.

O que queria saber é se há estrada de terra que ligue São Roque a São João Batista POR FORA do Parque. Queria ir por fora do Parque e voltar no outro dia por dentro do Parque. Consegui explicar? Hehe.... Ou seja, nao queria fazer o mesmo caminho na ida e na volta.

Já olhei na internet mas em nenhum mapa que encontrei aparece qualquer estrada, mas me lembro que, há uns 3 anos, na ultima vez que estive na Serra, ouvi falar que existia uma estrada. Mas não sei.....

Valeu e grande abraço,

Adriano

Link para o comentário
  • Colaboradores

Ola Adriano,

Parabéns pela iniciativa de perguntar e comentar sobre esse trajeto aqui.

realmente essa rota que liga São Roque até são João Batista por fora do parque, não é uma rota muito frequentada por turistas.

Até eu fiquei interessado, pois nunca passei por aqueles lados.

bom, existe sim estradas que ligam São Roque até são João Batista passando por fora do parque.

voce terá que ir na direçao norte, a partir de Sao Roque de minas, e depois oeste em direçao a Sao Joao Batista, contornando

a serra conhecida como Chapadão do Diamante. Nessa região existem muitas fazendas, entao se voce possui uma boa noçao de orientaçao

e for perguntando pelo caminho, nao ficará perdido.

uma vez estive conversando com pessoas locais e eles mencionaram um caminho que passa por uma comunidade ou local conhecida

como "os Leite". Acredito que esse seja o ponto chave do percurso. Eu chuto como sendo uns 50 km a distancia.

Para voltar, da Portaria 2 (São João Batista) até Sào roque de minas são 52 km, passando por dentro do parque. A pedalada nesse trecho

nao deve ser tao cruel pois os desníveis sao muito pequenos e a estrada quase sempre é boa.

A "dificuldade" talvez seria os ultimos 8 km, que ligam a portaria do parque até a cidade. La possui um desnível de uns 400 m e a estrada

fica ruim no periodo de chuva. mas para bike isso nao é problema, uma vez que voce fará esse trecho descendo a serra.

vou continuar a pesquisar sobre esse caminho, se eu souber de algo, posto aqui.

se voce ficar sabendo de algo, por favor coloque aqui as dicas. Fiquei interessado nesse caminho.

Abraço, Marcelo

Link para o comentário
  • Colaboradores

Ola Lana,

A região que compreende a Serra da Canastra é muito grande, quase todos os locais são acessiveis a pé, alguns ficam próximos a algumas cidades, outros são longe e propícios a longas caminhadas.

eu to imaginando que voce queira visitar cachoeiras, vales e trilhas que sejam próximas a alguma cidade. é isso mesmo?

sendo assim recomendo voce ir para Delfinópolis-MG.

é uma cidade mais fácil de se chegar por onibus, tem muitas pousadas e campings, alem de agencias e um centro de infos turísticas com mapas basicos e guias, caso voce opte por um.

dá pra ir a praticamente todos os lugares sem guia, basta voce se informar sobre onde deseja ir, e ter uma boa noção de orientação.

para os passeios mais longos, voce pode optar por um tour.

eu considero essa uma das mais belas regiões da canastra. nos posts acima, voce encontra algumas dicas sobre delfinópolis.

de uma olhada tambem no link http://www.delfinopolis.com.br/

Link para o comentário
  • Membros

Oi gente, tudo bem com todos?

Sou novo aqui no fórum e esse é meu primeiro "post". Moro no Rio de Janeiro, RJ e pretendo passar uns dias em São José do Barreiro - município de São Roque de Minas - na pousada Horizonte. Foi a mais próxima que encontrei da cachoeira Casca D´Anta - 8 Km. Essa é a primeira vez que me aventurarei sozinho para um lugar que sempre quiz conhecer. Não faço a mínima idéia de como chegar. Perguntei pra um apessoa e ela me respondeu que eu deveria pegar um ônibus para Piumhi e lá perguntar como chegar. Alguém aqui sabe dizer como faço pra chegar lá de ônibus, partindo do Rio de Janeiro? Pode ser de São Paulo também, do terminal Tietê.

Muito obrigado a todos

PAZ!

Link para o comentário
  • Colaboradores

Ola GH-Brasil, bem vindo ao mochileiros.com!

Pra ir até Piumhi, voce tem duas opçoes.

1- Pegar um bus Rio de Janeiro - Belo Horizonte e depois outro de BH pra Piumhi http://www.expressogardenia.com.br/

2 - Pegar um bus RJ - São Paulo (tietê) e depois outro de SP para Piumhi http://www.expressouniao.com.br/

qualquer opção, da na mesma, o tempo de viagem e o valor é quase igual.. o pessoal gosta mais de vir por SP, eu prefiro BH.

de piumhi, nao estou certo se existe bus pra São José do Barreiro. sei que tem pra Vargem Bonita, que fica perto. mas de uma ligada na empresa de bus, e pergunte.

Bus partindo de Piumhi para São Roque de Minas e Vargem Bonita:

Horários: 06:30h, 14:00h, 18:00h (Todos os dias)

Empresa: Transimão

Fone: (37) 3371-1575

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...