Ir para conteúdo

PN da Serra da Canastra e região

samuel_adv

Posts Recomendados

• 1 mês depois...
  • Membros de Honra

Olá Matheus

Existem campings perto da entrada principal do Parque (s.Roque de MInas), e ao redor do parque. Dentro do parque nao é permitido acampar;

Sim, pode fazer trilhas (muitas!) sem guia, é só pegar um mapa nas entradas do parque, mas tem que levar lanche e agua, pois lá dentro nao tem infra-estrutura, apenas as trilhas e as paisagens maravilhosas!

Exixtem caminhos que o pessoal faz (de carro, moto, bike, a pé) mas que estão fora do limite do parque, mas tbem sao igualmente lindos, que passa entre as serras da Babilonia e da Canastra. Um show!. e tem varios lugares para acampar e pousadas tbem. Só tem que atentar para as distancias e calcular o tempo do percurso, pois pode ficar no meio do caminho qdo escurecer.

boas trilhas!

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Colaboradores

Olá moçada, como moro aqui do lado da Serra da Canastra, seria ate injusto eu não deixar aqui minha contribuição: a seguir vou colocar algumas informações sobre as regiões a volta do Parque Nacional da Serra da Canastra

1 – Delfinópolis

Delfinópolis e uma cidadezinha que fica cerca de uns 30 min. de São Sebastião do Paraíso/MG, 45 min. de Passos/MG e 40 min. de Franca/SP, passando por Cássia/MG e depois atravessando o Rio Grande de balsa (R$5,00 – 24h). É uma das cidades base para se visitar a Serra da Canastra. Você pode acessar e visitar a cidade também partindo de São João Batista do Glória (Glória), por estrada de terra (mais ou menos 50 km). Como é uma cidade pequena, a estrutura de serviços como comércio, restaurantes, bancos, hospitais, postos de gasolina, transporte público, etc., são bastante modestos, mas com boa vontade e o “jeitim mineiro”, resolve-se tudo.

Em Delfinópolis há muitas cachoeiras e trilhas legais; são mais de 150 cachoeiras catalogadas, algumas na verdade me parecem mais uma queda d’água, outras são fantásticas, algumas de fácil acesso, outras escondidas nos arredores da serra. Além disso, há inúmeras piscinas naturais nos rios. Por lá há, tanto trilhas curtas como longas com níveis de dificuldade pra todos os gostos.

O melhor seria você se informar no posto de informações turísticas e escolher os roteiros que mais te interessam na região, pois há vários. Há algumas agencias de turismo na cidade, mas os preços são um pouco salgados... Se você estiver sem carro, de repente vale a pena, pois algumas atrações são longe.

Minha sugestão para Delfinópolis é visitar o Complexo do Claro. É uma seqüência de 4 cachoeiras bonitas e legais (Tombo, Paz, Gruta, Tenebroso). Tem umas trilhas que levam a elas alem de outras atrações por perto. As cachoeiras do Claro ficam a cerca de 5 km da cidade seguindo pela estrada que leva ao Glória.

598d9e489d626_cachoeiradaGruta-Delfinpolis.jpg.bf1785d21d993b4791423ed525ff7b6f.jpg

Para se hospedar, você pode optar por uma pousada na zona rural ou na cidade. Os preços são razoáveis. Nas pousadas da zona rural geralmente os proprietários cobram um valor que inclui almoço e/ou jantar. Da ultima vez que fui numa pousada rural por aqueles lados os valores estavam por volta de R$ 80 por pessoa a diária, incluindo café da manha, almoço e/ou jantar, algumas pousadas só oferecem uma refeição, você escolhe. Nunca fiquei hospedado em pousadas em Delfinópolis, sempre que ia pra lá, ficava na casa de uma amiga, mas visitei algumas e achei bastante confortável e com bons preços. La também possui (ou possuía) um albergue.

Se for acampar, sugiro o camping Casa de Pedra, fica no complexo do Claro. O camping tem uma estrutura com uma boa área para barracas, toda gramada, estacionamento separado das barracas, restaurante, bons banheiros e área comum para cozinhar e lavar as louças. Já fiquei lá umas 3 vezes e recomendo. Não conheço outro camping, mas deve ter mais.

Camping Casa de Pedra

(035) 3535-1051

http://www.campingcasadepedra.com.br

R$ 15 por pessoa

Albergue: Pousada Rio Grande

Endereço: Rua Torquato José de Almeida, 790 Delfinópolis - Minas Gerais - Brasil

Telefone: (35) 3525-1073 Fax: (35) 3525-1124

e-mail: albergue@pousadariogrande.com.br

site: http://www.pousadariogrande.com.br

Bom, eu entrei no site e não vi nada falando sobre o albergue, mas antigamente esse era o albergue da juventude, inclusive era filiado a rede HI.

Mais detalhes sobre hospedagem, serviços, roteiros veja no site:

http://www.delfinopolis.com.br/

2 – São João Batista do Glória.

São João Batista do Glória, ou simplesmente Glória é o município vizinho a Delfinópolis e Passos. É uma cidade muito pequena, e dispõe de serviços modestos. Também é uma das portas de entrada para o Parque Nacional da Serra da Canastra. No município também há dezenas de cachoeiras e muitas trilhas também... Você pode chegar ao município partindo de Delfinópolis, da própria estrada de acesso ao Claro (estrada de terra).

Pra quem vem do estado de São Paulo, a melhor opção é entrar em Passos e seguir para o Porto do Glória. Chegando ao porto, atravesse o Rio Grande de balsa (a ponte já esta sendo construída) e ande mais 5 km ate chegar à cidade.

Pra quem vem pelo Sul de Minas Gerais (Varginha, Alfenas, Pouso Alegre, etc), após a cidade de Alpinópolis, você chegara ao trevo da MG 050, siga para Belo Horizonte, logo após a ponte do Rio Grande, você já verá as placas indicando a cidade do Glória. Daí em diante é só seguir a estrada de terra, não tem erro. A cidade fica a uns 18 km da MG 050.

Para quem vem de Belo Horizonte, logo após a entrada de Furnas, continue seguindo por alguns quilômetros e logo logo verá a placa indicando a estrada de terra para o Glória.

No porto do Glória (Rio Grande) você pode almoçar um excelente peixe e curtir a paisagem num dos diversos bares e restaurantes. Recomendo!!

Na direção do Vale dos Canteiros há algumas cachoeiras legais e pousadas muito aconchegantes e agradáveis para se hospedar. Recomendo a Pousada das Orquídeas e a Pousada dos Canteiros. O esquema é o mesmo de Delfinópolis, ou seja, na diária, geralmente está incluso café da manha, almoço e/ou jantar. Na ultima vez que estive na pousada Canteiros, (em jan/09) o preço era R$ 80 por pessoa. Em feriados os preços sobem. Vale a pena se hospedar numa dessas pousadas rurais. A comida e a hospitalidade são 10.

Partindo em direção à Serra da Babilônia e Serra da Canastra, você pode visitar as cachoeiras “Vale do Céu”, “Maria Augusta” e “Quilombo”, essas são as mais interessantes na minha opinião. É cobrada uma taxa para se visitar as cachoeiras, varia de R$ 3 a R$ 15, dependendo do lugar e da estrutura.

Você pode visitar as cachoeiras e partir para algumas trilhas interessantes iniciando seu passeio de algum “Acampamento Base” como a Pousada Boa Esperança, Mata do Engenho, Pousada Quilombo, Pousada Babilônia, Pousada dos Canteiros ou Pousada da Vanda (Serra Branca). Essas também são as pousadas rurais que recomendo se hospedar. São confortáveis, agradáveis, os proprietários são gente finíssima e a comida é 10!

Sobre o Vale do Céu...

Alguém pode até achar que estou fazendo propaganda contra, mas o pessoal lá é um dos responsáveis por querer e contribuir para tentar elitizar o turismo na Região da Serra da Canastra.

La tem pousada e cachoeira, mas acho tão extorsivo os preços deles que nem recomendo...

Uma vez me cobraram R$ 30 por pessoa para acampar lá, o cara me disse que tinha toda uma “estrutura” e tal. Como cheguei lá a noite e estava com minha namorada acabei ficando, mas me arrependi brutalmente. A estrutura do camping era tão precária que ate desativaram o camping recentemente. Detalhe, o cara da portaria nem deixou a gente ver o camping antes de pagar os R$ 30, do contrário eu teria acampado num lugar selvagem mesmo...

A pousada é nova, confortável e muito bem decorada, mas nada luxuoso além de bem cara também, R$ 170 o casal em baixa temporada, mas sinceramente, não fica nem um pouco na frente de outras pousadas na região. Pra visitar a cachoeira, pagava-se R$15, se não me engano. Tudo isso sem falar na cerveja lata a R$ 3,50.!!!

http://www.serracanastra.com.br/pousadas/valedoceu.html

Sobre campings, no Glória não conheço nenhum a não ser esse que foi desativado no Vale do Céu, geralmente a galera fica hospedada nas pousadas mesmo. Conversei em algumas pousadas e os proprietários disseram que deixam acampar na área da pousada, apesar de não ter soado muito simpático a minha pergunta. Mas com aquele jeitinho, tudo se resolve por aqui. Os preços variaram em torno de R$ 15.

Na região, há várias trilhas e caminhos para se percorrer de jipe, carro, moto, bike ou a pé. Uma trilha interessante para se fazer a pé, seria partir da pousada Boa Esperança e ir até a pousada da Vanda percorrendo a Trilha do Facão. São cerca de 16 km de ida, mas a paisagem é fantástica.

Pra quem vai seguir até o PN da Serra da Canastra e a Cachoeira Casca D’anta é bom dar uma ligada em alguma pousada para ver as condições das estradas. Do Glória até a Serra Branca, imagino que estejam sempre boas, mas a subida e descida da Serra Branca nem sempre estão boas devido a chuvas e erosões.

Fiz esse trecho à pé em 2008, quem se interessar em ler o relato veja em:

pn-serra-da-canastra-travessia-gloria-casca-d-anta-t27607.html

mais informaçoes sobre o Glória pode ser conseguido no site dessa agencia de turismo

http://www.quilomboturismo.com.br

bom, em breve colocarei aqui dicas sobre São Roque de Minas e a região de Furnas

Ate mais

Marcelo

Link para o comentário
  • Colaboradores

3 – São Roque de Minas

Para se chegar a São Roque, há algumas opções:

1 – Por Sacramento/MG, você entra na portaria 03 do parque, naquele município e percorre todo o parque por estrada de terra até chegar a São Roque (cerca de 80 km).

2 – Saindo do Glória, passando e desbravando a Serra da Babilônia, Serra Branca, Igrejinha, Cachoeira Casca D’anta, São José do Barreiro, Vargem Bonita ate chegar a São Roque (calculo que seja uns 130 km – tudo em estrada de terra)

3 – Seguir pela MG 050 até Piumhi, de la para Vargem bonita e São Roque. Essa estrada é toda asfaltada e há ônibus saindo de Piumhi para São Roque e Vargem Bonita (Empresa: Transimão Tel.: (37) 3371-1575)

São Roque é conhecida como a capital da Serra da Canastra. É uma cidade bem pequena parecida com Delfinópolis e Glória e a estrutura segue o modelo delas. De lá você pode partir para conhecer O Parque Nacional da Serra da Canastra e suas atrações pela parte alta e pela parte baixa.

Na parte alta você pode visitar várias cachoeiras além da nascente do Rio São Francisco, locais com pinturas rupestres, etc. Eu particularmente não conheço muita coisa da parte alta. Fui somente aos locais básicos, como a nascente do rio, na parte alta da Casca D’anta e nas cachoeiras do Capão Forro.

Na parte baixa da serra, a principal e melhor atração é a Cachoeira Casca D’anta (show!!!), São cerca de 40 km a partir de São Roque, passando pelas cidades de Vargem Bonita e São José do Barreiro ate chegar a Cachoeira. Na estrada você já pode ir babando do super visual da serra, pois a estrada vai contornando ela.

Se paga uma taxa de R$ 3,00 ao IBAMA para acessar a área do parque e o ingresso vale por um dia inteiro e você pode entrar e sair de qualquer portaria quantas vezes quiser. Da portaria do IBAMA até a Cachoeira são mais 1,5 km a pé.

A trilha que liga a parte baixa à parte alta estava fechada por questões de segurança. O Pessoal do IBAMA disse que irão reformá-la e colocar guarda corpo, etc. pra oferecer mais segurança. Eu quando fiz essa trilha em 2006 não vi nada de perigoso nela, demorei 1:40 para chegar lá em cima.

Quanto à hospedagem, já acampei na “igrejinha”, que fica no alto de um morro pertinho da Casca D’anta, lá tem uma pousadinha bem simples também (meu pai gostou...rsrs). Acampei também no camping ao lado (200m) da entrada do IBAMA na parte baixa (camping do Sr. Vicente - antigo camping do Zé de Lima) e no camping Picareta em São Roque.

Entre a casca D’anta e São Jose do Barreiro tem também o Camping do RA, mas se for ficar próximo a cachoeira, recomendo o camping do Sr. Vicente. La tem um restaurante excelente com uma das melhores comidas mineiras que já comi...

Restaurante e Camping Dois Irmãos

Sitio Cachoeira Casca D’anta (Parte Baixa)

São Roque de Minas- MG

(37) 9951-8567 (Sr. Vicente e Ileuza)

Almoço ou jantar para quem está acampado: R$ 10,00

Almoço ou jantar para quem não está acampado: R$ 12,00

Café da manhã: R$ 6,00 (servido até as 9.00h)

Camping R$ 10,00

Obs.: preços referentes a maio de 2008

São Roque tem varias pousadas e um camping (Camping Picareta), é bem simples, mas o dono Sr. Chico Chagas é gene finíssima. O camping fica na estrada que liga São Roque à estrada para a Parte alta do parque, cerca de 3km da cidade. A partir do camping existe uma trilha que percorre o rio ate chegar as Cachoeiras do Capão Forro; um passeio legal.

A cidade esta cheia de pousadas, e os preços não são tão extorsivos. Como a cidade é muito pequena, dá pra ir pesquisando de uma em uma e pedir desconto ate encontrar uma que agrade.

Há também bastante pousadas rurais, grande parte esta localizada na estrada que liga a cidade à cachoeira Casca D’anta pela parte baixa.

Em frente ao restaurante Zagaia, no centro da cidade, tem um posto de infos turísticas que na verdade é uma agencia de turismo, mas o pessoal da informações na boa.

Não deixe de esperimentar o queijo canastra e os doces que vem em potes de vidro, uma especialidade da região.

4 – Região de Furnas

A região de Furnas também é super legal, e tem vários pontos turísticos todos bem próximos à rodovia MG 050.

Usina Hidrelétrica de Furnas: la você pode passar por cima da barragem e visitar a Usina. Para isso você precisa se cadastrar no site da empresa. Possui 2 mirantes: um na estrada que da acesso a barragem e outro que da acesso ao camping Quebra Anzol. Se informe com o guarda na guarita de controle. Os dois proporcionam uma visão muito legal.

http://www.furnas.com.br/institu_visitas.asp

Bem próximo a usina, cerca de uns 5 km existe um morro com antenas de telecomunicações. Chama-se “Morro VHF”. Do alto desse morro se tem uma visão 360 graus da região, é muito legal ver de um lado o Lago de Furnas e do outro o Rio Grande. O por do sol visto la de cima é uma coisa de outro mundo. Informe-se na guarita de controle à barragem.

Na antiga vila residencial de Furnas, que hoje é um bairro de São José da Barra, você pode encontrar restaurantes, supermercado, bancos (Brasil, Sicoob e Itaú), posto de gasolina, lembrando que tudo é muito modesto.

Quebra Anzol: Pertinho do mirante da Usina tem o camping e Cachoeiras do rio “Quebra Anzol”, eu particularmente vou sempre lá, seja pra acampar ou passar o dia. O camping esta sendo todo reestruturado. O pessoal que administra lá trabalha comigo e estão fazendo um ótimo trabalho de reestruturação do camping. Estão instalando mais pias, reformaram todos os banheiros inclusive com acesso para deficientes, estão demarcando os locais para as barracas com pontos de iluminação e tomadas individuais, tudo vai ser gramado, com calhas para escorrer água da chuva. Ampliaram o estacionamento, tem parquinho pra crianças, telefone público, sem falar nas cachoeiras e piscinas naturais que o local oferece. A única coisa que eu acho que ainda deixa a desejar é o bar. Furnas deu a concessão do bar para um tiozinho la e ele não oferece muita coisa... Sempre falta comida, salgados, cerveja, etc., portanto leve a sua comida e bebida.

La costuma a ficar lotado em feriados, mas irão implantar um sistema de reserva em breve.

http://www.craffurnas.com.br/quebraanzol.asp

Para acampar a taxa é R$ 5 em dias comuns e R$ 10 em Feriados por pessoa, por dia. É cobrada alem disso uma taxa de R$ 5 por barraca independente do período que for ficar. O que acho legal é que esse camping pertence a uma associação, então toda a grana arrecadada visa a melhoria do camping e não o lucro do dono. O pessoal tem um plano futuro de fazer uma piscina aquecida e alguns chalés, mas isso é plano pra daqui a 3 anos.

Cachoeiras na MG 050: Nas margens da rodovia existem algumas cachoeiras e umas quedas d’água boas para curtir e passar o dia. A maior cachoeira é a Cachoeira do Filó, fica no rio Quebra anzol, show também. Fica há cerca de 1,5 km depois do trevo que da acesso a usina hidroelétrica.. Existem várias quedas d’água que podem ser vistas e acessadas a partir da rodovia.

Paraíso Perdido: o local é lindo e muito bem preservado, mas entra aqui o meu protesto! O pessoal de lá são outros responsáveis pela tentativa de elitização do turismo na região. Tudo la é um absurdo. Desde a taxa de visitação às cachoeiras, o camping e os chalés e a cerveja. Mas o local é realmente muito bonitolá ha várias cachoeiras, canyons e piscinas naturais muito legais. Conversei com o dono há uns meses atrás e ele disse que o local estava ficando cheio de “farofeiros”, ai ele resolveu aumentar os valores para dar uma “selecionada” no pessoal... Bom, também não gosto de farofa nem de muvuca, mas acho que, pelo local (rios e cachoeiras) ser um patrimônio da união, deveria ser mais democratizado o acesso, inclusive para farofeiros!! Eu particularmente não vou lá mais, apesar de ser um dos lugares mais lindos e legais da região. Se o IBAMA cobra R$ 3 pra entrar na Casca D’anta, porque o cara cobra R$ 15 pra visitar a cachoeira dele?

Para chegar ao paraíso perdido, entre na estrada de terra que se inicia bem próximo ao trevo da usina de Furnas e siga por 5 km. O trecho é todo sinalizado.

http://www.paraisoperdido.tur.br/

Lagoa Azul: ainda na Rodovia MG 050 em direção a BH, você vai passar pela “Lagoa Azul, que de azul não tem nada pois ela é verde. Muito bonito também. Tem um restaurante grande às margens da Rodovia, legal lá. De la saem os passeios de escuna pelo lago de Furnas e pelos canyons, também aluga caiaques. Se não me engano o valor do passeio gira em torno de R$ 20 a R$ 25. Para visitar a lagoa e a cachoeira, paga-se uma taxa, se não me engano R$ 10, não pode entrar com bebidas nem comidas. Ao lado da lagoa tem um barzinho que vende uma das cervejas e comidas mas caras da região... rsrs, mas vale muito a pena conhecer também o lugar é lindo.

Taça de chopp: R$ 4,00

http://www.lagoazul.tur.br/

Turvo: ás margens do lago, 15 km distante de Furnas, sentido Belo Horizonte, fica a Pousada do Turvo e o Restaurante do Turvo, cada um de um lado da ponte. Na minha opinião é o melhor restaurante da região, se tiver a oportunidade de almoçar lá, não perca a chance.

A pousada é bem legal e tem uma baita estrutura, tem um bar molhado dentro do lago que ficou 10, tem chalés e camping.

O preços são razoáveis, mas eu pagaria...

Camping: de R$ 20 a R$ 30 depende da época, feriado e tal

Chalés: de R$ 45 a R$ 70 dependendo do número de pessoas no quarto, em baixa temporada.

http://www.pousadadorioturvo.com.br/

Ao lado do restaurante do turvo, bem as margens da rodovia, tem um outro camping, com estrutura bem simples, o preço deve ser uns R$ 5 a R$10, nunca estive lá.

Trilha do Sol: na verdade é uma pousada com restaurante, cachoeiras, pequenas trilhas e piscinas naturais. Algumas pessoas se hospedam lá no intuito de descansar, mas acho que a maioria vai para passar o dia e curtir o local e volta pra casa a noite. Paga-se uma taxa pra entrar, não sei o preço mas geralmente eles cobram um valor já com o almoço incluso. Imagino que seja uns R$ 25 a R$ 30.

http://www.pousadatrilhadosol.com.br/

é isso ai, gosto muito dessa região de Furnas, se tiverem oportunidade, não deixem de visitar!

Abraços, Marcelo.598d9e48aa377_RegiodeFurnas.jpg.3cf9d0921c0b2a16e855cdb062db6fc4.jpg

598d9e489d626_cachoeiradaGruta-Delfinpolis.jpg.bf1785d21d993b4791423ed525ff7b6f.jpg

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Membros

Só uma observação importante...quem tiver vindo RJ e de outra localidade, onde vc tenha que pegar a BR 265 (trecho S. J. DEl REI e lavras) não o faça!!! Se não tiver jeito, faça DE DIA....... péssimas condições!!! Corre o risco de quebrar o carro no meio do caminho...são 97Km nessas condições (imensos burracos!!!) TENHAM CUIDADO!!!beijos.

OBS: a serra da canastra é espetacular!!!

Link para o comentário
  • 3 semanas depois...
  • Membros

::sos:: Oi Marcelo me desculpe a invasão mas li os suas dica de viagem a serra da

canastra e estou pretendendo ir para lá, em junho. Já estive pesquisando

alguns hoteis, os que eu mais gostei sÃo o chapadão da Canastra, fazenda

recanto do mirante e o do Limeira. Você conhece algum deles?

São confortavéis? E quanto a quem vai pela primeira vez o que fazer, e em qual cidade e

melhor ficar para ter melhor acesso ao parque.

Me desculpe o bombardeio de perguntas, mas e legal ter dicas de alguém da região.

Valquiria Abraços

Link para o comentário
  • Membros

Oi Marcelo me desculpe a invasão mas li os suas dica de viagem a serra da

canastra e estou pretendendo ir para lá, em junho. Já estive pesquisando

alguns hoteis, os que eu mais gostei sÃo o chapadão da Canastra, fazenda

recanto do mirante e o do Limeira. Você conhece algum deles?

São confortavéis? E quanto a quem vai pela primeira vez o que fazer, e em qual cidade e

melhor ficar para ter melhor acesso ao parque.

Me desculpe o bombardeio de perguntas, mas e legal ter dicas de alguém da região.

Valquiria Abraços

Link para o comentário
  • Colaboradores

Olá Valquiria, bom dia!!

nao se preocupe quanto a invasão, o própósito do mochileiros.com é esse mesmo: ler, perguntar, responder e é claro aproveitar as dicas e a viagem!!

Bom, o Hotel Chapadão da Canastra fica no centro da cidade de Sao Roque de Minas, nao conheço pessoalmente, mas entrei no site e me pareceu legal. parece que tem uma infraestrutura boa para atender o turista.

a pousada da Limeira fica no meio do caminho entre Sao Roque e a Cachoeira Casca D'anta. la é super organizado e bonito e confortável também. eles tinham ate uma aviao que fazia uns voos panoramicos. bem perto tem um local que oferece várias opçoes de entretenimento e aventura. (vou lembrar o nome e coloco aqui).

sobre essa pousada Recanto do Mirante, nunca ouvi falar. por acaso seria a pousada mirante da Serra? http://www.pousadamirantemg.agr.br/

se for, é uma das favoritas do pessoal do meu trabalho. mas fica numa regiao bem afastada de Sao Roque ou da Casda D'anta.

particularmete eu prefiro as pousadas rurais às urbanas pois la voce nao é apenas um hospede, mas um amigo dos proprietários. alem da boa comida e das paisagens e clima rurais.

bom, pra quem vai pela primeira vez, eu aconselho a visitar as atrações principais que sao a Cachoeira Casca Danta e a Nascente do Rio Sao Francisco. mas atraçoes é o que nao falta no Parque Nacional da Canastra.

Ele é muito grande e voce gastaria pelo menos um mes pra conhece-lo razoavelmente.

bom, pra te ajudar melhor com um roteiro eu precisaria de algumas informaçoes.

voce vem de carro, ou bus? se for de carro ele é 4 x 4?

voce vem sozinha, casal ou em grupo?

voce vem de onde?

quantos dia disponíveis voce tem?

baseado nisso posso te sugerir algum roteiro mais otimizado..

Abraços

Link para o comentário
  • Membros

Oi Marcelo, obrigada até agora pelas dicas. Eu estarei indo para Serra da Canastra no dia 10/06 e ficarei até 14/06(feriado de corpus christ). Vou eu, o meu marido e meus dois mini-cachorros(sei que não é permitido a entrada de animais no parque, eles ficam no hotel), nosso carro não é 4x4, e uma palio weekend. Já li muitas dicas sobre os passeios, mas ainda estou confusa.

Quanto a hospedagem o nome do hotel é aquele mesmo, "Fazenda Mirante" em São Roque de Minas. Esses hoteis me gradaram bastante pela internete, só que nem sempre dá pra se confiar nos sites, já entrei em várias roubadas com hoteis, por isso procuro informação de quem já foi. Também prefiro os hoteis rurais, mas são pouco os que aceitam cachorro na região e e u só viajo com meus caezinhos, por isso não sobra muita alternativa de hospedagem. Nós gostamos muito de natureza, posso dizer que sou uma mateira inveterada ::lol4:: .

Você pode me dizer em qual cidade e mais legal ficar para fazer as atrações do parque?

Qualquer dica e valiosa. Abraços Valquiria

Link para o comentário
  • Colaboradores

E ai Valquiria!

Bom, minha sugestão já que você tem esse tempo todo seria:

Dia 10 – chegada a São Roque ou na pousada rural que for ficar (recomendo uma rural). Se resolver ficar em São Roque, recomendo a Pousada Barcelos.

Dia 11 – visita a cachoeira Casca D’anta na parte baixa e almoço no Restaurante “Dois Irmãos - Sr. Vicente” bem pertinho da portaria do IBAMA. A tarde você pode fazer algum passeio de aventura no Rio São Francisco ou seguir ate a “igrejinha” e curtir o visual 360 graus de cima da serra.

Dia 12 – visita a parte alta do PNSC, incluindo a nascente do Rio São Francisco e você pode escolher uma das dezenas de cachoeiras lá em cima. Pode também visitar o curral de pedras e as pinturas rupestres. Sobre esse dia, não da pra visitar tudo isso mas, você pode conversar com o pessoal da pousada e decidirem o que mais interessa a vocês.

Dia 13 - nesse dia vocês podem voltar à parte alta pra visitar o que ainda ficou pra trás, mas eu sugeriria saírem cedo da pousada e irem visitar a região de Furnas. No fim da tarde dormirem em alguma pousada na região de Furnas ou Glória.

Dia 14 – sugiro conhecerem algum lugar na região do Glória, como por exemplo o Vale dos Canteiros, e sair depois do almoço de volta pra casa. Essa região fica num ponto mais estratégico e facilita a saída tanto pra BH, Rio ou SP.

Bom o Centro de entretenimento e aventura que mencionei no post anterior se chama “Canastra Babilônia Centro de Aventuras” http://www.canastra-babilonia.com.br/ e fica entre Vargem Bonita e a cachoeira Casca D’anta, perto da pousada da Limeira.

Ultimamente tenho preferido ir à região de Delfinópolis, porque já fui a São Roque e Casca D’anta um monte de vezes, mas pra quem vai a primeira vez acho que seria razoável o roteiro que te propuz.

Eu sugeri a região de Furnas a partir do dia 13 porque a parte alta do parque fica muito longe se você for se hospedar, por exemplo na pousada da Limeira, alem do mais, as atrações são muito longe uma das outras. Já na região de Furnas você poderia ver coisas mais interessantes em menos tempo. Bom isso é só uma sugestão.

Você precisa conferir se o hotel ou pousada aceita vocês ficarem somente 3 noites. Geralmente eles vendem um pacote completo, mas aqui em MG, tudo é negociável. Pra quem gosta de queijo e doces, a região aqui é o paraíso! Ah quando for sair para visitar alguma atraçao leve um lanchinho ou um pacote de biscoitos... so pra garantir...

Qualquer dúvida é só perguntar

Abraços, Marcelo

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...