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Oi gente, não sou mochileira,mas depois de ler tantos relatos que me ajudaram a programar uma viagem perfeita, volto aqui para deixar o meu relato de 11 dias na patagônia....

1° Dia

Chegamos em Ushuaia dia 15/11 as 9:00h com muito vento, nosso transfer já nos esperava enviado pela Viviana, dona do Cabañas Tierra Mística, a uma quadra da Av. San Martin, onde ficamos por 4 noites. Deixamos as malas em nossa cabana (como não estava cheio pudemos entrar antes do horario do check in), e descemos para o porto para fechar os passeios, fomos direto a Piratour que faz a Pinguinera com caminhada, ainda havia vaga para as 14:00h, pagamos 670 pesos (incluindo entrada para Estância Haberton), fomos almoçar e voltamos 13:45h como combinado. O roteiro é o mesmo já falado em outros relatos, ônibus até a Estância, chegando lá o grupo foi dividido em 2, o 1° foi para a Pinguinera e nós ficamos na Estância observando o museu marinho e conhecendo os estudos que são realizados lá. Depois, na nossa vez, voltamos para o ônibus para ir até a lancha, que em 15 minutos mais ou menos nos leva até a ilha. Logo ao chegar estamos no meio deles(pinguins)... primeiro uma caminhada na beira da praia com explicações enquanto eles se exibem..... depois vamos por uma passarela mais pra dentro da ilha com eles bem próximos .... vi um relato do mroferrari que disse que o passeio de catamarã que não desce na ilha chega mais perto dos pinguins que esse que eu fiz, não fiz o outro, mas mais perto que nós chegamos só se pudessemos tocar ou pegá-los no colo.A maioria das fêmeas estavam nos ninhos, que eram incontáveis, fico imaginando a quantidade deles quando os filhotes já estiverem fora dos ninhos. Passeio maravilhoso. Na volta fechamos para o dia seguinte de manhã o passeio ao canal de Beagle no veleiro If.

2° Dia

O dia estava nublado, mas com pouco vento, felizmente. Chegamos as 9:45h com a saída marcada para as 10:00h, fomos pagar a taxa do porto (10 pesos), eramos 8 pessoas (o veleiro só leva 10 pessoas), o passeio leva em torno de 3 horas, passando pela ilha dos pássaros, ilha dos lobos e com uma caminhada na ilha H, bem agradável onde observamos alguns pássaros em seu habitat e chegamos a um ponto onde de um lado vemos o Atlântico e do outro o Pacífico. Muito bom o passeio com poucas pessoas, sem muito blá blá blá. Na volta pegamos um pouco de chuva, nada que atrapalhasse, pois estavamos com roupa impermeável. Pagamos 500 pesos muito bem pagos..... Nesse dia almoçamos cordero no Bodegon Fueguenino, comida tipo caseira muito gostosa.

3° Dia

Fomos logo de manhã para o Parque Tierra del Fuego, pegamos o bus (150 pesos ida e volta), que parou na entrada do Parque para pagarmos a taxa de 80 pesos(mercosul), e depois nos deixou no começo da Senda Costera. A trilha é tranquila, sem dificuldades, com paisagens maravilhosas. Quando paramos para lanchar, tivemos a visita de um Zorro querendo roubar nossa comida. Ao final fomos ao Lago Roca e já estava na hora de ir embora pois o último horario do nosso bus era 17:00h.

4 °Dia

Dia do Glaciar Martial, pedimos um remise (60 pesos ), que nos levou até o teleférico (80 pesos). Subimos com muito frio e uns pingos de chuva, e ao chegar fomos pela trilha que ainda estava com bastante neve, mas sem problemas para andar, o visual é lindo, choveu, nevou,teve até céu azul, mas o frio não deu tregua, lugar para tirar fotos lindas. Descemos de teleférico com chuva e como não haviamos combinado a volta com o remise, pedimos na Casa de chá se podiam nos chamar um, que veio bem rápido. Fomos direto para o Tia Elvira pois era dia de Centolla e Meluza Negra acompanhados de um bom vinho, almoço delicioso. O resto do dia foi para bater perna, comprar lembrancinhas e arrumar as tralhas, pois o voo para El Calafate era no dia seguinte de manhã. Acredito que mais um dia em Ushuaia seria o ideal pois fiquei com pena de não ir a Laguna Esmeralda..... O passeio aos Lagos optamos por não fazer, pois ficamos com a impressão de que seria muito tempo presos num 4x4 (opnião nossa...).

Em breve continuação com El Calafate e El Chaltén.....

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5° Dia

Ao chegar em El Calafate nosso taxi (120 pesos), já nos aguardava, enviado pelo Jorge, dono da hosteria Miyasato inn, que atendendo a um pedido nosso, feito por email uns dias antes, pagou antecipamente o minitrekking (800 pesos), para o dia 20/11, o que nos poupou tempo e garantiu nosso planejamento. Chegamos cedo, e devido a disponibilidade do quarto fizemos logo check in e fomos para a rua andar e escolher onde almoçar. Almoçamos no Casimiro Biguá, maravilhoso, muitos acham caro, porém com o real trocado em Buenos Aires a 3,80, nosso almoço (2 pessoas) saiu 140 reais, Cordero com legumes, salada,sobremesa(creme brule de doce de leite, espetacular), vinho água e café, um almoço no mesmo nível aqui no Rio seria no mínimo 300 reais. Depois do almoço fomos ao mercado La Anonima comprar nosso lanche para levar pro minitrekking.

6° Dia

O microonibus nos pegou 8:30h e na saída da cidade passamos para um ônibus maior rumo ao Perito Moreno. Na chegada nem descemos do ônibus, entraram 2 funcionários e pagamos ali mesmo a entrada no Parque (90 pesos-mercosul). Descemos no pier, e depois de 15 minutos no barco chegamos a outra margem onde tem um abrigo para guardarmos nossos lanche, ai o grupo foi dividido em inglês ou espanhol. Começa uma pequena caminhada pela orla com explicaçôes e fotos, até chegarmos ao local onde colocamos os grampons. Aí sim caminhamos no gelo por 1:30h, uma experiência única com um visual incrível, com certeza vale os 800 pesos. Na volta ao abrigo, um tempinho para o lanche, novamente barco, ônibus e descemos nas passarelas para 1 hora de fotos e apreciação dessa maravilha da natureza que nos deixa sem palavras. Na volta a cidade compramos as passagens para El Chaltén (390 pesos ida e volta), pela CalTur para o dia seguinte saindo 18:30h.

7° Dia

Tomamos café, entregamos o quarto, deixamos as malas guardadas com o Jorge e fomos passear até a Laguna Nimez, não entramos mas ficamos um bom tempo ouvindo os pássaros, apreciando os flamingos e a calmaria do lugar, andamos pelas ruas sem pressa, admirando a beleza da cidade que é muito bem cuidada. No horario marcado pegamos nossas malas e fomos para o terminal pegar o ônibus rumo a El Chaltén. Infelizmente como o tempo estava nublado, não deu pra ver o Fitz Roy pelo caminho, tivemos que nos contentar com alguns guanacos e uma paradinha para tirar fotos do Glaciar Viedma. Chegamos as 9:30h com muito vento e fomos para o hotel Poincenot onde ficariamos por 5 noites.

8° Dia

Passamos uma noite muito barulhenta, pois dormimos no 3° andar e parecia que o vento ia levar o telhado do hotel. No café da manhâ, muito bom por sinal, o rapaz da recepção nos aconselhou a deixar a Laguna de Los Três para fazer no domingo ou segunda (era 6° feira), pois a previsão era de menos vento e nebulosidade, felizmente tinhamos tempo, se você nem pensa na hipótese de ir a El Chaltén e não ver o Fitz Roy, fique pelo menos 4 noites, deve ser frustante ir embora sem vê-lo.... Fomos ao mercado e a padaria para comprar nosso lanche e partimos rumo a Laguna Torre. A trilha começou com uma subidinha, mas o resto foi tranquilo com um pouco de chuva e bastante vento, curiosamente na Laguna o vento estava bem ameno. Infelizmente o cerro Torre estava totalmente encoberto, lanchamos ali mesmo as margens da Laguna, linda, com blocos de gelo boiando....ficamos por lá 1 hora . A volta foi tranquila e ao chegar a cidade fomos direto a La Cerveceria, comer uma massa deliciosa e provar a cerveja artezanal, muito boa. E ai, outra noite de terror com o telhado barulhento....

9° Dia

Como o vento continuava forte e a nebulosidade também, fechamos na recepção do hotel, o transfer para Hosteria El Pilar para o dia seguinte as 8:00h(60 pesos), e partimos para Chorillo Del Salto. Um pouco antes de chegar, tem uma pequena trilha do lado esquerdo, subindo, onde se vê a cachoeira de cima e se tem um visual bonito das redondezas. A cachoeira é bonita e a trilha é fácil, boa para um dia de descanso. Voltamos e fomos almoçar no Como Vaca, um lomo delcioso acompanhado de um vinhozinho e ficamos por ali tirando fotos, pra nossa sorte a previsão estava certa e o vento ficou bem mais fraco.

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Muito bom teu relato, bem prático e com valores atualizados. Vou fazer essa viagem em fevereiro e ta me ajudando na muito programação do orçamento ::otemo::

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10° Dia

Esse era desde o começo dos preparativos, o dia mais esperado, não só pela expectativa da subida difícil que nos esperava, mas também pela expectativa de ver o Fitz desencoberto e pegar um vento fraco.....Logo cedo sentimos que o vento estava do nosso lado, bem fraco, em compensação a manhã estava bem fria e até esquentar foi difícil.... como a caminhada era longa toca a caminhar que esquenta.... logo no começo já se avista o Glaciar Marconi, a caminhada pela El Pilar é muito tranquila e agradável, paisagens lindas, logo depois o Glaciar Piedras Blancas, lindissimo e em mais ou menos 2 horas chegamos ao Poincenot, antes um pouco cruzamos o rio num vizual espetacular.... pedras por todos os lados e no meio aquela água clarinha e gelada... Uma parada pra descanso, comer uma barrinha de cereais e uma banana e vamos em frente encarar a reta final.... nem tão reta, porém bem ingreme.Pra nossa sorte o vento era praticamente zero, mas no começo quando se olha pra cima fica um pouco assustador, e quando a gente acha que está acabando ainda tem mais.... ao fim a recompensa está lá...linda mas ainda congelada, o Fitz ainda estava um pouco encoberto, depois da subida vem a descida pra chegar na beira da água, ou melhor, gelo, e outra subida pra ver a laguna Súcia, essa sim descongelada e de uma cor entre azul e verde, impressionante, De um lado a Súcia, do outro a de los Três e no meio o Fitz, foi assim que fizemos nosso lanche, e ficamos por ali mais de 1 hora apreciando a beleza enquanto o Fitz ia ficando limpinho, era ele em contraste com o céu azul.....E como tinhamos que voltar lá vamos nós, e os joelhos choram.....voltamos pelo caminho que vai direto a El Chaltén passando pela laguna Capri. Pelo caminho ainda tivemos o prazer de observar 2 carpinteiros. No final da trilha de volta só descida, com certeza vale pagar o transfer pra fazer a ida pela El Pilar, pois começando pela cidade deve-se chegar bem mais cansado ao trecho da subida final. Um dia perfeito.

 

11° Dia

Acordamos com outro dia lindo e sem vento, o hotel nos ofereceu um tranfer para Rio Eletrico, mas os relatos que eu havia lido sobre a Loma del PliegueTumbado me deixaram muito curiosa, a dúvida era se o corpo aguentava duas trilhas pesadas seguidas, mas revolvemos tentar. Passamos no centro de informações e nos disseram que a trilha tinha um desnível de 1200 mts até o mirador e mais 200 até o cume, mas que estava boa, só com um pouco de neve no final. Realmente ela é toda subindo, no começo bem tranquila, a media de tempo é 4 horas, no meio do caminho tem uma placa indicando que faltam 2 horas, como chegamos ali em 1 hora e meia, nos empolgamos, mas como sempre o pior ainda viria.... o final até o mirador é bem puxado e ao sair do bosque parece que chegamos na lua....só pedras e mais pedras. No mirador tem algumas pedras maiores onde dá pra se proteger um pouco do vento, paramos ali pra comer alguma coisa e admirar o Cerro Torre que ainda não tinhamos visto,( estava encoberto no dia da trilha) e o Fitz ali ao lado, uma vista bem impressionante. Enquanto algumas pessoas subiam até o topo, nós ficamos ali criando coragem pra subida final.... quando o frio começou a incomodar decidimos que era hora de enfrentar o que faltava, afinal chegar ali e ir embora sem saber como era a vista pro outro lado, faltando só mais 30 minutos de subida não dá né?E lá fomos nós com direito a uns metros na neve até chegar ao objetivo. Os poucos relatos que li sobre a Loma, diziam que era a vista mais bonita de El Chaltén, e é muito linda, mas pra mim, a que mais me impressionou foi mesmo quando fiquei entre a Laguna Súcia e a de Los Três. Chegamos a El Chaltén podres, mas com um sentimento impossível de encontrar na correria do dia a dia na cidade. E no dia seguinte hora de ir embora para Buenos Aires, ainda ficamos três dias passeando pela ruas de Palermo.

É isso, espero que ajude e quem quizer perguntar alguma coisa estou por aqui.

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