Membros IsaAM96 Postado Fevereiro 22, 2014 Membros Postado Fevereiro 22, 2014 vou começar a ler teu relato e já tenho uma dúvida: nenhum ônibus de tour que tu andou tinha banheiro?? eles param em algum lugar no meio da viagem pro pessoal fazer um lanche e ir no banheiro ou a comida é servida no ônibus quando o percurso é longo? bjos Citar
Membros Marcela Caminhos me Levem Postado Junho 24, 2015 Autor Membros Postado Junho 24, 2015 Queria muito terminar o relato dessa viagem, mas a memória não me permite resgatar nenhum detalhe, e também não tenho mais o caderninho com as anotações. Então vou contar alguns fatos mais memoráveis e prometo que vou responder quem mais tiver perguntas. * MACHU PICCHU * Comprei o ticket uns 2 dias antes, lá em Cusco mesmo. Lembro que para o dia seguinte eles já estavam esgotados. Agendei minha ida com uma van que iria pelo caminho do pesadelo: Hidrelétrica. Na boa, o caminho é maravilhoso, as paisagens são lindíssimas, mas o medo que eu passei ainda está fresco na minha memória, quase 2 anos depois. A van quebrou logo que saímos de Cusco, e o motorista nos deixou na beira da estrada, com as mochilas e tudo, e voltou pra cidade sozinho com a promessa de arrumar a van e nos resgatar logo em seguida. Acho que levou umas 2h e enfim continuamos o caminho. Quando chegamos a hidrelétrica já era bem tarde e começamos logo a caminhada pelos trilhos; escureceu no meio do caminho e ficamos com muito medo de o trem aparecer do nada e nos pegar ali. No fim, deu tudo certo. Dormi num hostel baratinho e preparei uns sanduíches para o dia seguinte. Acordei bem cedo, por volta de 4h, e já comecei a caminhada. Fui até o começo da trilha e subi pela "escadinha" de pedra. Pra mim a subida foi bem pesada, levei umas 2h ou mais pra chegar ao topo. Quando cheguei já estava claro, porém estávamos literalmente no meio das nuvens. Era impossível ver qualquer coisa a mais de 2 palmos de distância, e não parava de cair uma chuvinha. De repente eu comecei a ver um pouco melhor, a chuva foi passando e a névoa começou a baixar. Quando eu consegui ver as montanhas ao meu redor e me dei conta de onde eu estava, eu comecei a chorar. Sentei no chão molhado, sozinha, e chorei mesmo. Um desses momentos que te marcam pra vida toda Andei muito lá por cima e não tive pernas pra descer caminhando, então paguei muitos dólares pelo ônibus (tabelado) e cheguei lá embaixo sem esforço nenhum. Comecei logo minha caminhada pelos trilhos de volta à Hidrelétrica; fui sozinha e num ritmo tranquilo, ouvindo o barulhinho do rio e feliz demais. Pra fechar com chave de ouro, "surfei" numa folha de bananeira quando estava descendo uma trilhazinha e torci o pé. Doeu muito muito muito. Mas eu estava sozinha no meio do mato, então respirei fundo, contei até três e fiquei em pé. E continuei andando, como se nada tivesse acontecido. Foi terrível, mas consegui. Peguei a van maldita e voltei pra Cusco. * PROBLEMAS NA FRONTEIRA DE DESAGUADERO * Vou fechar meu relato incompleto com um alerta: cuidado com os policiais nessa fronteira. Estava num ônibus de Cusco para La Paz e atravessamos a fronteira em Desaguadero. Quando chegamos lá, todos descemos do ônibus para pegar o carimbo, normal. Quando eu estava indo pro ônibus, já saindo do lado peruano, 2 policiais me chamaram e pediram pra eu esperar em frente a um prédio. Ali tinha uma mochileira com cara de assustada. Ela começou a falar comigo em inglês para os policiais não entenderem: disse pra eu tomar cuidado com dinheiro e com o que eu dizia a eles lá dentro. Já comecei a ficar assustada, mas meu dinheiro estava na bolsinha por baixo da roupa, então pensei que não teria problemas... quando entrei na salinha, tinha 2 homens e uma mulher, os 3 da polícia peruana. Pediram pra eu esvaziar minha mochila (estava só com a pequena, o mochilão estava no ônibus). Bisbilhotaram tudo que eu tinha e encontraram minha bolsinha de remédios. A mulher começou a falar alto comigo, insinuando que eu tinha drogas, enquanto os outros 2 continuavam a vasculhar minhas coisas. E eu tentando dizer calmamente que eram remédios normais, que tinha a bula de todos eles ali. Aí eu entendi um dos caras dizendo pra ela que não tinha nada na bolsa, e ela me perguntou onde estava meu dinheiro. Eu respondi "guardado". Ela apontou pra minha cintura e pediu pra ver minha bolsinha, enquanto os outros 2 continuavam me perguntando sobre os remédios. Ela pegou minha bolsinha de dinheiro, abriu, olhou meus documentos e o dinheiro que estava lá...então do nada ela disse "ok, pode ir". Juntei as coisas de volta na mochila e saí. Corri pro ônibus e só meia hora depois, já na estrada, consegui ter calma pra contar o dinheiro: 150 reais a menos. É isso, gente. Não se deixem assustar por essa última parte do relato, basta ser um pouco mais esperto pra isso não acontecer (por exemplo, deixar pouco dinheiro na cintura só pra disfarçar e guardar o principal em outro lugar, tipo dentro do sapato). Bolívia e Peru são meus amores, nunca me canso de relembrar essa viagem. Citar
Membros Prima Anne Postado Junho 25, 2015 Membros Postado Junho 25, 2015 Aeeee amei seu relato Marcella!!! Você deve ser muito divertida, rs. Queria te fazer uma pergunta... qdo disse que deveria ter deixado a mochila em Copacabana pra ir pra Ilha, como faria? Tem lugar lá pra guardar só a mochila? Citar
Membros Marcela Caminhos me Levem Postado Junho 26, 2015 Autor Membros Postado Junho 26, 2015 Oi anne! Obrigada É só encontrar uma recepção de hotel que pareça confiável e amigável e pagar um trocado pra eles ficarem com seu mochilão. Tinha lido relatos de gente que fez isso, mas acabei esquecendo. Foi muito duro atravessar a ilha com todo aquele peso! Abraço Citar
Membros Marcela Caminhos me Levem Postado Junho 26, 2015 Autor Membros Postado Junho 26, 2015 vou começar a ler teu relato e já tenho uma dúvida: nenhum ônibus de tour que tu andou tinha banheiro?? eles param em algum lugar no meio da viagem pro pessoal fazer um lanche e ir no banheiro ou a comida é servida no ônibus quando o percurso é longo? bjos Respondendo a isso: nenhum ônibus na Bolívia tinha banheiro, e na maioria das vezes eles paravam no meio dos penhascos pra gente fazer xixi no escuro Já no Peru os ônibus eram maravilhosos, todos bem aquecidos, com banheiro, confortáveis e até com serviço de bordo!!! Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.