Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Postado

CRACÓVIA

De Budapeste eu fui pra Cracóvia de ônibus, pela empresa Volánbusz (http://www.volanbusz.hu/en), q é a operadora da Eurolines (http://www.eurolines.com/en/) na Hungria. Comprei um dia antes da viagem, na rodoviária de Budapeste (bem fácil de chegar: há uma estação de metrô na rodoviária), paguei 4.900Ft (equivale aproximadamente à 16,50E) e durou 7h. O ônibus é beeeeem desconfortável, :? mas pelo preço q foi até q valeu a pena. Passamos pela imigração na entrada da Polônia, mas foi bem tranquilo. Além disso, a rodoviária – em Cracóvia – é no mesmo lugar da principal estação de trem e fica beeeem próxima do hostel q – por sua vez – é beeem próxima da Old Town.

Outro pequeno detalhe é que lá a moeda é o Zloty, e o equivalente a 1E são cerca de 4,14Zt. Como eu fiz em Budapeste, eu só saquei dinheiro direto no caixa lá em Cracóvia msm para evitar perder $$ no câmbio.

HOSTEL: Minha opção foi o Greg & Tom Party Hostel (http://www.gregtomhostel.com). Pelo nome dá pra entender qual a proposta deles, né? Pois é, é um hostel pequeno q só tem UMA coisa: festa! :D Nos 3 dias q eu fiquei lá só tinha eu de mulher no albergue, além das mocinhas do staff (bem maneiras tb!). Mas foi mttt tranquilo e me diverti mt. O café-da-manhã é bem regado e preço incluído na diária. Mas, prest’enção, o albergue - em qlqr hipótese - pode ser cogitado se vc tem a pretensão de relaxar, descansar e dormir bem e sem barulhos; essa não é a proposta! Lá é V1d4L0K4: é vodka no café, no almoço, no lance, na janta, na madrugada…

drinking-tequilla-gif.gif

AHAHAHAHA Vodka Way Of Life só pros fortes! ::tchann::

SOBRE A CIDADE: Bem, minha ideia inicial era ficar apenas um dia pra ir à Auschwitz e só. Mas gostei taaaaaaaanto q eu fiquei 3 dias e teria ficado mais 2 facilmente! ::love::::love::::love::::love::::love:: Assim, eu fiquei 3 dias, sendo q em dois deles eu fui pra Auschwitz e outro pra Salt Mine. Por isso, acho q 2 dias só pra Cracóvia já é mt bom se vc tiver disposição. Três acho q seria o ideal pra fazer tudo com calma. Além disso, dá pra fazer Auschwitz e Salt Mine no mesmo dia, mas explico isso mais adiante.

Primeiro vou falar sobre a cidade: ela é uma coisa de outro mundo, te transporta pra outro momento da história, tem um ar medieval, sei lá... É patrimônio da humanidade pela UNESCO, né? Não é a toa q eu tenha gostado taaaaaaaanto! ::love:: Cheguei lá e nos rolés pela cidade , vi a Market Square, St. Mary Church, o Cloth Hall, Town Hall Tower, St. Peter’n Paul Church, St. Andrew Church, St. Martin Church, St. Giles Church, Cathedral, Wawel Royal Castle, Lost Wawel Exhibition, Dominican Church… enfim, caminhem looooucamente pela Old Town q é um deslumbre! E, sim, em meio dia vc percorre a essa parte da cidade, em um dia inteiro vc consegue entrar em algumas coisas. Em dois dias vc entra em várias coisas, em três vc é feliz! :D

As coisas lá são realmente baratas e pra fazer umas comprinhas, basta circular pela Old Town mesmo. Há pra todos os gostos: lojas grandes, lojas pequenas, lojiiiinhas, barraquinhas de rua, ambulantes... E tem MUITA coisa interessante pra comprar a preço bem legal! ::tchann:: Além disso, vale muito um passeio no bairro judeu de Kazimierz!

WIELICZKA SALT MINE: O próprio hostel vendia os tours (esse e o de Auschwitz q são, na verdade, produzidos pelo Cracrow City Tours (eles tem vários outros tours, fica aqui o link pra dar uma olhada: http://www.cracowcitytours.com/?id_lang=1). O preço foi 100Zt (q equivale a 24,50E), incluindo o ônibus pra ir e voltar (a mina é em Wieliczka q fica a 10kn de Cracóvia), o ticket com guia e dura cerca de 4h30min! Muito barato, né? ::otemo::

Eu confesso q nunca tinha ouvido falar sobre esse passeio antes, talvez por não ter procurado direito. Mas achei mttt maneiro, interessantíssimo, curioso..! O esquema lá é q existe uma “cidade subterrânea” toda feita de sal, sendo q a profundidade lá chega a 327m! É realmente mt absurdo o lugar: lá embaixo tem de todo, de uma “simples” mina de sal até uma grande capela, lagos, salão para concertos e eventos, lojas, restaurante... é mt louco! São 9 níveis abaixo do solo, vc chega lá embaixo descendo mais de 800 degraus, mas sobe de elevado – claro! Enfim, nesse link q botei aí em cima tem mais detalhes e as horas dos tours (tem 2 horários ao dia em inglês, e um em espanhol). Aliás, vale dizer q vc só pode fazer esse “passeio” com um guia em razão dos riscos q tem por lá.

AUSCHWITZ: A ida ao campo de Auschwitz tb foi feito pela mesma empresa e o valor foi 90Zt (ou aproximadamente, 22E). O preço novamente inclui o transporte num ônibus privado, as entradas no complexo (Há 3 campos em Auschwitz, no tour vamos ao 1º e 3º q são o mais importantes) e uma guia. Além disso, na ida (até chegar na cidade são cerca de 1h10min) eles passam um documentário no ônibus de 50min pra já ir te colocando no “clima” do campo...

Acho q qualquer explicação sobre Auschwitz é dispensável, né? Há mts anos a História vem se encarregando desse trabalho. Mas devo dizer q já tinha ouvido alguns amigos meus comentarem q o clima lá era terrível, pesadíssimo, q vc sai de lá com o estômago embrulhado e sempre achei q aquilo era “forçação” de barra, q não dava pra ser tão absurdo assim pra nós, brasileiros, q não vimos isso acontecer tão perto assim e q só vemos por filmes e documentários... Ledo engano! Eu saí de lá com uma tristeza dentro de mim, uma devastação, um sentimento de impotência q são indescritíveis. E não é hipocrisia, não. É simplesmente algo q te toma, como se fosse uma energia q fica no ar q – ainda q vc lute com todas suas forças contra ela – ela te toma devastadoramente. É um sentimento de luto pela humanidade, eu diria. Ver diante dos seus olhos em q nível a maldade, a crueldade e a manipulação podem chegar é algo q só indo pra ver e sentir. Impactante!

Dps q eu falei isso minha mãe me perguntou – e talvez vcs tb pensem da mesma forma – assim: ”Nossa, se vc acha isso td, pq então foi? Pagar pra ficar triste, down... Cruzes!”. E eu respondo exatamente o q tá escrito na placa q “inaugura” o primeiro espaço do museu: “The one who does not remember history is bound to live through it again”, de George Santayana (a tradução livre é algo como ‘aquele que não se lembra da História está fadado a vivê-la novamente’). E é isso q eu passo adiante: ir pra lá é, pra mim, questão de compromisso com a humanidade. Por mais clichê q possa parecer.

Pra completar, o tour passa pela famosa Fábrica de Schindler. Isso mesmo, aquele do filme A Lista de Schindler. Ou seja, é F*D@!!!! O papo ficou mt pesado, né? Vamos mudar de assunto, pq Cracóvia não combina com isso! :D

BALADA: Como eu falei, o hostel é “PARTY”, logo, TODOS os dias tem 2h de vodka (todos os tipos possíveis) livre seguido de um pub crawl ANIMAL (passamos por 3 bar/boates e ganhamos uma bebida em cada uma delas) q termina numa boate mucho doida! E tudo isso por 10E... Ahhhh, e além disso – no dia q fui – um fotógrafo fica com a gente de 19h às 00h só tirando fotos profissionais da sua noite! Iradíssimo ver as fotos no dia seguinte!

tumblr_llyv0d6hI71qk3ev6o1_500.gif

::lol3::::lol3::::lol3::::lol3::

CONTANDO DERROTA: No primeiro dia q cheguei à Cracóvia tava suuuuper empolgada para ir à Auschwitz e comprei a excursão já para o dia seguinte no primeiro horário (q é às 8h da madrugada!). O menino do hostel bem q me falou: “Tem certeza?? Acho q vc não vai conseguir acordar!”. Mas eu disse q não ia sair, q não ia beber q ia conseguir acordar... Só q é óbvio q não, né?! :? Bebi, fui pra night e voltamos às 6h da manhã pro hostel correndo pelas ruas da cidade pq a estávamos morrendo de frio e sem casacos apropriados e – claaaaaaaaaro! – q não consegui acordar e perdi horário do tour!! Tive q comprar pro outro dia, mas td bem! :(

ALIMENTAÇÃO: Provem o pierogi q são tipo um pasteizinhos (meio ravióli) cozidos e dps assados (às vezes eles fritam tb) q vem com vááááários tipos de recheios e podem vir acompanhados de manteiga e cebola. É MARAVLHOSO! Recomendo FORTEMENTE o Przystanek Pierogarnia (https://www.facebook.com/pages/Przystanek-Pierogarnia/270172276353411), além de delicioso, rápidos, simpáticos, ainda é MUITO barato (5E numa porção com uma bebida!). Um segunda indicação seria o Pod Wawelem (http://www.podwawelem.eu/) q é pertinho do castelo! MUITA comida boa a preço de banana! MESMO! Acho q são os dois lugares onde eu dou as recomendações alimentares mais certas! :wink:::otemo::

Os posts q eu vi por ai q acho q valem a pena pra ajudar na ideia geral de Cracóvia: http://clubedosmapas.blogspot.com.br/2012/07/cracovia-o-que-nao-deixar-de-fora-no.html e http://www.viaje.com.br/polonia/cracovia/visite-cracovia-e-passeie-pelo-centro-historico-e-experimente-sua-culinaria-tipica.

Próximo: PRAGA ::love::::love::

598dace21e4c9_SaltMine(3).JPG.3285986dae61d2d5a92cf57a5950419e.JPG

598dace224c1d_SaltMine.JPG.d49deaa4d19b1405c3054ff1561fed74.JPG

598dace22ac9e_SaltMine(2).JPG.5409b57e96499430617abad5b499cc6c.JPG

598dace3272cf_AuschwitzII(2).JPG.4e65f13d28deb8a96904391a2c3db6ed.JPG

598dace375f96_AuschwitzII(7).JPG.8b5f8bfcf3846d440a7d3953d1702ae9.JPG

598dace37cf87_AuschwitzII(5).JPG.d0058cccda1d6c710dd5eaa5c3092459.JPG

598dace3ac323_AuschwitzII.JPG.d7a79970bdbd248179cbae33d018dc54.JPG

598dace3ea417_AuschwitzII(6).JPG.f33e97452aee0a75bab5ce6fd0cdde6d.JPG

598dace3f08f7_AuschwitzI.JPG.fb12e5784381ce6c31bceed4bc5ee977.JPG

598dace40125b_AuschwitzI(5).JPG.2632fa1897f35d6a2a0a9a409f6816cf.JPG

598dace4063ba_AuschwitzI(4).JPG.8bcbac8a13538ba5d8f8f1e879783cab.JPG

598dace40b653_AuschwitzI(6).JPG.5ac912d18355850c9f4c6d5f0f9c7559.JPG

598dace413fa9_AuschwitzI(3).JPG.449d4f17ade0fb6c20e16e108f48cf80.JPG

598dace41909f_AuschwitzI(2).JPG.0a0c271a76e3a91d00ffa7455d4bd845.JPG

598dace41e269_Cracvia(4).JPG.439d6df6302732e18ba26c1f19243ab3.JPG

598dace4225d7_Cracvia(8)WawelRoyalCastle(KatedraWawelska).JPG.e9c054c4ae78783c41d11ec63322c926.JPG

598dace4265c1_Cracvia(7)WawelRoyalCastle(KatedraWawelska).JPG.68b7dd7a1ff1f7c2a6862b2918182c9a.JPG

598dace42a6c8_Cracvia(6)ChurchofSt.Andrew(KosciolSwietogoAndrzeja).JPG.1fd8363b75a11ae8e7b03a62d4e6fd58.JPG

598dace42e89e_Cracvia(5)ChurchofSt.PeterandSt_Paul.JPG.73de27857b02fc2ac64d7092ca667cf4.JPG

598dace432eea_Cracvia(1)DominicanChurch.JPG.18de81280f68d7166cc84ebfd1554447.JPG

598dace438512_Cracvia(3)St.MaryChurch.JPG.197e78afbdcde7b32b6bb7a7dae1585a.JPG

598dace43d9a0_Cracvia(2)MarketSquareClothHalleTwonHallTower.JPG.b5cbf7c31364a9198eff987a745fffb0.JPG

• 2 meses depois...
  • Respostas 63
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

• 4 semanas depois...
  • Membros
Postado

Sensacional. Parece um guia de viagem. Vou fazer algumas das cidades que vc fez e as informações foram muito úteis. Muito bom mesmo. Parabéns pela coragem de viajar por um tempo tão longo sozinha e pelo relato super bem explicadinho. Um dia eu chego lá!!!

• 3 semanas depois...
  • Membros
Postado

Garotaaaaa super me identifiquei com vc nesse relato, seríamos ótimas companheiras!!! Eu estava em dúvida qual o melhor mês para ir a Europa e acabei de decidir, só posso ficar 1 mês fora, Maio de 2015 será o mês! Não vejo a hora de aproveitar os dias longos da Europa, seu relato vai me ajudar muito! Qualquer coisa entro em contato! E parabéns pelo divertidíssimo relato, espero voltar com histórias como as suas. Bjs

• 2 meses depois...
  • Membros
Postado

MEU DEUS CAROL, TA DE PARABÉNS, NUNCA VI UM RELATO TÃO BEM ESCRITO E TÃO COMÉDIA!!!! ::lol4::::hãã2:::D::hahaha::

Peço encarecidamente que termine esse relato, pois achei ele mto útil. Gostaria de saber sobre as melhores baladas e os melhores pub crawls que vc fez por la...

valeeu

• 2 semanas depois...
  • Membros
Postado

Oi, genteee!

Obrigadas pelas msgs tão legais!

Ufa, a vida tá uma correria... mas voltarei a escrever o relato de novo - no máááááááximo - nesse fds! Juro que farei meu melhor para escrever tudo bonitinho, ok??

Bjs e obrigada de novo pelas msgs tão legais! ::otemo::::otemo::

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...