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AFRICA DO SUL NAMIBIA ZIMBABWE BOTSWANA E ZAMBIA - 17 DIAS - NOV/13 - 3 RAPAZES - VIAJE EM NOSSA VIAGEM E TIRE SUAS DUVIDAS


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  • Colaboradores

::hãã::

Dia 08

 

Acordamos antes das 5 para poder pegar o nascer do sol mais famoso da região, o da Duna 45 no Sossusvlei (não se esqueça que é um chãozim até lá)

 

Mas deixa-me explicar uma coisa antes. Mais uma vez, esqueça essa história que deserto é sinônimo de calor. Esteja sempre preparado. Pagamos TODOS os pecados no caminho. Escuro, um frio da PORRA e o carro é tipo daqueles de safari, todo aberto. Puta que pariu. Nem quando eu peguei -40ºC em Vermont (EUA) eu senti tanto frio (mentira), mas foi BEM difícil aguentar. Nem foto eu aguentava tirar (para ver como o caso é sério)!!! ::Cold::::Cold::::Cold::::Cold::::Cold::::Cold::::Cold::::Cold::::Cold::::Cold::::Cold::

 

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Ao chegar à entrada do parque que da acesso ao Sossusvlei, aconteceu justamente o que o guia tinha dito: só abria depois das 6. Ou seja, adeus nascer do sol neh?! Vimos dali mesmo, nos tremendo todo !!!Tem opções para ficar dentro também, ai deve ser diferente.

 

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Logo o parque abriu e tomamos rumo à famosa Dune 45, bem depois da entrada do parque, e subimos com tudo. Que puta visual do caraio !!! ::dãã2::ãã2::'>

 

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“Situada no deserto do Namibe, é conhecida por “Duna 45” porque fica ao quilómetro 45 da estrada que liga Sesriem a Sossuvlei. Com cerca de 170m de altura, oferece uma excelente vista sobre a região circundante.

 

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Estas dunas formaram-se ao longo de milhões de anos. Resultam dos detritos que o rio Orange depositou no Oceano Atlântico, e que foram arrastados para norte pela corrente de Benguela, sendo depois devolvidos a terra pelas marés. Aqui, o vento molda as dunas, formando padrões de cores quentes que contrastam com as superfícies brancas dos charcos de argila. O tom laranja avermelhado da areia denota a sua idade: ao longo dos anos, o ferro presente na areia oxida. Por isso, quanto mais vibrante e forte for a cor, mais antiga é a duna. As dunas do deserto do Namibe, ao contrário das do Kalahari, são dunas migratórias. O vento está constantemente a deslocá-las para o interior e a esculpi-las em diferentes formas.”

http://naoelonge.wordpress.com/2012/03/26/duna-45/

 

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A temperatura foi subindo e já dava pra tirar o casaco. Implorávamos pelo café da manha e andamos mais um pouquinho onde nosso guia estacionou o carro ao lado de uma mesinha improvisada, já em Sossusvlei, onde dividimos espaço com muitos pássaros e tomamos um belíssimo café da manhã !!!

 

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Imagem do Sossusvlei vista de cima disponível no Wikipédia

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Deadvlei: paramos o carro ali perto do Sossusvlei e partimos para a caminhada de um pouco mais de 1km para ir ver o Deadvlei !!!

Não se esqueça da água e do protetor solar, vai precisar. Aconselho também a usar um tênis. Fui de chinelo e queimei a sola do meu pé na caminhada. Quem diria que aquele frio todo iria do nada virar mais de 40 graus ?! Doeu ! ::essa::::essa::::essa::::essa::

 

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Resumo do Deadvlei: Foda !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! ::otemo::::dãã2::ãã2::'> ::otemo::::dãã2::ãã2::'>

Fotos para a eternidade ! ::mmm:

 

“Dead Vlei é considerada como uma “bacia de argila branca”, localizada dentro do Parque Namib-Naukluft, na Namíbia. Também escrito como DeadVlei ou simplesmente Deadvlei, este nome significa algo parecido com “charco morto” (do Inglês dead, e do Africâner vlei, um lago ou pântano entre dunas). O local é conhecido ainda como Dooie Vlei, que é seu nome completo em Africâner, além de presumivelmente o original.

 

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Dead Vlei vem sendo aclamada por estar circundada pelas maiores dunas de areia do mundo, em que a maior delas, conhecida como “Big Daddy”, chega a alcançar a estonteante altura de 300 a 400 metros. Quanto ao solo de argila branca, este foi formado após uma grande precipitação, quando o rio Tsauchab inundou formando rasas e temporárias piscinas, onde a abundância de água permitiu a uma espécie de acácias (Acacia erioloba) a se desenvolver. Porém, a ocorrência de algumas mudanças climáticas fez com que dunas de areia invadissem a área junto ao rio, impedindo que este chegasse à região. Isto, portanto, ocasionou uma grande aridez, e transformou o local no que hoje é conhecido como Dead Vlei.

 

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As árvores então morreram, por não haver mais água suficiente para sua sobrevivência. No entanto, há ainda algumas espécies de plantas que permanecem na região, tais como a salsola e como moitas de !nara (nome local dado a uma espécie de melão originário apenas da Namíbia), adaptadas a viver somente com a névoa da manhã e com raríssimas precipitações. Os esqueletos remanescentes das árvores, que se acredita terem por volta de 900 anos de idade, agora são negros pela intensa exposição ao sol. Estando aparentemente petrificada, a madeira destas árvores não se decompõe pelo simples fato de estar seca por completo” http://pt.wikipedia.org/wiki/Dead_Vlei” (e de praticamente não haver umidade por lá). :o

 

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Depois disso demos uma passada rápida no Sesriem Canyon, o qual achei particularmente bem interessante apesar de já estar mortinho de informações e etc.

 

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“Sesriem is also known for the Sesriem Canyon, about 4 km from Sesriem itself, which is the second most important tourist attraction in the area after Sossusvlei. It is a natural canyon carved by the Tsauchab rivier in the local sedimentary rock, about a kilometre (0.6 mile) long and up to 30 meters (100 feet) deep. The name Sesriem is Afrikaans and means "six belts", given by settlers returning from the Dorsland Trek who had to attach together six belts (made of oryx hides) in order to reach buckets down into the canyon to scoop up water. The Sesriem Canyon is only two metres (6.5 feet) wide in some places, and has a portion that permanently contains water, which many animals use.” http://en.wikipedia.org/wiki/Sesriem

 

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Voltamos ao hotel para almoçar, pegar uma piscina e tirar um cochilo. ::hein:

 

Logo chegou a hora da janta e lá fomos nós. Dessa vez acho que ficaram com pena de mim e fizeram um sanduiche (o qual por sinal deixaram claro que não iriam cobrar). Esse jantar estava chique demais, a luz de velas. Um brinde a vida que amanhã tem mais estrada pela frente. ::otemo::

 

::hãã::

Dia 09

 

Acordamos com calma e fomos tomar o café da manhã (com as moscas) !!! Damn it ! Aquele lugar era lindo e chique, não combinava com essas malditas. Fizemos o checkout e partimos rumo a Windhoek. Só que dessa vez eu que fui dirigir aquela bacia... Em 10 minutos de estrada eu já quase rodei com o carro. Sabe como é né? Muito cascalho, areia !!! E a anta aqui senta o pé no freio... Sorte que praticamente não passa carro então não aconteceu nada sério... Depois disso me foquei em dobro e correu tudo certo, inclusive com outras pequenas paradas para fotos no decorrer dos mais de 320km.

 

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O caminho que o GPS traçou passava por Rehoboth, que foi justamente onde a estrada asfaltada começou. E que tapete viu ?

 

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Chegamos a Windhoek de tarde e fomos fazer o check in na Rivendell Guesthouse. Pousada bem aconchegante e barata, com um bom wi-fi (pago) e que também dispõe de café da manhã (pago).

 

Fomos depois a um shopping (Maruea Mall) ali perto para forrar o estômago. Pasme, tudo fecha as 13 hrs, menos os lugares para comer. E era sábado. Oi?! ::dãã2::ãã2::'>

 

O dia foi morto e um dos amigos passou mal, enjoado, mais a noite. Ah, antes disso, ali, na beirinha da piscina, conhecemos uma família da Angola (lá também se fala português). Conversando com a criança, que se apresentou como Elaine, descobrimos que viriam ao Brasil em janeiro. Quando perguntei o que ela sabe sobre o Brasil ela soltou a pérola: “sei que lá tem muitos bandidos”. #olharsincero ::dãã2::ãã2::'> ::dãã2::ãã2::'> ::dãã2::ãã2::'>

Pedi para ela repetir e filmei !

 

 

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Então a noite chegou e fomos ao recomendadíssimo Joe’s Beer House! Pela fama, não achei tão caro.

Que lugar maneiro, bem rústico, com free wifi e com pratos para deixar qualquer exigente de queixo caído. Eu pedi um frango (o mais chato né?) Adivinha o que veio? Um frango INTEIRO! ahahahah !!! ::hahaha::::hahaha::::hahaha::::hahaha::::hahaha::

 

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Enquanto o outro amigo (Caju) sofria e quase desmaiava de náuseas, o outro (Felipe) pediu uns drinks e carne de bichos exóticos como Orix, Crocodilo, Zebra, Avestruz e Kudu. ::ahhhh::::ahhhh::::ahhhh::::ahhhh::

 

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::tchann::::tchann::::tchann:: O RELATO CONTINUA NA PÁGINA 2 ::tchann::::tchann::::tchann::::tchann::::tchann::

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  • Colaboradores
Não vou nem comentar as fotos já que isso é sambar na cara da sociedade!!!! ::hãã2::

Quanto as moscas e o sunset maraaaaa, me fez lembrar Alice Spring, literalmente come mosca mas mesmo com a presença dessas maledetas vale cada centavo pago!!!

Keep on please!!!! ::otemo::

 

Lá vem a Paula Adriana querer acabar com minha vontade de ir ao Alice Springs em outubro !!! mais mosca ???! ahahahahahaah !

valeu minha queridaaaaaaaaaaaaaaaa ::otemo::::otemo::::otemo::::otemo::::otemo::::otemo::

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  • Colaboradores

::hãã::

Dia 10

 

Enfim chegou o dia de sair da Namíbia (ok, já tinha enjoado, assumo) !!!

Fizemos o check out e optamos por não pagar o café da manha do albergue. Joguei no GPS um lugar recomendado para papar: Craft Café (que fica num pequeno mercado local de souvenirs). É bom, mas é caro ! Não achei muito que valesse a pena (idem o tal mercado, achei bem carinho). Fizemos hora no shopping Maruea Mall (que estava aberto neste domingo de manhã) e, após comprar umas bobagens, fomos visitar uns pontos turisticos da cidade (bem superficialmente)... A igreja, a porta de um museu e o Parlamento !!! HAAHAHAHAH

 

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Agora é hora devolver o carro e a própria locadora nos deixou no aeroporto (como combinado).

 

Que forniiiiiiiiinho !!! Cruzes !!! Aproveitei o tempo livre para tirar areia do meu tênis. Acredite, não foi fácil !!! ::putz::::putz::

 

Na hora de pegar o avião, vem aquele aperto...

Um mini plane !!! Pelo menos era da Embraer para cravados 37 passageiros !!! Sinceramente, curti bem a Air Namibia. ::hein:

 

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Esse final de semana agora que eu to escrevendo esse relato aconteceu um acidente na Namibia com um avião da Embraer de uma cia de Moçambique. Gente, adorei a Air Namibia, mesmo. Foi apenas uma fatalidade que aconteceu com uma outra cia e que poderia acontecer com qualquer uma. Deixar de viajar por medo é que não dá... Mas assumo o frio na barriga ! ::hahaha::::hahaha::::hahaha::::hahaha::

 

Agora você já pensou o que acontece quando você leva um pacote de batata Lays para o céu ?! Ai vai... ahahahahahah ::dãã2::ãã2::'> ::dãã2::ãã2::'> ::dãã2::ãã2::'>

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ZIMBABWE do dia 10, de tardinha, ao dia 12, de manha

 

 

Chegamos enfim no Zimbabwe onde do céu tudo também parecia vazio e seco. Muito seco. Doce ilusão achar que as cataratas fossem trazer vegetação e umidade para a região !

Aterrissamos em Victoria Falls airport e veio o outro susto ! O aeroporto é menor que a entrada do meu prédio (ok, é exagero, mas não é muito diferente não).

 

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Paga-se o visto e preenche-se um formulário. Para entrada única US$ 30 e para múltiplas entradas US$ 45.

 

No aeroporto deveriam ter umas 10 pessoas. 8 com placas esperando os 20 passageiros e mais uns 2 taxistas.

Pegamos um taxi para a cidade que nos cobrou, se não me engano, US$ 30 dólares. Não se assuste: tudo que você foi fazer no Zimbabwe vai ser com dólar. Se você for sacar, sacará em dólar ! Fácil !!!

Tem uns caras na rua que ficam até tentando te vender o dinheiro local deles (que nem eles mais usam) como souvenir dizendo: Olha a nota de 1 milhão !

 

Detalhe, agora sim está parecendo África. ::Ksimno::

Todos são negros nós próximos países visitados. ::cool:::'>

Namíbia parece Alemanha!!! E África do Sul tem de tudo.

 

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Chegamos ao Shoestrings (nosso hostel). Estrategicamente bem localizado no meio de Mars !!! Lá é assim. Animais na rua (uns javalis, porcos, elefantes e qualquer outro espécime) e muitas pessoas te abordando para tentar te vender algum passeio ou alguma bobagenzinha.

 

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A cidade em si não tem atrativo algum, mas tinha um mercado ! Oba ! ::tchann::::tchann::::tchann::

 

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O hostel é bem simples (bem mesmo), mas felizmente nosso quarto tinha um belo de um ar condicionado que tornou aquele lugar o melhor palácio do mundo até então, pós o banho de sol namibiano. O wifi também é cobrado, mas funciona que é uma maravilha, sem contar que o hostel também tem um restaurante (simples) e um bar com música o tempo todo.

 

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Aproveitamos para já pagar tudo e pagar também o passeio do safari no Chobe, Botswana, que tínhamos reservado por US$ 415 a cabeça por 3 dias, 2 noites... uiii !!! O atendente, que fica num anexo da recepção, chamado Munya, é bem extrovertido e o Felipe aproveitou e fechou com ele também o Bunggie do dia seguinte ! US$ 165 (Jump, Swing e Slide de cima da ponte). É claro que eu só ia ficar olhando.

 

Dicas: Não compre adaptador para tomada. A nossa redondinha entrou lá sem problemas, mas tem um pequeno truque para empurrá-la no buraco.

Para pequenas lembrancinhas, recomendo o comércio que fica dentro da estrutura do hostel. Lá que eu comprei a maior parte das lembrancinhas. É bem mais em conta que as lojinhas na rua e ninguém te torra o saco te implorando para entrar!

 

::hãã::

Dia 11

 

Acordamos cedo, no geladinho, para curtir um café da manhã, se encher de protetor/repelente e partir rumo ao parque Victoria Falls !

Ah, tinha me esquecido. Aqui tem moscas, mas também tem mosquitos. Então é isso. Se encha de repelente se não quiser ficar picado ! O que vende lá é o TABARD e eu recomendo. Ele só não serve para moscas (leve a raquete elétrica brasileira se for desesperado).

 

Já na metade do caminho, à antinha do Felipe notou que tinha esquecido o voucher para pular da ponte e voltou, me deixando com o Caju numa sombra. Aproveitamos para fotografar a população local na sua rotina diária de segunda feira.

 

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Fomos andando e já cruzamos com um elefante, muitos vendedores.

 

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Chega! Entramos no parque (já um calor dos infernos), pagando US$ 30 cada e mostrando o passaporte! Que coisa mais cara. É a síndrome dos US$ 30 viu !!! Não se esqueça do passaporte.

 

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No lado do Zimbabwe, você vê Victoria Falls na sua frente e fica na cidade de mesmo nome. No lado da Zâmbia, você vê Victoria Falls de frente (visão parcial do lado do Zimbabwe) e de cima (dependendo da época, se é de cheia ou não).

Particularmente eu não recomendaria Victoria Falls do lado do Zimbabwe se você tiver a opção de ir a Livingstone na Zâmbia porque vai ver quase a mesma coisa e a cidade Victoria Falls (Zimbabwe) é dispensável!!!

 

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O parque em si é maneiro e tem uma puta vista das cataratas. Vou ser sincero, a nossa querida Iguazu Falls dá de 10 a zero !!! Mas peraí!!! Fomos na época seca. Contudo, isso foi proposital. Apesar da queda ser bem menos bonita que quando a vazão está alta, só assim seria possível dar um mergulho na Devil’s Pool no lado da Zambia. Quem não sabe o que é isso, só continuar lendo... Já já você vai descobrir...

E pasme, dava até para ver os malucos lá fazendo esse passeio, olhando pro outro lado... Medo de pensar que em poucos dias já seria eu...

 

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Enfim, você cruza o parque andando uns 2 km e depois mais uns 2 km para voltar. É rápido. Tem parte que é bem molhada (mesmo na época seca) e praticamente chove em você !!! Proteja sua máquina e seus documentos. Outra parte é bem seca. Mesmo. Leve água porque lá é caro.

 

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Não deixe de ir até o final porque tem muitos lugares para fotos ! E é claro que fizemos os melhores e mais fotogênicos clicks ;) Ok, talvez essa vista só tenha deste lado !!! Ponto para o Zimbabwe.

 

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No pós parque, fomos para a tal ponte que liga o Zimbabwe a Zâmbia porque é do meio dela que se faz Bunggie e já é parte da Zâmbia.

 

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Você não paga o visto e sim pega uma autorização para fazer e/ou assistir (mais um motivo para você não ter que ir ao Zimbabwe se já for a Zâmbia). O trecho que se caminha é longo até chegar à ponte, o sol é forte, e pode ter certeza que alguém vai te contar uma linda história pra tentar te vender alguma coisa. E nisso zilhões de caminhões parados para entrar no país e uns baboos (macacos ladrões) aproveitam para saquear uns !!!

 

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No meio da ponte você já vê o Welcome to Zambia e chove de ambulante querendo falar com você. Nunca fiz tanta amizade, puxei assunto, conversei e foi aquela farra só. Felipe fez uma tirolesa e, enquanto se preparava para pular, fiz coro com o pessoal: PULA, PULA, PULA !!! ::hahaha::::hahaha::::hahaha::::hahaha::::hahaha::::hahaha::::hahaha::::hahaha::::hahaha::

 

Cismaram com meu tênis colorido. Tive até que anotar em que site (aliexpress) comprei e que preço paguei (US$ 55). Um cara lá me ofereceu US$ 50, mas eu recusei. Depois me bateu a consciência pesada. Poxa, eu deveria ter dado o tênis. Mas provavelmente iria ter briga pesada ! O povo é muito simpático. O Thomas, nome de um deles, inclusive se ofereceu para tirar as fotos já que eu NÃO cheguei perto de onde o Felipe iria saltar, pelo contrário, fiquei segurando as grades do outro lado ! Fobia é foda ! ::xiu::::xiu::::xiu::::xiu::::xiu::

 

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Resumo da história. Mais US$ 65 para um cd com as fotos e vídeos do pulo (muito bem produzido e em diversos ângulos)!!! Vale lembrar que em 2012, uma turista escapou da morte depois da corda arrebentar e ela cair viva no rio. Sorte, já que são 111m. Provavelmente a corda já arrebentou perto da água. Mas ela nadou e escapou com pequenos arranhões. Sorte que ela não nadou para o lado que tinha crocodilos. Essa nasceu de novo. Eu achei a equipe atenciosa e pareceu bem seguro. Contudo, nem sonhando, obrigado! E olha que o povo lá me zuou bastante e eu ensinei português pra galera que não parava de gritar que eu era o Neymar ! HAAHAHAHHAHA !!! ::putz::::putz::::putz::

 

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De volta, já depois de 15 hrs, almoçamos e fui tentar dar uma volta na cidade. Pra que né?! Fiz uma comprinha num mercado local lá que tem beirando uma linha de trem, mas o assédio foi tão grande que fiquei com medo. ::sos::::sos::::sos:: Tavam querendo negociar nossas bermudas e prometemos voltar no dia seguinte !!! PS: todos os preços são negociáveis.

 

Apesar de tudo, me senti seguro e em nenhum momento aparentou que fossem nos fazer algum mal ! E foi assim que me senti em todos os lugares que fui na África nessa viagem.

A janta, uma bela pizza, foi no hostel, com direito a musiquinha e os turistas se perdendo nas bebidas! Até um cachorro (o maior que já vi na vida) fazia figuração na recepção!!! ::hahaha::::hahaha::::hahaha::::hahaha::

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::hãã::

Dia 12

 

Acordamos para um café da manhã feito as pressas e já prontos para se despedir do Zimbabwe. Era hora de partir pro Safari no Chobe, em Botswana, uns 80km de onde estávamos. Para isso veio um rapaz da Kalahari (empresa que contratamos para o safari) e ele nos levou até a fronteira onde já era Kasane (Botswana) e foi onde fizemos a imigração for free (é de graça mesmo) MAS QUE POVO FEDORENTO VIU....

 

BOTSWANA - SAFARI NO CHOBE NATIONAL PARK do dia 12, de manha, ao dia 14, de tardinha

 

 

Já pulamos naquele carro lá de Safari que é grande e todo aberto o qual apelidarei daqui pra frente de Game Car !!! Tudo que se refere a animal eles chamam de Game !!! Então coloquei esse nome no carro !

 

Antes de começar o safari em si, nos levaram para a agência onde assinamos uns papéis, comemos uns lanches e partimos para um barco grande onde fizemos o primeiro (e único) passeio no Rio. Engraçado que ali é fronteira de tudo. De um lado é Namíbia, do outro é Zâmbia, do outro Zimbabwe e eu já estava confuso querendo saber onde eu estava. Acho que na Botswana, né?!!!

 

O passeio foi legal, vimos crocodilos, vários hipopótamos e outros zilhões de animais (de longe) com auxílio de binóculos e etc. Depois entendi que àquela hora, com o sol a pino, é uma péssima hora para ir atrás de animais já que eles curtem uma sombra. Elefante é o que não falta nesse Chobe viu, te contar !!!

E o parque é gigante. Selva, parte meio desértica, parte com água. Mas muito, MUITO grande. Literalmente você tá a mercê do destino nesse lugar !

 

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Depois do passeio, de volta a agência. Era a hora de almoçar e se despedir de civilização, banheiros e qualquer outra coisa por mais de 50 horas ! Ui !!!

 

Subimos no carro e já iniciamos nosso primeiro Game Drive atrás de animais já dentro do Chobe... Já começamos com milhões de gazelas saltitantes, orix e manadas de elefantes que cruzam a nossa frente quase todo instante. O guia sempre pediu para a gente se manter no carro e SEMPRE sentados. Não há proteção alguma. O carro é completamente aberto e, até onde pude notar, não estão preparados para nenhuma emergência. Seja o que Deus quiser !!!

 

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O guia também, Petros, disse sempre ter que se manter no caminho. Que se sair do caminho e se embrenhar no mato, perde o emprego. Lorota. Ele sempre saia por vontade própria e quando dava na telha. Quando a gente pedia, ele era bem ríspido ::quilpish:: : “você não ouviu o que falei no início?”. ::toma::

Tinha uma canadense junto a nosso grupo, Audrey. Pra tudo ela tinha uma pergunta e sempre o Petros tinha uma resposta (às vezes meio grossa, outras não, contudo, sempre completa). ::grr::::grr::::grr::

 

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Nosso guia era assim mesmo, de lua ! De qualquer forma posso antecipar que ele é, de longe, um dos melhores guias de qualquer coisa que eu já tive. O cara era foda ! Literalmente foda ! Os olhos dele parecem que varrem a região a cada segundo. Cada pegada na terra/ areia, ele para, as vezes da ré. Interpreta o que tá vendo e traduz para a gente.

 

“Passaram aqui 3 horas atrás um grupo de 6 leões, pela posição das pegadas, aqui aconteceu alguma coisa e eles seguiram tal direção”. Enfim, para TUDO ele dizia algo assim. Pasme, ele estava certo o tempo todo. Tudo que ele falava acontecia. Eles usam um rádio em cada Game Car e se comunicam com os outros guias. Cruzando com algum guia (não importa de que empresa seja), param, se cumprimentam e trocam informações, SEMPRE em africanês para a gente ficar a ver navios.

 

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Não importa, a audácia no nosso guia fez a gente chegar primeiro e presenciar a cena mais desejada por qualquer pessoa que já sonhou em fazer um safari: ver um ataque REAL na sua frente! Já era fim do dia quando encontramos os primeiros leões de nossa viagem. Quer dizer, leoas. Elas que caçam e cuidam dos filhotes. Os leões só aparecem quando querem acasalar e a chance de vê-los é de apenas uma vez no mês! ::love::::love::::love::::love::

 

Pois bem. Paramos ao lado das três leoas e dos filhotinhos que começaram a sair da sombra (o sol já tinha baixado) e andar rumo a um lago. É muito comum os animais beirarem os lagos que são escassos nessa época do ano. Se tivesse chovendo, teria água em qualquer lugar e seria impossível acha-los.

 

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No horizonte, avistamos um elefante. Segundo o nosso guia, parecia estar doente. Elefante não anda sozinho e sim com o grupo. E ele estava lá, perdido, sozinho. Presa fácil?! Nem nosso guia sabia. Simplesmente pediu para prestarmos atenção enquanto a leoa andava vagarosamente rumo a ele. Mas como prestar atenção?! A nosso lado, LITERALMENTE a nosso lado, estava à outra leoa com os filhotinhos observando tudo. E porque eles não nos atacam?! Segundo o nosso guia, a gente chegou devagar e mostrou respeito. Eles enxergam o carro. Mas se levantássemos ou ficássemos muito agitados, sabe Deus !!! Porque como eu já disse, não é exagero, NÃO HÁ PROTEÇÃO ALGUMA ! It’s Africa babe !!![/size] ::hahaha::::hahaha::::hahaha::::hahaha::::hahaha::::hahaha::

 

Se eu não visse o que eu vi e vou relatar agora, poderia jurar que tudo era uma falcatrua e que os bichos estavam dopados ! Nananinanão !

 

A leoa, ao se aproximar do elefante, mostrou sua ira. Segundo nosso guia, o leão é um bicho ruim mesmo. Às vezes mata apenas por matar e mais nada. Neste caso, a luta estava prestes a começar e eu tava torcendo pelo elefante, é claro !!! Mas acho que era o único.

 

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A leoa saltou no elefante que se defendeu e deu-lhe uma trombada !!! PÁ ! ::dãã2::ãã2::'> ::essa::::dãã2::ãã2::'> ::essa::

 

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A leoa veio por trás, mordeu e derrubou o bichinho e a partir daí foram grunhidos eternos os quais nunca vou esquecer. O processo todo levou mais de 30 minutos e nisso já tinham uns 10 Game Cars por lá vendo ou tentando ver!!! Eu tava atordoado. ::Ksimno::

 

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A leoa, depois de se certificar que ele estava morto, VOLTOU para onde estávamos com a boca cheia de sangue e chamou as outras leoas que chamaram os outros filhinhos... Contudo, os pobres ficaram com medo de passar entre os Game Cars e sempre tinha o irmãozinho mais velho que ficava esperando o outro ir !!! Cara é incrível isso porque foi assim. Sem tirar nem por. Comunicação perfeita. No final, o banquete estava completo e o coitado do elefante, tombado, foi pro saco mesmo !!! ::grr::::grr::::grr::::grr::::grr::

 

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Era hora de ir pro camping (até porque são proibidos de dirigirem a noite por lá) e eu ainda sem acreditar no que tínhamos visto, no sofrimento do elefante agonizando minutos atrás e o quão sortudos éramos por ter visto e ter tirado mil fotos dessa cena rara. Digo rara porque ela não tem data nem lugar para acontecer, a área que o carro cobre é mínima representando a extensão de todo o território.

 

Mas uma tempestade se formava e era hora de correr para as barracas e guardar as malas que ainda estavam no jipe (ok, jipe é mais fácil, jipe será) !

 

E as barracas? PQP !!! eram barracas mesmo. Ah,.. deixa de frescura. Eu já sabia. Mas e a proteção?! Não tem. O local não é cercado. Você acampa ao relento, no meio das árvores e fomos alertados que bichos passam por ali. Simplesmente tome cuidado e não saia do perímetro que compreendia no ponto final o banheiro (um buraco que cavaram e colocaram uma lona em volta) ! Me pergunta se eu fui nesse banheiro ?! há!!!! Se algum elefante passar, não se desespere. Apenas espere !!! Elefantes não matam por matar. Eles nem comem carne. Só matam se se sentirem ameaçados.

Curiosidade: o elefante só aproveita 40% do que come,... Eles tem um péssimo sistema digestivo.

 

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O pessoal (umas 16 cabeças) fica socializando em baixo de uma tenda grande com uma fogueira e várias cadeiras enquanto o cozinheiro preparava o banquete e colocava numa mesa improvisada. Apesar de ser bem fresco, a comida estava deliciosa e me caiu como uma luva !!! A primeira noite estava fria, por causa da chuva e do vendaval que deu depois daqueles 40 e tantos graus de dia ! Dormimos cedo porque nosso próximo Game Drive iria ser ao amanhecer, umas 5 e pouca da matina, hora que os animais vão a caça e o sol tá ainda nascendo !

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Cara, to lendo seu relato e extasiado pelas fotos(menos voce claro... ::bruuu:: ) e informações que está postando.

 

Ano que vem será minha vez de que "Africanear", e com o tempo vou fazer várias perguntas, pois Cidade do Cabo tá no meu roteiro, bem como o Shark Cage Diving (um sonho meu), mas o safári irei fazer no serengueti e Ngorogoro, indo pela Tanzânia.

 

Enfim parabéns pelo relato!!!

 

André

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