Membros borisyeltsin Postado Maio 17, 2013 Membros Compartilhar Postado Maio 17, 2013 Julius, Já morei em Bom Jesus da Lapa, e ali naquela região da Bahia realmente é o lugar com um pouquinho mais de infraestrutura para pernoitar, de acordo com o seu trajeto. Entretanto, planeje bem a data da sua viagem, porque em BJL há um intenso movimento de romeiros entre Julho e Setembro, e você pode acabar tendo dificuldades para encontrar um lugar para ficar ou tendo que pagar caro por uma cama. Minha dica é que você procure hospedagens nas ruas vizinhas à praça central, que são bem simples, às vezes bem caseiras mesmo, mas próximas de tudo. Você poderá ir a pé para comer algo se quiser na pracinha mesmo. Se quiser algo perto da rodoviária ou muito colado com a gruta, aí já não sei a faixa de preço, mas pela lógica deve ser um pouco mais caro, sim. A estrada não é lá grandes coisas - lembre-se, você está no Brasil! -, mas dá pra andar bem sim, com as devidas precauções. Boa sorte e boa viagem! Link para o comentário
Membros juliusantos Postado Maio 17, 2013 Membros Compartilhar Postado Maio 17, 2013 Cara ... dicas valiosas. Muito obrigado. Pra ser mais específico vamos em dezembro, portanto estou dando uma antecipada e já estou planejando de reservar por agora, pra não ter problema. Espero que os hotéis / pousadas já tenham as tarifas para este período rsrs. Encontrei aqui em um site um hotel chamado Globo Hotel, localizado na rua Padre Deocleciano. Fui pelo Google Maps aqui utilizando o Street View e ali parece ser um local bacana. Localizado no Centro, como você sugeriu, perto de um morro muito bonito no final da rua e com várias banquinhas nos acostamentos. Realmente ali parece ser muito tudo perto. Pelo Street View também deu pra ver outros hotéis e também alguns dormitórios, o que também seria bom, já que iríamos economizar um pouco de grana! [googlemap]https://maps.google.com.br/maps?q=Rua+Padre+Deocleciano,+Bom+Jesus+da+Lapa+-+Bahia&hl=pt-BR&ll=-13.257824,-43.422078&spn=0.003916,0.005418&sll=-16.642771,-49.272308&sspn=0.490778,0.693512&oq=rua+Padre+Deocleciano+bom+&t=h&hnear=R.+Padre+Deocleciano+-+Bom+Jesus+da+Lapa+-+Bahia,+47600-000&z=18[/googlemap] Com relação às estradas, realmente é dificil aqui no Brasil; mas você dizendo que "dá pra andar com as devidas precauções" já fico mais tranquilo. Em Abril fomos para Primavera do Leste - MT e teve um trecho em Goiás que não passamos da 3ª de TANTOS buracos! rsrs Estou quase decidido de passar a noite em BJL mesmo. Sendo uma cidade religiosa, dependendo da hora que chegarmos vai dar pra dar conhecer alguns lugares bacanas! Valeu demais pelas dicas boreiajr ... Link para o comentário
Membros borisyeltsin Postado Maio 17, 2013 Membros Compartilhar Postado Maio 17, 2013 Que bom que pude ajudar, Julius! A localização desse hotel é boa sim, e fora do período das romarias será perfeitamente possível encontrar outras opções também. Na dúvida, nem reserve, peça pra ver o quarto na hora e escolha onde você quer ficar. Quanto ao morro bonito que você viu, nada mais é do que o Morro da Lapa, onde fica a famosa gruta da cidade, além de uma igreja construída dentro das pedras, com vista para o Rio São Francisco. Acredito que mesmo à noite, antes das 20h, será possível entrar e aproveitar um pouco sim. Não deixe de ir na sorveteria da praça e experimentar os sorvetes de sabor tapioca e de umbu! Boa viagen! Link para o comentário
Membros juliusantos Postado Maio 17, 2013 Membros Compartilhar Postado Maio 17, 2013 Não deixe de ir na sorveteria da praça e experimentar os sorvetes de sabor tapioca e de umbu! Vou anotar isso. rs Valeeeu Link para o comentário
Membros anazá Postado Junho 3, 2013 Membros Compartilhar Postado Junho 3, 2013 Fala José, eu estou decidido em alugar um carro em Salvador e partir pra Chapada no dia 04-13 de Abril/2013. Vou eu e minha noiva e tambem estou na duvida quanto ao aluguel do carro por la. Se já voltou e se puder contar sua aventura com dicas e informações recentes, será de grande valia....Obrigado Você fez isso mesmo? É uma boa opção? Eu e meu namorado pensamos em fazer isso também e adoraria saber se deu certo, sua opinião e dicas. Obrigada! Link para o comentário
Membros rfurla Postado Junho 7, 2013 Membros Compartilhar Postado Junho 7, 2013 Fala José, eu estou decidido em alugar um carro em Salvador e partir pra Chapada no dia 04-13 de Abril/2013. Vou eu e minha noiva e tambem estou na duvida quanto ao aluguel do carro por la. Se já voltou e se puder contar sua aventura com dicas e informações recentes, será de grande valia....Obrigado Você fez isso mesmo? É uma boa opção? Eu e meu namorado pensamos em fazer isso também e adoraria saber se deu certo, sua opinião e dicas. Obrigada! Ola Anazá, pois é fiz exatamente isto...he he he. Fui mesmo com o carro alugado a partir de Salvador e digo-lhe que valeu e muuuuuuito a pena viu. Para visitar a Chapada temos que ter um conhecimento geografico dela para montarmos a logistica do nosso passeio. Isto deve ser padrão em qualquer viajem que fazemos seja pra qualquer lugar né. Serve para montarmos o roteiro com o máximo de aproveitamento do tempo e dinheiro. Logo que tive a ideia de ir para la, achei que poderiamos ficar hospedados em Lençõis e de la partir pra qualquer lugar e trilhas da chapada e voltar pra dormir no mesmo hotel/pousada de la mesmo. Estava totalmente errado rs. Copiei aqui, abaixo uma dica da logistica geografica da Chapada o qual faz parte de um dos meus relatos neste tópico ( ajuda-no-roteiro-chapada-diamantina-maio-2013-t80149.html ) De uma olhada neste tópico e veja como montei meu roteiro com o CARRO ALUGADO baseado na geografia de lá. Tem vários relatos meus la interessantes com dicas. Digo-lhe com todas as letras que DEU SUUUUPER CERTOOO. Pode ir que naõ tem mistério. Foi muito bem aproveitado e aconselho à todos o fazer. Mostre ou imprima para seu namorado, ai vc podem discutir juntos a melhor maneira de conhecer lá. Aconselho ficar por la pelo menos uns 10 ou 12 dias. Eu fiquei la somente 8 dias, dois dias (um pra ir e outro pra voltar) são gastos na viajem de carro de Salvador- Ibicoara (meu caso) e Lençois- Salvador. Mas deem uma olhadinha la neste outro topico que tem algumas dicas importantes pra vcs irem de carro. Sou de Vitória ES e na volta, lá em Salvador, com a ajuda indispensavel do GPS da namorada, antes de entregarmoso carro la no aeroporto, pela manha ainda deu pra conhecermos o Super Novo Estadio da Fonte Nova e o Farol da Barra, além do Pelourinho e seu Mercado Modelo, é claro. rsr Com um carro na mao a gente fica muito independente e não caimos nas garras das agencias la na Chapada. Bom segue aqui a dica da logistica geografica da Chapada. Vou tentar explicar: A Chapada é muito grande, imagine ela sendo em formato de um grande circulo oval e as cachoeiras e trilhas ficam nas bordas deste oval, pois no seu interior é o parque cheio de morros e montanhase nao possui estradas. Lençois fica na ponta superior norte deste oval de onde a estrada de salvador chega. No meu caso vc deve observar que ao invez de começar da ponta superior norte deste oval (Lençois) e ficar fazendo leste e oeste indo e voltando eu fui de salvador seguindo pelo lado leste direto até Ibicoara (fumacinha e Buracão) que fica na ponta sul do grande oval. De lá comecei a fazer a circunferencia deste "oval" pelo lado leste, seguindo pelo poço azul e encantado (ponta leste do oval), depois fui pra Lençois e Iraquara (sossego, mosquito, Ribeirao do Meio, gruta torrinha e gruta azul e pratinha) que fica na ponta norte e finalmente terminei a circunferencia do "oval" no Vale do capão (Fumaça) ponta oeste do "oval" .Nao sei se fui didático rsrsr. Então fica meio contramao fixar Lençois (ponta norte) como a base da hospedagem e ir fazendo os passeios bate e volta pelas laterais, ponta leste e oeste. O ideal e ir de carro fazendo a circunferencia deste oval e ir vizitando as cachoeiras. Sairá bem mais em conta, menos cansativo e principalmente mais proveitoso o passeio em matéria de tempo gasto. Por exemplo, vi la seu roteiro e do Poço Azul e o Poço encantado (ponta leste), vc vao para Fumaça (ponta oeste) e depois seguir para fazer a Buracão na (ponta sul). Muito contramao isso...rsr. Acredito que o Ideal é começarem pela Buracão primeiro e/ou Fumacinha (ponta sul) seguirem pelo lado leste (poços azul e encantado) e seguirem para Lençois e Iraquara (ponta norte) e terminar no vale do capão pra fazerem a C. Fumaça (ponta oeste). Ou então fazer Poço encantado e Azul, depois Ibicoara (Buracao) e entao ir pelo sul mesmo pra Vale do Capão pra fazer a Cachoeira da Fumaça por cima. Obs: não sei se existe ou tem uma estrada e se tem nao sei como é o estado da estrada entre Ibicoara e Vale do Capão. Acredito que nao vale a pena pois a estrada não é asfaltada e são muitos kms. Chegando em Ibicoara é só procurar o Guia conhecido como Joaõ Ibicoara, ele me cobrou 80 reais para levar eu e minha namorada lá no buracão. E quando estava la na Buracão cheguou uma topic com turistas vindo de lençois que pagaram 350 a 400 reais cada um para chegarem até ali...kkk fiqueiimaginando....rodar 230 km, por hooooras dentro de uma topic, chegar cansado e ainda fazer uma trilha, nao deve ser mole não...kkk. Se hospedando em Ibicoara, por exemplo, gasta-se uma hora de carro de estrada de chao até o inicio da trilha do Buracão. Se chegarem em Ibicoara procure o Guia João Ibicoara (cel. - 0317791318280) ele é simples e muito educado. Recomendo. Mandava torpedos pra ele daqui da minha cidade e ele respondia, assim combinamos o passeio. Bom, meu roteiro deu muuuito certo e foi ótimo e deu pra conhecer quase tudo por la. Se achou complicado imprima e mostre pro maridão ai...rsr Fica a dica. Espero ter contribuido....qualquer dúvida só perguntar.... Good trips pra vcs Anazá Abços Rodrigo Link para o comentário
Membros rfurla Postado Junho 7, 2013 Membros Compartilhar Postado Junho 7, 2013 Pois bem, segue o meu roteiro como foi em abril/2013: Dia 04 - Chegada no aeroporto de Salvador +- 1 e meia da tarde/pegar o carro na locadora e partir direto para Ibicoara (quase 600km - chão pra caramba) - Sai de Salvador 14:30 echeguei em Ibicoara 22:20 hrs. Fomos comer uma pizza e nos encontrar com o guia João. Dia 05 - Acordamos bem cedo 05:50 pra sari da pousada as 6. Atrasamos meia hora e partimos pra tão esperada Fumacinha. Sem comentários... a mais linda de todas da Chapada.Voltamos para a pousada cansados e só querendo comer e dormir...rsr Dia 06 - Acordamos nao tao cedo, umas 8 hrs e partimos para fazer a Buracão, explendida mas nem se compara coma Fumacinha. Na volta, sugeri e fomos fazer a Licuri que ficava no meio da estrada de volta... fiz ela rapidinho, conhecemos o SR Aurelio, um sr de 85 anos figura ímpar de estórias fantásticas de onças e tudo, alem do cafezinho com pao delicioso àquela altura. Partimos para cidade ao anoitecer. Dormimos em Ibicoara pra acordar bem cedo e partir para Lençois. dia 07 - Acordamos e partimos p Lençois parando no caminho para conhecer o Poço Azul (flutuação) e Poço Encantado. Almoçamos no restaurante que tem em frete. Comi a tão famosa carne de bode rsrsr uma delícia. rsr Chegamos em Lençois de noite e fui direto para a associação dos guias para contratar um, e assim fiz. dia 08 - Acordamos cedo e adivinha?? Chuvaaaa!! rsr bagunçou o nosso roteiro, então parti para Iraquara (70 km de Lençois) fazer a Gruta da Torrinha, linda e maravilhosa, vale muito a pena fazer as tres horas dentro dela, as horas passam e a gente nem percebe, depois fui pra Pratinha, nadamos e tiramos fotos debaixo dagua la. Mto show a agua cristalina. Voltamos pra Lençois. Neste dia resolvi não fazer a Gruta da Lapa Doce, pois além de não dar tempo, o proprio guia falou que se fizessemos a Torrinha não viriamos nada demais na Lapa Doce, então eu a abortei do roteiro. dia 09 - Acordamos cedo e fomos a Cachoeira do Sossego, trilha longa, mas sem maiores dificuldades... e claro que depois de fazermos a Fumacinha, todas as outras ficam fácil. rsr A Sossego é linda e dá pra tomarmos um delicioso banho por la com o sol nos esquentando. Chegamos quase a noite na cidade, tomei um banho, comemos (suco de mangaba é imperdível) e direto pra cama. dia 10 - Acordamos cedo e fomos para a Cachoeira do Mosquito - O caminho de carro até ela não é tão pertinho, acho que uns 50 km ao todo sendo uns 20 de estrada de chão. Chegamos cedo na pousada, só tomamos um banho e pagamos a pousada, almoçamos na cidade, compramos umas lembrancinhas e partimos pra Vale do Capão, passando pelo Pai Inácio para ver o por do Sol (magnífico o lugar, vale muito a pena conhecer tb). Chegamos no Vale do Capão a noite e fui direto procurar pousada.... sem dificuldade nenhuma achei a pousada "Tatu Feliz" que fica na rua principal da vila. Mto aconchegante. recomendo. Deui até pra darmos uma volta na cidade apesar de ser já quase dez da noite. (lá tudo fecha bem cedo). Um casal de turista nos recomendou comer a pizza integral de lá da Pizzaria Capão Grande, uma delicia...recomendo e é imperdível... o cardápio é apenas informativo, vez que so servem um tipo de pizza e outra doce. Aconselho pedir meio a meio, doce e sal, ou pelo menos com um quarto da de doce. Ambas são uma delicia. podem comer. Dia 11 - Acordamos cedo e da janela dava pra ver a chapada a qual iriamos subir e passar estava coberta toda por nuvens carregadas.... o pessoal disse que é normal e depois das dez da manha o tempo limpa. E de fato assim ocorreu. Mas não esperei limpar e iniciamos a trilha com o tempo bem fechado pegando até uma ligeira garoa o que nem deu pra molhar, foi ótimo porque no inicio da trilha que é casativo e ajudou a refrescar. No caminho encontramos um casal voltando dizendo que não viram nada la na Fumaça porque estava tudo encoberto de nuvens. E ao falar com ele que iria abrir eles resolveram voltar e subir denovo...rsr. A vista de la de cima é de dar vertigem na gente, vc deita na famosa ponta de granito em cima do desfiladeiro e vai se arrastando até onde o seu limite te mandar parar...rsr Uma americana doida ficava sentada na borda com as pernas balançando no precipicio de inclríveis e infindáveis 380 metros de altura. Eu deitei lá e ficava com a cabeça e braços fora da pedra e quando resolvi soltar um grito de euforia, comecei a ficar tonto...rsr tive que recuar um pouco, cruzar os braços e abaixar a cabeça no meio respirando fundo. rsrs Mto lindo o lugar sem duvida um dos mais lindos do Brasil. Bom, resumindo... de fato o tempo limpou ficou azul o céu e deu sim para vermos o lindo vale, Tanto que na volta pegmos sol demais até nos deixou vermelhos. Na volta da trilha de 6km, fizemos uma hora e quinze minutos do mirante da cachoeira até a associação dos guias...rsr quase um recorde de velocidade rsr. Os guias disseram que teve gente que fez em 50 minutos...rsr. Chegamos cedo na cidade, depois do devido banho... fomos dar um avolta na Vila e comprar umas lembrancinhas pra família. dia 12 Acordamos cedo e pegamos a estrada direto pra Salvador (6 horas de viagem)-Chegamos lá 3 e meia da tarde e com ajuda do gps alcançamos o pelourinho onde tinhamos reservado a hospedagem na pousada. Comentarios a parte.... foi horrivel lá..., até banho de terra tomamos de um guri de nem 12 anos noiado, depois um grupo de capoeira que estava apresentando, mesmo depois de ter deixado uma gorgeta para eles, veiu um carinha dizer que eu estava filmando muito e que teria que dar mais dinheiro....Absurdo do absurdo isso....esperei acabar a apresentação pra depois falar umas coisas olho no olho do carinha. Devido a isso, não recomendo a noite la no pelourinho, vão para a Barra...Ondina. dia 13 - Acordamos cedo, tomamos um café tranquilo e decidi visitar o estadio da Fonte Nova e o Farol da Barra antes de chegar ao Aeroporto. Tudo cronometrado no exato tempo, ocorreu tudo dentro do previsto, claro, graças a ajuda do GPS. Sem ele teria muita dificuldade no transito la e provavelmente teria que contratar um taxi para nos guiar. Chegamos no aeroporto faltando coisa de 20 minutos para o encerrmento do embarque. Entregamos o carro ao carinha da locadora, o qual já tinha ligado antes. O carro estava imundo e um bagasso só.... rodei nada mais nada menos do que incríveis 1800 quilometros com o golzinho rsrs Chegamos na minha linda cidade de Vitória-ES com o espirito renovado e com a satisfação e alegreia de ter cumprido com o roterio certinho sem nenhum acidente ou imprevisto. Lugar excepcional e indico para todos conhecerem. No que eu puder ajudar a galera estarei aqui no que precisarem, pois através deste site montei meu roteiro, vi dicas de guias, cachoeiras, cidades, lugares, hospedagens, etc... Portnato sinto-me no dever de retribuir e ajudar também Abços Good Trip Rodrigo Avatar do usuário rfurla Mensagens: 39 Registrado em: 05 Mar 2013, 13:28 Link para o comentário
Membros de Honra MauroBrandão Postado Agosto 30, 2013 Membros de Honra Compartilhar Postado Agosto 30, 2013 Frida eu já tinha ficado no Jardim Alah mas como estou indo com a cara metade optei pelas tuas dicas ficar na barra e apesar de inúmeras pousadas na região optei pelo Hotel Monte Pascoal é caro mas o custo benefício é ótimo eles oferecem translado hotel aeroporto grátis. Valeu vou acionar o taxi também. Aqui ão é o tópico mas se vc tiver uma dica de balada me avise, no fórum esta faltando um tópico de Dicas de Salvador. Link para o comentário
Membros de Honra MauroBrandão Postado Setembro 1, 2013 Membros de Honra Compartilhar Postado Setembro 1, 2013 É nnaomi eu tinha pesquisado Hotéis tipo Íbis é bem mais barato R100,00 a menos mas apesar de ficar na av oceânica fica um pouco distante distante dos pontos mencionados pela Frida restaurantes etc. sem usar taxi, na realidade entre o cristo e o farol é realmente o melhor ponto, na região tem diversas pousadas baratas mas minha esposa condicionou ou hotel bom ou não ia. Agora voceis são internacionais mesmo e pode crer em lugar turístico ninguém escapa de vendedor principalmente na Bahia e no Pelourinho haja paciência mas faz parte. Na última vez que estive na Bahia me senti um artista cada praia e barzinho sempre era assediado Na realidade eu queria ir a Jericoacoara mas minha esposa neste ano não tem tempo fora fim de ano, então resolvi dar uma esticada em Salvador, Jeri vou tirar uns dias pra mim é o jeito. Link para o comentário
Membros GuilhermeRomano Postado Setembro 11, 2013 Membros Compartilhar Postado Setembro 11, 2013 E aí, Rafael! Você foi? Deu tudo certo no roteiro? Link para o comentário
Posts Recomendados