Membros Eduardo Bosa Postado Novembro 8, 2013 Membros Postado Novembro 8, 2013 Olá amigos mochileiros, Como sempre uso esse site para informações, me sinto na obrigação de compartilhar minhas experiencias. Apesar da demora!!! Ano passado fiz uma viagem, com mais três amigos, passando pela Bolívia, Chile e Peru. Partimos de Guarulhos para La Paz e optamos por voltar de La Paz para Guarulhos novamente, devido ao custo ficar mais em conta. Portanto ficou traçado o roteiro: São Paulo - La Paz La Paz Uyuni San Pedro de Atacama (Chile) Arica Tacna (Peru) Arequipa Cusco Águas Calientes Cusco Copacabana La Paz - São Paulo Foi a coisa mais fantástica que já decidimos fazer juntos. Postarei um pouco por dia, para tentar enriquecer em detalhes, por enquanto deixo o vídeo da viagem, para dar um gostinho à quem está pensando ou se preparando para fazer esse roteiro. Citar
Membros Eduardo Bosa Postado Novembro 11, 2013 Autor Membros Postado Novembro 11, 2013 (editado) Nossa aventura já começou no Brasil. Como compramos separados as passagens, compramos voos diferentes. Neto e Dene foram no domingo, dia 09/09/2013. Na verdade o Dene foi uma surpresa, nem eu nem o Atila sabíamos que ele iria, eu inclusive nem o conhecia. As passagens minha e do Atila estavam marcada para segunda-feira, 10/09 às 14:00. Pegamos uma carona no domingo em Bálsamo-SP até Campinas, com um amigo nosso, o Du Delena. Dormimos na casa dele e pela manhã ele nos deixou na rodoviária, pegamos o ônibus e chegamos umas 11:00 em Guarulhos. Foi ai que começou a emoção Tínhamos comprado a passagem no site do submarino viagens, com 06 meses de antecedência pela empresa Aerosur. Chegamos em Guarulhos e começamos à procurar a empresa, rodamos uns 40min e nada. Pedimos informações e nos informaram onde ficava o escritório da empresa. Fomos até lá e tudo fechado, pedimos informações nos outros escritórios e nos disseram que já havia uns 4 meses que ninguém aparecia ali e que a empresa estava falida. Neste momento vimos nossa viagem terminar antes de começar, mas não podíamos voltar pra trás, pq o Neto já tinha ido, não poderíamos deixar ele sozinho, não sabíamos do Dene. Liguei na submarino viagens para pedir informações, fui informado que realmente havia falido a empresa e que eles supostamente tentaram entrar em contato comigo 03 meses antes. Disseram que eu seria ressarcido do prejuízo. Disse que não queria o dinheiro, queria ser alocado em outro voo. Após uns 30 min, chegaram a conclusão que não teria como me colocar em outro voo. Não tinhamos o que fazer, fomos ver para quando teria outro voo e qual seria o valor, já pensando em voltar pra casa. Fomos no escritório da BOA - Boliviana de aviacion e conversamos com um rapaz, mto prestativo por sinal. Era mais ou menos 12:30 e ele conseguiu 02 passagens para as 13:30, pelo mesmo preço q tinhamos pagado 06 meses antes...... foi inacreditável, acredito que alguém perdeu o voo e não fez check-in, pq estava lotado o avião e nossos lugares eram juntos.... Saímos correndo e embarcamos, fomos os últimos à entrar no avião, por pouco. Então partimos para nossa viagem. Fizemos uma escala em santa Cruz de La Sierra de 02 horas e 19:30 estávamos em El Alto - La Paz. Editado Novembro 22, 2013 por Visitante Citar
Membros lulis_sbc Postado Novembro 11, 2013 Membros Postado Novembro 11, 2013 Amei o vídeo! Continue postando... me fez lembrar com saudades da minha!!! Parabéns pela trip!!! Citar
Membros Eduardo Bosa Postado Novembro 22, 2013 Autor Membros Postado Novembro 22, 2013 Continuando.... Desembarcamos no Aeroporto e fomos pegar um taxi para o Hostel. O Neto já havia nos passado mensagens com o endereço e tudo mais, pegamos o taxi por 60 bolivianos! Na época 1 real = 4 bolivianos aproximadamente. O Hostel, devo ressaltar, foi uma indicação que vi em um relato aqui no mochileiros.com e quem indicou não mentia, portanto fica aqui minha recomendação, se forem à La Paz, hospedem-se no Wild Hover Hostel. Wild Hover (http://www.wildroverhostels.com/) é um hostel irlandes, que também é um PUB, com programações diferentes todos as noites da semana, com o intuito de facilitar a integração dos hospedes. O PUB do hostel funciona 20 horas por dia, das 6 am às 2am, portanto garantia de integração e farra todos os dias. Chegamos no hostel e fomos fazer check-in. Neste momento foi a surpresa, encontramos o Dene que tinha ido avisar na recepção que se caso chegasse-mos eles estariam no PUB. Acabamos de descobrir que havia mais um integrante em nossa viagem, bom demais. O funcionário do Hostel nos mostrou o local, muito show e nos levou até nossos quartos. Optamos pelo quarto coletivo com 16 pessoas, parecia loucura, mas foi mto tranquilo. Deixamos as coisas no quarto e fomos para o PUB encontrar o Neto. Enfim reunidos os quatro viajantes... Neto, Atila, Dene e Eu - Seguindo sequencia da foto abaixo. Nesta noite já tomamos algumas Paceñas, fabricada em La Paz, cerveja que lembra bastante as nacionais daqui. Unica diferença é que na Bolivia eles não tem costume de tomar nada gelado, tudo em temperatura ambiente. As cervejas até estavam frescas, como se tiradas de uma geladeira. Nos acostumamos rapidamente com isso. Nesta noite fizemos amizade com uma Belga, Blandine e mais algumas pessoa que não me lembro nome e nacionalidade, pq já estavamos um pouco altos. Fomos dormir hora que fechou o Pub, com a intenção de acordar pela manhã e fechar o pacote para Uyuni, para o Salar. Citar
Membros Eduardo Bosa Postado Dezembro 26, 2013 Autor Membros Postado Dezembro 26, 2013 Dia 11/09/2012 Acordamos no Hostel por volta das 9:00, tomamos café e saímos para pesquisar pacotes para o Salar de Uyuni, fomos rápido pois teríamos que fazer check-out as 12:00. Rodamos algumas empresas perguntando preços e estava td no mesmo padrão, acabamos optando pela que aparentava ter a melhor estrutura, escritório mais bonitinho, ambiente mais formal. Fechamos o pacote de 03 dias no salar, parando em San Pedro de Atacama no Chile. Marcada saída para 20:00 do mesmo dia. Até ai td perfeito, era o que precisávamos. voltamos para o Hostel, fizemos check-out e fomos almoçar. Neste dia comemos em uma pizzaria, proxima à agencia, indicada por eles. Eu particularmente não gostei mto, bem diferente do que estamos acostumado aqui, inclusive o atendimento kkkkkkk, o garçom colocou a piza e o s pratos na mesa, não tinhamos talheres, nem copo ou canudos para beber o refrigerante,kkkkkk aliás quem é enjoado para comer passa apertado em La Paz, não existem mtas opções, vou aproveitar para falar um pouco sobre La Paz: Para mim foi um choque conhecer esta cidade, apesar das inúmeras belezas naturais e construções antigas, ao chegar lá fiquei chocado com a pobreza da cidade. Se considerarmos que estávamos na capital do país, esperávamos que teriamos opções de restaurantes, fast food, coisas normais de qualquer cidade. mas não sei se devido à desvalorização da moeda boliviana torne-se inviável manter esse tipo de comercio. A cidade é mto suja, o cheiro é ruim, como se fosse um enorme centro antigo de alguma capital brasileira. No inicio pensamos que era somente o local onde estávamos, mas fomos vendo que para todos lugares que iamos, não era diferente. Talves não tenhamos tido a oportunidade de conhecer a parte rica da cidade, devido ao pouco tempo que passamos, mas a impressão é que era tudo daquele jeito. Além da altitude, sempre pensei que era frescura essa história de altitude, até por os pés em El Alto! A cabeça pesa 10 kg, as pernas ficam pesadas, td cansa, a comida parece q não faz digestão, vc acorda durante a noite com a garganta ressecada e não adianta beber água q não muda nada, o simples subir de escadas é uma tarefa complicada e La Paz não é uma cidade nenhum um pouco plana, claro que os efeitos variam em cada pessoa, mas eu como sedentário sofri bastante. As ruas de La Paz são tomadas por taxi, um transito totalmente desorganizado, exagerando um pouco, parecia que estavamos na Índia. Não vimos um carro novo sequer, somente carros velhos, bem velhos. Para quem está com pouco tempo o taxi é ótimo, pois os preços são absurdamente baratos e em 04 pessoas ainda, saia de graça. Não vimos mtas motos, como estamos acostumados no Brasil, somente em frente de quarteis de policia haviam algumas. Bom, voltando à história. Após o almoço, decidimos ir fazer as compras da viagem, já que eu tinha levado um minimo de pertences e o Atila não tinha levado nada, praticamente só a roupa do corpo, pra ter um ideia, não tinhamos nem as mochilas... Pegamos um taxi e fomos até a Calle Murillo, onde nos disseram que encontrariamos tudo o que precisavamos. Andamos o resto da tarde fazendo as compras que precisávamos, compramos tudo, o preço é realmente mto barato, se vc tiver tempo faça dessa forma, só não espere grande qualidade dos produtos, a maioria deve durar somente o tempo da viagem. Comprado tudo, ficou pendente somente as toalhas de banho e essa foi dificil de encontrar. Já estavamos com as mochilas cheias, não tinhamos onde deixar, pois tinhamos feito check-out e estavamos andando atras dessas toalhas, cansados, na altitude, rodamos tudo, lojas, bancas até que depois de mais de uma hora andando encontramos em um lugar tipo um mercado municipal, que tinha as toalhas. Pronto, finalizadas as compras. Feito isso, pegamos um taxi e fomos para o local marcado para pegar o onibus. Compramos algumas besterias para comer, em geral batata pringles e bolacha oreo é o melhor q se tem para comer de porcaria. A agencia é bem perto da rodoviária, ficamos sentados lá matando o tempo e descansando, à essa altura já estavamos deitados no chão mesmo, com dores nas pernas e costas e isso q era o primeiro dia ainda hahaha Começamos à ficar preocupados com o atraso do onibus e não viamos o resto do grupo, já pensamos que haviamos sido enganados e que não haveria onibus nenhum. Fomo até a porta da agencia e tocamos a campainha várias vezes, até que fomos atendidos e nos chamaram para subir no andar de cima. Lá encontramos varias outras pessoas e um grupo maior de japoneses, sentamos e ficamos conversando, fazendo piadas, dando risada, experimentamos mascar as folhas de coca que tinhamos comprado na feira, até que veio a noticia. Os mineiros haviam entrado em greve e bloqueado todas as rodovias que cercavam La Paz, ninguém entrava nem saia de lá. diziam que eles estavam jogando dinamites em quem tentava furar o bloqueio. Fudeu, presos em La Paz, não tinhamos tempo para perder desse jeito. Eles diziam que o ultimo bloqueio tinha durado 07 dias e que esse seria igual ou pior. Ai desanimamos, todo o roteiro que tinhamos traçado, todos os lugares pra conhecer e estavamos presos em La Paz.... Conversamos com o pessoal da agencia eles disseram para procura-los na manhã seguinte que dariam mais informações e se fosse o caso devolveriam nosso dinheiro. Não tinha o que fazer, pedimos para ligarem no Wild Rover Hostel e ver se tinha vaga, graças a Deus tinha, pelo menos não ficariamos ao relento heheh. Pedimos um taxi e já que tinha tempo pedimos para nos levar até um bom restaurante, a vantagem de La Paz é que devido à desvalorização da moeda, podiamos nos dar ao luxo de comer em "bons restaurantes'' . O taxista no levou até um restaurante chamado " La Tranquera", nome bem sugestivo, comemos um bife de chorizo, que na opnião do Átila foi a melhor refeição de La Paz, eu discordo nesse ponto, mas concordo que estava bom. Comemos e voltamos ao Hostel, onde tivemos outra noite alucinante no PUB do Wild Rover Citar
Colaboradores caio pádua Postado Dezembro 26, 2013 Colaboradores Postado Dezembro 26, 2013 Cara, relato muito legal, quanto vc gastou no total nessa trip? Citar
Membros Eduardo Bosa Postado Janeiro 6, 2014 Autor Membros Postado Janeiro 6, 2014 Cara, relato muito legal, quanto vc gastou no total nessa trip? Gastei cerca de R$ 4.500,00, incluindo aéreo e hospedagem e compras, mas esbanjando... Dava pra fazer a mesma trip por mto menos, acredito que R$ 3.500,00 na época teria sido suficiente... Citar
Membros Eduardo Bosa Postado Fevereiro 17, 2014 Autor Membros Postado Fevereiro 17, 2014 Dia 12/09/2012 Acordamos cedo e resolvemos nos dividir, enquanto o Netto e o Dene foram à agencia de turismo, eu e o Atila fomos até o aeroporto (El Alto), pois se não tivesse como fazer o passeio ao Salar, teríamos que sair de La Paz de alguma forma. Pelo que vinhamos conversando com o pessoal, a greve poderia durar até 7 dias e não tínhamos essa disponibilidade toda, começamos à ficar preocupados, pois não conseguiríamos seguir nosso roteiro.... Chegando em Alto fomos pesquisar e conforme esperado, todos os voos lotados, pois era a unica forma de sair de La Paz, teria voo para dalí a dois dias e preços absurdos, sairia cerca de R$ 500,00 ..... Nesse meio tempo tempo conhecemos um casal fantástico, Cíntia e Vagner, de BH. Nos deram dicas ótimas sobre os lugares onde passaríamos, nos contaram sobre outras experiencias que tiveram na Bolivia, alguns perrengues, mto legal.... espero reencontra-los um dia pra viajar-mos juntos... Conhecemos tbm um advogado boliviano q nos deu varias dicas de segurança em La Paz, para termos cuidado com os "pícaros" kkkkk Voltamos para a parte baixa da cidade, no taxi mais maluco que pegamos, não tinha nenhum retrovisor kkkkk Encontramos com os outros no Hostel e eles nos disseram que o pessoal da empresa iria tentar mandar o ônibus por uma "rota alternativa" durante a madrugada e se gostaríamos de arriscar..... Não tinhamos muita opção, ou era isso ou nossa viagem se resumiria à La Paz, resolvemos aceitar.... só depois fomos saber o que era essa rota alternativa kkkkkkk Já era hora de almoço, fomos comer. Comemos em um restaurante chamado Café Berlin, esse eu gostei e recomendo! Pratos bem servidos e comida boa. Tinhamos a tarde livre! Netto e Dene voltaram para o Hostel, eu e o Atila fomos dar uma volta na cidade, depois ficamos no hostel até a hora da partida. Arrumamos as coisas, fizemos check-out novamente e fomos para a agencia. Nessa altura, o Atila já tinha perdido metade das roupas, nunca vi homem pra perder as coisas desse jeito kkkkkk Dessa vez foi tudo certo, apesar do atraso o onibus apareceu e pudemos embarcar. Assim q embarcamos serviram uma refeição no onibus, arroz com frango, muito bom, acho q a melhor comida que comemos em La Paz kkkkk. Iniciada a viagem pela rota alternativa..... Só essa hora descobrimos q a tal rota alternativa era pelo meio do nada kkkkk, puro deserto, só tinha pedra pra todo lado..... Mais ou menos 2:00 AM o onibus para no meio do nada, caiu dentro de um buraco e não saia.... ficamos mais ou menos uma hora parados e ninguém vinha dar informação, estavamos os quatro brasileiros num converseiro naquele onibus e preocupados e pedindo infomação e os gringos pareciam q estavam num passeio, dormindo despreocupados! conversamos com os motoristas e eles não autorizavam ninguem descer, por causa do frio! Falamos q era melhor que diminuiria o peso e tal e com muito custo pedidram para todos descerem Pensa num frio kkkkkk Mais meia hora de pá e com a ajuda de todos empurrando o onibus conseguimos de desatolar...... O resto da viagem foi tranquila até Uyuni! Citar
Membros Eduardo Bosa Postado Junho 16, 2014 Autor Membros Postado Junho 16, 2014 13/09/2012 Chegamos em Uyuni por volta das 09:30, deixamos as mochilas na agencia e fomos tomar café da manhã. Fomos em um lugar próximo dalí, mas deu pra andar e conhecer um pouco a cidade. Voltamos para a agencia e formamos o grupo, além de nós 04 brasileiros, foi também um casal de ingleses no mesmo carro. Pessoal bacana mas de pouca conversa. Fomos apresentados ao nosso guia boliviano Sr. Máx. Ele arrumou a carga e saimos. Com pouco tempo chegamos ao cemitério de trens. Lugar muito bonito, principalmente para fotos. Ficamos lá uns 30 minutos e seguimos estrada, sentido o Salar de Uyuni. Chegando ao Salar, antes de entrar, fizemos uma parada em uma refinaria de sal. Na verdade só percebemos que era uma refinaria porque o guia avisou. Tem uma rua com uma feirinha de artesanatos e um pequeno museu, com esculturas de sal. Foi ai que conhecemos mais duas brasileiras, Vanessa e Naira, mas trocamos poucas ideias devido à pressa do guia para seguir! Voltaríamos à nos encontrar em San Pedro de Atacama no Chile. Seguimos viagem Salar adentro! Sr. Máx ia passando varias informações sobre o Salar e respondendo todas nossas perguntas, até as mais idiotas, sem perder a paciência kkkk O Salar é um lugar fantástico! Na minha opinião o lugar mais bonito que visitamos neste mochilão! A imensidão, o azul do céu contrastando com o branco do sal! Indescritivel, impressionante! Se for ao salar não esquecer de utilizar óculos de sol e protetor solar o tempo todo! Paramos para almoçar em um restaurante de sal, as paredes são feitas com blocos de sal e tem algumas esculturas também. O interessante que tanto o restaurante quanto os hotéis, não possuem comida! Quem leva toda a comida é o guia que utiliza a cozinha do local para preparar. Comemos e fomos tirar algumas fotos. Tem um lugar bem legal ao lado do restaurante, onde os viajantes colocam as bandeiras de seus países, como venta o tempo todo, fica show! Ficamos pouco mais de uma hora neste lugar e seguimos para Isla del Pescado. Uma ilha no meio do salar, que possui cactos de até 10 metros de altura e 600 anos de idade! Saimos da Ilha e seguimos sentido o Hotel de Sal, passando por paisagens fantasticas no caminho. Chegamos no hotel por volta das 17:00, pouco antes de anoitecer. O hotel, assim como o restaurante á todo feito de sal. As instalações são medianas, mas o grande problema pra mim foi dormir, devido à grande quantidade de sal no ar, acordei diversas vezes durante a noite com a garganta seca. Arrumadas as coisas nos quartos, fomos comer. Na cozinha haviam grandes mesas e por isso nosso grupo se juntou à outro e ficamos em 12 pessoas na nossa mesa. Antes do jantar foi servido um chá da tarde, com pão e biscoitos! Não sei se comentei mas o pão na Bolivia é bem ruim. Foi servida a janta, que era um viradão de carne e salsicha, não sei se era a fome mas estava gostoso. Entre o chá e o jantar demos uma volta na vila onde ficava o hotel e é impressionante imaginar como vivem as pessoas alí, literalmente no meio do nada. Acabamos de jantar e decidimos tomar algumas cervejas. Nessa altura já tinhamos feito amizade com o pessoal da mesa e com a cerveja então viramos amigos de infancia kkkkk Estávamos em 04 brasileiros, 02 ingleses, 02 bolivianos, 01 húngaro, 01 croata, 01 sul africana e 01 alemã, pessoas fantásticas, especialmente Goran o croata e o casal Sabi e Mathany o hungaro e a sul africana, os quais temos contato até hoje! Foi a experiencia mais louca culturalmente que tivemos até aquele momento, a gente como mochileiros de primeira viagem, ficamos fascinados com as histórias dos países deles e estilo de vida e como ele podiam viajar com tão pouco e por tanto tempo! Que loucura, uma pena ninguém ter bateria nas câmeras para registrar! Foi neste dia que descobrimos que tínhamos inglês suficiente para nos comunicar, pois as pessoas querem entender e se fazer entendidas, à partir de então a língua não foi mais um problema! Fomos dormir eufóricos nesta noite..... Citar
Membros Maria A G P Ferreira Postado Junho 19, 2014 Membros Postado Junho 19, 2014 Cadê o resto da viagem Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.