Ir para conteúdo

FDS em São Thomé das Letras (de carro partindo de SP) - com fotos


Posts Recomendados

  • Membros

Olá mochileiros!

 

Através de alguns relatos que fiz aqui, conheci algumas pessoas (virtualmente) que me animaram a criar um grupo no Facebook (Os Viajantes) e, consequentemente, decidimos combinar uma viagem. Um dos integrantes propôs São Thomé das Letras, eu super topei, mas acabou que nenhum integrante do grupo foi ::lol4::

 

598daa1983580_DSCN2609(FILEminimizer).JPG.6d4559180070e1bb3a0fb9592cb6603b.JPG

 

Eu e mais dois amigos fomos pra lá de carro na sexta-feira (01/11) e voltamos no domingo (03/11). Um fds tranquilo pra relaxar e curtir STL =)

Outra galera que eu conheço também foi, ficamos a primeira noite no mesmo camping, mas depois eles decidiram ir para outro porque acharam o camping em que ficamos "pequeno" e se incomodaram com a galera que chegou as 5h pra montar as barracas.

 

Dica: Quando você fica em camping (ou té mesmo em hostel), deve lembrar que essas coisas acontecem hehehe É sempre bom ter respeito pelas pessoas que tão dormindo, mas o pessoal que opta por esse tipo de hospedagem diz pro mundo "eu não tenho frescuras" ::otemo::

 

Como ir? Primeiro, íamos de ônibus porque não tinhamos carro suficiente pra agrupar toda a galera de SP.

Depois, uma amiga (que tem carro) decidiu ir, um pessoal foi ~desistindo~ e acabamos indo no carro dela mesmo.

 

De onibus, são duas opções pra quem sai de SP pra STL:

 

#1 pegar o onibus que sai do Tiete todas as sextas-feiras, às 23h30, direto pra lá e voltar no domingo com o onibus que sai de lá as 00h direto pro Tiete.

A empresa que faz esse trajeto é a Santa Cruz (tem site e guichê na Barra Funda também, mas só da pra comprar no Tiete mesmo). A viagem tem duração de 6h. A ida custa XXXX e a volta XXXX. E você pode cancelar a passagem (e pegar o dinheiro de volta) com até 3h de antecedência, direto no guichê. Os valores são R$56 (ida) e R$59 (volta)

 

#2 pegar um onibus (da Santa Cruz também) do Tiete pra Três Corações (saem todos os dias e custam R$48 (ida) e R$51 (volta)) e outro de Três Corações pra STL (R$9) (essas infos eu encontrei aqui)

 

São aprox. 340km ou 5h de carro. Fomos num Fox e, dividindo a conta, saiu aprox. R$50 pra cada (3 pessoas) incluindo o pedágio (ida/volta são 6 de R$1,40 cada).

O trajeto é bem tranquilo, feito pela Fernão Dias. Somente em Três Corações que a coisa muda um pouco, porque passamos pelo meio da cidade, mas o GPS nos salvou.

 

Em STL é bem segura e as ruas são todas de pedra, horrível pra transitar de carro por lá. Por isso, deixamos o carro estacionado numa ruazinha (perto da pousada em que a motorista ficou), aproveitando pra conhecer a cidade a pé ou de ônibus (o Trans-Pororoca, da qual falarei já já)

 

Hospedagem:

 

Existem inúmeras opções de hospedagem em STL. Campings e pousadas pra todos os gostos e bolsos. Não há necessidade de fazer reserva antes =)

Eu, como gosto de gastar o mínimo possível pra poder viajar mais, sempre vou optar pelo mais barato. Escolhi, então, acampar, mas existem várias pousadas baratinhas (vi uma placa lá com quartos por R$25)

 

Fiquei no camping Aldeia da Luz, junto com um amigo. O fds (Sexta/sabado/domingo) saiu por R$30. O camping é "o gramado de uma casa", mas cabem diversas barracas. O banheiro é bem limpinho, mas não tem papel higienico nem cozinha comunitária. (tem campings que têm ambos rs). Fica pertinho do centrinho.

 

Outra opção de camping é o Camping do Noel. Vi várias pessoas recomendando esse em outros relatos por aqui. Só não sei valor e distância do centro de STL.

 

Minha amiga ficou na Pousada Central, atrás da igreja principal (a amarela rs), também no centrinho. Pelo que ela disse, a pousada é muito bacana; oferece café da manha, cozinha comunitária e cobertor (item mega necessário, já que faz bastante frio a noite). Ela pagou R$160 o fds (sexta/sabado/domingo) pelo QUARTO (que tem cama pra 3 pessoas).

 

598daa19708dd_DSCN2850(FILEminimizer).JPG.db3d10b35160a1fe9ddc3762b2d02644.JPG

 

Alimentação: como ficamos apenas um fds em STL, decidimos comer nos restaurantes, botecos etc. PF lá gira em torno de R$10, R$15. E no passeio que fizemos, o ônibus nos levou num restaurante-fazenda-pesqueiro onde comemos a vontade e pagamos R$18 =)

 

Pra passear por STL (não me refiro a cidade, essa você pode conhecer a pé mesmo. me refiro às cachoeiras etc) você pode comprar "pacotes" com os vendedores que ficam ali pelo centro mesmo (passeio de um dia por várias cachoeiras de carro p/ aprox. 4 pessoas sai R$70/pessoa) OU pegar o Trans-Pororoca (que sai da frente da Igreja de Pedra).

 

598daa1976ba1_DSCN2559(FILEminimizer).JPG.6eeafe7ff47e3d1a13040a49a01c8967.JPG

 

Dica: existe o Trans-Pororoca (o cara, meio mal-humorado, tava cobrando R$25 pelo passeio) e o "concorrente", um ônibus de um cara bem animado, cobrou R$15 pelo passeio. O ônibus sai umas 10h/10h30 da frente da igreja, passa por algumas cachoeiras (com pausa de 30 a 45min em cada), Ladeira do Amendoim e pausa pra almoço (naquele restaurante que eu disse que era R$18/a vontade) e te deixa lá pelas 18h na igreja de pedra.

 

Uma cachoeira legal, mas pela qual o Trans Pororoca não passa, é a Eubiose. Nós fomos de carro e, do ladinho, tem um bar que vende várias cachaças boas e baratas (com direito a degustação! ::love:: )

598daa518b29f_DSCN3017(FILEminimizer).JPG.0f2dcb503012f9d62adf8c3c81c46d52.JPG

 

O que não perder: pôr-do-sol da casa da Pirâmide. A energia de lá é surreal! demais =)

 

598daa197d5bd_DSCN2962(FILEminimizer).JPG.35feb79c73a06349b5747e5adac2dcf4.JPG

 

Duas [pequenas] considerações:

 

- faz muito frio lá a noite e calor durante o dia

- as lembrancinhas lá são muito baratas!!! Comprei uma "casa" feita de pedra de tamanho médio por R$5 (em outros lugares, custaria uns R$30 hahah)

- Todas as fotos estão aqui

 

Valeu galera.

Espero que meu relato ajude vocês =)

beijão

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...