Ir para conteúdo

Motoristas suecos terão que instalar bafômetro em carros

constantino

Posts Recomendados

• Membros de Honra
Postado

Da BBC

Motoristas condenados por dirigir embriagados na Suécia serão obrigados a instalar em seus carros uma trava especial acoplada a um bafômetro, que só permitirá dar partida no veículo se a pessoa estiver sóbria.

A nova legislação está sendo finalizada pelo Ministério dos Transportes sueco e deverá entrar em vigor a partir de janeiro de 2010.

"Sabemos que um terço dos motoristas condenados por dirigir sob o efeito de álcool são reincidentes. Por isso, as travas serão direcionadas aos motoristas que já sofreram uma condenação. É uma forma rápida e eficaz de reduzir este problema nas estradas", disse a ministra dos Transportes, Asa Torstensson, ao canal 4 da televisão sueca.

A trava de bafômetro é um pequeno aparelho, adaptado ao painel de instrumentos do veículo. Para dar partida no motor, os motoristas terão que soprar dentro do aparelho, a fim de provar que não estão sob a influência de álcool.

Segundo a nova lei, para voltar a dirigir seus carros, os motoristas condenados por dirigir embriagados terão que usar a trava de bafômetro durante um ou dois anos, dependendo da severidade da infração cometida.

Diagnósticos de dependência ou abuso de álcool também vão influenciar a decisão sobre o período de tempo em que a trava deverá ser usada no veículo.

Para poder voltar a usar o carro normalmente, sem a trava, os motoristas terão que evitar infringir leis de trânsito durante o período probatório.

Pessoas suspeitas de abuso ou dependência de álcool também poderão ser obrigadas a instalar a trava de bafômetro.

O governo planeja dar autoridade aos médicos para relatar ao Ministério dos Transportes a identidade de pessoas que, segundo seu julgamento, devem ter as travas instaladas em seus carros.

As pessoas que não concordarem com a decisão dos médicos podem correr o risco de ter suas licenças de motorista revogadas.

O custo das travas de bafômetro será parcialmente subsidiado pelo governo. Mas os motoristas infratores devem ter que arcar com a maioria dos gastos relacionados com a instalação da trava que poderão chegar a 60 mil coroas suecas (cerca de US$ 7,4 mil).

O Ministério dos Transportes sueco chegou a considerar a possibilidade de tornar obrigatória a instalação das travas de bafômetro em todos os veículos novos.

Mas o governo argumentou que a exigência da obrigatoriedade das travas poderia ser considerada um impedimento à competitividade, segundo as normas europeias, e exigir assim a aprovação das autoridades da União Europeia.

Na Suécia, o limite máximo aceitável de concentração de álcool no sangue é de 0,2 g (dois decigramas) por litro de sangue. Isso significa que um motorista pode ser processado se beber apenas o equivalente a menos de uma lata de cerveja, e a polícia sueca faz uma fiscalização frequente e rigorosa.

Dirigir sob efeito de álcool é considerado um crime sério na Suécia, sujeito a multas ou penas de até seis anos de prisão.

A Suécia foi um dos primeiros países do mundo a regulamentar a relação entre o uso de bebidas alcoólicas e a direção de veículos. A primeira lei a definir os limites de níveis alcoólicos surgiu na Noruega, em 1936, sendo seguida pela Suécia em 1941.

• Membros de Honra
Postado

Interessante essa notícia.

Ainda bem que no Brasil, futuramente, só o Air Bag será item obrigatório. Espero que nenhum político espertinho leia isso para não vir com idéia de trazer tal inovação para cá. Senão acho que seria mais uma lei que cairia no desuso.

• Membros de Honra
Postado

Todos os taxis , coletivos e caminhões já são obrigados a usar este bafômetro, porém é possível burlar o aparelho desligando o farol.

Ou vcs acham que é só brasileiro que consegue dar um jeitinho nas coisas? ::lol4::::lol4::::lol4::

• Membros de Honra
Postado

Pirata,

Esse jeitinho já perguntei ,não dá certo porque ao ficar desligado por 20 minutos ele trava e vc tem que assoprar o bafômetro novamente.

Mas o truque do farol funciona, temos alguns motoristas de taxis clientes nossos , todos com o bafômetro disseram a mesma coisa , aqui os carros são obrigados a andar com o farol ligado mesmo durante o dia. ::otemo::

E agora andam implantando uma outra moda aqui , vão colocar em ambulâncias, trens e carros de bombeiros sinais que interrompem o rádio do carro que esteja atrapalhando o caminho deles , se o rádio estiver desligado ou não tiverem rádio no carro sairá via autofalante. Ô Mané sai da frente que eu quero passar! ::lol4::::lol4::::lol4::

Coisas de Suécia! ::Cold::

• Membros de Honra
Postado

Caraca maruja, tenho medo dessas tecnologias....

Se eu to na rua e começo a ouvir vozes, eu enlouqueço freneticamente!!! Isso se não infartar! Se tem uma coisa que eu tenho é dessas paradas de "vozes do além". :lol:

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Criar Novo...