Ir para conteúdo

CASAL: BOLÍVIA, PERU E 2 DIAS NO CHILE (SETEMBRO/OUTUBRO 2013)

Posts Recomendados

• Membros

SANTA CRUZ – SUCRE

Fomos para o aeroporto pegar o voo (acho que 07:00hs). O bom é que o El trompillo é bem perto do Jodanga, ñ levamos nem 10 minutos de táxi. Outra coisa interessante: quando o avião decola, parece que ele ñ pára mais de subir... sobe, sobe, sobe... e sobe mais um pouco... dá até gastura! Olhando pela janela já é bem perceptível a diferença de relevo/terreno do nosso Brasil. As montanhas da viagem começam a surgir.

Uma hora depois, estávamos em Sucre. A primeira vista, ñ me pareceu essas coisas que falavam aqui. Mas quando fomos chegando ao centro, nossa, que cidade linda. Suas ruas estreitas, com aquela arquitetura toda pintada em branco, é muito legal de se ver, realmente impressiona!

Saímos a procura de hospedagem (usando as indicações daqui). Chegamos ao Hostel Amigo e ñ gostei ñ.. cama detonada e quartos sem janela, as portas pareciam porteiras de fazenda, tamanho era o barulho que faziam, sem falar que lá estava em obras. A caminho do Residencial Bolivar, entramos no Hotel Libertad p/ dar uma olhada. Wi-fi, café, Tv a cabo, cama boa, armário bem espaçoso, ducha caliente e o melhor de tudo: frigobar! Foi o único local da viagem que vimos frigobar dentro do quarto. Fechamos por Bs150, bom preço contando a localização (ao lado da Praça Central). Acho que uma coisa também pode ser dita aqui, caso possível, tente fechar as diárias sem desayuno, porque de todos locais que ficamos, ñ houve um bom café da manhã, no máximo razoável. Se conseguir abater Bs10, acho que tá valendo. Com esse valor você consegue comer duas saltenhas e um chá/café, bem melhor que o que nos é oferecido.

Ajeitamos as tralhas e fomos andar pela cidade. A única coisa que fiquei meio bolado foi que ñ deu p/ ir a Feira de Tarabuco por causa do horário que chegamos. Mesmo assim, o gerente/dono do Libertad conseguiu arrumar um táxi por um preço bom p/ nos levar, mas como já estava por volta das 10:00hs e ainda levaria cerca de 01:30hs até lá, adiamos (se ver pelo lado bom, é um motivo p/ voltar a cidade rsrsrsrs). Nota 10 pro hotel e pro gerente, sempre muito solícito quando precisamos. ::cool:::'> ::cool:::'> ::cool:::'>

Porém logo meu descontentamento passou, surpresa novamente: na cidade estava tendo uma festa chamada Morenada, homenagem a Virgem de Guadalupe. É tipo a nossa Cavalhada, com vários grupos religiosos e suas vestimentas em alusão a região de que vieram e outros santos de devoção. Cada grupo tinha sua banda e música própria. Olhem esse vídeo abaixo p/ ter uma idéia da festa ( tá meio tremido, mas ficou bem interessante... reparem nos menudos!!! Rsrsrsrs):

:!: ASSIM QUE POSSÍVEL POSTAREI O VÍDEO, PORQUE NO MOMENTO ESTÁ DANDO ERRO :!:

Os integrantes também bebiam todas. Durante o desfile, as pessoas ofereciam um gole do que estavam bebendo ... e gole vai, gole vem, muita gente vai ficando boracha! ::dãã2::ãã2::'> ::dãã2::ãã2::'> ::dãã2::ãã2::'> As mulheres também bebiam bastante.

P1020909.JPG.121109e468d5847bc58a58815950ec8d.JPG

Ficamos um bom tempo acompanhando a festa e depois fomos forrar o bucho no Mercado Central (este foi nosso primeiro test-drive estomacal). Comida bem saborosa e farta.

Fato: enquanto estávamos comendo, a tia da barraca perguntou a gatona se ela queria lechuga. Ela me perguntou o que era isso, e respondi que também ñ sabia... eis que a tiazona puxa um balde debaixo da mesa que ela estava preparando os rangos, mete a mão dentro, começa a chacoalhar e tira um punhado de alfaçe!!! ::ahhhh::::ahhhh::::ahhhh:: Ñ sabia se ria ou se chorava!!! Mas não encaramos a lechuga ñ.

A Praça Central é muito bonita também, com seus prédios imponentes. Aliás, quase todas as praças que conhecemos durante a trip são bem bonitas e muito bem conservadas , algo que para nós ñ é nada comum, acho que na verdade é exceção. Parabéns aos compadres latino-americanos!

Continuando a bateção de perna, fomos até o Recoleta (calma gente, de táxi). Se bem que alguns sobem até lá de pé mesmo. Boa vista da cidade e arredores, mas ñ é lá essas coisas. Bom mesmo é o barzinho que tem lá. A igreja e o museu que ficam ao lado são interessantes.

Uma burrada que cometi: ::prestessao:: queria conhecer o Museu de Artes Indígenas, só que no endereço de um mapa que peguei no hotel, mostrava a parte de trás do museu, com uma porta grande e uma placa do local. E o besta aqui ficou achando que estava fechado... Era só eu perguntar a alguém, mas ñ... só porque eu estava com a bosta de um mapa achava que conhecia toda a cidade! ::putz::

Pois bem, quando vcs forem, a entrada desse local é bem ao lado do mirador, numa passagem onde tem uns artesãos. Só percebi isso quando estávamos descendo para ir embora. Pelo lado bom novamente, mais um motivo p/ voltar a cidade. Fomos ao Jurassic Park, é legalzinho, mas dispensável. Fomos também a uma feirinha que estava tendo a noite, chamada Paceña. O que mais tinha nessa feira eram cobertores. Experimentamos uns doces de uma cholinha lá.

Pessoal, com certeza vale a pena reservar uns 2 dias para Sucre, Ciudad Blanca! ::otemo::::otemo::::otemo::

SUCRE – POTOSI

::mmm: Aqui começa uma das partes mais sofridas da viagem. ::mmm:

No dia que fomos comprar a passagem para Potosí, fomos informados na rodoviária que estava tendo o famoso “El Paro”. A mulher do guichê nos falou que era possível furar o bloqueio se comprássemos para o horário mais cedo do outro dia, ou seja, 07:00hs da matina (vou ficar devendo o valor da passagem e a companhia, mas lembro que ñ foi caro e era num ônibus razoável). Decidimos tentar a sorte!

Pois bem, compradas as passagens, decidimos ir para outro hostel para “economizar” na diária. Digo isso porque ñ estava nos planos ficar mais de 2 dias em Sucre. Fomos para o Residencial Bolívar (Bs100, baño compartido), que fica bem pertinho do Libertad. Mais outra cagada nossa... ::putz::::putz::::putz:: E desde quando Bs50 é alguma economia, ainda mais no começo da viagem, quando vc ainda está “rico”??? Só se realmente vc estiver com o orçamento apertado, pq fora isso, esse valor é mixaria, né ñ???

Pois é, vacilo tremendo, ainda mais pq nós ñ fomos olhar o naipe do baño compartido, somente o quarto. A ducha ñ era caliente, no máximo, morna. E nas portas do quarto e do banheiro têm uma grande abertura embaixo, esses só percebemos na hora de dormir e tomar banho, pelas ventanias que entravam. Então p/ constar: ñ recomendo o Bolívar! ::bad::::bad::::bad::

Continuando a viagem, rumamos a rodoviária bem cedo. O busão atrasou uns 45 minutos. Após a partida, andamos cerca de umas 2hs até que ele apareceu... pedras espalhadas por toda a pista, veículos parados, cholas com suas crianças a postos: :o:o:o “O Temido Bloqueio!”. :o:o:o

Tivemos que descer do busão e atravessar com nossas tralhas a pé, visto que aquela manifestação ñ iria acabar tão cedo. ::sos::

E os integrantes eram bem organizados. Quando algum veículo tentava furar o movimento, prontamente eles cercavam o dito cujo, já xingando de tudo quanto era nome ::xiu::::xiu::::xiu:: (aprendi novos palavrões, hehehe!!!). E mesmo de longe, quando achávamos que já era possível arrumar uma condução, sempre tinha um deles em cima de algum barranco/montanha para avisar os outros... iam gritando nas alturas, um para o outro, até que a mensagem chegasse a “polícia do movimento”, que saíam correndo feito loucos p/ conter o desafortunado. ::quilpish::::quilpish::::quilpish::

P1030056.JPG.630f5232451ff89bb08b70a3c6185853.JPG

Andamos cerca de uma hora, e apareceu um abençoado com uma van, que nos carregou por alguns quilômetros. Mas a sorte nesse dia foi temporária, mais a frente outro bloqueio... Descemos novamente e continuamos nosso calvário. Andamos bastante tempo até atravessarmos um local onde havia uma indústria de mineração, com uma estação ferroviária própria. Cerca de uns 2km depois desse local é que o trânsito estava fluindo.

Resumindo: como saímos bem cedo e ñ tomamos desayuno. Sofremos mais de três horas na mistura de sol com altitude carregando mochilas pesadas nas costas (acho que a minha tinha uns 15kg). Creio que paguei boa parte de meus pecados nessa travessia maldita!

Depois desse balacobaco todo, pegamos (nós e 3 chilenas que fizemos amizade durante o acontecido) condução com um daqueles mini-caminhões... as chilenas foram na caçamba! O restante desse trecho ñ durou mais que 15 minutos, e avistamos a cidade. Chegamos por volta das 14:30hs.

Galera, nesse momento sou muito suspeito p/ falar, mais achei Potosí uma cidade horrível, principalmente vista de cima!!! Também depois de tudo que havia acontecido, só pensava em comer e descansar... estava no roteiro fazer o passeio das minas, mas cadê a energia???

O frete nos deixou na rodoviária antiga ( :!: atente-se a isso, para ñ ir ao local errado e perder o busão) e compramos nossa passagem p/ Uyuni às 19:00hs (o último sai às 21:30hs). Saímos para almoçar e comprar roupas para o Salar (as roupas citadas no começo do relato foram compradas aqui no Mercado Central, por cerca de Bs300). Aqui também que tivemos nossa primeira experiência com a folha de coca... pedimos aquelas pedrinhas (uma de sal e uma de doce) e elas realmente potencializam o efeito da folha (mas ñ gostei do gosto de ambas), preferi somente a folha. No Mercado também, pedimos p/ uma chola fazer um chá bem forte e colocar numa garrafa de 2L. :!: Outra coisa: aqui vc vai realmente sentir a falta de ar...caminhávamos cerca de 100mts e parávamos p/ recuperar o fôlego!

Resolvidos esse trâmites, decidimos descansar numa padaria perto do terminal, e foi lá que conheci a cerva Potosina (aprovada)!!! ::hahaha::::hahaha::

Ficamos bebendo/descansando, olhando o movimento da cidade(teve até uma boliviana gente boa que morou em SP, e percebendo que éramos brasileiros, veio puxar um papo), até a hora de embarcar, pois estava louco p/ sair dali. Além da cerva, o que também me agradou foi a iluminação do mirador a noite (vi de longe, mas é perceptível a beleza).

Potosí, hasta la vista, baby ! (SERÁ???)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...