Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Postado (editado)

Olá a todos.

Voltei de viagem há alguns dias, e pra não perder da memória resolvi postar logo meu relato, que será breve...rs

Eu li muita coisa antes de viajar aqui, em blogs, sites especializados, e acho que posso ajudar com atualização de alguns valores e no que mais for interessante pra quem ler.

Fiz essa viagem com meu marido, com duração de 17 dias.

O roteiro original era esse:

DIA CIDADE

1 Curitiba / São Paulo

2 Lima / La Paz

3 La Paz

4 La Paz / Copacabana

5 Copa / Isla del Sol

6 Isla / Copa / Puno / Arequipa

7 Arequipa

8 Colca / Puno

9 Trem

10 Cusco

11 Cusco

12 Salkantay

13 Salkantay

14 Salkantay / Aguas Calientes

15 Machu Pichu

16 Cusco

17 Cusco / Lima

18 São Paulo / Curitiba

Mas em função de alguns imprevistos e dificuldades tais como bloqueio de rodovias na Bolívia, bursite no quadril, chuva intensa em Cusco, virou:

DIA CIDADE

1 Curitiba / São Paulo

2 Lima / La Paz

3 La Paz / Copacabana

4 Copacabana / Isla del Sol

5 Isla del Sol / Copacabana

6 Copacabana / Puno / Saída para Arequipa

7 Canion del Colca

8 Canion del Colca / Retorno Puno

9 Trem

10 Cusco - City tour

11 Cusco - Valle Sagrado

12 Cusco - Maras e Moray

13 Aguas Calientes

14 Machu Pichu

15 Ollantaytambo

16 Cusco

17 Cusco / Lima

18 São Paulo / Curitiba

Hostels e Hotéis utilizados - todas as diárias são para casal com banheiro privativo

La Paz: Loki - Bol160 (indico principalmente se você gosta de festas)

Copacabana: Utama - U$30 (super super indico - único café da manhã bom de toda a viagem)

Isla del Sol: Hostal Cultural - Bol80 (razoável, limpo...porém a cama é uma tábua)

Ollantaytambo: Hostal Plaza - Bol90 (super indico, quarto ótimo, limpo, chuveiro beeeem caliente)

Cusco: Hostal Tu Hogar - Bol70 (não indico nem a pau)

Cusco: Pirwa Colonial - Bol90 (indico com ressalvas - hostel calmo, porém o bar não serve nem lanche a noite, só bebidas. O quarto era limpo, a cama boa. Porém o chuveiro é com aquecimento a gás de tambor de 15 litros - em outras palavras, é só uma ducha...pra casal tem que esperar uma hora para a água esquentar de novo pro outro poder tomar banho)

A hospedagem em Chivay (Colca) e Machu Picchu estavam dentro do pacote que compramos e não lembro os nomes...e de qualquer maneira eram péssimos, então não vou nem considerar.

Valores de passeios, entradas, etc (individual):

- Walking tour por La Paz: contribuição voluntária Bol10

- Van de La Paz a Copacabana: Bol15

- Balsa do estreito: Bol2

- Barco para Isla del Sol parte Norte: Bol 25. Da parte Sul para Copacabana: Bol20

- "Pedágios na Isla del Sol": Comunidade Yumani Bol5 / Comunidade Ch'alla Bol15 / Comunidade Challapampa Bol10

- Ilhas flutuantes Uros: S/20

- Ônibus de Puno para Arequipa pela Julsa: S/30 - a volta é o mesmo preço. Isso para o andar de baixo, com assento tipo cama.

- Tour Canion del Colca: U$50 - fechamos com Royal Travel em Puno Calle Cajamarca nº226- cumpriram com o acordado, porém dá pra fazer bem mais barato se fechar em Arequipa, porém não tivemos essa opção em função do tempo.

- Termas em Colca: S/15

- Trem Andean Explorer de Puno a Cusco: fechamos com desconto por U$115

- Machu Pichu com van até a hidrelétrica, uma noite em hostal, 1 almoço, 1 jantar, 1 café de manhã (marmita pra levar de manhã cedinho para subir machu), entradas para machu e montanha, guia, trem de aguas calientes até a hidrelétrica de volta, van até Cusco: U$140 (Só a entrada de Machupicchu inteira está S/142). O ônibus para subir ou descer de lá custa U$19 cada trecho.

- Salinas Maras e Moray: S/25 + S/7 (entrada nas salinas)

- City tour Cusco: S/20

- Valle Sagrado: S/50 - com um almoço

- Boleto turístico general: S/130

Todos esses passeios fechamos com a agência Paccarectambo - Rua Chihuampata n°564 San Blas Cel. 953767860 - Eugenio. Indico para o caso do city tour, salinas e valle sagrado. Cumpriram com tudo que prometeram. Porém para Machu Picchu o hostel era péssimo.

Convento de Santo Domingo em Cusco: S/10

Algumas considerações...e aqui leve em conta apenas se você está indo em casal, seu objetivo não é festa/balada/bebedeira, tem um tempo aproximado de 15 dias de viagem, gosta de aproveitar um pouco mais o lugar em detrimento de conhecer mais lugares.

- Fique em hotéis simples ao invés de hostels. Em geral são mais baratos e fornecem toalhas e sabonete, o que numa viagem de mochilão ajuda, porque às vezes a nossa toalha não seca.

- Passe ao menos dois dias em Copacabana...o lugar é de uma paz impressionante...charmoso, comida boa e barata.

- Durma no lado sul da ilha e faça a trilha do Sul para o Norte pela manhã e peque o barco que volta para Copacabana às 13:30 da parte Norte. Nós dormimos na parte Norte, mas depois que vimos a vista que a parte Sul tem, acredito que acordar lá seja mais bonito. A trilha dura umas quatro horas...mas se quiser aproveitar mais, ir descansando, separe umas seis horas. Então, veja o nascer do sol e já parta para a trilha.

- Passe pelo menos dois dias em Arequipa...não vá só para o Canion del Colca. Arequipa é uma cidade bem interessante, que voltarei para conhecer melhor porque não tivemos tempo.

- Procure uma agência que faça um tour alternativo por Colca. O padrão é ir de manhã para Chivay, dormir por lá e no dia seguinte ir em direção a Cruz del Condor. Esse trajeto é feito pela maioria, então fica tudo lotado, não se consegue ter sossego, e dormir em Chivay não é legal...a cidade é feia, não tem nada de interessante. Passamos por outras cidades durante o passeio que pareciam ser bem mais interessantes. Uma agência que vi na internet que faz é Pablotour.

- Passe o dia em Machu Picchu. Suba a pé, vá direto fazer a montanha ou Wayna Picchu, e depois volte e ache algum guia pra explicar sobre a cidadela. Tem guias na entrada que fazem isso sem precisar fechar com antecedência. Desça de ônibus pois certamente estará quebrado e vá com o último trem até Ollantaytambo. Fique lá, não volte direto a Cusco. Passe uma noite, e aproveite para conhecer a cidade no dia seguinte. A cidade é bonitinha, tem outros sitios arqueológicos além do que se faz no tour do Valle Sagrado, a comida é ótima e mais barata que Cusco.

Não posso falar de La Paz e o que fazer lá, porque no dia seguinte que chegamos foi programado um bloqueio nas estradas para o dia seguinte. Então nos indicaram no Loki a sair da cidade neste mesmo dia, pois as vezes os bloqueios lá duram semanas, e como tinhamos coisas programadas no Peru não podíamos arriscar.

Quanto a altitude, quem curte homeopatia, procure seu médico e peça gotas homeopáticas para prevenir o mal. Eu tive apenas falta de ar...o que é impossível não ter. Mas dor de cabeça, enjoo, etc, não tive nada. Além da homeopatia, tomei muito chá de coca...até mesmo porque eu gostei e tomava as vezes só pra me esquentar um pouco. Meu marido idem, só falta de ar...

Ia fazer Salkantay, mas durante a trilha na Isla del Sol peguei uma bursite, o que me impossibilitou de fazer qualquer outra trilha. Mas vimos algumas agências e o preço médio é U$230 para 4 dias/ 3 noites.

Que mais...hum...eu sei que o passeio de trem é caro, é por isso pus parenteses no título do relato, porque não é um programa mochileiro. Mas meu marido era ferroviário e queria muito fazer esse passeio. Eu digo sem titubear, é maravilhoso. Vale cada centavo.

Frio não passamos muito. Somos de Curitiba e a temperatura lá estava bem parecida com o que temos por aqui. Então digo, uma boa blusa de lã, ou um fleece, e uma jaqueta por cima, de preferência anorak, resolvem quase tudo. Chove bastante nessa época, então a anorak resolve isso também, pra não precisar carregar capa de chuva ou guarda-chuva. Uma bota de treeking simples e impermeável também ajuda...de resto normal, duas calças jeans, umas quatro camisetas de manga longa, umas três de manga curta. Um outro tênis de backup, chinelo, gorro, cachecol, luva, lanterna.

Bom galera, espero ajudar, assim como me ajudaram.

Abraços

Ilana

Editado por Visitante
  • Membros
Postado

Muito boa as dicas... Eu vou refazer o mochilão bolivia, chile e peru, vou ir no dia 14/12... O trem de Cuzco para puno você comprou direto na PeruRAil ou em uma agencia? Eu estou vendo o preço no site e tá U$$ 152,00, eu quero pegar esse trem no dia 01/01/2014. bjs...

• Membros
Postado

Oi Ricardo,

Comprei diretamente com a Perurail.

Eles estão fazendo uma promoção para esse trecho Puno - Cuzco, que fica U$115, mas só com reserva pelo e-mail reservas@perurail.com. Essa promoção é temporária, então se você quer mesmo, indico agilizar, pois o desconto é bom. De Cuzco para Puno fica U$192.

O trem a partir de Puno só sai as terças, quintas e sábados, e de Cuzco nas datas alternadas, e acho que não funciona domingo.

Abraço

• Membros
Postado

Oi Marcella

O trajeto entre a hidrelétrica e MP é super tranquilo. Reto, você vai seguindo pelo trilho do trem, e a paisagem é linda. Só leve repelente power, porque a bicharada é tensa lá. De verdade, não dão trégua, inclusive picam por cima da roupa, então passe o repelente por tudo...rsrsrs

Pelo que vi por lá, existem basicamente dois pacotes que qualquer agência faz:

- o mais barato: De manhã parte a van para a hidrelétrica. Chega por volta de 14 ou 15h. De lá segue a pé pelo trilho, chega em Aguas Calientes por volta de 18h. Encontra seu guia que te leva ao hostel do pacote e depois tem um jantar para darem as orientações do dia seguinte. Você opta por subir a pé ou de ônibus. Acorda super cedo, 5h e segue para MP. Se for a pé tem que acordar 4:30. Chegando em MP o guia conta as histórias e tal e te libera por volta de 10:30. Quem faz esse pacote tem pouco tempo em MP, porque 13:30 sai o trem de volta para a hidrelétrica, onde a van estará esperando para retorno a Cusco.

- o mais caro: Parte de trem de manhã de Cusco até Aguas Calientes. Chega a tarde e tem tempo de conhecer a cidade (e você pode ir até alguma água termal). No dia seguinte são as mesmas opções para subir, porém a diferença é que o trem parte as 18h (salvo engano) direto para Cusco. Ou seja, tem o dia inteiro pra conhecer MP.

Eu creio que a segunda opção é melhor, e organizando direito não precisa de agência para isso. E você pode fazer um misto, que é pegar o trem até a hidrelétrica e fazer esse trecho a pé, porque é bem legal. Porque você pode comprar todas as passagens direto pelo site da PeruRail ou IncaRail e o ingresso para MP você compra pelo site do governo Peruano. Reserva o hostel, hostal ou hotel que lhe convir em Aguas Calientes, e contrata um guia lá em MP mesmo...isso eu não sei o preço. Eu fiz a primeira opção e me arrependo um pouco em função do tempo. Porém teve a parte a pé da hidrelétrica que se fechasse a segunda opção não teria feito.

Mas também, estando lá você pode ver se alguma agência faz assim.

• Membros de Honra
Postado

Ilana, tbm viajo em casal (com minha esposa) e quero deixar uma sugestão adicional: ao invés de levar toalhas de banho comuns, leve toalhas super absorvente tipo essa aqui (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-518688961-toalha-magica-super-absorvente-para-carro-e-casa-66cm-x-43cm-_JM) que tem a venda em qualquer grande supermercado.

Essa toalha é compacta, vem com um estojo pra carregar na mochila e seca super bem. como no peru e Bolívia a gente pega frio, antes de sair do banho eu molhava a toalha com agua quente e torcia, ela fica aquecida, ai vc se enxuga sem passar frio. pra mulher secar cabelo é ótima. mesmo tendo toalha no hotel/hostel eu sempre uso a minha.

Quanto a Copacabana, vc tá certa é uma cidadezinha ótima pra ficar uns dois dias no mínimo. mais barata que la paz e com uma vibe ótima, sem falar a vista do Titicaca.

legal seu relato, bem sucinto. recomendo que vc fale mais do trem puno-cusco pq aqui no mochileiros tem pouca informação.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...