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Fala galera!

 

Prometi pra mim mesmo que postaria aqui no mochileiros o relato da minha viagem, pois se não fossem os relatos postados aqui nunca teria conseguido planejar minha viagem em tão pouco tempo... Compramos as passagens aéreas dia 30/04 e dia 14/05 já estávamos embarcando!!!

 

Gostaria de agradecer principalmente ao Victor (bolivia-peru-e-chile-3-paises-15-cidades-29-dias-e-um-pouco-menos-de-r-3000-00-com-fotos-t43284.html) que se deu o trabalho de postar um relato extremamente rico em detalhes. Sou meio detalhista também, não sei se serei tanto quanto o Victor, mas não é meu objetivo. Meu objetivo é apenas tentar retribuir o que indiretamente fizeram por mim.

 

Foi meu primeiro de muitos mochilões (se Deus quiser) e tentei montar meu roteiro de forma que pudesse conhecer o máximo de lugares com os 15 dias que eu e meu amigo possuíamos. Privilegiamos conhecer a maior qtd possível de destinos dentro desse tempo, em detrimento de conhecermos a fundo cada lugar. Compramos a passagem do Rio para Cusco. A passagem estava saindo a R$ 577,00 com as taxas, ida e volta. Era realmente barato. Além disso, tinha milhas que me possibilitavam ir e voltar de graça. Ai vai uma dica, ao invés de usar suas milhas verifique se não é mais vantajoso vendê-las e com o dinheiro comprar a passagem. Quando emite o bilhete por pontos tenha em mente que as taxas serão pagas por você, e não pelos pontos. Dos 577 reais, 220 +- eram de taxas, o que corresponde a quase 40% do valor. Para isso recomendo a Hot Milhas. Fazem um excelente trabalho, depositam antes de usarem suas mihas... Outra vantagem de vender as milhas é que vc acaba pontuando novamente ao viajar!

Enfim, meu roteiro contemplava Peru, Bolívia e Chile para conhecer os 3 principais lugares que queria visitar: Machu Picchu, Salar de Uyuni e o Deserto de Atacama. É um roteiro clássico, muita gente o faz. O meu ficou assim:

 

Vitória/ES

Rio de Janeiro

Lima (conexão)

Cuzco

Águas Calientes (Machu Picchu)

Puno

La Paz

Uyuni

San Pedro de Atacama

Iquique

La Paz

Cuzco

São Paulo (conexão)

Rio de Janeiro

Vitória/ES

 

 

 

1º dia - LIMA

 

Saímos do Rio de tarde, por volta das 17h e chegamos em Lima as 22h +-. Nossa conexão para Cuzco só saia no dia seguinte as 6:20, por isso nosso plano era pegar uma balada em Lima durante essa madrugada livre, o que não foi possível. No aeroporto nos disseram que deveríamos nos apresentar para o embarque com 2h de antecedência, que no Peru era assim e tal. Ficamos com medo de perder o vôo, acrescido do deslocamento de táxi ida e volta (o aeroporto de Lima é bem longe) teríamos pouquíssimo tempo para aproveitar. Mas não desistimos de dar uma rodada em Lima. Desistimos da balada, porém decidimos sentar num barzinho de boa e tomar umas cervejas para celebrar o início da trip.

Era uma terça-feira, fomos para a região boêmia da cidade, Miraflores/San Isidro. Ai nosso primeiro perrengue de ser um estrangeiro em terras estranhas. Pra variar, um taxista nos passou a perna. No aeroporto nos disse que fazia por 50 soles ida e volta, qdo chegamos lá disse que era 50 dólares! E não entendemos errado, pois perguntamos várias vezes. Ficamos num impasse até que comecei a ficar com medo, pagamos os 25 dólares e saímos. E foi foda pq não tinha nada lá! Chegamos pouco depois de meia noite, e estava um frio e sem nenhuma alma viva na rua... A 1 da manhã já não havia nenhum bar aberto. Quando estávamos chegando vimos umas pessoas entrando em algumas baladas, mas nada demais também. Comemos num McDonalds da praça lá e fomos embora. Para pegar um táxi confiável, um guarda de trânsito que não parava de falar nos ajudou, apesar de claramente demonstrarmos não entender nada do que falava. Já esse táxi nos saiu por 50 soles.

 

Uma dica. No Peru dólar e novo sol são aceitos em 99% dos lugares. É como se o país tivesse 2 moedas oficiais. Portanto, não se desespere para trocar dólares. Não sabíamos disso e trocamos uma boa quantidade no aeroporto, que possui um câmbio péssimo! Em Cuzco é possível achar boas taxas de câmbio. Em volta da Plaza de Armas há várias casas de câmbio. Ao pagar qq coisa, sempre pergunte qto custa em dólares. Muitas vezes fazem boas taxas, e acaba compensando pagar em dólar!

 

 

 

2º e 3º dias - CUZCO

 

Chegamos em Cuzco por volta das 8 da manhã e o mochilão iniciava ali de fato. Para esse primeiro dia o planejamento era: Pela manhã, achar um hostel, fechar o passeio do City Tour e do Vale Sagrado e dar uma rodada na cidade. Para a tarde era fazer o City Tour.

No aeroporto, pegamos a bagagem da esteira e um senhor gentilmente ofereceu para carregar para nós. Nos levou até um táxi, um corolla novinho. Nos cobrou pela gentileza e ainda nos levou a um táxi caro, 25 soles até a Plaza de Armas! No último dia da viagem, para pegar o vôo de volta, vejam só, pagamos 5 soles por um táxi até o aeroporto... Em menos de 24h já era a segunda vez que estávamos falando um para o outro “vivendo e aprendendo”, e seria o segundo de muitos! Kkkkk. Carregávamos mochilas pesadas, e a cabeça começou a doer por causa da altitude, olhamos alguns hostels, e queríamos fechar em algum hostel logo. Havia selecionado 3 hostels com base no meu guia de viagem, Pirwa, Loki e Wild Rover. Não gostamos do Pirwa e o Loki era meio longe. Curtimos o Wild Rover, então, decidimos ficar lá.

Na maioria dos hostels há agências de viagem que fecham os passeios. Pelo que a gente viu é tudo igual. Os preços praticamente não variam. Fechamos com a agência do Wild Rover o passeio do City Tour, que dura uma tarde ou uma manhã, por 10 dólares e por 20 dólares o do Vale Sagrado. Ai um ponto de atenção, verifique se o almoço está incluso no passeio do Vale Sagrado. Perguntei isso e ele disse que era. Na viagem o guia nos disse que nosso nome não estava na lista, e tivemos que pagar do nosso bolso. Quando retornamos falei com o cara da agência e ele nos reembolsou...

 

Ambos os passeios valem a pena! Quase td mundo faz e com razão! São passeios cercados de muita história! O do Vale Sagrado também reserva paisagens deslumbrantes! Dura um dia inteiro. Ficamos em Ollantaytambo, já era fim de tarde e ainda tinha uma última visita que não fomos, se não me engano Urubamba.

 

Cuzco é bem legal! Foi muito corrido pra gente e não a aproveitamos direito, só no fim da viagem um pouco mais. Para quem curte balada é muito boa! Rola um esquenta nos hostels até 2 da manhã e dps vai td mundo para as boates! Fomos em 3 ou 4 e recomendo! Fica todo mundo loco e dá pra zuar bastante... Cuzco é lotada de gente de todas as partes do mundo!

 

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4º dia – Machu Picchu

 

Como disse anteriormente, nossa viagem foi planejada em cima da hora. Virei pro meu amigo no facebook e disse “ow, vc anima fazer um mochilão na América do Sul”, e ele respondeu de bate-pronto “uai, animo!”... Pouco mais de 20 dias depois já estávamos no Peru. A inocência do marinheiro de primeira viagem me fez acreditar que chegaria a Machu Picchu fazendo a trilha Inca. Porém, ao entrar em contato por e-mail com as agências em abril, nos disseram que só a partir de outubro que tinham vaga. Então fomos de trem mesmo.

 

Esse foi uma dos destinos da viagem mais difíceis para planejar. Tive que ler muitos relatos, mandar muitos e-mails para agências para poder ficar tranqüilo que tudo se encaixaria ao meu apertado roteiro. Por isso vou tentar esclarecer ao máximo as dúvidas. Minha principal dificuldade foi entender todo o processo para se chegar a Machu Picchu e a logística para voltar para Cuzco e pegar o ônibus pra Puno. Meus planos eram pegar um ônibus para Puno no fim do dia da visita à MP, o que é perfeitamente possível já que o ônibus Cusco->Puno sai as 22h, e chega-se a Cusco por volta de 19:30.

 

O parque Machu Picchu fica colado ao distrito de Águas Calientes, é onde ficam os hostels, hotéis e restaurantes para quem visita o santuário. Para chegar à MP existem as famosas caminhadas que duram dias pela trilha Inca. Se não reservou com meses de antecedência, esqueça! Terá que pegar o caro trem que leva a MP. Ouvi dizer de uma trilha alternativa, que dura 5 dias se não me engano. Não sei muito sobre ela, mas dá pra fazê-la reservando quase que na hora. Os brasileiros do Wild Rover fizeram. Tb não sei onde ela termina, se em MP ou em Águas Calientes...

 

Para quem vai de trem a melhor opção é fazer o Vale Sagrado e ficar em Ollantaytambo, e de lá pegar o trem para Águas Calientes. Ollantaytambo fica a quase 100km de Cuzco e é relativamente perto de Águas Calientes. Se olharem no mapa verão que voltar para Cuzco para depois ir para Águas Calientes é completamente fora de mão. Partindo de Cuzco para AC, Ollantaytambo é caminho, não tem sentido voltar para Cuzco.

 

De Ollantaytambo para Aguas Calientes não tem outra maneira de ir a não ser de trem. Até onde eu sei não há estradas para lá, só a linha férrea. Então preparem para encarecer sua trip, pois as passagens de trem são bem salgadas! Li relatos de uns malucos que vão caminhando pela linha até Aguas Calientes, mas para mim isso é tática de guerra... É um esforço que não compensa. Caminha-se no escuro, é osso! De trem demorou pra chegar à AC, imagine a pé!? Ao montar o roteiro fiquei com medo da hora que chegaríamos a Ollantaytambo para bater com a saída do trem. Fiquem tranqüilos. Chega-se a Ollantaytambo logo após o almoço, se não me engano por volta das 13 ou 14h. Então dá para ter uma flexibilidade grande para comprar a passagem de trem para AC. Fiquem espertos para comprar as passagens de trem! Existem diferentes classes que variam muito de preço! Há uma que é um absurdo de cara! Impagável! Apenas para ricos mesmo. Portanto não dêem bobeira e comprem pela internet! Me lembro que por questão de 1 dia, um horário de passagem que eu ia comprar se esgotou e tive que comprar outro horário. As empresas que fazem são apenas duas, Peru Rail e Inca Rail.

 

Atenção! As empresas de trem não permitem que entrem no trem com bagagens grandes! Então, esqueça aquele mochilão que vc carrega sua vida dentro... Não há compartimento de bagagem nos vagões. Portanto, tranquem seus mochilões nas salinhas que os hostels têm para isso, e vá para o passeio do Vale Sagrado apenas com sua mochila secundária.

 

Águas Calientes é um povoado bem aconchegante. Tem uma espécie de cachoeira que o corta ao meio. Há muitas opções de restaurantes por lá! Para nós que estávamos enfrentando problemas para nos adaptar à culinária e à higiene dos estabelecimentos peruanos, foi animador. Chegamos por volta das 20 ou 21h, lá era apenas comer e descansar para o dia seguinte, um dos auges da viagem: Machu Picchu!!!

 

Assim como a Trilha Inca, Machu Picchu também tem limite diário de turistas. A Trilha Inca é bem restrita, acho que 400 visitantes por dia. Já Machu Picchu permite mais turistas por dia, 3000 se não me engano. Mas nem por isso vc tem que relaxar. É bom comprar o bilhete pela internet mesmo para garantir. Entre no site http://www.machupicchu.gob.pe/ e não dê chance ao azar! Ao comprar seu bilhete online vc terá algumas opções de bilhete. É ai que vc compra seu bilhete para Waynapicchu, caso queira subir lá e tirar aquela foto clássica! Parece que antigamente tinha que sair correndo para garantir um dos tickets que distribuíam dentro do parque de MP para subir waynapicchu, mas hj é tudo online.

 

No dia seguinte acordamos bem cedo para pegarmos o 1º ônibus para MP. Como disse, MP é colado em AC. AC fica no pé da imponente montanha. Dá para subir a pé, alguns malucos fazem isso. De ônibus todo o trajeto dá 20 minutos, 90% de subida bem, mas bem íngreme. Dentro do parque terá que subir muitos morros e escadas para conhecer tudo, fica ao seu critério cansar antes de conhecer MP...rsrs A paisagem da subida realmente é exuberante! Mas, pq não fazer isso descendo? Rsrs, enfim...

Fomos um dos primeiros a adentrar ao parque. Não conseguimos pegar o 1º ônibus, atrasamos um pouco para sair do hostel, chovia muito na saída. E além disso entramos na fila errada na hora de pegar o ônibus. Primeiro vc tem que comprar a passagem, que custa US$ 9,25, numa cabininha na calçada oposta em que os ônibus ficam estacionados. Li alguns relatos dizendo que não compensa acordar muito cedo, mas eu acho que compensa sim. Entrar no parque primeiro é muito legal! Vc naquele ambiente lindo, vazio, num completo e calmo silêncio, sem aquela confusão de turistas por toda parte é algo sensacional! O que se sente naquele lugar é algo que não conseguirei descrever aqui. À vc que está lendo o post, pensando se vai ou não, vá lá e sinta vc mesmo!

 

Andamos um pouco pelo parque (tinha essa dúvida idiota... Sim! Vc pode andar dentro de MP, no meio das ruínas, etc... pode pisar em todos os cantos!), tiramos algumas fotos e fomos para a porta de Waynapicchu. Para subir Waynapicchu há 2 grupos, que vc escolhe ao comprar o bilhete no site. Fomos no primeiro. Fiquei com medo de ir no 1º grupo e ser atrapalhado pela neblina. E foi o que aconteceu. Foram raros os minutos que conseguimos ver MP de cima da montanha. Ainda sim, qdo víamos era entre as nuvens. Nas fotos praticamente não se via MP ao fundo. Porém o dia todo foi assim, choveu no início da manhã... O tempo não deu trégua naquele dia, não faria diferença ter ido no 2º grupo.

 

Para Waynapicchu algumas considerações:

 

A subida é um desafio. Trilhas estreitas e íngremes o tempo inteiro. Praticamente uma escalada. Na subida mal podia acreditar que tantas pessoas “normais” subiam aquilo diariamente. Aliás, foi isso que me fez continuar. Pensava “Se todo mundo sobe é pq é de boa...”. Mas realmente deu medo. A todo tempo pensava em como ia voltar. Como havia chovido, as pedras estavam um pouco escorregadias. Mas o que realmente me tranqüilizou foi um guia que encontramos pelo caminho. Ele falava português, perguntei a ele qtas pessoas já haviam morrido subindo waynapicchu, ele disse que apenas uma em 20 anos eu acho. E pq voltou pelo lugar errado. Lá em cima fiquem espertos para não voltarem pelo lugar errado. Vcs devem voltar exatamente pelo lugar que subiram! Na subida vão achar q não da pra voltar por aquele caminho, mas é isso mesmo...hehe. Pouco antes do cume de waynapicchu se chega a um local plano que dá para tirar as famosas fotos. Mas ainda não é o cume. Para chegar lá vc tem que literalmente escalar! Passar numa caverna muito estreita, que se vc for mto gordo vai ficar entalado! É mto estreito! Lá em cima é bom ter cuidado. Não tem mto lugar para se segurar e as pedras são escorregadias. Realmente ficamos com medo lá em cima. Uns noruegueses que estavam com a gente andavam sobre as pedras como se estivessem num campo de futebol. Ficava de cara! Mas é meio tenso lá em cima... Mesmo com tudo isso, balanço final: Valeu a pena subir lá!

Descemos waynapicchu bem devagar, tomando bastante cuidado. Chegamos sãos e salvos no parque. Fizemos um lanche e fomos curtir MP. Levem água e comida! Tudo lá é muito caro!!

Ficamos até umas 14h em MP, deu pra andar o parque inteiro. Contratamos um guia na porta do parque por US$ 50,00. Se estiverem em grupo pequeno, cm eu e meu amigo estávamos, convidem as pessoas para racharem o guia com vcs. Um grupo de 6 pessoas está de bom tamanho.

 

Nossa passagem de trem AC-Cuzco era para as 15:20. Deixamos o parque logo após as 14h, passamos no hostel pegamos as coisas e fomos para a estação. Para descerem de MP para AC não se preocupem. Tem ônibus saindo o tempo inteiro, a medida que enchem descem.

No planejamento pensei em pegar o trem até Ollantaytambo apenas e de lá pegar um táxi até Cuzco. Não cheguei a olhar isso lá, comprei a passagem de trem até Cuzco mesmo. Mas acho que dá pra fazer sim.

Machu Picchu é sensacional! Pode parecer bizarro, afinal, um lugar como aquele parece que vc chega lá, vê e fala, “ok, já vi... vamos embora?”. Mas não é isso, é muita história que há ali, um guia vale a pena para mostrar a cidade, os templos, e etc. Não dá pra saber se td é vdd, talvez ninguém nunca saberá. Mas vale a pena. Incrível pisar naquela cidade, ver onde aquilo foi construído, como foi construído e em tão pouco tempo (se não me engano em 40 anos). Enfim... Machu Picchu é foda!

 

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5º dia – Puno

 

Nosso ônibus para Puno saía de Cusco as 22h. Compramos a passagem antecipadamente na agência do hostel. Eles ganharam em cima da gente! Um táxi para a rodoviária sai por 5 soles, portanto se for comprar mais de uma e estiver com um pouquinho de tempo rola demais de comprar pessoalmente na rodoviária de Cusco. A empresa que faz é a Tour Peru (http://www.tourperu.com.pe), o ônibus não é leito porém é tranqüilo. Se assemelha aos da Pássaro Verde de MG e Pássaro Marron de SP. Não lembro se tinha ar, acho q tinha banheiro. É comum os ônibus lá não terem banheiro, independente do tamanho do percurso.

 

Chegamos a Puno ainda de madrugada, acho que 4 da manhã em ponto. Todos falavam que Puno é fria e realmente é. Não estava rachando, insuportável de frio. Mas era um frio respeitável. Na chegada da rodoviária vc irá se sentir uma estrela do futebol desembarcando. O assédio das agências de viagem chega a ser irritante. Decidimos ficar sentado um pouco e observar quem parecia ser mais confiável. Mas no fim das contas vc fecha por agências diferentes e vai junto no mesmo barco (passeio às Ilhas dos Uros). Na rodoviária uma dica. A rodoviária fica colada no lago Titicaca. O nascer do sol é incrível! Ele surge de dentro do lago. Foi uma das paisagens mais lindas que já vi até hoje, e com certeza nos rendeu uma das melhores fotos da viagem. Da parte de dentro da rodoviária, ao fundo, dá para assistir ao fenômeno, porém compensa demais sair e ir no pátio, onde os ônibus encostam. Ficamos com medo de sair da rodoviária e ir na orla. Mas dps vimos que é bem tranqüilo!

 

Puno é uma cidade bem pequena. O objetivo lá era apenas conhecer as ilhas flutuantes dos Uros. Deixamos as malas trancadas na agência na rodoviária que fechamos o passeio e fomos na praça central da cidade. Não tem nada demais lá, não perderão nada se não irem. Mas como o passeio ia demorar ainda, decidimos ir lá tirar umas fotos.

O passeio dos Uros é bacana. É legal ver como eles vivem e tal. Mas é só ver lá, conhecer e já ta de boa. Não há muito o que fazer. É uma parada quase que obrigatória, dura uma manhã e acaba na hora do almoço. Achei interessante.

 

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6º, 7º e 8º dias – La Paz

 

O planejamento inicial era visitar Copacabana e só depois irmos para La Paz. Porém, depois do passeio dos Uros e de termos almoçado, na rodoviária decidimos ir direto para La Paz. Achamos que o Titicaca já estava visitado e que não veríamos muita coisa a mais. Não sei se Copacabana é tão interessante assim, um turista argentino nos disse que se vimos Puno não haveria muito o que ver em Copacabana, já estávamos inclinados a ir pra La Paz logo, ouvir isso nos deu ainda mais motivação.

A viagem demora um pouco. O ônibus é caindo aos pedaços! Num determinado trecho não há ponte sobre o lago e atravessam o ônibus em cima de uma balsa e os passageiros em pequenos barcos. Dá um pouco de medo. Na estrada o motorista corria bastante. São essas e outras que fazem um mochilão pela América do Sul ser tão diferente dos na Europa. Andamos em meios de transporte um pouco inferiores aos TGVs... kkkk

 

Chegamos a La Paz por volta das 22h. A intenção era ficar no Loki, mas estava cheio, fomos de novo para o Wild Rover, que em La Paz também é bem legal tb (apesar dos chuveiros não manterem uma temperatura constante)! Tomamos um banho e fomos para o bar. Tomamos umas e outras e fomos para uma boate chamada Traffic. Depois que fecham o bar todo mundo vai pra lá. Lá vc simplesmente não vê bolivianos. Só gringo louco! Mas é bem legal a boate.

 

Na Bolívia tudo é mais barato do que no Peru. Nosso querido Real vale muito lá! Hospedagem, comida, bebida, balada, táxi... Se vc fizer a conversão e comparar com os preços do Brasil, não vai deixar de fazer nada! Kkk Inclusive, perto do hostel tem uma rua com loja da Levi’s, Benneton e um Shopping (Norte Shopping se não me engano). Acha-se coisas baratas por lá. Comprei algumas camisas da Levis com preço muito bom!!

 

La Paz é uma cidade bem peculiar e que odeio depois de ter visitado...kkk Tinha lido que é uma favela, mas não sabia que era tanto. É incrível! A cidade é muito mal cuidada, a maioria dos prédios são sujos e com as fachadas desmoronando. Mesmo na praça Murillo, principal praça da cidade, onde estão os prédios do presidente e etc, há prédios mal cuidados. A pobreza da Bolívia impressiona. Mas não é por isso que a odeio. Não tem como gostar de um lugar que não consigo respirar. La Paz é a capital mais alta do mundo, o que já torna respirar uma tarefa difícil. Mas piorar, juntar isso com frio e fumaça já é demais. A pobreza da Bolívia faz com que poucos tenham dinheiro para comprar um carro descente. Os carros são todos importados, em sua maioria do Japão. Mas importam carros usados, e já bem velhos. Os ônibus são da década de 50 e 60! A cidade é cheia de morro, quando um carro sobe uma ladeira quase que vc se perde em meio a fumaça! Respirar no frio, com baixa umidade, oxigênio escasso e muita fumaça e particulado em suspensão... Impossível!

 

Em La Paz a programação de passeios era o passeio Tiwuanako, Chacaltaya e Valle de la Luna. O Chacaltaya e Valle de la Luna não foi possível pois tinha que ter um grupo de 10 pessoas. Estávamos apenas em 4 e não conseguimos reunir mais pessoas.

O sítio arqueológico do Tiwuanako é bem interessante. É cercado de história. O povo que viveu ali data de +- 1000 aC. As escavações não estão muito avançadas ainda, porém acho que vale a pena. Cuidado com beber muito na noite anterior, no caminho chega-se a mais de 4000m de altitude! No ponto mais alto me deu dor de cabeça e enjôo...kkkkkkkkkkkkkkkkkk

 

La Paz foi tranqüilo. Como tivemos 3 dias e apenas um passeio programado não nos preocupamos muito com roteiro e horários. Fomos no mirante da cidade, tiramos fotos, compramos umas roupas de frio para Uyuni e jantamos num excelente restaurante. O hotel Rosário possui um bom restaurante. Li no meu guia que a truta de lá valia a pena conferir, e um brasileiro que estava com a gente que se liga mto em gastronomia já sabia dele tb. O prato com bebida e os 10% saiu por 93 bolivianos. Menos de 30 reais por um prato que numa grande cidade no Brasil não sairia por menos de 50.

 

Compramos roupas de frio por lá. A maioria das coisas que se vende na Bolívia é falsificada. Então é bom ficar esperto. Nas lojas que vendiam originais, as coisas não eram tão baratas assim. Minhas roupas de frio estavam dando conta. Só comprei uma jaqueta a prova d’água e que corta vento porque tinha capuz. Dei 240 bolivianos se não me engano, falsificada é claro. As lojas que vendem esse tipo de roupa, equipamento para escalada, ficam perto desse Hotel Rosário.

Uma dica: Para quem se hospedar no Wild Rover abuse da cozinha do hostel! Servem pratos deliciosos e por preços bem camaradas! Comodismo maior não há!

 

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9º, 10º e 11º dias – Salar de Uyuni e San Pedro de Atacama

 

Depois de Machu Picchu, ou talvez até junto com Machu Picchu, o Salar era um ponto alto da viagem. Montando o roteiro via fotos muito legais de lá! Mal podia esperar para ver aquilo!

Para chegar a Uyuni vc pode ir de ônibus ou avião. De avião vc pode comprar pelo site da companhia aérea, que se chama Amaszonas. De ônibus vc pode comprar a passagem pela internet (http://www.kanootours.com/ws/index.php/tours-by-place/uyuni-tupiza-south-west/la-paz-to-uyuni-tourist-bus-todo-turismo.html) ou deixar para comprar na agência de viagem do seu hostel. De ambas as formas vc chega em Uyuni a tempo de pegar a saída do passeio. Fomos de ônibus e compramos a passagem pela internet aqui do Brasil para garantir. Estávamos quase no fim do mochilão, e se atrasássemos iríamos ter que deixar de visitar algum lugar. A viagem não é muito boa. O ônibus é +-, a comida que servem tb não é lá essas coisas e as estradas ruins. Estava de noite, não dá pra ter certeza, mas acho que chegando em Uyuni dá uns 100km de estrada de chão.

 

Uma dúvida bem recorrente é qual agência escolher. Li o relato do Victor, dei uma pesquisada e decidi ir pela Colque Tours. Fechei o passeio em La Paz na agência da Colque. Porém acho que é bem de boa fechar em Uyuni mesmo. O ônibus chega a Uyuni bem cedo, acho que 6 da manhã. O passeio só sai as por volta das 10 da manhã. Uyuni é minúsculo, dá pra olhar as agências e ver qual vai querer escolher. Acho que quase td mundo do ônibus fechou lá msm. Com a Colque foi de boa. O carro era meio velho, algumas agências tinha uns carros mais novinhos...rsrs Me lembro que uma agência chamada Valle Hermoso Tours tinha uns carros bem mais novos... O nosso guia do 1º dia era bem gente boa, para os outros 2 dias mandaram um outro, que não era nada simpático. Mas sua falta de simpatia não chegou a comprometer.

 

O passeio dura 3 dias. O 1º dia é o dia do deserto de sal. Nevou muito dias antes do nosso passeio, o que bloqueou a estrada. O normal é dormir em um abrigo e partir para o 2º dia, isso não aconteceu com a gente. A gente visitou o salar e voltou para Uyuni, o que acabou sendo ótimo pois ficamos num hotel bom, com água e cama quentinha, TV e comida boa. Na noite do 2º para o 3º dia ficamos no abrigo normalmente. Esse é o ápice de frio da viagem! O abrigo mal tem eletricidade. Usei todas as minhas roupas de frio nessa noite, e ainda não fiquei confortável. À noite, aproveitando que tinha algumas camas vagas no quarto, pus tantos cobertores que mal conseguia me mexer na cama. No meio da noite acordei todo suado! Exagerei... Kkkk

 

Esse passeio vale muito a pena também!! O 1º dia vc vê o deserto de sal, nos outros 2 vc vê paisagens encantadoras na Cordilheira dos Andes. O passeio termina no Chile, em San Pedro de Atacama. Certifique-se que no pacote esteja incluso o transporte até San Pedro.

San Pedro é uma cidade muitíssimo aconchegante e peculiar! Tem um clima diferente, não dá pra explicar. Tem mtos gringos por lá, que inclusive passaram a viver lá... As construções da cidade são feitas de barro e o chão é de terra batida. Há mais restaurantes do que gente! As temperaturas são agradáveis durante o dia e um friozinho quase imperceptível à noite!

 

Chegamos na hora do almoço morrendo de fome. Tem um restaurante lá muito barato, que serve um PF gostoso e gigante. Não lembro o nome, mas acho que fica perto dos guichês que vendem passagem de ônibus. No Chile as coisas são mais caras do que no Peru e principalmente do que na Bolívia. Depois do almoço já tínhamos que nos apressar para fechar o passeio do Valle de La Luna que sai por volta das 15h. O passeio acaba já à noite, por volta das 18:30 e vale muito a pena! O pôr do sol que se vê do deserto do Atacama é simplesmente estupendo!

 

Logo quando chegamos em San Pedro já havíamos comprado nossas passagens para Calama. Mas quando estávamos jantando eu comecei a fazer campanha com meu amigo para ficarmos mais um dia em San Pedro. Ficamos em San Pedro apenas da hora do almoço até o início da noite. Realmente me encantei com aquele lugar, e queria ficar pelo menos 1 dia a mais. À noite tinha uma apresentação e jazz na praça e algumas outras atrações no lugar. Queria muito ter ficado! Mas ta bom tb...

Isso foi uma das coisas que mudaria na viagem, então... dica: Ao montar o roteiro, olhe San Pedro com carinho...rsrs

 

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12º, 13 e 14º dias – Iquique

 

Iquique não é um destino comum para quem faz a rota Peru-Bolívia-Chile. O principal motivo de nos fazer conhecer Iquique foi um vôo muito barato que achei para La Paz. Com as taxas, paguei 140 reais. Meu vôo de volta para o Brasil partia de Cuzco, então tinha que voltar todo o caminho que havia percorrido. Fazer tudo isso de ônibus seria ser um terror!

Uma coisa que não pensei quando montei o mochilão. Comprar o vôo ida e volta fica bem mais barato do que comprar ida e depois a volta partindo de cidades diferentes. Sem taxas, meu vôo ida e volta Rio-Cuzco saiu por 350 reais. Olhei para comprar só a ida e saia por mais de 1000 reais... Mas uma coisa que não pensei, é de comprar ida e volta para comprar mais barato e comprar o vôo de volta para o Brasil de um outro lugar para não precisar voltar todo o caminho. No meu caso compraria ida e volta pra Cusco e a volta partindo de uma outra cidade do Chile ou Argentina, perdendo de propósito o vôo de volta partindo de Cusco. Mas não sei cm isso funciona, é algo a se pesquisar.

Pegamos um ônibus de San Pedro para Calama, e de lá pegamos o ônibus que nos levou à Iquique. Aos que usam protetores auriculares para dormir sem ouvir ruídos, cuidado! Meu amigo fez isso e ao chegar ao nível do mar ficou com uma puta dor de ouvido!

O Chile é outro mundo perto de Peru e Bolívia. Portanto não se preocupem com alimentação, higiene, hospedagens e ônibus. Quase tudo é de excelente qualidade!

 

Iquique é uma cidade legal, eu gostei bastante de lá. Ao contrário de quase toda a viagem, as temperaturas são agradabilíssimas e temos oxigênio em abundância!! Ficamos no Backpackers Hostel, que é excelente! Clima aconchegante e muito bom para relaxar! Fica na beira da orla, que por sinal é muito bonita! Não deixem de ver um pôr do sol no Pacífico! Iquique possui uma zona franca bastante interessante. Dá pra comprar muita coisa lá a preços muito bons. Eletrônicos, roupas, perfumes... Tem muita coisa que realmente vale a pena! Comprei um celular pra mim e um para meu irmão. Comprei um Galaxy S4 a preço dos EUA! Dá pra fazer parapente também! Tem uma serra que praticamente circunda a cidade. É lá em cima que tem pista de parapente. Planejamos subir lá em cima para ver um pôr do sol, mas já estávamos cansados da viagem, gastamos mais do que planejávamos e havia muitas nuvens no céu naquele dia tb.

 

A praia não é boa pra tomar banho. A água é muito fria! As ondas são boas para surfistas, tanto que no hostel havia gente de toda parte do mundo que só tava ali pra pegar onda... Queria saber de que que esses caras vivem! rsrs

Iquique já era fim da viagem. Fizemos compras e relaxamos no hostel e na praia. Foi bom para finalizar a trip bem. Pegamos uma balada lá tb. Vale a pena, as mulheres do Chile são bonitas, nem se compara a Peru e Bolívia.

 

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14º, 15º, 16 e 17º dias – Volta: La Paz e Cuzco

No último dia em Iquique voltamos à zona franca para comprarmos umas coisas e depois pegamos nosso vôo para La Paz que saia as 16h. Chegamos em La Paz e nos hospedamos no Wild Rover novamente. A passagem de ônibus La Paz-Cuzco já havia sido comprada antes de irmos para Uyuni. No outro dia saímos bem cedo para encarar a longa viagem. O ônibus que nos levou até Puno era incrivelmente apertado. Todas as poltronas pareciam ter sido feitas para crianças de 12 anos. De Puno para Cuzco pegamos outro ônibus. Disseram-nos que tinha dado um problema no ônibus que tínhamos contratado, nos devolveram a diferença e nos colocaram num ônibus de qualidade inferior. Não queiram saber a qualidade do ônibus! Na passagem marcava incríveis 15 soles para uma viagem de 400 km! Imaginem as companhias de viagem... Tínhamos a opção de pagar mais caro e ir com uma empresa melhor, só que para Cusco as saídas eram só as 21h, e esse que a gente foi saía as 17h. Chegamos na hora do almoço em Puno e optamos por não ficar esperando tanto tempo na rodoviária sem ter o que fazer. Mas para quem for fazer o mesmo percurso recomendo comprar o melhor que sai à noite. Esse que pegamos chegou praticamente junto com os ônibus que partiam as 21h. Parava o tempo inteiro e é um serviço para quem realmente quer economizar. Não acho q vale a economia.

 

Chegamos a Cusco de madrugada e ficamos no Milhouse. Conhecemos uns brasileiros no início da viagem em Cusco que estavam no Wild Rover e que na noite anterior deram uma passada no Milhouse. Disseram que o bar estava bombando lá enquanto no Wild Rover já havia acabado a balada. Ficamos com isso na cabeça e no fim da viagem nos hospedamos lá para conhecer. E curti muito o Milhouse. É praticamente um palácio o hostel. Muito bacana! Embora no dia em que ficamos lá o bar não tava muito animado não... Mas o Wild Rover tb é excelente!

Acordamos no outro dia e tínhamos mais um dia inteirinho livre até nosso vôo que partia na manhã seguinte as 9h. A essa altura já estávamos saturados de visitas, fotos e caminhadas. Já queríamos voltar ao Brasil e as nossas vidas normais para juntar grana para um próximo mochilão, pois o primeiro havia sido inesquecível! Voltamos com paisagens sensacionais marcadas em nossas memórias, uma experiência incrível e histórias para uma vida inteira!

Conhecer Peru e Bolívia foi enriquecedor, pois me fez enxergar que, apesar dos inúmeros problemas, o nosso querido Brasil é maravilhoso! Apesar de tudo, é um país excelente para viver, trabalhar e alcançar o que vc se dispor a alcançar!

 

Se Deus quiser, o meu próximo será pelo Brasil, durante a Copa do Mundo! Estamos entre 2 roteiros, mas acho que devemos optar pelo que passa a maior parte do tempo no Nordeste. Começaremos em Fortaleza, depois Natal, João Pessoa, Recife, Maceió (ou Aracajú) e Salvador. Se conseguirmos ingresso, BH e Rio. Então, para vc que é das cidades do Nordeste que estão no roteiro, e, de alguma forma foi ajudado com esse relato antes da Copa... Se quiser dar uma moral oferecendo hospedagem seria muito bem vindo! Rsrs

 

Espero que tenha contribuído e retribuído o que consegui neste site.

 

Desculpe pela incapacidade de ser sucinto... rsrs

 

Abraço!

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Em AC me hospedei no Pirwa Hostel. Era um que tinha lido no meu guia de viagem e tinha referências. É tranquilo para passar uma noite e tal, arrumadinho, limpo e com água quente. Mas não tem nada demais. E o café da manhã não é muito bom. Para comer tinha só um tipo pão muito comum no Peru e Bolívia, geléia e banana...

O preço tem no site deles, mas é barato. Dá pra reservar online se quiser...

Águas Calientes tem muitas opções de hospedagem! Não precisa se preocupar com isso...

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