Ir para conteúdo

Torres del Paine - circuito "O" (completo) - março/2009

Posts Recomendados

• Membros
Oi Renato, td bem? Agora, vou falar por aqui, rsrsrsrs!

COMO vc conseguiu andar isso tudo com 30kg nas costas? E vc só levou macarrão instantâneo e comida de astronauta? Gente... A comida é uma coisa que está me deixando de cabelo em pé! Estou montando um cardápio praticamente surreal pra eu conseguir me manter alimentada. Eu peso 50kg! Se eu perder muitos quilos, deixo de existir!

Eu tô reservando mais da metade da minha mala pra comida (e para pilhas da câmera - hahaha o TrotaTorres me mata se ler isso!)

Vc parava para almoçar todos os dias? Ou só jantava?

Será que eu saio voando nos penhascos? hahaha (é sério!)

Como vou com uma galera aqui do site agora em março, a gente se programou para parar no Italianos ou Britânico... mas se a merda tiver grande (fechados), acho que vamos direto pra Los Cuernos mesmo... Quanto tempo vc fez com o seu pé "caindo"?

Banho, vc conseguiu tomar a partir de que dia? Conheceu alguma mulher / sabe como elas se viraram com esse detalhe?

O seu saco de dormir tem quais temperaturas conforto e limite? Um site que o RodrigoSchemes indicou diz que sacos de 0 até 20 + é suficiente. Isso é real? Porque uns dizem que não... outros que sim... Se for isso, nem preciso comprar outro...

Viu alguém usando rádio? Sabe se funciona?

Qual foi o gasto total da sua trip?

Valeuzzzzz (feliz natal e ano novo, rsss)

Oi Milena, tudo bem?

Que legal que vcs vão, o parque é maravilhoso! Vão em quantos?

Rsss na verdade eu arredondei o peso, não carreguei 30kg nas costas não... foram apenas 27,5kg! kkkkk No começo é terrível, não estava acostumado... minhas pernas doíam até p/ levantar e sair da barraca! rsss mas depois vc acostuma... ainda assim senti umas dores nos ombros que me obrigavama a parar de vez em qdo, mas tudo isso foi por falta de prática! kkkkk

Mas olha, acho que dá p/ fazer uma mochila mais leve pro percurso viu... Levei muita coisa que acabei nem usando no parque... metade das roupas que levei nem usei, garrafa términa que tb pesa eu não usei, fora as 2 câmeras digitais mais uma filmadora com todos os carregadores... exagerei na bagagem!

A parte das pilhas não tem jeito, tem que levar mesmo, lá nos acampamentos eles não deixam usar a rede elétrica p/ carregar baterias!

Alimentação... hummm foi só isso mesmo, dois miojos que eu acabei comendo crú por preguiça de cozinhas, e uns 5 Cup Nuddles que não são aquela maravilha mas salvam a pele... Qdo cozinhei foi só a noite mesmo, quando já estava acampado... durante o dia eu enganava o estômago com barras e mais barras de cereais e proteínas, chocolate, e muita água, mas aí vai de cada um, meu corpo reage bem com esse tipo de alimentação! O que ajuda tb é aquele carboidrato em pó que vc pode misturar na água, além de ficar gostoso dá uma reanimada no corpo! :D Perdi uns 4 kg! kkkkk Se o que te preocupa é alimentação, lembre-se que você pode comer em um dos refúgios em caso de emergência... Leva uma grana a mais para isso, caso precisar!!!

Vixe, vc é levinha mesmo! rssss Mas quanto aos penhascos e a ventania, tem hora que dá uns sustos mesmo, mas é só ficar atenta que não tem perigo... E como vc vai com mais gente as coisas ficam mais tranquilas!

Rsss meu pé estava "caindo" desde o 3o. dia... mas isso foi por vacilo meu, provavelmente por causa da bota encharcada dos primeiros dias... demorei bastante p/ fazer o trecho do Paine Grande - Vale do Francês - Los Cuernos, ficou puxado sem o acampamento Italiano e o Britânico... espero que vocês peguem eles abertos!

Vixe, banho... tomei banho do Dickson (2o. dia), acampamento Grey (5o. dia), Paine Grande (6o. dia) e no refúgio Torres (8o. dia). O chuveiro do Dickson é quase a céu aberto, cuidado com o frio! rsss os outros chuveiros são mais tranquilos, especialmente o do refúgio Torres! Conheci 3 mulheres (1 francesa sozinha e duas brasileiras) mas não entrei no detalhe dos banhos! kkkkkk Aaaah o estado de higiene dos chuveiros depende exclusivamente de... sorte! :shock:

Saco de dormir? Usei um "Inuit", da Alpen Pass, de 2 a 12 graus de conforto e -2 de limite extremo... Passei um pouco de frio uma noite apenas... Sobre isso, cada um fala uma coisa, porque uns sentem mais frio que outros... eu particularmente sinto muito pouco frio e peguei uns dias com clima agradável, fiz quase todas as trilhas de bermuda e camiseta... Mas se vc sente um pouco mais de frio talvez seja melhor um saco de dormir que aguente um pouco mais... Esse meu da Alpen Pass é bem confortável e compacto, gosto muito dele, e essa marca também possui um modelo que aguenta até -12 (Nunavut)... e os preços não são absurdos... já estou de olho nele... pro meu próximo destino, que talvez seja o Aconcagua (ai!) 8)

Acho que vi um guia usando rádio... mas não tenho certeza! rssss Sinal de celular, em nenhum lugar do parque! hahaha

Gasto total da trip? Aiaiai! A conta exaaaata eu não fiz, o que saiu caro mesmo foram as passagens até Punta Arenas... o resto saiu baratinho... tenho que ver as contas e aí te falo blz?

Ufa... espero ter ajudado! rssss

Um ótimo ano novo prá vc! E que vcs tenham uma ótima viagem! E leve bastante pilha mesmo, quanto mais fotos melhorrr! hehehe É um peso necessário!

Bjos

Link para o comentário
  • Respostas 84
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

• Membros

Renato,

Valeu pelas dicas. Estou indo pra lá fazer o W+(com uma possível esticada até o Acampamento Paso) no dia 03/01 e tenho algumas dúvidas:

1)Essas dúvidas dizem respeito aos item que você levou do Brasil ou comprou por lá (caso tenha levado do Brasil como foi para entrar no Chile, algum problema no Aeroporto/Fronteira) ?

_____a) Comida (aproveitando, vc lembra a marca do carboidrato e da proteína que levou?);

_____b) O fogareiro e combustível (tenho medo de levar o fogareiro e o bico não encaixar no refil que vendem lá, e medo de levar o refil e no avião disserem que sou um terrorista !!!);

2) Nos campings pagos você precisou de fazer reserva ou foi só chegando e montando barraca ?

3) Vou entrar no parque pela portaria Laguna Amarga por volta de meio dia. Qual acampamento você me indica: Las Torres, Chileno ou Torres ?

4) Realmente é sem chances usar a rede elétrica dos refúgios (minha máquina fotográfica funciona a bateria) ?

Obrigado pela ajuda e parabéns pela aventura ! Deve ter sido uma experiência e tanto fazer o que fez sozinho ...

Abraços,

Pedro Sales

obs: 1)Meu roteiro é:

.....01/01: BH -> BA ... BA -> Rio Gallegos

.....02/01: Rio Gallegos -> El Calafate (Compras de comida e algum equipamento que estiver faltando)

.....03/01: El Calafate -> TDP

...... --- 6 dias (Circuito W e mais o que der pra fazer)

.....08/01: TDP -> El Calafate

.....09/01: El Calafate ->El Chalten (Reabastecimento de comida)

..... ... 4 dias (Acampamentos Agostini, Poincenot e Piedra del Fraile)

.....12/01: El Chalten -> El Calafate

..... ... 1 dia (Passeio de barco "Todos los Glaciares")

.....14/01: El Calafate -> BA

..... ... 5 dias (Enchendo a mochila de Alfajores e Erva Mate)

.....18/01: BA -> BH

2) Espero que consiga responder antes que eu viaje ! heehehehe

Link para o comentário
  • Membros
Beleza Renato, gostei muito do relato, vai ser muito útil para montar o meu roteiro. Mas tenho algumas dúvidas ainda.

Pretendo viajar no final de setembro. Essa epoca é muito frio ainda ??? ::Cold::

Queria alugar os equipamentos de camping lá mesmo. Alguém sabe onde posso fazer isso e quanto custa ???

Abraço

Fala aí Danilo, tudo bem?

Hummm o tempo lá é a coisa mais difícil do mundo de prever... Depende um pouco da sorte para pegar uma janela boa de tempo, e lá quando esfria, esfria meeesmo! Não sei dizer se no final de setembro todos os acampamentos estão funcionando normalmente... Dá uma olhada no site www.verticepatagonia.cl para mais informações, eles são os responsáveis por alguns dos refúgios/acampamentos dentro do parque...

Aluguel de equipamentos de camping? Em Puerto Natales tem um grande número de empresas prestadoras de serviços desse tipo, mas eu não aluguei nada, não sei dizer sobre os preços...

Quanto a compra de equipamentos (as vezes vale mais a pena) uma ida a chamada "Zona Franca" de Punta Arenas é bem interessante, lá não há cobrança de impostos então você consegue alguns produtos mais baratos por lá... comprei lá meu fogareiro! Punta Arenas tem mais opções para compras e os preços são mais em conta do que em Puerto Natales, pelo menos p/ a compra de equipamentos...

Abraço

Link para o comentário
  • Membros
Renato,

Valeu pelas dicas. Estou indo pra lá fazer o W+(com uma possível esticada até o Acampamento Paso) no dia 03/01 e tenho algumas dúvidas:

1)Essas dúvidas dizem respeito aos item que você levou do Brasil ou comprou por lá (caso tenha levado do Brasil como foi para entrar no Chile, algum problema no Aeroporto/Fronteira) ?

_____a) Comida (aproveitando, vc lembra a marca do carboidrato e da proteína que levou?);

_____b) O fogareiro e combustível (tenho medo de levar o fogareiro e o bico não encaixar no refil que vendem lá, e medo de levar o refil e no avião disserem que sou um terrorista !!!);

2) Nos campings pagos você precisou de fazer reserva ou foi só chegando e montando barraca ?

3) Vou entrar no parque pela portaria Laguna Amarga por volta de meio dia. Qual acampamento você me indica: Las Torres, Chileno ou Torres ?

4) Realmente é sem chances usar a rede elétrica dos refúgios (minha máquina fotográfica funciona a bateria) ?

Obrigado pela ajuda e parabéns pela aventura ! Deve ter sido uma experiência e tanto fazer o que fez sozinho ...

Abraços,

Pedro Sales

obs: 1)Meu roteiro é:

.....01/01: BH -> BA ... BA -> Rio Gallegos

.....02/01: Rio Gallegos -> El Calafate (Compras de comida e algum equipamento que estiver faltando)

.....03/01: El Calafate -> TDP

...... --- 6 dias (Circuito W e mais o que der pra fazer)

.....08/01: TDP -> El Calafate

.....09/01: El Calafate ->El Chalten (Reabastecimento de comida)

..... ... 4 dias (Acampamentos Agostini, Poincenot e Piedra del Fraile)

.....12/01: El Chalten -> El Calafate

..... ... 1 dia (Passeio de barco "Todos los Glaciares")

.....14/01: El Calafate -> BA

..... ... 5 dias (Enchendo a mochila de Alfajores e Erva Mate)

.....18/01: BA -> BH

2) Espero que consiga responder antes que eu viaje ! heehehehe

Fala aí Pedro, tudo bem?

Muito legal seu roteiro, vai conhecer muita coisa por lá... eu por falta de tempo fiz só o TDP mesmo, mas pretendo ainda voltar lá e conhecer os arredores...

1A) Sobre alimentação, comprei lá mesmo 2 doses de carboidrato em pó da "Power bar" (acho que era de frutas cítricas), muito bom misturando com aquela água gelada de lá... A barras de proteínas, tudo slim, de chocolate, da "vo2". E algumas barras de cereais da nature valley... Não tive problema nenhum nos aeroportos!

1B) Se não me engano, não pode levar combustível e gás no avião... o fogareiro comprei junto com o gás lá no Chile mesmo, na Zona Franca de Punta Arenas, então não tive qualquer problema... para voltar deixei o gás na pensão em que eu estava, todo mundo larga lá! kkkkk

2) Não fiz nenhuma reserva em nenhum dos campings... só tive um pouco de dificuldade para achar lugar no "Los Perros", mas porque cheguei quase a noite, tava lotado, acabei ficando num lugar péssimo! Mas nos outros sem qualquer problema, é só não chegar muito tarde... Não sei como é agora lá, porque eu fui em março, já tem bem menos gente...

3) Se você fosse entrar logo cedo no parque e subir no mirante das torres logo de cara, o "Las Torres" seria uma boa opção, porque assim você pode largar todo o peso na barraca lá embaixo e subir até o mirante bem mais leve...

O "Chileno" fica no meio do caminho do mirante das torres, numa área bem mais elevada, perto de um rio, no meio das montanhas, parecia ser bem legal, e te dá a opção de ver as torres logo ao amanhecer do dia seguinte, muita gente faz isso... O "Torres" eu nem cheguei a passar por ele, ele fica bem próximo ao mirante... vc teria de subir quase o caminho todo com a mochilona nas costas!

4) A não ser que você fique hospedado no refúgio e no quarto tenha tomadas (não sei como é a estrutura dos quartos)... porque eles não deixam quem está acampado usar a rede elétrica... eles deixam até avisos na recepção que não pode, e prá não insistir! kkk Por isso mesmo poupei a bateria da minha filmadora, e levei 2 câmeras digitais, uma a pilha e outra a bateria, foi o único jeito!

Espero ter ajudado.... E boa viagem! Já tá chegando heim!

Abraço

Renato

Link para o comentário
  • 4 semanas depois...
  • 1 mês depois...
  • Membros
Oi Renato,

Obrigado pelas dicas, realmente me ajudou bastante. A viagem foi muito boa, só dei um pouco de azar em relação ao tempo em TDP pois peguei chuva e tempo muito nublado.

Já em El Chaltén foi tudo perfeito. Caso ainda não tenha ido eu recomendo. O lugar é maravilhoso !!!

Abraços

Pedro

Oi Pedro, tudo bem?

Desculpe a demora para responder, estava de férias, dessa vez meu destino foi o Aconcagua! :o)

Realmente o clima na patagonia no parque é uma incógnita, temos que contar coma sorte mesmo para conseguir uma janela boa...

Ainda quero conhecer El Chaltén!

Abraços

Link para o comentário
  • 6 meses depois...
  • Membros

Fala Renato!

Adorei seu relato!

Gostaria de tirar algumas dúvidas, pode ser?

Eu quero comprar uma barraca da Doite (himalaia 2) lá em Puerto Natales, vc acha que é fácil chegar lá e achar essas coisas pra comprar? tem bastante loja? vc acha que vale mais a pena alugar uma barraca ou comprar?

É trankilo achar esses equipamentos? posso deixar para comprar lá bujãozinho de gás para fogareiro, jaqueta? por acaso vc tem o endereço de alguma loja de equipamentos por lá? site de internet?

e em relação a comida? é mole achar coisas fáceis de cozinhar? tipo miojo etc?

muito obrigada desde já... vou em novembro desse ano.

Um grande abraço, ::otemo::

Aline Souza

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Membros
Fala Renato!

Adorei seu relato!

Gostaria de tirar algumas dúvidas, pode ser?

Eu quero comprar uma barraca da Doite (himalaia 2) lá em Puerto Natales, vc acha que é fácil chegar lá e achar essas coisas pra comprar? tem bastante loja? vc acha que vale mais a pena alugar uma barraca ou comprar?

É trankilo achar esses equipamentos? posso deixar para comprar lá bujãozinho de gás para fogareiro, jaqueta? por acaso vc tem o endereço de alguma loja de equipamentos por lá? site de internet?

e em relação a comida? é mole achar coisas fáceis de cozinhar? tipo miojo etc?

muito obrigada desde já... vou em novembro desse ano.

Um grande abraço, ::otemo::

Aline Souza

Oi Aline, tudo bem?

Desculpe a demora p/ responder...

Bom, sobre comprar alguns equipamentos por lá... Se possível tente comprar em Punta Arenas, pergunte pela "Zona Franca" (lá o comércio é livre de impostos) e lá você acha bastante coisa... Além disso, Punta Arenas tem uma variedade maior de lojas... Não tenho nenhum nome mas é só perguntar no albergue/pensão que você for ficar que eles te dão as dicas...

Deixar para comprar tudo em Puerto Natales é arriscado... além das coisas serem um pouco mais caras que em P. Arenas, será sua última chance de comprar, P. Natales é pequena e isolada de tudo... Eu fui para Puerto Natales precisando apenas de capa para minha mochila maior, e... não encontrei uma ideal, fui com uma improvisada que me complicou todo!

Acho que vale a pena comprar a barraca sim... Hummm interessante esse modelo! Preciso comprar uma nova...

As roupas e o gás você encontra fácil por lá... Aliás se você for de avião você nem pode embarcar com o gás (se não me engano), tem que comprar por lá mesmo... rs!

Em relação a alimentação... Levei tudo do Brasil... Te aconselho a fazer o mesmo, comer apenas as coisas que seu organismo já conhece e que você já sabe que não vai fazer mal... Lá no Chile comprei apenas alguns chocolates! :)

Vai em novembro? Fazer o trekking em TDP?

Caso eu possa ajudar em alguma coisa, é só falar!

Beijos.

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...