Membros de Honra renato5129 Postado Outubro 13, 2013 Membros de Honra Postado Outubro 13, 2013 (editado) Após alguns anos alimentando a ideia, finalmente pude caminhar por algumas trilhas na Patagônia. Desde que vi um programa sobre a Patagônia na década de 90 fiquei fascinado pela região. Quando comecei a gostar de trekking e vi as imagens de Chaltén, TDP, Nahuel Huapi, Dientes de Navarino, Los Alerces a vontade de trilhar aqueles caminhos só aumentou. Finalmente, depois de 3 anos, nesse verão conciliei as férias nos dois trabalhos. Tudo pronto, zarpamos pra Argentina, eu e minha esposa, que nunca tinha feito uma trilha na vida. Ficamos 4 dias em Buenos Aires pra relaxar um pouquinho e de lá partimos pra Calafate. Como o voo atrasou quase duas horas , por pouco não perdemos o ônibus pra Chaltén, mal tivemos tempo de deixar algumas coisas no hotel e comprar um cartucho de gás antes de subirmos no ônibus. A Alyne dormiu praticamente a viagem toda, acordando apenas quando eu a chamava pra mostrar alguma coisa às margens da estrada. Sentei na escada próxima ao motorista e agente foi tentando conversar, afinal meu portunhol é péssimo e ele de português não falava nada. E assim, na enrolação fomos “batendo papo”, ele me mostrou onde ficava o Glaciar Viedma e que há alguns anos ele não retraía tanto como agora e podia ser visto desde a estrada, diferentemente de agora que não conseguimos observar o glaciar desde a rodovia. As nuvens encobriam tanto o Fitz Roy quanto o Cerro Torre. Ao chegarmos na portaria do parque descemos para ouvir as orientações e conheci uma colega de busão: Sabrina, uma argentina que falava sem parar. Perguntou-me o que iríamos fazer e disse-lhe que iríamos até o Campamento Poincenot e de lá até Campamento De Agostine. Insistiu em nos acompanhar e eu com o pé atrás, pois ela carregava uma parafernalha que me dava a certeza da garota não conseguir chegar nem ao mirante do Rio de Las Vueltas. Compramos os últimos suprimentos e a menina no nosso encalço, a Alyne como é um anjo, dava toda atenção pra Sabrina que não parava de falar que tinha medo de acampar só, que não tinha bastão, precisava alugar sei lá o que... Eu já estava puto, paramos numa lanchonete pra comer qualquer coisa e a Sabrina tava de prosa com uns caras que a convidaram pra uma festa no dia seguinte. Ela falou que gostaria de ir, mas que iria acampar nessa noite. Terminamos de lanchar e ao colocar a mochila nas costas já com toda comida percebi o “trambolho” que carregava. No aeroporto, tinha pesado 19,5 kg, como tinha colocado mais comida e a água, devia estar beirando 24-25 kg. Levar a esposa pra uma trilha não tem preço, mas tem um pesiiiiiiinho! Toda a comida e todo o material de acampamento pra duas pessoas estavam comigo, além de 4 litros de água. A Mochila da Alyne estava com pouco mais de 8 kg. A argentina enrolou mais um pouco e após 15 minutos esperando-a sair de uma loja qualquer, acabamos deixando-a para trás e seguindo nosso caminho sozinhos. O início da trilha para o Fitz Roy é uma subida puxadinha e no meio desse trecho a Alyne estava abrindo o bico. Juro que acreditei que ela não conseguiria e já estava disposto a subir com minha mochila e voltar pra buscar a dela ou carregar a mochila dela dependurada no meu peito. Como a danadinha é orgulhosa, negou-se a passar por qualquer uma das situações e devagar venceu a subida. Depois desse trecho a trilha é plana e bem arborizada, bem fácil. Como íamos num ritmo fraco, levamos mais de 2 horas até a Laguna Capri, nessa hora o tempo já estava bastante coberto e os trovões anunciavam a chuva. Resolvemos armar o acampamento ali mesmo. Armamos a tenda e fomos cozinhar, mal acabamos de jantar e a chuva caiu forte, depois de me agasalhar, pois eu estava com um saco de dormir meio vagabundo, dormimos com o delicioso barulho da água caindo na barraca acordei duas ou três vezes durante a noite e pela manhã a chuva insistia em continuar. Esperamos até ás 13:00 horas e como ela não passava, resolvemos ir até o acampamento Poincenot. Não gosto de caminhar na chuva, mas desarmar ou armar acampamento nestas circunstâncias é muito pior. Umas 2 horas depois chegamos ao Poincenot, o acampamento estava cheio de barracas mas não havia ninguém fora delas. Escolhemos um local e levantamos a tenda, pulamos pra dentro dela e o tempo parou, acho que uma hora à toa dentro da barraca parece um dia inteiro, sem contar que a TNF Tadpole é apertadinha pra duas pessoas, principalmente quando um deles está com físico baleia. Estupefato de ficar preso, aproveitamos uma diminuída na chuva pra subirmos até a Laguna de Los Três, partimos por volta das 17:00 horas. Mas parece que São Pedro estava de sacanagem conosco. Passamos pelo acampamento Rio Blanco e ao iniciarmos a subida o tempo começou a abrir e a chuva diminuiu mais ainda, pra alimentar ainda mais nossa esperança de melhora no clima. Com muita chuva a subida fica chatinha, mas nada de outro mundo. Cruzamos com algumas pessoas que nos disseram que a visibilidade estava péssima, mas que estávamos com sorte, pois com o vento que soprava, o tempo deveria abrir bastante e teríamos uma visibilidade melhor que a deles. Doce ilusão, vimos o lindo azul da Laguna de Los Três por no máximo 10 segundos, foi só chegarmos lá no alto o tempo virou totalmente, a névoa cobriu tudo e não tínhamos nem 5 metros de visibilidade, o que era uma chuva moderada se transformou numa tempestade e o frio começou a castigar. Ouvi um estrondo enorme e tive certeza de se tratar de uma avalanche em alguma geleira próxima. Tratamos de nos mandar dali, pois o tempo estava horroroso. A descida foi um pouco complicada, a trilha ficou bastante escorregadia e a chuva cada vez mais impiedosa. Na descida passamos por um cara que vinha correndo morro acima apenas de bermuda e agasalho. Entramos no Campamento Rio Blanco e esperamos pra ver se a chuva dava uma diminuída, havia 4 pessoas conversando bastante lá, mas não trocamos nenhuma palavra. Depois de uns 30 minutos, como o tempo não melhorou, seguimos rumo ao Poincenot. Pulamos pra dentro da barraca e de lá só saí no outro dia já quase 11:00 da manhã, quando finalmente a água deu uma trégua. Como a Alyne ainda dormia aproveitei pra trocar ideia com alguns “vizinhos”. Conheci o Juan Pablo e o Santiago, ambos argentinos. O Santiago disse que tinha 5 dias que estava no Poincenot aguardando o tempo melhorar pra ter uma boa vista do Fitz Roy. O Juan Pablo estava lá há 3 dias. Eu não sou tão paciente e como o tempo continuava extremamente nublado, partimos em direção ao Campamento De Agostini. O caminho pelas Lagunas Madre e Hija e pelos bosques patagônicos é fantástico, e mesmo nublado as paisagens são fascinantes. O Cerro Torre também estava coberto pelas nuvens, e depois de mais um dia nublado e noite nublada, mas felizmente secos resolvemos voltar para El Chaltén, saindo do De Agostini por volta das 15:00 horas. No final da tarde, no caminho de volta à cidade, o tempo nos presenteou com uma boa visão do Cerro Torre e do Fitz Roy. Seria ruim ter passado quatro dias em El Chaltén e não ter visto nem a silhueta dessas montanhas. Achei o caminho para o De Agostini bem mais cênico que para o Poincenot. Chegamos em Chaltén já escurecendo e entramos na primeira hospedaria que encontramos. O preço não era lá essas coisas, mas o quarto estava excelente. Tomamos um banho quente demorado e caímos na cama. Acordei antes das 07:00, deixei a Alyne na cama e fui ver como estava o tempo. Certeza que São Pedro estava nos sacaneando: enquanto estávamos na trilha só chuva e nuvens, foi só dormirmos na cidade que o sol estava radiante e o céu completamente limpo. O Fitz Roy estava lá, mostrando-se perfeitamente lindo sem o seu manto de nuvens. Juro que tive vontade de botar a mochila nas costas e voltar à Laguna de Los Tres pra ver o bichão de perto. Como tinha combinado com a Alyne de voltarmos naquele dia pra Calafate desisti da ideia. Assim que Alyne acordou, tomamos café, um outro bom banho e fomos comprar a passagem. Antes de ir pra Torres Del Paine, ficamos três dias em Calafate pra descansar, secar as coisas encharcadas e lavar algumas roupas, mas acima de tudo tiramos esses dias pra conhecer o Perito Moreno. Continua... Editado Fevereiro 8, 2015 por Visitante Citar
Membros de Honra renato5129 Postado Outubro 13, 2013 Autor Membros de Honra Postado Outubro 13, 2013 TDP... Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.