Membros montanha montanha Postado Outubro 7, 2013 Membros Postado Outubro 7, 2013 Dia 06-10-2013 Saí do aeroporto de Pampulha em Bhte Mg.ás 12:30 hs,Cheguei em Vitória da Conquista ás 13:30 hs ,peguei um táxi valor de c$ 12,00 reais até a rodoviária .Deixei minha bagagem no guarda volume e sai pela cidade,consegui um hotel Andes proximo a rodoviária ,diária de c$ 40,00 reais ,comprei logo a passagem para o dia 07-10 -02013 ás 7.00 horas,empresa novo horizonte,valora da passagem c$ 20,00 reais.Seguimos viajem de ônibus até Brumado.Onde vc aguarda um outro ônibus da empresa Novo Horizonte para terminar o percurso. Cheguei em Rio de Contas ás 13,00 hs, onde almoçei um cardápio caseiro, 13,00 reais.Após o almoço fui visitar a capela no alto da montanha 01 hora de caminhada.a Pousada Maia diária de c$ 35,00 reais.quarto com tv,ventilador banheiro, fechei um pacote de 08 dias ,diária a 30 reais.o café de manhã muito bom.Após o café procurei me informar sobre de como conseguir alugar um cavalo,fui até uma fazendinha ,onde o armando me disse q a seca retirou seus animais para outro pasto distante.Meu objetivo era produzir um documentário sobre os povos da chapada diamantina. Dia 07-10-2013 ,ás 10:00 hs encontrei os montanhistas Rafael e Graziela os namorados ,grazi de Feira de Santana ,Rafael de Salvador.fomos almoçarmos juntos,tiramos fotos pela cidade e fomos a EcoTrilhas do amigo LÊ. Fechamos um pacote para subirmos o Itaobira por 60,00 reais por pessoa,Beto Gabriel,Rafael e Grazi com o guia LÊ.A saída estava marcada para as 7.00 horas do dia seguinte.enquanto aguardavamos a subida ao topo,fomos a cachoeira do fraga um roteiro próximo a cidade,tiramos fotos e nadamos um pouco, o lugar magnifíco.a noite fui a casa da dona moi onde ela prepara uma sopa de legumes e serve um café ,preço de 10,00 reais.ficamos na casa da Moi até as 21.00 horas,Rafael e Grazi foram dormir na casa do guia LÊ.Sobre o Rafael e Grazi,gostam de acampamento selvagem,estavam com as barracas nas costas,mas por esta noite dormiram na casa do guia.Inicio do pico do Itaobira,acordei as 5 hs, garoava muito nas montanhas,até as 7 horas a neblina tampava as montanhas,Enfim o guia LÈ com sua Rural 68,30 kilómetros de estrada de terra,passamos a ponte do coronel,passamos por um povoado fazendola,chegamos a base do itaobira,Começamos o ataque a Montanha,fomos atacando pela direita,uma vegetaçâo de flores,insetos,muitas orquídeas.bromélias,iniciamos a subida ás 10;00 horas,chegamos ao topo as 13.30 horas,Vencemos o Itaobira,iniciamos o retorno até o rural 68 e chegamos em Rio de Contas Ba ás 18:00 horas,fui a tia moi tomar a sopa e dormir tranquilamente.Dia 10-10-2013 ,acordei as 7:00 horas e fui ao trabalho do guia Lê,na ecotrilhas q fica em frente a pousada Maia,apareceu um outro Rafael um paulista,disse q queria subir o topo do Barbado,disse q tambem tinha um casal na cidade afim de subir o Rafael de Salvador e a Graziela de Feira de Santana,marcamos com o guia Lê Novamente,agora o destino topo da maior Montanha do nordeste o pico do Barbado.combinamos o preço 100,00 reais por pessoa,partimos com destino a Catolés de cima.120 kilometros de estrada,um distrito de Abaíra ,71 kilometros de estrada de terra e 46 kls de asfalto.pela BA 148.Na subida entre Catolés e Catolés de cima 5 kls ,demos carona a uma senhora com 03 crianças,acontecia uma festa em Catolés de cima , Montamos acampamento nas última casa de onde partiriamos no dia seguinte para atacar o Barbado,Do acampamento, Dona Maria cedeu gentilmente o quintal para acamparmos,fizemos uma fogueira e já com as panelas ao fogo ,fizemos um macarrao ,cozinhamos batatas doce e fomos dormirmos.o Rafael paulista nâo apareceu,dai ao amanhecer vi o nascer do sol,esperando o Rafael,Grazi e o guia LÊ Acordar,o guia optou em dormir na casa de dona Maria.11-10-2013 fomos de rural a catolés buscar o racho para subirmos o Barbado,após as compras no Rural 68 ,voltamos a base.Iniciamos o ataque as 9:00 hs,Partimos inicialmente por uma estrada Real até a forquilha nome dado a úm vale entre duas montanhas ,a montanha do elefante e a montanha do Barbado,estrada de pedras trilhas boa de subida porém íngreme.paramos na forquilha para descanço e lanche,ao pé do Barbado e olhamos para o mesmo,iniciamos a agreçao a montanha,atacamos pela direita,esquerda,escalaminhadas,ingremés,ingreme,ingreme,sempre subida escalaminhada ,enfim chegamos ao topo do maior pico do nordeste ,2058 mts.me senti por duas horas o homem mais alto do nordeste,MONTANHA BARBADO.VENCEMOS O BARBADO!!!!!!!!!!!!!! Iniciamos o retorno até a rural 68,total de subida 3;30 hs ,total de descida 2;30 horas,total 06 horas de caminhada.voltando a base dona Maria nos recebeu com um delicioso café,deixamos o Rafael e Graziela numa pousada em Abaíra,onde no outro dia as 5 horas partiria um ônibus para Salvador,Eu e o guia lê retornamos a Rio de Contas Ba,chegamos em Rio de Contas as 21:30 horas, tempo suficiente para um banho e fazer um lanche na pastelaria moura,porque a tia moi ja estava dormindo.Dia 12-10-2013 Fui a feira da cidade ,depois a lan house ,onde o guia lê me encontrou ,um passeio para as comunidades kilombolas,um casal de guanambi e duas moças de outra cidade q nao me lembro o nome,partimos com destino aos povoados ,32 reais por pessoa,e um almoço em mato grosso português na casa de uma portuguesa.paramos em bananal onde fui ao bar e tomei uma cachaça local,conversei com dona maria q ia a uma festa na barra ,fui até a casa de dona maria benzedeira de benzeu as duas moças,tirei fotos com autorizaçao de dona maria, por ser num dia de sabado a maioria das pessoas da comunidade estavam na feira vendendo seus produtos.partimos então para a Barra ,onde compramos licores de jabuticabas e cocada .seguimos para mato grosso português ,almoçamos,fomos ao mirante,depois passamos pela ponte do coronel e seguimos para a fazenda vaccaro último destino do passeio,fazenda vaccaro ,campings ,25 reais por pessoa.enfim termino aqui meu relatos, me descupem os erros de português, pois sou apenas Montanhista e trilheito,sem rumo, Largado.abraços. Citar
Membros titobosco Postado Setembro 5, 2014 Membros Postado Setembro 5, 2014 zooorraaa brother, foi massa seu relato! simples objetivo e bem natural mesmo! Umas duvidas: é realmente preciso um bom preparo físico para subir o Itobira ou é de leve? o Barbado é muito perigoso? Tenho medo de altura em determinados pontos, e ví que vc fez escalaminhada, logo, é mesmo assim pode ir de boa e confiar na equipe? Pretendo fazer estes caminhos em março do ano que vem. Tem contato do Lê para tirar mais duvidas? Muito obrigado brother! Citar
Membros montanha montanha Postado Fevereiro 17, 2015 Autor Membros Postado Fevereiro 17, 2015 ola tito, o lê vc pesquisa em ecotrilhas,rio de contas ba,todos conhecem o lê por la, grande camarada ,conheci o lê e sua familia. Citar
Membros montanha montanha Postado Abril 26, 2015 Autor Membros Postado Abril 26, 2015 [flickr][/flickr]fotos Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.