Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Postado

Dia 06-10-2013 Saí do aeroporto de Pampulha em Bhte Mg.ás 12:30 hs,Cheguei em Vitória da Conquista ás 13:30 hs ,peguei um táxi valor de c$ 12,00 reais até a rodoviária .Deixei minha bagagem no guarda volume e sai pela cidade,consegui um hotel Andes proximo a rodoviária ,diária de c$ 40,00 reais ,comprei logo a passagem para o dia 07-10 -02013 ás 7.00 horas,empresa novo horizonte,valora da passagem c$ 20,00 reais.Seguimos viajem de ônibus até Brumado.Onde vc aguarda um outro ônibus da empresa Novo Horizonte para terminar o percurso. Cheguei em Rio de Contas ás 13,00 hs, onde almoçei um cardápio caseiro, 13,00 reais.Após o almoço fui visitar a capela no alto da montanha 01 hora de caminhada.a Pousada Maia diária de c$ 35,00 reais.quarto com tv,ventilador banheiro, fechei um pacote de 08 dias ,diária a 30 reais.o café de manhã muito bom.Após o café procurei me informar sobre de como conseguir alugar um cavalo,fui até uma fazendinha ,onde o armando me disse q a seca retirou seus animais para outro pasto distante.Meu objetivo era produzir um documentário sobre os povos da chapada diamantina. Dia 07-10-2013 ,ás 10:00 hs encontrei os montanhistas Rafael e Graziela os namorados ,grazi de Feira de Santana ,Rafael de Salvador.fomos almoçarmos juntos,tiramos fotos pela cidade e fomos a EcoTrilhas do amigo LÊ. Fechamos um pacote para subirmos o Itaobira por 60,00 reais por pessoa,Beto Gabriel,Rafael e Grazi com o guia LÊ.A saída estava marcada para as 7.00 horas do dia seguinte.enquanto aguardavamos a subida ao topo,fomos a cachoeira do fraga um roteiro próximo a cidade,tiramos fotos e nadamos um pouco, o lugar magnifíco.a noite fui a casa da dona moi onde ela prepara uma sopa de legumes e serve um café ,preço de 10,00 reais.ficamos na casa da Moi até as 21.00 horas,Rafael e Grazi foram dormir na casa do guia LÊ.Sobre o Rafael e Grazi,gostam de acampamento selvagem,estavam com as barracas nas costas,mas por esta noite dormiram na casa do guia.Inicio do pico do Itaobira,acordei as 5 hs, garoava muito nas montanhas,até as 7 horas a neblina tampava as montanhas,Enfim o guia LÈ com sua Rural 68,30 kilómetros de estrada de terra,passamos a ponte do coronel,passamos por um povoado fazendola,chegamos a base do itaobira,Começamos o ataque a Montanha,fomos atacando pela direita,uma vegetaçâo de flores,insetos,muitas orquídeas.bromélias,iniciamos a subida ás 10;00 horas,chegamos ao topo as 13.30 horas,Vencemos o Itaobira,iniciamos o retorno até o rural 68 e chegamos em Rio de Contas Ba ás 18:00 horas,fui a tia moi tomar a sopa e dormir tranquilamente.Dia 10-10-2013 ,acordei as 7:00 horas e fui ao trabalho do guia Lê,na ecotrilhas q fica em frente a pousada Maia,apareceu um outro Rafael um paulista,disse q queria subir o topo do Barbado,disse q tambem tinha um casal na cidade afim de subir o Rafael de Salvador e a Graziela de Feira de Santana,marcamos com o guia Lê Novamente,agora o destino topo da maior Montanha do nordeste o pico do Barbado.combinamos o preço 100,00 reais por pessoa,partimos com destino a Catolés de cima.120 kilometros de estrada,um distrito de Abaíra ,71 kilometros de estrada de terra e 46 kls de asfalto.pela BA 148.Na subida entre Catolés e Catolés de cima 5 kls ,demos carona a uma senhora com 03 crianças,acontecia uma festa em Catolés de cima , Montamos acampamento nas última casa de onde partiriamos no dia seguinte para atacar o Barbado,Do acampamento, Dona Maria cedeu gentilmente o quintal para acamparmos,fizemos uma fogueira e já com as panelas ao fogo ,fizemos um macarrao ,cozinhamos batatas doce e fomos dormirmos.o Rafael paulista nâo apareceu,dai ao amanhecer vi o nascer do sol,esperando o Rafael,Grazi e o guia LÊ Acordar,o guia optou em dormir na casa de dona Maria.11-10-2013 fomos de rural a catolés buscar o racho para subirmos o Barbado,após as compras no Rural 68 ,voltamos a base.Iniciamos o ataque as 9:00 hs,Partimos inicialmente por uma estrada Real até a forquilha nome dado a úm vale entre duas montanhas ,a montanha do elefante e a montanha do Barbado,estrada de pedras trilhas boa de subida porém íngreme.paramos na forquilha para descanço e lanche,ao pé do Barbado e olhamos para o mesmo,iniciamos a agreçao a montanha,atacamos pela direita,esquerda,escalaminhadas,ingremés,ingreme,ingreme,sempre subida escalaminhada ,enfim chegamos ao topo do maior pico do nordeste ,2058 mts.me senti por duas horas o homem mais alto do nordeste,MONTANHA BARBADO.VENCEMOS O BARBADO!!!!!!!!!!!!!! Iniciamos o retorno até a rural 68,total de subida 3;30 hs ,total de descida 2;30 horas,total 06 horas de caminhada.voltando a base dona Maria nos recebeu com um delicioso café,deixamos o Rafael e Graziela numa pousada em Abaíra,onde no outro dia as 5 horas partiria um ônibus para Salvador,Eu e o guia lê retornamos a Rio de Contas Ba,chegamos em Rio de Contas as 21:30 horas, tempo suficiente para um banho e fazer um lanche na pastelaria moura,porque a tia moi ja estava dormindo.Dia 12-10-2013 Fui a feira da cidade ,depois a lan house ,onde o guia lê me encontrou ,um passeio para as comunidades kilombolas,um casal de guanambi e duas moças de outra cidade q nao me lembro o nome,partimos com destino aos povoados ,32 reais por pessoa,e um almoço em mato grosso português na casa de uma portuguesa.paramos em bananal onde fui ao bar e tomei uma cachaça local,conversei com dona maria q ia a uma festa na barra ,fui até a casa de dona maria benzedeira de benzeu as duas moças,tirei fotos com autorizaçao de dona maria, por ser num dia de sabado a maioria das pessoas da comunidade estavam na feira vendendo seus produtos.partimos então para a Barra ,onde compramos licores de jabuticabas e cocada .seguimos para mato grosso português ,almoçamos,fomos ao mirante,depois passamos pela ponte do coronel e seguimos para a fazenda vaccaro último destino do passeio,fazenda vaccaro ,campings ,25 reais por pessoa.enfim termino aqui meu relatos, me descupem os erros de português, pois sou apenas Montanhista e trilheito,sem rumo, Largado.abraços.

• 10 meses depois...
  • Membros
Postado

zooorraaa brother, foi massa seu relato! simples objetivo e bem natural mesmo!

Umas duvidas: é realmente preciso um bom preparo físico para subir o Itobira ou é de leve?

o Barbado é muito perigoso? Tenho medo de altura em determinados pontos, e ví que vc fez escalaminhada, logo, é mesmo assim pode ir de boa e confiar na equipe?

Pretendo fazer estes caminhos em março do ano que vem. Tem contato do Lê para tirar mais duvidas?

Muito obrigado brother!

• 5 meses depois...
  • 2 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...