Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Postado

A Chapada Diamantina é gigante e há possibilidade de percorrê-la se hospedando em diversas cidades. Como eu tinha pouco tempo, fiquei 4 dias no Vale do Capão. Fui com uma amiga em período de baixa temporada, o que foi ótimo!

De Salvador até lá, pegamos um bus às 23:00 da Rápido Federal (Salvador – Seabra), desembarcando em Palmeiras, aproximadamente às 5:00 (R$ 63,00 + tx. Embarque). De Palmeiras ao Vale, há o serviço de van (R$ 10,00) e a viagem dura aproximadamente 40 min.

Ficamos hospedadas na Pousada Lendas do Capão, que é uma delícia. Não fica muito próxima da Vila, mas vale à pena pela estrutura da pousada, além da simpatia da equipe e do ótimo café da manhã. Para quem não quer gastar muito, existem muitas opções de pousadas, inclusive mais próximas da Vila.

No primeiro dia fizemos somente o Riachinho, que é uma cachoeira bacana, principalmente à tarde (pôr do sol), próxima da Vila (5 km). Para chegar, utilizamos o serviço de moto-taxi, que é o meio de transporte mais comum.

À noite, jantar no Casa das Fadas, que fica mais distante da Vila (4 km). É um bom restaurante e os proprietários são muito bacanas.

No segundo dia, fizemos um passeio maravilhoso para Gruta do Torinha (caminhada de aprox.. 1:30 h dentro de uma gruta), Pratinha (mergulho – flutuação dentro de uma gruta, que é pago à parte R$ 20,00) e por do sol no Morro do Pai Inácio (R$ 5). Acho que as entradas da Torinha e Pratinha custam em torno de R$ 25 cada. Para estes passeios é necessário contratar um carro. Fechamos com o Hugo da Florestal Ecoturismo, que é muito atencioso e simpático: https://www.facebook.com/pages/Florestal-Ecoturismo/159817407555796 (florestalecoturismo@gmail.com)

Jantamos na Vila, numa pizzaria que trabalha somente com dois sabores de pizza (vegetariana): uma salgada e uma doce. Muito boa.

No último dia, fomos até a Cachoeira da Fumaça. Fechamos com o guia Fábio (75) 3344-1160, que foi ótimo conosco. Recomendo! Saímos às 10:00 e retornamos aprox. às 17:00 h. Dica: muito protetor solar!

Recomendações: não há banco e sequer caixa eletrônico no Vale. No mercadinho, os clientes do Bradesco (se não me engano) conseguem efetuar saques. Não são todos os locais que aceitam cartão. O mercado e a pizzaria aceitam. Não deixem de dar uma olhada nos produtos locais que são vendidos no mercado, em especial os sabonetes, que são ótimos (boa opção de lembranças). Experimente o pastel ou a coxinha de palmito de jaca e tire suas próprias conclusões dessa comida local. Vá com muito tempo, pois há muito para conhecer. Eu pretendo voltar. 

::otemo::

• 4 anos depois...
  • Membros
Postado

Ola bom diaaaaew!!

Muito pratico seu roteiro, mas me tira uma duvida que fiquei. Estamos indo daqui uns dias e pra fechar o roteiro do capao fiquei na duvida do Riachinho, essa trilha e o dia todo ou da pra faze em algum periodo do dia(so pela manha ou so pela tarde)? Da pra fazer a da fumaca e descer para o riachinho pegar o fim de tarde? Pelo roteiro estaremos de carro alugado entao facilitara o percurso.

Vlwww, obrigado!!!

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...