Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros de Honra
Postado

Olá!

A melhor dica é ir com alguém que já a tenha percorrido ou conheça a região. Existem diversos caminhos secundários e, sem habilidades ou costume com trilhas mais selvagens não é difícil se perder por lá. Sempre tem gente caminhando por lá, fique de olho. Procure contato com clubes de montanha ou grupos de excursionismo, acho que não será difícil arranjar companhia.

Se for usuário de GPS com proficiência, pode usar também a tracklog deste percurso para se orientar: http://pt.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=3941274

Abraço!

• Silnei featured this tópico
  • 5 anos depois...
  • Respostas 22
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

• 1 ano depois...
  • Membros
Postado
Em 28/09/2013 em 02:30, gvogetta disse:

Salve Augusto!

Essa mega pernada que você sugeriu já tem nome: Travessia "Bolinha-Bairro Alto via Ciririca". Realmente uma baita travessia, programa para uns 4 dias bem puxados, isso andando rápido. Atualmente vários têm feito parte desta proeza, que é o trecho "Bolinha-Ciririca-Dilson", uma versão vitaminada da tradicional "Bolinha-Dilson" e que consiste em partir da Fazenda Bolinha passando pelos cumes do Ciririca, Sirizinhos, Luar, Cerro Verde e Itapiroca (alguns esticam do Itapiroca pro Caratuva antes de descer) e concluem no Dilson, mais pela questão da logística facilitada pelo planalto.

Em junho, no feriadão de corpus christi fiz uma outra "variante" neste trecho, mas que não passa pelo Ciririca... É a Travessia "7C" (7 Cumes), que sai da Fazenda Bolinha e sobe a serra, passando pelos cumes do Camapuã, Tucum, Cerro Verde, Itapiroca, Caratuva, Taipabuçu, Ferraria e depois descamba serra abaixo pela crista leste do Ferraria (variante relativamente nova), encontrando a Trilha da Conceição perto da ponte quebrada do Rio Cotia. O ponto em que as trilhas se cruzam (crista leste do Ferraria x Trilha da Conceição) é marcado por um pequeno poste de madeira com um pneu enfiado nele, num pequeno barranco. Não tem erro. No trecho final desta travessia, ao rumar para o Monte Ferraria, encontramos o Divanei e o Dema e daí concluímos juntos a pernada. Vide relato dele AQUI. Em breve devo publicar o meu.

Lembro que a variante antiga de ligação entre o Monte Ferraria e o Caminho do Cristóvão, que descia pela encosta norte, via Rio Ferraria, está praticamente fechada, mas ainda praticável por quem conhece o caminho.

Logo teremos novidades naquela área pois há planos de abrir uma variante nova pela encosta noroeste do Guaricana, aí as opções de saída serão duas, uma por cima, pelo planalto, perto da Represa do Capivari e outra por baixo, via planície litorãnea, pelo Bairro Alto, via Trilha da Conceição.

No que tange à COPEL, acho difícil que eles interfiram muito na trilha. As intervenções deles se limitam ao trecho de estrada, até a ponte quebrada.

Se alguém for picado por uma cobra perto da Janela da Conceição, por exemplo, mais fácil tentar sair pelo planalto e conseguir transporte via BR-116, muito mais fácil e rápido do que enfrentar o caminho de retorno até o Bairro Alto, de onde ainda haverá um longo trecho de estrada até chegar na civilização. Em Campina Grande do Sul, por exemplo, há hospital de emergência bem equipado e sempre dotado de todos os tipos de soros.

Já na área da Janela da Cotia e Discoporto, a saída mais rápida é pelo Bairro Alto mesmo, mas ali não existe atendimento de urgência. O socorro terá que ser feito em Cacatu ou em Antonina, a 11 ou 33 Km pela rodovia, respectivamente.

Abraços!

Fala, beleza!

Sobre intervenções da Copel na picada: pouco antes do Carnaval 2024 foi feita uma roçada de responsa na picada do Cristóvão (não sei até que altura) e, por coincidência, toda a faixa lindeira das torres de alta tensão também tava roçada. A picada tava lisinha. Mas, por outro lado, a entrada pro Ferreiro tava coberta por aquela capoeira morta rebaixada.

Sobre atendimento depois de picadas: o Hospital Angelina Caron, em Campina Grande, sei que atende picadas. Fiz uma operação de retirada de tumor em 28/12/01 e, perto do meu quarto, tava o quarto de um mulek mordido de jararaca. (Coincidentemente, 28/12/23 foi minha primeira vez no Ferraria.)

Essa Travessia Bolinha-Bairro Alto deve ser muito inseine! Um dia quero ter físico pra fazê-la de ataque! Agora no dia 3, vulgo sexta-feira, saí da Bolinha às 0h00, fui até o Itapiroca, e de lá passei pelo Taipa-Ferraria-Ferreiro, para concluir no IAT do PP às 19h09. Assim que eu conseguir postar no insta e no YT, deixo os links aqui. Por enquanto, segue o trakclog:

https://pt.wikiloc.com/trilhas-trekking/travessa-das-fazendas-circular-taipa-ferraria-ferreiro-196824075

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...