Membros de Honra Otávio Luiz Postado Agosto 7, 2012 Membros de Honra Postado Agosto 7, 2012 Mas tem umas liners mais grossinhas... Eu tenho uma da Lorpen, só não sei o modelo. Ela parece uma meia normal, não é fina como as de coolmax, serve para expulsar o suor e esquentar o pé também. Claro, quem vai realmente esquentar é a meia grossa, externa, mas esse liner ajuda. Citar
Membros de Honra trauco Postado Agosto 7, 2012 Membros de Honra Postado Agosto 7, 2012 Essa questão de transporte depende de uma diferença de umidade entre os dois lados em contato com o liner, se não existir, ele não é capaz de transportar, não importa o material do liner, a menos que ele não seja passivo. Os liners de coolmax que eu tenho variam desde um que veio "casado" com a meia de lã e é extremamente fino e pouco flexivel (ruim para ajustar no pé) até um conjunto que parece meia social. O Fininho funciona bem mas a falta de flexibilidade não deixa ele bem ajustado no pé durante um dia de caminhada, os outros são mais confortáveis. Eu comecei a alterna-los com meias kendal pra canela porque no final das contas, ambos são feitos de poliester e provem o transporte de umidade pois não a absorvem, as meias tem a vantagem de proteger a canela contra inchamentos mantendo uma pressão controlada reduzindo o impacto geral da caminhada. Além disso, elas levam o transporte de umidade até abaixo do joelho. Citar
Membros de Honra gvogetta Postado Agosto 8, 2012 Membros de Honra Postado Agosto 8, 2012 Essa questão de transporte depende de uma diferença de umidade entre os dois lados em contato com o liner, se não existir, ele não é capaz de transportar, não importa o material do liner, a menos que ele não seja passivo. ... Olá Trauco! É isso mesmo! Se a camada exterior não for capaz de absorver a umidade que vem de "dentro", pelo liner, de nada este adiantará. Eu gosto desses liners da Solo (Veloce) justamente porque não é tão fino e ajusta bem no pé, não fica "escorregando" ou "pegando" como já vi pessoas reclamarem. Além disso ajudam a manter os pés sem o famoso "chulé"... Abraço! Citar
Membros de Honra murillus Postado Agosto 20, 2012 Membros de Honra Postado Agosto 20, 2012 meias de neoprene... alguem ja usou ? Citar
Membros de Honra gvogetta Postado Agosto 21, 2012 Membros de Honra Postado Agosto 21, 2012 meias de neoprene... alguem ja usou ? Olá Murillus, Sim, já, mas apenas para mergulhar ou andar de caiaque... Para caminhar esquenta muito. Abraço! Citar
Membros de Honra rafael_santiago Postado Outubro 22, 2012 Membros de Honra Postado Outubro 22, 2012 Li quase tudo o que foi postado aqui e gostaria de falar da minha experiência como usuário frequente e trilheiro de longas distâncias. Há quatro anos uso só meias Selene Trekking e elas sempre atenderam bem, são confortáveis, mantêm meus pés secos e sempre aguentaram bem o tranco. Já vi meia Lorpen abrir o calcanhar com poucos finais de semana de uso intenso. O único problema com as meias Selene é quando eu pego chuva forte ou por acidente enfio o pé na água e ela molha. Por ter algodão, ela demora dias para secar. Se eu não tiver um par seco de reserva, o atrito da meia molhada causa vários pequenos ferimentos nos pés, além de possíveis bolhas. E aí dá-lhe esparadrapo! Por isso, estou partindo para meias 0% de algodão. Vou começar pelas mais em conta, como Quechua Forclaz 500 e Solo Endurance. Quando conseguir testá-las em longas caminhadas e com chuva, volto aqui para dizer como elas se comportaram. Uso botas Nômade Titã e Finisterre. Citar
Membros de Honra gvogetta Postado Outubro 22, 2012 Membros de Honra Postado Outubro 22, 2012 Olá Rafael! Boa! Mas acredito que mesmo com meias 0% de algodão o problema de bolhas e ferimentos com o atrito gerado por meias molhadas não seja resolvido 100%. Creio que neste caso a única solução efetiva (ou ao menos perto de 100% já que existem variações de pele e sensibilidades) seja mesmo a utilização de um par de meia liner fina, de textura mais lisa por baixo da meia grossa. Isso eu já testei várias vezes (molha-se muito os pés nas caminhadas aqui na serra do mar, frequentemente cruzando-se rios), com minha Finisterre, e posso afirmar que praticamente eliminou estes problemas. Abraço! Citar
Membros de Honra Otávio Luiz Postado Outubro 23, 2012 Membros de Honra Postado Outubro 23, 2012 Rafael, eu uso as Forclaz 500 e tem me atendido bem. Pés secos e sem bolhas. Se bem que acho que as bolhas são causadas pelo calçado, não pela meia... E até agora estão inteironas, e olha que faço uso itenso delas, costumo ir para o trabalho a pé e gosto de usá-las por causa do conforto. Citar
Membros de Honra gvogetta Postado Outubro 23, 2012 Membros de Honra Postado Outubro 23, 2012 ... acho que as bolhas são causadas pelo calçado, não pela meia... Olá Otávio! Se fosse o calçado, pelo menos no caso relatado pelo Rafael, como explicar o surgimento de ferimentos/bolhas somente com os pés molhados? Não se pode atribuir o problema (ou dele eximir) apenas um dos seus componentes. Pode-se falar em preponderância. Na verdade o problema surge por uma combinação de fatores, nunca é somente a meia ou só o calçado. Até o pé do usuário pode (com um calo, por exemplo) ser fator preponderante para o surgimento de ferimentos. Um ponto de atrito irregular no calçado (como uma costura saliente), uma dobra na meia ao calçar a bota ou tênis ou alguma calosidade/saliência/deformidade no próprio pé do usuário poderiam ser facilmente lembrados e invocados individualmente como fatores preponderantes para o surgimento de bolhas, mas nunca seriam o único causador. Geralmente, na ausência destes fatores, como na situação narrada pelo Rafael, há um outro fator, externo, que afeta o coeficiente de atrito no trinômio calçado + meia + pé, que é a umidade. Daí o fator pé molhado - seja pelo seu próprio suor ou por umidade externa que penetre o calçado (travessia de curso d'água ou mesmo chuva, por exemplo) - geralmente ser o fator desencadeador de bolhas. Quando um destes fatores se exacerba como no caso da umidade citado, que altera as características físicas da pele tornando-a ao mesmo tempo mais rugosa e frágil, assim como altera da mesma forma a micro textura superficial do tecido da meia, essa combinação acaba por favorecer o aumento do atrito entre a pele do pé, a meia e a parede interna do calçado. Precisa-se então compensar isso de alguma forma melhorando algum dos "outros" fatores, sendo o mais fácil deles a meia, substituindo-a por uma de textura mais lisa e que retenha menos água. É muito mais fácil modificar a textura/material da meia do que a da pele ou a do calçado. Aproveitando o ensejo, uma técnica antiga de "melhorar" a pele (impermeabilização/textura/sensibilidade) seria a aplicação abundante de vaselina em pasta (sólida), artifício que usei muito na época em que fui militar e também ja vi muitos corredores usarem. Se não resolvia totalmente o problema protelava bastante a formação das bolhas. O único inconveniente era a sensação de estar "escorregando" dentro do coturno. Abraço! Citar
Membros de Honra Otávio Luiz Postado Outubro 24, 2012 Membros de Honra Postado Outubro 24, 2012 Tá bom, tá bom... E olha que eu entendo de andar com os pés molhados, graças a minha bota Titã que molha até com garoa... Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.