Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros de Honra
Postado

Mas tem umas liners mais grossinhas... :mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Eu tenho uma da Lorpen, só não sei o modelo. Ela parece uma meia normal, não é fina como as de coolmax, serve para expulsar o suor e esquentar o pé também.

Claro, quem vai realmente esquentar é a meia grossa, externa, mas esse liner ajuda.

• Membros de Honra
Postado

Essa questão de transporte depende de uma diferença de umidade entre os dois lados em contato com o liner, se não existir, ele não é capaz de transportar, não importa o material do liner, a menos que ele não seja passivo. Os liners de coolmax que eu tenho variam desde um que veio "casado" com a meia de lã e é extremamente fino e pouco flexivel (ruim para ajustar no pé) até um conjunto que parece meia social. O Fininho funciona bem mas a falta de flexibilidade não deixa ele bem ajustado no pé durante um dia de caminhada, os outros são mais confortáveis. Eu comecei a alterna-los com meias kendal pra canela porque no final das contas, ambos são feitos de poliester e provem o transporte de umidade pois não a absorvem, as meias tem a vantagem de proteger a canela contra inchamentos mantendo uma pressão controlada reduzindo o impacto geral da caminhada. Além disso, elas levam o transporte de umidade até abaixo do joelho.

• Membros de Honra
Postado
Essa questão de transporte depende de uma diferença de umidade entre os dois lados em contato com o liner, se não existir, ele não é capaz de transportar, não importa o material do liner, a menos que ele não seja passivo.

...

Olá Trauco!

É isso mesmo! Se a camada exterior não for capaz de absorver a umidade que vem de "dentro", pelo liner, de nada este adiantará.

Eu gosto desses liners da Solo (Veloce) justamente porque não é tão fino e ajusta bem no pé, não fica "escorregando" ou "pegando" como já vi pessoas reclamarem. Além disso ajudam a manter os pés sem o famoso "chulé"... :mrgreen:

Abraço!

• 2 semanas depois...
  • Membros de Honra
Postado
meias de neoprene... alguem ja usou ?

Olá Murillus,

Sim, já, mas apenas para mergulhar ou andar de caiaque... Para caminhar esquenta muito.

Abraço!

• 2 meses depois...
  • Membros de Honra
Postado

Li quase tudo o que foi postado aqui e gostaria de falar da minha experiência como usuário frequente e trilheiro de longas distâncias.

Há quatro anos uso só meias Selene Trekking e elas sempre atenderam bem, são confortáveis, mantêm meus pés secos e sempre aguentaram bem o tranco. Já vi meia Lorpen abrir o calcanhar com poucos finais de semana de uso intenso.

O único problema com as meias Selene é quando eu pego chuva forte ou por acidente enfio o pé na água e ela molha. Por ter algodão, ela demora dias para secar. Se eu não tiver um par seco de reserva, o atrito da meia molhada causa vários pequenos ferimentos nos pés, além de possíveis bolhas. E aí dá-lhe esparadrapo!

Por isso, estou partindo para meias 0% de algodão. Vou começar pelas mais em conta, como Quechua Forclaz 500 e Solo Endurance. Quando conseguir testá-las em longas caminhadas e com chuva, volto aqui para dizer como elas se comportaram.

Uso botas Nômade Titã e Finisterre.

• Membros de Honra
Postado

Olá Rafael!

Boa!

Mas acredito que mesmo com meias 0% de algodão o problema de bolhas e ferimentos com o atrito gerado por meias molhadas não seja resolvido 100%. Creio que neste caso a única solução efetiva (ou ao menos perto de 100% já que existem variações de pele e sensibilidades) seja mesmo a utilização de um par de meia liner fina, de textura mais lisa por baixo da meia grossa. Isso eu já testei várias vezes (molha-se muito os pés nas caminhadas aqui na serra do mar, frequentemente cruzando-se rios), com minha Finisterre, e posso afirmar que praticamente eliminou estes problemas.

Abraço!

• Membros de Honra
Postado

Rafael, eu uso as Forclaz 500 e tem me atendido bem. Pés secos e sem bolhas. Se bem que acho que as bolhas são causadas pelo calçado, não pela meia...

E até agora estão inteironas, e olha que faço uso itenso delas, costumo ir para o trabalho a pé e gosto de usá-las por causa do conforto.

• Membros de Honra
Postado
... acho que as bolhas são causadas pelo calçado, não pela meia...

Olá Otávio!

Se fosse o calçado, pelo menos no caso relatado pelo Rafael, como explicar o surgimento de ferimentos/bolhas somente com os pés molhados?

Não se pode atribuir o problema (ou dele eximir) apenas um dos seus componentes. Pode-se falar em preponderância. Na verdade o problema surge por uma combinação de fatores, nunca é somente a meia ou só o calçado. Até o pé do usuário pode (com um calo, por exemplo) ser fator preponderante para o surgimento de ferimentos.

Um ponto de atrito irregular no calçado (como uma costura saliente), uma dobra na meia ao calçar a bota ou tênis ou alguma calosidade/saliência/deformidade no próprio pé do usuário poderiam ser facilmente lembrados e invocados individualmente como fatores preponderantes para o surgimento de bolhas, mas nunca seriam o único causador. Geralmente, na ausência destes fatores, como na situação narrada pelo Rafael, há um outro fator, externo, que afeta o coeficiente de atrito no trinômio calçado + meia + pé, que é a umidade. Daí o fator pé molhado - seja pelo seu próprio suor ou por umidade externa que penetre o calçado (travessia de curso d'água ou mesmo chuva, por exemplo) - geralmente ser o fator desencadeador de bolhas.

Quando um destes fatores se exacerba como no caso da umidade citado, que altera as características físicas da pele tornando-a ao mesmo tempo mais rugosa e frágil, assim como altera da mesma forma a micro textura superficial do tecido da meia, essa combinação acaba por favorecer o aumento do atrito entre a pele do pé, a meia e a parede interna do calçado. Precisa-se então compensar isso de alguma forma melhorando algum dos "outros" fatores, sendo o mais fácil deles a meia, substituindo-a por uma de textura mais lisa e que retenha menos água. É muito mais fácil modificar a textura/material da meia do que a da pele ou a do calçado.

Aproveitando o ensejo, uma técnica antiga de "melhorar" a pele (impermeabilização/textura/sensibilidade) seria a aplicação abundante de vaselina em pasta (sólida), artifício que usei muito na época em que fui militar e também ja vi muitos corredores usarem. Se não resolvia totalmente o problema protelava bastante a formação das bolhas. O único inconveniente era a sensação de estar "escorregando" dentro do coturno. :mrgreen:::lol4::

Abraço!

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...