Ir para conteúdo

Os pioneiros estão sumindo e o conceito esvaindo

williantg

Posts Recomendados

• Membros

Tenho percebido e constatado um grande desvio no fórum que anda fazendo com que os pioneiros na arte de viajar barato se afastem daqui levando com eles as informações preciosas que possuem.

Mochilar é a arte de viajar barato certo? Ou me enganaram esse tempo todo???

Ainda não estou certo se estes estão debandando por vergonha (o que eu duvido) ou por desilusão (o que eu aposto) com o que fizeram com a imagem de mochileiro.

Vasculhando no fórum recentemente, é muito mais fácil de encontrar relatos de gente que "mochilou" internacionalmente usando pacote de viagem do que gente que foi até a praia de carona.

Como diria meu falecido avô: isso é como fazer cortesia com o chapéu dos outros!

Para um mochileiro de verdade de quê adianta um relato que o saldo de gastos final possui mais números que o próprio consegue sequer acreditar.

Uma situação ainda pior que eu descobri é que os diferentes estilos mochileiros estão se afastando. O fórum que era um local ideal para reunir todos que viajam de modo econômico(seja lá como for o meio) não está conseguindo seu objetivo pois o público que possui uma situação financeira acima da mochilagem está vindo para o fórum somente para poder "conseguir" a "medalhinha de mochileiro" e mostrar pros amigos.

Vão me perguntar o que eu vejo que me leva a ter certeza do que eu falo e a resposta está pronta: Os andarilhos voltando a catalogar info nos blogs, os caroneiros se fechando em grupos inacessíveis de redes sociais para não prejudicar a atividade, os nômades simplesmente esquecendo da internet, os mateiros publicando info velha para não ter "gente" detonando a natureza de novos locais descobertos, etc...

Citar nomes e pessoas é como implorar por briga.... ainda mais com essa "nova leva de usuários"... e desses o que eu mais quero, assim como os que já se foram, é distância. Mais radicalmente falando e embasando as idéias na sabedoria da natureza: um câncer somente se propaga se estiver em contato com células boas então, para preservar as células boas o melhor é afasta-las das células más.

Machuquei muitos egos por aí?? Agora aqui vão minhas desculpas:

Me desculpem os novos membros que aqui chegam com boa vontade e com as idéias corretas. Tenho certeza que se vocês, que leem isto agora, são destes nem vão ligar para o que eu escrevi e num futuro não muito distante vão se unir aos que estão indo.

Me desculpem aos que vieram pegar a "medalhinha de mochileiro" mas não creio que é legal ostentar o título de Marechal (se não sabe o que é joga no Google) sem ao menos ter o nome na listagem de convocados para a guerra. Aliás, eu acho que em alguns casos essa situação se torna até patética.

Me desculpem o staff do fórum por colocar mais um tópico que vai inchar a base e não surtir efeito informativo a que se destina o fórum.

Agora chega de escrever... deixa eu montar meu bivake de Adamantium que eu vou precisar pra sobreviver à enxurrada de críticas que virão agora...

W

Link para o comentário
  • Colaboradores

Williantg,

Fórum com pouca gente é uma m... mas é bom, já fórum com muita gente é bom mas é uma m...

Comecei a frequentar o fórum a pouco tempo, uns 3 ou 4 anos, sempre atrás de informações sobre equipamentos em geral. No ano passado, meio que vencido pelo cansaço resolvi me cadastrar, contudo só comecei participar falando algo no mês passado. Creio que é muito pouco tempo, acho que nem tenho tempo de fórum (ou tão pouco moral), pra ficar indignado com nada.

Tento contribuir um pouco passando dicas de alguns lugares que conheço um pouco, em especial daquelas coisas óbvias que a gente sempre esquece... p. ex. estava no final do inverno e Puerto Natales, com aquela maldita dor de cabeça, daquelas que um pouco de vicky na testa antes de dormir faz milagre e para descobrir como comprar algo assim?! Outro dia eu estava respondendo como ir de Puno a Cusco, bem detalhado avião de juliaca, trem de luxo, ônibus turistico ou ônibus convencional, quando me acendeu uma luz, pôh... Cusco//Machu Picchu [para] Puno//Titicaca esse é uma das rotas mais manjadas de mochileiros/turismo da América do Sul, para não dizer do Mundo, pq eu estou perdendo meu tempo com isso?!?!?! Já devem ter respondido, comentado, relatado, planejado, etc... mas de mil vezes só aqui no mochileiros.com.

Não vou mentir, os sites que mais uso para planejar as viagens são: Google.com.br // Yahoo.com.br (e-mail)... claro que sempre pego dicas aqui, mas na grande maioria das vezes vindo do Google. Cansa... cansa... é mais fácil colocar uma pergunta e esperar a resposta... sim, é bem mais fácil... mas não é para mim, preciso de informação, chegar num lugar e fazer um tour sem poder perguntar algo além para o guia, ou discutir política e economia com um taxista é uma viagem incompleta. As vezes acho um pouco de exagero, mas quando uma amiga formada em turismo me ligou para tirar dúvidas para um cliente que estava indo viajar, pensei... vale a pena!!!

O que falta aqui é o que falta no mundo... ir para a rua berrar e reclamar todo mundo vai... um, dois, três dias... agora para levantar e ir para a rua tomar o poder e comandar o negócio, ai já não dá... falta é ação... o mundo anda passivo demais.

Amigo, só para não te decepcionar na tua esperança de ouvir criticas... sim... eu vou de "Puno para Cusco pela Peru Rail" por que eu gosto é de luxo... kkkkkkkkk... brincadeiras a parte, tirei leite de pedra, inverti todo o roteiro, penhorei o potinho de comida do cachorro, só para poder realizar esse capricho... Inclua na tua lista os malucos que andam de camiseta furada, economizam até não poder mais na viagem, mas sempre se permitem alguma extravagância.

Link para o comentário
  • Colaboradores

Isso tudo é por causa de um carinha da novela que está Fantasiado de Mochileiro ::otemo::

Alguns outros acham que aqui é que nem a CVC ! Já chegam querendo informação,existe o botão pesquisar !

Depois postam no relato, odiei a comida de não sei onde, fomos jantar e acabamos comendo uma pizza, o Burguer King me salvou... se quer comer comidinha da mamãe , fique em casa e pronto. O mundo é muito mais que isso.

Lembro de antigamente, quando ia de trem para Vitória, de lá para Guarapari, 10 dias no camping, miojão, grana curta, curtição e tudo mais, eu era apenas chamado de " louco" . Hoje tem uns que vão para resort e acham que é mochilão, somente porque levam as roupas na cargueira. :mrgreen:

Não é questão de quanto gastar ou gastou, é como o viajante vive aquele momento ! Viver de forma independente é a melhor coisa que existe, por isso, um conselho para outros que vão começar a viajar agora, experimente outras culturas, viva nem que seja 1 minuto como os locais, respeite os costumes, a comida, o modo de vida e tudo mais. Afinal, somos bem diferentes na visão de pessoas de outras regiões.

Editado por Visitante
Link para o comentário
  • Colaboradores

Sem querer polemizar, não posso concordar com o que foi dito.

Mochileiro é questão de espírito, não de quanto se gasta. Uma coisa nada tem a ver com a outra.

Não é porque vou todo fim de semana para praia grande de carona que serei mochileiro.

Mas com certeza se coloco a mochila nas costas e viajo o mundo serei mochileiro sim, independente de quanto gastar. Mochileiro não é um destino, não é o que se come, onde se dorme, qual o meio de transporte. Mochileiro é o desejo da aventura, dos lugares novos. Com luxo ou comendo pão com manteiga, tanto faz.

Aquele que viaja, mesmo na maior dureza e que não vê o novo na sua vida, não é mochileiro. Mochileiro é sempre esperar e aguardar pelo novo em sua vida, é um estado de espírito.

Abraços,

Link para o comentário
  • Colaboradores

Concordo com a frase "Mochileiro é questão de espírito, não de quanto se gasta".

Isso pra mim resume tudo.

Até difícil ser 100% mochileiro no conceito que vc busca. Já fiz viagens baratas com orçamento apertado e mochila nas costas e já fiz viagens 5 estrelas. Deveria eu então apenas compartilhar "conhecimentos" da minha fase "mochileiro de verdade"? Acho injusto. Até pq volta e meia jogo a mochila nas costa, outras prefiro minha mala e gastar à vontade.

Viajar é uma arte e só realmente "viaja" quem tem espírito mochileiro, indo para a cidade vizinha ou para o outro lado do mundo, gastando R$ 50 ou R$ 50.000, não importa. O que vale é a mente aberta e sem preconceitos que o mochileiro verdadeiro tem.

Mas reconheço que o termo talvez seja mal empregado, talvez o forum tenha sido criado apenas para "mochileiros full-time". Por isso me intitulo de "viajeiro", este conceito sim, não deixa dúvidas.

Isso me lembrou um pequeno diálogo no filme "The Way - O Caminho", que retrata o Caminho de Santiago de Compostela. A certa altura do filme os personagens principais discutem o que seria um peregrino de verdade. Seria aquele que dorme ao relento, faz sua própria comida, etc, ou todos os outros que percorrem o caminho, mesmo dormindo em hotéis, também são peregrinos? Vê-se claramente que a "forma" não importa, sim o espírito.

Link para o comentário
  • 3 semanas depois...
  • Membros de Honra

williantg

Mochilar nada tem a ver com gastar pouco e sim de vc mesmo montar sua viagem necessitando o menos possível de agencias e operadoras de turismo.

Realmente de um tempo pra cá apareceu o público turístico ao Mochileiros, pois essa gente entendeu que pode pesquisar e viajar sem gastar tanto como faziam se entregando aos serviços e pacotes de agencias. Claro que nosso site é aberto a todo tipo de pessoas e cabe a nós, mostrar a eles que se pode cada vez mais se livrar do tradicional. Não vejo como ruim a integração dessas pessoas que estão buscando melhorar seu estilo de viagem, até porque essa sempre foi uma de nossas propostas.

É claro que há gente que não busca os mesmos ideais, mas esses acabam se afastando por si só, quando percebem que as informações aqui postadas não atendem seus objetivos.

Outro ponto, é que muita gente que postava aqui como ''mochileiro econômico'', hoje em dia tem família e as coisas se tornam mais complicadas mesmo.

De qualquer forma, não estou discordando do seu ponto de vista. Bacana escrever o que sente ::cool:::'>

Abraço,

Leo

Link para o comentário
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
  • Criar Novo...