Membros Don_ Postado Março 11, 2009 Membros Compartilhar Postado Março 11, 2009 Olá, pessoal! Recentemente fiz uma viagem pelo Brasil. Moro em Fortaleza, mas sou gaúcho. Como muitos sabem, a BR 116 começa em Fortaleza mesmo, Ceará, e termina em Jaguarão, Rio Grande do Sul, já na divisa com Uruguai. A idéia inicial era percorrer todos os quase 4500 quilômetros da BR pegando carona na estrada. Pois bem. Estudante de jornalismo quase formado, aproveitei a oportunidade da viagem para escrever um livro sobre o percurso, suas belezas e dificuldades. Ele ainda está sendo escrito em detalhes. Foram 18 dias na estrada, pegando carona, conversando com pessoas, conhecendo algumas cidades. Passei por Minas maravilhado com tantas belezas naturais. O mesmo aconteceu em Teresópolis, RJ. Foram tantas as histórias! Só para citar uma, peguei carona com uma ambulância, lá em Feira de Santana. O carinha era da região da Chapada da Diamantina e havia parado no posto na vinda de Salvador, onde deixou uma criança no hospital. Conversamos e acertamos uma carona até outro posto mais seguro e mais perto. Foram 80 quilômetros de intensa emoção. A ambulância com a sirene ligada e tudo e o carinha rodando a mais de 140 por hora, ultrapassando os caminhões de dois em três de uma vez só. As carretas pareciam estar paradas no acostamento (risos). A crise financeira afetou todos os setores, sobretudo os transportes (caminhoneiros). Cheguei em SP e a confusão tava formada. Aproximadamente 2 mil caminhões esperavam por carga lá e, sendo assim, eu também não conseguia mais continuar a viagem. Ainda fiquei 3 dias e nada de ajuda. A partir de SP, continuei a aventura de ônibus mesmo, mas não sem antes passar sufoco em Curitiba. Fiquei três dias e duas noites lá, tentando continuar a viagem de carona e nada, num frio medonho. Chegar no final da viagem foi emocionante! Espero que tenham gostado. Alguém já fez uma aventura similar? Abraço! Don 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros natysairaf Postado Março 12, 2009 Membros Compartilhar Postado Março 12, 2009 Nossa! Você deve ter muitas boas histórias pra contar! Tô começando a fazer viagens agora e é muito motivador ler relatos como o seu! Assim que o seu livro ficar pronto, dá um toque! Bjos Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Don_ Postado Março 12, 2009 Autor Membros Compartilhar Postado Março 12, 2009 Naty, Foi uma aventura e tanto sim. Estou começando a montar o livro, relatar os fatos. Pode parecer um pouco filosófico, mas receber comentários como o seu também são motivadores para as próximas aventuras. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros natysairaf Postado Março 13, 2009 Membros Compartilhar Postado Março 13, 2009 Fico feliz! Espero q vc continue fazendo cada vez mais e mais viagens maravilhosas! Bjos Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros BetoPira Postado Março 15, 2009 Membros Compartilhar Postado Março 15, 2009 Muito bom viajar de carona! Fiquei até meio saudoso... O seu relato me fez lembrar de várias viagens de carona e à pé que fiz por esse Brasilzão no fim dos anos 90... incluindo uma que durou 3 meses pelo sertão de Minas e Bahia... eita saudade! Esse tipo de viagem tem um quê de investigação "cultural-histórico-sociológica" que me fascina. No Brasil vc ainda tem oportunidade de viajar no tempo conhecendo modos de vida, pessoas, e locais que são verdadeiras relíquias. Parabéns pela aventura! até, Beto 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Don_ Postado Março 16, 2009 Autor Membros Compartilhar Postado Março 16, 2009 É exatamente isso, Beto! :'> Viajar pegando carona e caminhando é algo que só quem o fez sabe o valor que tem. É uma viagem espiritual, eu diria, onde nos confrontamos não apenas com as milhares de coisas que vemos e experiência que temos, mas acima de tudo, com nós mesmos. Naty, Muitas outras viagens ainda virão, inclusive as tuas. Abraço, aventureiros! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Janis_du_Folle Postado Março 20, 2009 Membros Compartilhar Postado Março 20, 2009 Olá! Deve ter sido uma viagem e tanto... Eu sou de SP mas atualmente estou morando em Tibau do Sul - RN. Agora em abril quero ir pra Bahia e um dos meus sonhos seria fazer isso de carona, porém sou mulher e não tenho cia. Tbm nunca fiz isso... Acho que vc deve ter algumas dicas pra me dar... não? Coisas como, onde vc pedia carona... qual era a abordagem... E principalmente se é MTO perigoso assim mulher sozinha. Qual seu e-mail pra contato? o meu é vivi.aqifucs@gmail.com Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Don_ Postado Março 25, 2009 Autor Membros Compartilhar Postado Março 25, 2009 Janis, Poisé... Viajar pegando carona na estrada não é lá uma coisa tão segura, muito longe disso. É perigoso, sim, mas com manha e atenção dá pra fazer a viagem sim. O ideal, Janis, é conseguir uma companhia legal pra ir, para dar mais segurança e tornar a aventura mais divertida. Eu, por exemplo, tive que fazer essa loucura só, mas as próximas certamente serão acompanhadas. Meu contato é marciodornelles@ig.com.br Qualquer coisa, é só avisar. Abração! Don Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros rafaelbsantos Postado Março 28, 2009 Membros Compartilhar Postado Março 28, 2009 Muito bom esse seu relato, poxa esse livro pra quem gosta de viajar deve ser muito bom de ler tambem planejo uma viagem muito legal, e claro ja penso em relatar tudo pra depois colocar aqui os amigos no mochileiros.com tem ajudado muito Abraços Parabens pela iniciativa Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Membros Don_ Postado Abril 5, 2009 Autor Membros Compartilhar Postado Abril 5, 2009 Rafael, Quando eu terminar o livro (publicado ou não), certamente avisarei sobre e, se possível disponibilizarei. O Mochileiros.com é um excelente ambiente para trocar experiências. Que viagem fará? Forte abraço! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.