Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Postado

Sempre aproveitei muito as dicas aqui do Mochileiros e agora resolvi dar minha contribuição!

Resolvemos ir para Ushuaia no inverno (primeira quinzena de agosto) com a intenção de aproveitar a beleza da cidade com todos os passeios de inverno e ainda aprender a esquiar, usando uns 4 dias nesse intuito pra "aprimorar a técnica".

A CIDADE: ::Cold::

A paisagem de lá é realmente belíssima e bastante única (pelo menos para brasileiros que não estão lá muito acostumados com neve). A cidade fica colada na cordilheira dos andes, ao nível do mar. Na verdade é onde a cordilheira "termina" encontrando o Canal de Beagle, já quase na passagem de Drake que é o final do continente americano. Logo, a visão dos picos íngremes e escarpados congelados (em qualquer época do ano) é admirável.

O frio no inverno é grande, logo, pra quem não está acostumado, a roupa básica pra botar o pé na rua (e esquiar) é a seguinte: camisa segunda pele (lá eles chamam de primeira pele...) um suéter parrudo (ou dois se preferir) e um casaco impermeável forrado (impermeável por causa do vento e da neve); calça segunda pele (ou meia calça mesmo...) uma calça de moletom (ou outra meia calça mais grossa) e a calça por cima, se for na rua pode ser jeans mesmo, para esquiar calça impermeável; meia grossa, tênis ou bota com solado largo, cachecol e touca! É meu amigo, 12 peças só pra botar a cara no vento! Mas se for pegar um taxi para ir num restaurante, não precisa se preocupar, os lugares são todos aquecidos e pra uma corridinha pro taxi e outra pro restaurante só precisa de um casaco e uma calça (com meia calça!). Dá pra comprar as peças na cidade, mas os preços não são tão bons. Comprei duas "segunda pele" no Carrefour e a luva de esqui na DDT da San Martin (a mais barata). O resto eu levei emprestado. Dependendo da quantidade de dias de permanência dá pra alugar ou comprar, comparando os preços.

Aliás, os preços na cidade (passeios, restaurantes e roupas) são realmente salgados na alta temporada (os passeios são praticamente 50% mais caros que na baixa). E a alta temporada dura de 6 julho a 6 setembro e de 6 dezembro a 6 fevereiro (aproximadamente), logo, bote uma ratoeira no bolso! Os locais valorizam bastante o real e o dólar, e os caixas eletrônicos realizam saques com cartão de crédito desbloqueado, então pode se planejar! ::quilpish::

OS PASSEIOS:

Canal de Beagle:

Passeio de barco "obrigatório" para quem vai à região. Passa por pequenas ilhas onde se aglomeram animais do local. Uma ilha com muitos leões marinhos (cheiro bastante forte quando o barco está contra o vento). Outra com gaivotas e cormoranes que são aves parecidas com pingüins mas voam! Outra deserta onde se pode dar uma caminhada e bater fotos e a última do farol cartão postal de Ushuaia. É muito bonito, mas na minha opinião a visão mais bonita é a da cidade na saída do porto com o Glaciar Martial no fundo. No verão ainda é possível avistar uma pinguineira lotada. No inverno os pingüins são raros, pois estão em lugares mais "quentes", é verdade...

Parque nacional da terra do fogo:

Belíssimo parque com a natureza local preservada, árvores perenes e sazonais, vegetação de turfas e alguns animais como a raposa vermelha (muito comum e avistável facilmente por turistas), cisnes, castores (avistável no verão) e coelhos silvestres. Esses dois últimos são considerados uma praga pois foram trazidos por colonizadores europeus e não têm predadores naturais na região, logo, se reproduziram enormemente degradando a vegetação da região.

A vista dos lagos da região também é maravilhosa, vale a pena a visita, porém, é mais um lugar onde no verão pode-se aproveitar mais os passeios, pois as trilhas são abertas e consegue-se ter acesso a muitas outras belezas do local.

Glaciar Martial: É um lugar de trilhas no verão e no inverno basicamente esqui, porém vale a pena subir de teleférico no inverno para admirar a vista de Ushuaia e do Glaciar (por volta de 30 reais p/p). Falarei mais sobre ele no item esqui...

Centros Invernales:

Como o nome diz são os locais próximos à cidade que oferecem atividades de inverno, entre eles o Terra Mayor, Las Cotorras e o Harwen. Eles oferecem o esqui de fundo que é basicamente caminhada com esqui. Fizemos um dia inteiro de esqui de fundo que, além de permitir a apreciação da vista maravilhosa dos centros invernais ainda te dá confiança no uso de esquis com imensa facilidade (o calcanhar é solto) e com uma hora de aula você já consegue percorrer as pistas de até 10km da região! Nós fomos nos Las Cotorras (Ushuaia Blanca) e valeu a pena demais! Um macete é fazer a atividade apenas com segunda pele e o casaco forrado impermeável, levando um suéter e outra segunda pele para trocar, pois você sua bastante! Há também atividades como caminhada com raquetas que são pequenas pranchas arredondadas que se coloca no pé para poder caminhar mais "facilmente" sobre a neve fofa, não tem muita graça, mas é legal experimentar. Tem também motos de neve, trenó com cachorros e patinação no gelo.

Nos centros invernales encontra-se o Cerro Castor que é uma estação top de esqui, equipes da Europa treinam neste local quando está no verão do hemisfério norte, falarei mais sobre ele quando falar sobre esqui...

Neve e Fogo:

Bem, esse é um passeio clássico noturno para variar o ambiente. O nome varia de acordo com o centro invernal que fizer, mas ele sempre envolve um passeio de trenó com cachorros, com raquetas de neve e uma janta, alguns oferecem também a opção de motos de neve. Fizemos o passeio que incluía tudo e valeu a pena. Se puder escolher, escolha uma noite com lua cheia, a paisagem é indescritível.

Museu Yámana, Fim do Mundo e Presídio:

Para quem tem a curiosidade de saber a história dos habitantes primitivos, dos colonizadores e da cidade (e tem tempo disponível) esses museus são muito interessantes e dá pra serem visitados em um dia. Começe pelo Yamana depois o Fim do Mundo e deixe o presídio por último, pois este é o maior e mais interessante. Se tiver pouco tempo vá apenas ver a seção de taxidermia do museu do fim do mundo e depois o presídio, que reúne um pouco da história dos outros museus.

ESQUI:

Bem, misture um pouco de tempo livre com coragem e com alguma dosagem de diclofenaco ::essa:: que você irá aprender a esquiar. Não é difícil mas exige persistência. A sequencia básica é a seguinte:

Roupas:

Veja o item "A CIDADE" acima. Não deixe de botar o traje completo e quente, pois quando estiver sentado no teleférico subindo com neve, vento e sensação térmica de -15° C não vai ter como voltar, independente que na hora da "atividade" você acabe suando um pouco. Quanto a alugar ou comprar, verifique o tempo de estadia e compare com os preços dos locais de aluguel da cidade.

Locais:

Existem dois locais na cidade para a prática. O Glaciar Martial que tem escola de esqui e apenas uma pista de intensidade intermediária / difícil para a prática. Já o Cerro Castor é o maior centro de esqui da América Latina, com mais de 20 pistas para iniciantes ou avançados e escola de esqui.

Nós preferimos o Glaciar Martial para fazer a aula e as primeiras tentativas pois o preço do aluguel de equipamento / aula / taxa de utilização é bem inferior (quase 1/3) e, pra quem não sabe nada, tanto faz assim como tanto fez! ::hãã2::

Com uma hora de aula (eu no Snow e minha esposa no Esqui) aprendemos a colocar e tirar o equipamento e a começar a tentar chegar perto de saber algo muito próximo a nada. É verdade... Mas não se engane! Apesar de ser desanimadora a primeira hora de aula no segundo dia já estávamos conseguindo descer a pista intermediária com poucas quedas (é, você vai cair...) o que é muito promissor! No terceiro dia já estávamos bem mais a vontade. Uma idéia boa é, em algum dia depois da aula você chegar cedo (a estação abre 10h no inverno) e descer no mínimo umas 5 vezes, com muita calma. No Martial há muitas pessoas aprendendo (e atrapalhando a descida dos outros) então você será mais um, não há problema! No Cerro Castor existem pistas excelentes para aprendizado que, com o auxílio certo, este se tornará bem menos traumático, mas existe aquela diferen$$a que citei acima! ::quilpish::

Só mais um detalhe! No Glaciar Martial eles retém um documento seu para alugar o equipamento, logo, se você não quiser correr o risco de deixar teu passaporte retido (ou esquecido) leve outro! Pode ser qualquer documento, eles não ligam! Eu deixei carteira de estudante vencida... ::tchann::

Para quem já tem alguma experiência, existe um traslado ida e volta de Van que cobra na faixa de 40 reais por pessoa por dia que te busca na porta do hotel e te deixa na entrada do Cerro Castor. Se quiser alugar o equipamento por vários dias na cidade (o que sai beeeem mais barato), a Van leva e traz todo o equipamento sem problema. É bem confortável!

Espero ter ajudado! E gostaria de agradecer ao Assis Oliveira, blogueiro do Mochileiros que passou um macete indispensável pra eu conseguir "ficar em pé" na prancha! hehehe

P8150124.JPG.523c10b95700097e5be0cdbf5a69a159.JPG

• 2 semanas depois...
  • 2 meses depois...
  • Colaboradores
Postado

Muito legal teu relato, vou usa-lo como base. Estou desde já me preparando para o inverno de 2014. Quero ir bem preparado para não ter surpresas desagradáveis. Bom saber sobre as roupas necessárias :lol: e o detalhe da transpiração. :roll:

• 2 semanas depois...
  • Colaboradores
Postado
Que beleza! Vai gostar muito de lá, um excelente lugar para ter "contato" com a neve! Se quiser saber de algo que esqueci de colocar pode deixar a mensagem aí!

Amigão, vou precisar de mais informações sim!!

Sexta-feira me empolguei e comprei a passagem ::love::::love::::love:: ! Estou muito feliz, há 2 anos tenho lido sobre essa cidade e adiado a viagem, e como faço questão de ir no inverno, só terei chance em 2014, então comprei logo antes que algum amigo me convidasse para ir a alguma praia Brasileira rs! ::otemo::

Ficarei 8 dias em Ushuaia (7 inteiros) 3 dias em El Calafate e 2 dias em Buenos aires , irei em Agosto, paguei 1280,00 reais Saindo de Sao Paulo, acredito que foi um bom preço. Se eu fosse só para Ushuaia o valor cairia 200 reais em média, achei melhor adicionar os outros dois destinos e aproveitar para conhecer mais da argentina.

Você tem alguma noção de quanto gastou somente com os passeios, aulas de esqui, centros invernais, ingressos de parques?

Ainda estou em duvida se faço as aulas de snowboard, ou apenas passeio pela cidade, centros invernais. Como nunca andei de skate, patins, nada que usa equilíbrio tenho medo de perder tempo tentando aprender e deixar de aproveitar coisas mais interessantes hehehe.

Eu fiz um orçamento inicial e por enquanto, somente com passeios e transfers em Ushuaia e El Calafate eu gastaria 2900,00 pesos. Mas tem muita coisa e horas sobrando pra preencher. A maior facada fica por conta de El Calafate, segundo relatos recentes o transfer para o Perito Moreno fica em 200 pesos, ida e volta, entao serao 400 pq irei ao Parque 2 dias, e mais 640,00 pesos pra andar sobre a geleira e + 560,00 pesos para navegar por todos os glaciares. Uma facada!!!!!!! E mais 90 pesos cada dia para entrar no parque hehehe. Em 2 dias gastarei quase 800 reais. Região cara esta rs.

Enfim, mas se quiser fazer tudo tem que gastar, não é? Bom ao longo dos meses (tenho 9 meses) vou me programando e adicionando o que realmente importa e retirando algo q não tenha tanta importância, sem falar que até lá os preços devem dar uma aumentadinha, afinal já será outra temporada.

Um abraço amigão!

• Membros
Postado

Você comprou passagens por qual Cia aerea?? Comprou por trechos?

abraço

Que beleza! Vai gostar muito de lá, um excelente lugar para ter "contato" com a neve! Se quiser saber de algo que esqueci de colocar pode deixar a mensagem aí!

Sexta-feira me empolguei e comprei a passagem ::love::::love::::love:: ! Estou muito feliz, há 2 anos tenho lido sobre essa cidade e adiado a viagem, e como faço questão de ir no inverno, só terei chance em 2014, então comprei logo antes que algum amigo me convidasse para ir a alguma praia Brasileira rs! ::otemo::

Ficarei 8 dias em Ushuaia (7 inteiros) 3 dias em El Calafate e 2 dias em Buenos aires , irei em Agosto, paguei 1280,00 reais Saindo de Sao Paulo, acredito que foi um bom preço. Se eu fosse só para Ushuaia o valor cairia 200 reais em média, achei melhor adicionar os outros dois destinos e aproveitar para conhecer mais da argentina.

Você tem alguma noção de quanto gastou somente com os passeios, aulas de esqui, centros invernais, ingressos de parques?

Ainda estou em duvida se faço as aulas de snowboard, ou apenas passeio pela cidade, centros invernais. Como nunca andei de skate, patins, nada que usa equilíbrio tenho medo de perder tempo tentando aprender e deixar de aproveitar coisas mais interessantes hehehe.

Eu fiz um orçamento inicial e por enquanto, somente com passeios e transfers em Ushuaia e El Calafate eu gastaria 2900,00 pesos. Mas tem muita coisa e horas sobrando pra preencher. A maior facada fica por conta de El Calafate, segundo relatos recentes o transfer para o Perito Moreno fica em 200 pesos, ida e volta, entao serao 400 pq irei ao Parque 2 dias, e mais 640,00 pesos pra andar sobre a geleira e + 560,00 pesos para navegar por todos os glaciares. Uma facada!!!!!!! E mais 90 pesos cada dia para entrar no parque hehehe. Em 2 dias gastarei quase 800 reais. Região cara esta rs.

Enfim, mas se quiser fazer tudo tem que gastar, não é? Bom ao longo dos meses (tenho 9 meses) vou me programando e adicionando o que realmente importa e retirando algo q não tenha tanta importância, sem falar que até lá os preços devem dar uma aumentadinha, afinal já será outra temporada.

Um abraço amigão!

• Colaboradores
Postado
Você comprou passagens por qual Cia aerea?? Comprou por trechos?

abraço

Um abraço amigão!

Ola Paulo! Comprei pela Aerolineas Argentinas. Comprei tudo de uma só vez na opção "vários trechos" , desta maneira sai bem mais barato do que comprar cada passagem de cada vez. Pela LAN eu não consegui montar um itinerário de acordo com meus anseios de visita.

• Membros
Postado

Então COHELIO, quanto às suas dúvidas deixe-me ver em que posso ajudar sobre Ushuaia:

Em 7 dias vai dar pra conhecer bastante coisa de lá (quase tudo na verdade) se for só pra ficar em passeios, pois a região, apesar de bonita, não tem uma infinidade de atividades.

Como disse no relato, vc vai passar alguns dias indo nos centros invernales escolhendo as atividade que deseja (passeio com cachorros, esqui de fundo, esqui alpino, caminhada noturna, motos de neve etc...). Você pega um guia atualizado (na verdade algumas folhas impressas...) das atividades disponíveis nos centros invernales com telefones etc. na secretaria de turismo, que é bem no centro do centro (San Martin, 674). Aqui já dá pra ter uma noção: http://www.turismoushuaia.com . Lá os passeios não variam muito de preço de um lugar pro outro... O passeio noturno é o mais caro. Coisa de 600 pesos por pessoa, mas você faz o passeio de trenó de cachorros, a caminhada na neve e o de moto de neve, muito bacana. O aluguel da hora do esqui de fundo é 50 pesos e mais 50 da aula (1 hora). Lembrando que para ir aos centos invernales vc pega uma van ida e volta 40 pesos.

Fora os centros tem o canal de beagle que é 200 pesos por pessoa, os museus (o do presídio é o mais caro 110 por pessoa - mas é o melhor), o glaciar martial que é um ótimo lugar para visitar (vc só paga o teleférico de 30 pesos) e o pq nacional (no inverno um dia só dá pra ver tudo, pois as trilhas são quase todas fechadas) que vc vai com agência e guia que fala português, uns 200 pesos por pessoa, se quiser pegar o trem do fin del mundo os "precios" tão aki http://www.trendelfindelmundo.com.ar/servicios_tarifas.php é junto com a ida ao parque. Você inclusive espera quem foi no trem chegar pra continuar o passeio. Eu não fui, fiquei batendo um papo de uns 40 minutos com o guia...

Pelo fato de vc passar 7 dias, sugiro muito que vá pelo menos "tentar a sorte" no esqui, no glaciar mesmo, pois é barato e tenho certeza que vai gostar muito e aproveitar seus outros dias pra "aprimorar a técnica". E não ligue se não aprender NADA na aula de uma hora, vc aprende mesmo é tentando "sobreviver" na pista! O primeiro dia quebra qq um... Ah! E deixe pra alugar o material lá no glaciar! É mais barato que na cidade! A aula é uns 190 pesos e o material mais 100 por dia. Tem aki atualizado http://www.escuelaushuaia.com/tarifas.php .

Os preços realmente lá aumentam direto. O turismo é muito forte! Pode ser que daki pra lá já tenham dado uma "atualizada"...

Espero ter ajudado! Boa viagem (daki a 9 meses) hehehe!

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...