Membros Jackson Souza Postado Agosto 24, 2013 Membros Postado Agosto 24, 2013 Diário de bordo de um viajante com olhar crítico e visão aguçada. De 15 a 19 de agosto eu e mais dois amigos fomos visitar a desconhecida Salvador, tempo suficiente pra mim fazer um balanço da cidade e formar minha opinião a respeito da 3ª maior cidade do Brasil. Logo quando nos preparávamos para o pouso pude conferir da janela do avião uma grande quantidade de morros agrupados todos com favelas formadas da sua base ao seu topo, achei curioso a notável organização desses morros todos separados por estradas que dão acesso a cada um deles, uma espécie de lotes. À princípio achei que se tratasse de um grande lixão dentro d’água. Depois avistamos grandes mansões, um grande shopping e uma auto estrada e por fim a pista do aeroporto. O aeroporto internacional Dep. Luiz Eduardo Magalhães é antigo e mal cuidado, o piso fosco da impressão de velho e de sujeira, uma parte do terminal é muito dividida, tipo labirinto, a praça de alimentação é minúscula e os elevadores estão com o teto cedendo e fios estão a vista. Péssima impressão. A entrada do aeroporto é antiga e arquitetonicamente obsoleta. O que compensa tudo isso é uma grande plantação de Bambus numa avenida que da acesso ao aeroporto, onde mesmo com sol a pino chega-se a ficar escuro. Lindo! A passagem de coletivo custa R$ 2,85 e os ônibus são também antigos e mal cuidados e quando alguns passam a uma certa velocidade temos a impressão de que vão se desintegrar. O metrô de Salvador tem o mesmo período de início de construção do metrô de Fortaleza mas infelizmente não funciona e segundo o senhor taxista que nos levou do aeroporto para o hotel, também não vai funcionar tão cedo! Lamentável! As ruas de Salvador são bem largas e muito movimentadas, o trânsito flui tranquilo, pelo menos nos 4 dias de estadia na cidade só pegamos engarrafamento uma vez no centro. A todo momento é grande a presença de morros e favelas, também há tuneis e um grande lago no meio da cidade, creio que se chame de Lago dos Orixás devido a presença de estátuas de orixás dentro da água. As grandes, modernas e arrojadas construções são todas privadas, grandes shoppings e condomínios residenciais, a Arena Fonte Nova é bonita mas a Arena Castelão da de 1000 x 0, não vale tanta euforia e alarme feita pelo pessoal do Globo Esporte. A orla de Salvador é gigante mas também falta infraestrutura, a existente precisa de reforma e revitalização na minha opinião, urgente, a orla de Fortaleza é praticamente de uma Miami! O que a Bahia tem de muito precioso é o povo hiper simpático e a riquíssima cultura, mas também fiz minhas observações, claro, nada é perfeito. Visitamos o máximo de lugares possíveis em 4 dias, dentre eles o Farol da Barra, a praça Castro Alves, o Elevador Lacerda, o Memorial dos Governadores Republicanos da Bahia, o Mercado Modelo, o Pelourinho e suas inúmeras igrejas, a fundação de Jorge Amado, a casa que Michael Jackson esteve com o pessoal do Olodum, a ponta de Humaitá, o Forte de Monte Serrat e seu indescritível pôr do sol, a sorveteria da Ribeira, todos esses na Baía de Todos os Santos de onde se dava para avistar a Ilha de Vera Cruz e a Ilha de Itaparica, fomos também ao Barra Shopping Salvador e a igreja do Senhor do Bonfim. Na região do pelourinho é comum nos deparamos com as baianas todas vestidas a caráter mas tirar foto com elas não sai de graça, também vimos um grupo de Capoeiristas fazendo uma simples apresentação, mas aqui fica a dica: observe-os de longe pois se de perto eles de puxam para uma fotografia aonde eles emolduram a cena e depois cobram por um dvd que mostra o trabalho deles e pasmem, paguei R$ 40,00 num dvd que eu não tinha o menor interesse tudo porque quando você pega a carteira que puxa uma nota eles pegam mais outra!! Super incômodo! Praticamente um assalto discreto! Sem falar também naqueles que vendem de tudo e que se aproximam do turista oferecendo de presente um cordão e depois oferecem mais objetos e cobrando, são bastante insistentes fazendo com que tenhamos que ser comumente desagradável. Conhecendo a noite de Salvador, fomos a um barzinho alternativo perto do Farol da Barra, o Portal do Farol e fomos como sempre muito bem recepcionados, também frequentamos o Caranguejo de Sergipe, ambos no trajeto Barra Ondina, sempre a beira mar. Na sexta fomos a casa noturna gls San Sebastiam no famoso bairro do Rio Vermelho, o estabelecimento é muito acolhedor e disputa público com mais outras duas casas a The Wall e a Off que reabriu durante nossa estadia mas não teve nossa presença. Segundo a própria população a noite noturna de Salvador não é lá essas coisas, não há uma grande quantidade de casas noturnas e grande é a ausência de opções, as existente só funcionam praticamente no fim de semana. No domingo retornamos ao bairro boêmio do Rio Vermelho berço da boemia local e lugar onde morava Jorge Amado e Zélia Gattai, no lugar há uma estátua em homenagem aos dois e o famoso acarajé da conhecidíssima Dinha! Odeio acarajé mas curti Jorge e Zélia! Bom, isso foi o que deu pra avaliar e comparar, claro, com a minha terrinha, minha cidade natal que amo mais ainda, Fortaleza e afirmo a todos que apesar de nossa cultura cearense não ser tão forte como a dos baianos, o nosso povo também é mega acolhedor, simpático e feliz, nossa cidade é linda, exuberante e estruturada apesar dos pesares, organizada e de excelentes aspectos visuais e de paisagem, não esquecendo de que as duas capitais estão no terceiro mundo e evidentemente sofrem dos mesmos problemas de todas as outras Brasil a fora, mas incomparavelmente digo, parabéns Fortalezense, parabéns Fortaleza porque tu és verdadeiramente linda! Obrigado povo baiano por cada sorriso dispensando verdadeiramente a que te visita! Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.