Membros Adriano Maciel Postado Agosto 20, 2013 Membros Postado Agosto 20, 2013 Bom dia a todos, preciso de ajuda pois decidi praticar caminhadas por trilhas, mas tenho algumas dúvidas. Gostaria de saber se alguém recomenda e pode indicar serviço de guia para iniciar e ter noções de trilhas? Se existem grupos que o fazem? Algumas dicas para iniciantes como eu? Obrigado! Citar
Membros de Honra Pedrada Postado Agosto 20, 2013 Membros de Honra Postado Agosto 20, 2013 grupos e guias tem de monte, vai depender d eonde vc mora ou pra onde quer viajar pra iniciar essa empreitada... Citar
Membros de Honra Otávio Luiz Postado Agosto 20, 2013 Membros de Honra Postado Agosto 20, 2013 Vários grupos e clubes de montanhismo/trekking fazem cursos sobre trekking, escalada em rocha, técnicas verticais, etc... Também fazem atividades de trekking, montanhismo, escalada... procure um clube/grupo perto da sua casa. Citar
Membros de Honra GUILHERME TOSETTO Postado Agosto 20, 2013 Membros de Honra Postado Agosto 20, 2013 Adriano, temos um grupo no facebook chamado Nação Trilheira. Somos um grupo de amigos que gosta de fazer trilhas em geral, de todos os níveis, em quaisquer lugares. Sempre temos atividades diversas criadas pelos próprios membros e geralmente um evento "oficial" por mês. Segue o link do grupo no facebook. https://www.facebook.com/groups/284654088293780/ Citar
Membros de Honra nnaomi Postado Agosto 22, 2013 Membros de Honra Postado Agosto 22, 2013 Fazer trilha sozinho eu não recomendo, mas c/ 1 grupo pequeno (2 ou 3 já serve) e num local apropriado, tipo dentro d 1 parque, c/ segurança e trilhas demarcadas curtas de nivel facil já dá p/ encarar, mesmo q ninguem tenha experiencia em trilha. Não precisa ter experiência, mas é bom ter uma noção, saber como preparar a mochila (água, lanche, protetor solar, repelente...), como se vestir d forma adequada, etc. Alguns parques disponibilizam guia gratuita/te, q é o caso dos parques da Serra do mar, no estado d SP, não cobra entrada e tem guia d grátis, basta agendar a visita. Tem várias unidades em Cunha, Ubatuba, Caraguatatuba, etc... Os grupos q organizam trilhas são uma boa ideia, tem vários q não tem fins lucrativos e o custo não fica alto. Além da segurança d ir em grupo, conhecer gente nova, trocar experiências. Qdo fui p/ floripa entrei em contato c/ alguns grupos d lá e todos foram ótimos, me deram dicas, me ajudaram, mas infeliz/te as datas não coincidiram. Aí fizemos as trilhas por conta própria. Em Taubaté, eu participo d 1 grupo, CamEcol. No meu site, eu coloco os informativos do grupo, sao mensais e escrevo uma coluna d dicas. Como vc não tem experiência, acho q poderia ler as dicas. http://nancinaomi.net63.net/camecol.html Se vc não tem preparo físico, é legal praticar atividade física, fazer caminhada, corrida, ou seja, preparar o fisico p/ encarar trilha. Tem gente q precisa preparar o psicológico tb, pois entra em pânico no meio do mato. Sei lá, acho esquisito, mas acontece. Adoro a natureza, mas quem vive em gdes cidades, pode sentir insegurança, medo d ficar perdido, d bicho, etc. Uma pessoa me disse q, p/ o filho dele, 2 arvores já é uma floresta... Aqui no fórum, tem uma parte só d treking, tem bastante informação lá e já postei algumas dicas dicas-para-iniciantes-percursos-para-fins-de-semana-t36268-15.html?hilit=trilha#p798618 boas trilhas! Citar
Membros Adriano Maciel Postado Agosto 28, 2013 Autor Membros Postado Agosto 28, 2013 Muito Obrigado pelas dicas... foram muito úteis!!! Citar
Membros Adriano Maciel Postado Agosto 28, 2013 Autor Membros Postado Agosto 28, 2013 grupos e guias tem de monte, vai depender d eonde vc mora ou pra onde quer viajar pra iniciar essa empreitada... Eu sou de SP capital... Pretendo trilhas simples nada de muito radical pois estou iniciando!! Citar
Membros Adriano Maciel Postado Agosto 28, 2013 Autor Membros Postado Agosto 28, 2013 Adriano, temos um grupo no facebook chamado Nação Trilheira.Somos um grupo de amigos que gosta de fazer trilhas em geral, de todos os níveis, em quaisquer lugares. Sempre temos atividades diversas criadas pelos próprios membros e geralmente um evento "oficial" por mês. Segue o link do grupo no facebook. https://www.facebook.com/groups/284654088293780/ Vou seguir.... obrigado! Citar
Membros Adriano Maciel Postado Agosto 28, 2013 Autor Membros Postado Agosto 28, 2013 Fazer trilha sozinho eu não recomendo, mas c/ 1 grupo pequeno (2 ou 3 já serve) e num local apropriado, tipo dentro d 1 parque, c/ segurança e trilhas demarcadas curtas de nivel facil já dá p/ encarar, mesmo q ninguem tenha experiencia em trilha. Não precisa ter experiência, mas é bom ter uma noção, saber como preparar a mochila (água, lanche, protetor solar, repelente...), como se vestir d forma adequada, etc. Alguns parques disponibilizam guia gratuita/te, q é o caso dos parques da Serra do mar, no estado d SP, não cobra entrada e tem guia d grátis, basta agendar a visita. Tem várias unidades em Cunha, Ubatuba, Caraguatatuba, etc... Os grupos q organizam trilhas são uma boa ideia, tem vários q não tem fins lucrativos e o custo não fica alto. Além da segurança d ir em grupo, conhecer gente nova, trocar experiências. Qdo fui p/ floripa entrei em contato c/ alguns grupos d lá e todos foram ótimos, me deram dicas, me ajudaram, mas infeliz/te as datas não coincidiram. Aí fizemos as trilhas por conta própria. Em Taubaté, eu participo d 1 grupo, CamEcol. No meu site, eu coloco os informativos do grupo, sao mensais e escrevo uma coluna d dicas. Como vc não tem experiência, acho q poderia ler as dicas. http://nancinaomi.net63.net/camecol.html Se vc não tem preparo físico, é legal praticar atividade física, fazer caminhada, corrida, ou seja, preparar o fisico p/ encarar trilha. Tem gente q precisa preparar o psicológico tb, pois entra em pânico no meio do mato. Sei lá, acho esquisito, mas acontece. Adoro a natureza, mas quem vive em gdes cidades, pode sentir insegurança, medo d ficar perdido, d bicho, etc. Uma pessoa me disse q, p/ o filho dele, 2 arvores já é uma floresta... Aqui no fórum, tem uma parte só d treking, tem bastante informação lá e já postei algumas dicas dicas-para-iniciantes-percursos-para-fins-de-semana-t36268-15.html?hilit=trilha#p798618 boas trilhas! Obrigado pelas dicas>>>> vou me orientar por elas... Citar
Colaboradores Trota Nando O Ateu Postado Agosto 28, 2013 Colaboradores Postado Agosto 28, 2013 De preferência caminhando... Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.