Membros betabeta Postado Agosto 13, 2013 Membros Postado Agosto 13, 2013 Olá mochileiros! Em maio de 2011 fiz uma viagem na África, parte do meu ano sabático. Como grande parte da ajuda pra programar essa viagem foi feita aqui no mochileiros.com, nesse post, acho muito justo escrever um relato pra ajudar os próximos viajantes. O estilo de viagem "overland" não é muito conhecido no Brasil, mas eu considero uma das melhores formas de viajar sem gastar uma fortuna quando você não quer viajar sozinho. São viagens feitas a bordo de caminhões convertidos para o transporte de passageiros, que carregam equipamento pra camping e geralmente incluem visitas a lugares remotos e percorrem grandes distâncias. Grandes mesmo: existem trajetos Londres-Cidade do Cabo, por exemplo. As principais empresas de overland tours surgiram com alguns aventureiros que compraram um caminhão e saíram por aí desbravando o mundo. A minha viagem foi esse roteiro no leste da África, com a Dragoman/Intrepid. Outras empresas bem conhecidas são a Oasis e a G Adventures (antiga GAP). Eu viajei de forma independente pelos outros continentes que visitei, mas tive receio de viajar sozinha na África. As estradas são ruins, o transporte público é pouco confiável, você não pode contar com o inglês ou o espanhol pra se comunicar, e basicamente eu não tinha a menor ideia do que esperar. Queria muito conhecer a Tanzânia e fazer um safari, mas já estava desistindo por causa da dificuldade de planejar uma viagem que não fosse em hotéis luxuosos - como a maior parte das agências oferece pora aqui - e nem totalmente independente, por causa dos meus medos. A opção da viagem overland caiu como uma luva para os meus planos e eu recomendo a todos os que queiram conhecer a África. O relato mais detalhado eu fiz ao longo da viagem no meu blog. Sim, encontrei wifi e acesso à internet nos cantos mais remotos do planeta! Os posts da África são esses: Quênia, Uganda e Ruanda, Tanzânia 1, Tanzânia 2 e Zanzibar. Então vou fazer apenas alguns comentários sobre o modo de viagem aqui e incluir algumas fotos. Os caminhões são mais confortáveis do que eu imaginava, correspondem a um ônibus convencional de viagens no Brasil, sem a opção de inclinar a cadeira. Eu esperava uma jardineira... Em alguns lugares, são usados jipes para os safaris, barcos e etc. Os acampamentos são com barracas de lona e colchonetes de espuma que eles fornecem, geralmente têm banheiros limpos e chuveiro com água quente. Muitas vezes o almoço é na beira da estrada, preparado pelo cozinheiro (se estiver incluído no seu tour) e/ou pelos viajantes. As tarefas são compartilhadas, e em cada dia você têm que varrer, cozinhar ou lavar pratos. Isso além de montar a sua barraca. Os dias têm atividades variadas. Muitos safaris (de barco, jipe, a pé, no caminhão...), rafting, passeio de balão (opcional), praia, mergulho, visita a orfanatos e escolas etc. E alguns dias, muitas horas de estrada... À tarde e à noite, sempre temos um tempinho pra algumas atividades num bar, lobby de hotel ou no mínimo assar um marshmellow e bater papo em volta de uma fogueira. Alguns dias é até possível fazer um upgrade por uns US$10 e passar uma noite num bom quarto de hotel com banheiro privativo - o que cai muito bem nos dias de muito cansaço ou, bem, infecção intestinal. Espero ajudar alguns de vocês a se aventurarem por esses lados! Qualquer ajuda que precisarem, mandem uma mensagem, ok? Abraços. [media]https://picasaweb.google.com/114054426894030692524/MochileirosOverlandLesteDaAfrica?authkey=Gv1sRgCLbFqfqqyJuRtAE#slideshow/5911741266424702754[/media] Citar
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.