Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Postado

Boa tarde pessoal!!

Andei procurando algumas informações e não encontrei nada com muita clareza.

Estou planejando uma viagem de carro pelo Peru.

Vou entrar pelo norte da Argentina em Villazón/Bolívia (moro no RS).

Tenho Passaporte (mas sei que estes países aceitam o RG). Tenho carteira de vacinação internacional já de outras viagens. Gostaria de saber se a carteira de habilitação internacional é essencial e se tenho que pagar algum tipo de seguro para o veículo (tipo a carta verde). Este seguro poderá ser providenciado aqui no BR?

Além disso, para quem foi de carro, vocês fizeram adicional de cobertura do seguro veicular nacional?

Abraços e muito obrigado.

• Membros
Postado

Blz Leo

Ontem, no outro tópico, não tinha a informação a seguir. Por acaso vi isso hoje, depois te mando MP com a fonte. Vai viajar logo?

Abs

Seguro obrigatório no Peru - SOAT!

Bom pessoal, aqui vai um tema que levamos algum tempo para descobrir todos os detalhes e espero que esse post possa ajudar futuros viajantes de carro pelo Peru.

Nos foruns e sites do pessoal que viaja e que acompanhamos existe uma grande discussão se é necessário ou não ter o SOAT para dirigir no Peru, pois vamos lá, aqui vai o que descobrimos:

- Para entrar no país não foi pedido e nem de perto mencionado o tal seguro.

- Fomos parados na estrada pela policia rodoviária local e a primeira coisa que nos pediram foi o SOAT

- Ouvimos relatos de pessoas que não fizeram e também não tiveram problema

- Conversamos com um casal americano que disse entregar qualquer documento para o policial e dizer que era o SOAT, o que nos parece estranho por que o SOAT que fizemos vem em um papel timbrado, com marca d'agua e diversas cores, ou seja, as autoridades sabem bem como ele se parece.

- Ouvimos historia de policias corruptos que vão direto no SOAT e na ausência do mesmo, ameaçam com multas absurdas que devem ser pagas in loco ou o veiculo será aprendido.

- De todas as vezes que fomos parados, não tivemos nenhum problema com os guardas, estávamos com todos os documentos em ordem e podemos dizer que os mesmos foram até simpáticos.

Vamos aos preços e detalhes, fizemos o nosso na "La Positiva", que nada mais é do que uma empresa local que vende diversos tipos de seguro, vimos que a Mapfre seguradora espanhola também oferece o SOAT, existem mais dois que não lembramos os nomes. Nas ruas em diversas lojinhas voce pode ver a placa "Faça aqui seu SOAT", a unica coisa é que todos os lugares que fomos eles queriam nos enfiar o preço de um ano com validade por um mês, em Tacna, cidade por onde cruzamos a fronteira, ofereceram o seguro da La Positiva por 240 Soles, valido por um mês, não fizemos e em Arequipa fomos a loja principal da empresa (Calle San Francisco), onde tudo mudou. Levamos os seguintes documentos:

- Documento original do carro

- Carteira de Habilitação original

- Documento da Aduana Peruana

Fizemos o seguro com validade de trinta dias, preço: 26 Soles

O valor do seguro será em função do tempo e do carro que você dirigi, se fosse uma camionete L200 ou qualquer uma que tenha caçamba, esse preço já pularia para 75 Soles, ou seja é importante você ter certeza que seu veiculo esta enquadrado na categoria certa, tivemos sorte que a atendente espertamente conduziu uma pesquisa no google e constatou que nosso carro se encaixava como "Rural" e portanto o preço era mais em conta.

Em uma hora, no máximo, resolvemos tudo isso! Espero que tenha ajudado.

Segue aqui o link direto da La Positiva - SOAT - La Positiva Seguros http://www.lapositiva.com.pe/0/modulos/JER/JER_Interna.aspx?ARE=0&PFL=1&JER=62

• Membros
Postado

olá geovanih!

como comentei, meu tempo pra organizar tudo é curto... por isto estou colocando algumas perguntas aqui e contando com a ajuda da galera.

Vou na segunda quinzena de setembro inicio de outubro. Isso porque estou aguardando a namorada se liberar do trabalho.

valeu pelas informações....

pelo que entendi devo fazê-lo direto no peru ao entrar no país... vou ver se descubro algum lugar para fazer considerando que vou entrar pela região do Titicaca....

abs

• 2 semanas depois...
  • Colaboradores
Postado

Léo, vc poderá fazer o SOAT em Puno ou JULIACA (cidade mais feia que já vi em toda minha vida), mas a aduana entre a Bolivia e Peru é meio complicada, nesse site tem mais detalhes: http://diariodemotocicleta.com.br/blog_da_expedicao_diario_de_motocicleta.asp?PK_BLOG=243&QL_MENU=Longa2 e http://diariodemotocicleta.com.br/blog_da_expedicao_diario_de_motocicleta.asp?PK_BLOG=245&QL_MENU=Longa2

Em abril atravessei de ônibus tanto por Copacabana quanto por Desaguadero, foi relativamente tranquilo, mas de carro ou moto tem esse detalhe da propina, já ouvi vários relatos.

• Membros
Postado

hlirajunior! Beleza!

Muito obrigado pelas dicas! Já olhei e salvei o blog.

Fala sério, né? A "La Policia" é cara de pau mesmo!!! hehehe

Tem gente que fala dos policiais argentinos, mas com estes e os chilenos nunca tive problemas.... Estou já me preparando psicologicamente para estes eventos. hehe

abç

• 1 mês depois...
  • Membros
Postado

Olá, eu já entrei pelas fronteiras Bolívia-Perú várias vezes....Desaguadero ou Copacabana-Kasani..sempre com identidade, seguro carta verde (que não ::ahhhh::::ahhhh:: vale por lá)....jamais fui parado pra exigir o Soat (que vc faz em qualquer cidade, em locais na calçada mesmo).....EM Copacabana-Kasani é lei....o "capitan" sempre pede uma ajuda simbólica, seja entrando ou saindo no Perú......(eu levo umas garrafas de velho barreiro ::otemo:: pra estas situações).......O Soat é só pra quem vai ficar mais de 30 dias no pais.....qualquer exigência fora disto é pra querer propina....mas como é baratinho vale a pena fazer (nunca fiz).......Nunca peguei policiamento nas estradas na rota Kasani, Juliaca, Arequipa, Tacna....só os postos normais para mostrar documentação, na Bolívia tem o Soat também.... .......abraço ::hahaha::[mostrar-esconder][/mostrar-esconder

• 2 semanas depois...
  • Membros
Postado

Fui para a Bolívia e Perú, argentina e chile.

Na Bolívia não precisei fazer nada... bastou uma conversa na fronteira.

No Perú a primeira coisa que pediam era o SOAT.

No Chile e argentina nada foi pedido, mesmo assim eu tinha a carta verde.

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...