Ir para conteúdo

Posts Recomendados

• Membros
Postado

... continuação 3

Finalizado o curso de inglês, era hora de deixar a Irlanda e seguir viagem. E a próxima parada seria em Londres; e depois França, Bélgica e Holanda.

Saí da escola de inglês "de mala e cuia" e fui direto pro aeroporto de Dublin, era a sexta-feira 07/junho. Como o voo era pela Ryanair, o destino seria o aeroporto de Gatwick, e não Heathrow - se não me engano essa companhia só opera nos aeroportos menores da Inglaterra. Chegando lá foi aquela loucura, quase todo mundo que desembarcava já ia se dirigindo às filas para comprar os tickets do metrô, há vários guichês disponíveis ainda dentro do aeroporto de Gatwick. Mas nada que um pouquinho de paciência não resolva, me informei sobre o melhor percurso para Holloway Road e comprei os tickets - paguei algo em torno de 12 libras (!) para três trechos. Na hora lembro que fiquei em dúvida se já comprava direto o Oyster Card (cartão do transporte londrino), mas na correria do momento acabei pagando este trecho à parte. Mais tarde iria descobrir que o Underground é bastante caro (cerca de 4 libras por trecho - R$ 12) e a aquisição do Oyster Card torna-se essencial para quem pretende se deslocar de maneira ágil por Londres...

Inicialmente eu tinha uma reserva de 3 noites em um hostel próximo à Saint Pancras Station, de onde pegaria o Eurostar para Paris na segunda-feira cedinho. A boa notícia da última semana tinha sido que um amigo meu inglês que mora em Florianópolis tinha conversado com o irmão dele (que mora em Londres) e disse que eu estaria por lá nessa época, e ele arrumou um canto no apto dele pra eu passar o final de semana! Recebi a notícia com bastante alegria, e em seguida mandei um e-mail cancelando a reserva do hostel, a qual foi respondida imediatamente e mais uma vez confirmou a organização e a seriedade dos hostels por lá. Cada hostel tem sua política de cancelamento, mas geralmente ficam entre 24 e 48h de antecedência, ou seja, se ocorrer algum problema e você precisar cancelar sua reserva, basta informá-los dentro deste prazo e está tudo certo. Foi o que eu precisei fazer, e na verdade eles também somente fizeram a parte deles, mas só o fato de ter dado tudo certo, ter sido super rápido e não terem cobrado nada a mais, foi algo que me surpreendeu positivamente (afinal, durante a reserva online eles acabam tendo acesso a todos os nossos dados pessoais e de cartão de crédito). Refletindo um pouco depois sobre isso cheguei à conclusão que talvez tenha sido só fruto de uma pontinha de desconfiança que acabamos desenvolvendo ao nos depararmos com algumas situações desagradáveis por aqui.

A "viagem" de Gatwick até o bairro Holloway Road levou mais ou menos 1h30min, e às 22h estava "em casa". Depois de um mês viajando e ficando em hostels, era a primeira vez na viagem que eu me sentia em casa, foi muito bacana poder encontrar o irmão de um grande amigo meu em solo inglês. E o Jon é um legítimo representante do "cara inglês", de poucas palavras porém muito gente boa, e dono de um humor afiado! De quebra, eu ainda teria a oportunidade de botar em prática o inglês britânico haha! O Jon é de Nottingham mas está morando em Londres há uns bons anos, então já conhece tudo da cidade... Como minha passagem iria ser rápida, ele deu a ideia de rodarmos de bike no dia seguinte, o que achei muito legal e concordei na hora, pois adoro pedalar e pra mim essa é uma das melhores maneiras de se conhecer uma cidade!

P1010237.JPG.dadb676893c4709119745606905cdc81.JPG

Saímos pedalando no sábado de manhã e logo demos de cara com o estádio do Arsenal! Pra mim foi uma grata surpresa, porque gosto bastante de futebol e também curto acompanhar a temporada europeia, e, desde moleque, se simpatizo com algum time inglês, esse time é o Arsenal! Arsenal dos bons tempos de Bergkamp, Henry, Pires, Wiltord, futebol bonito e pra frente! Bom, mas voltando ao assunto... Depois fomos a um evento de ciclismo chamado London Nocturne, que iria durar o dia inteiro e onde várias modalidades de corridas de bike estavam acontecendo, mas cujo objetivo maior era integrar a comunidade ciclística de Londres e fortalecer o movimento, que na minha opinião já deu pra sentir que é forte pra caramba ::cool:::'> Como toda cidade que preza pela qualidade da mobilidade urbana, Londres proporciona espaço para as bikes e vi bastante gente pedalando por lá, e pela cidade inteira há sinalização para as bicicletas. Eu não vi ciclovias, as bikes dividem a rua com os outros veículos, mas a ciclofaixa está sempre pintada e delimita o espaço da bicicleta junto ao tráfego. Também não vi nenhum incidente entre ciclistas e motoristas, não sei se era porque tratava-se de um final de semana e estava todo mundo mais tranquilo, mas no geral senti que existe bastante respeito com os ciclistas ::cool:::'>

P1010183.JPG.a9770ef103cabf9ceb4ccf18f2631d03.JPG

P1010223.JPG.073440ea53ce7aaea3686ef3e067e076.JPG

Saindo dalí continuamos o rolê e fomos passando por diversos pontos turísticos da cidade: London Eye, Parlamento, Big Ben, até chegar ao Palácio de Buckingham. No caminho fizemos um desvio orientado pela polícia devido a uma grande manifestação de rua que estava ocorrendo nos arredores, e pelo que deu pra perceber pelas vestimentas se tratava de alguma causa relacionada ao povo árabe. Como estávamos de bike e a ideia era explorar ao máximo diferentes cantos de Londres, optamos por não demorar muito tempo em cada lugar, era um tempo suficiente para parar e dar uma respirada, trocar ideia sobre uma ou outra historia local, tirar fotos e voltar a pedalar! O que pude observar em todos estes lugares é que o movimento é constante, estava sempre apinhado de gente, há filas e as coisas não são nem um pouco baratas... Aliás, pra nós, brasileiros, a tal da libra não é brincadeira :o

P1010261.JPG.5e266e866b323a52ae9ceff8338040d7.JPG

Fomos também a Candem Town, conhecido como o bairro "alternativo" de Londres. A área do lugar nem é tão grande, mas é tanta coisa que se vende nesse espaço que dá pra se perder fácil no meio daquelas ruelas e barraquinhas... É um sem-número de lojas vendendo tudo o que você pode imaginar, e um formigueiro de gente dando uma espiada... Além de "coisas", tem umas barraquinhas que vendem comida, e depois de algumas horas pedalando é até covardia passar na frente de uma e não comer nada! Mais cedo tínhamos até almoçado em um pub e tomado uma cerveja, mas passar no meio daquelas barraquinhas e sentir aquele cheirinho delicioso de comida de rua foi irresistível! Mandamos ver pizza, e tava boooa :D

No final do dia demos um pulo no Covent Garden Market, outro mercado de rua bem bacana e cheio de opções, com uma grande área de chão de pedra na frente onde centenas de pessoas assistiam a apresentações artísticas!

P1010168.JPG.abc27d88b35c8ddfe488393ea69396eb.JPG

P1010315.JPG.a9bc9c0f55e84c637a2c91aa8540f48f.JPG

Só sei que no final das contas acabamos rodando Londres de bike sábado e domingo o dia inteiro, foi simplesmente espetacular, eu tinha clareza que minha estadia na cidade seria curta demais pra tudo o que Londres tem a oferecer, mas ao menos desta forma pude partir com a consciência mais tranquila em ter pedalado por tudo quando é canto, ter conhecido vários "bairros" e lugares, enfim, ter passado o final de semana na rua e ter tido a oportunidade de entrar em contato com a atmosfera da cidade.

Saí na segunda-feira de manhã bem cedo e corri em direção ao metrô, teria de chegar até a estação St. Pancras pra de lá pegar o trem às 8h pra Paris. Valeu meu grande guia e amigo Jon, valeu Londres!

P1010317.JPG.60a4131fbdfceba27145da83d1f9de06.JPG

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...